O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Planeta orbitando uma a 1.200 anos-luz da Terra

Iniciado por vico, 15/06/2016 às 11:13

15/06/2016 às 11:13 Última edição: 15/06/2016 às 14:44 por King Gerar


A foto acima é bastante impressionante porque ela mostra o que é provavelmente um planeta alienígena orbitando uma estrela que se encontra a 1.200 anos-luz da Terra.

O possível exoplaneta aparece como um ponto marrom à esquerda da estrela branco-azulada, nomeada CVSO 30.

A imagem foi capturada pelo Very Large Telescope (Telescópio Muito Grande) do Observatório Europeu do Sul, no Chile, da Agência Espacial Europeia.

Muuuuito longe

Ter uma imagem direta de um candidato a planeta tão distante é algo bastante incrível. Para entender quão longe CVSO 30 está, pense que ela fica cerca de 280 vezes mais distante da Terra do que Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo ao nosso.

Em seguida, lembre que um ano-luz é cerca de 59,5 trilhões de quilômetros, o que significa que o candidato a exoplaneta CVSO 30c está a cerca de 11 quatrilhões de quilômetros de distância de nós, na direção da constelação de Orion.

Sistema bizarro

Mais observações ou análises de acompanhamento devem confirmar a existência de CVSO 30c. Se ele realmente está lá, orbita a estrela a uma distância enorme de 660 unidades astronômicas (UA), completando uma órbita a cada 27.000 anos (uma UA é a distância da Terra ao sol, cerca de 150 milhões de km).

E ele não está sozinho. Astrônomos já tinham avistado outro candidato a planeta, o CVSO 30b, em torno da mesma estrela em 2012 através do "método de trânsito", que observa as pequenas quedas de brilho na estrela, provocadas quando os planetas que a orbitam cruzam suas frentes.

Ambos os mundos são gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, mas ocupam espaços muito diferentes. O CVSO 30b completa uma órbita a cada 11 horas e fica a apenas 0,008 UA da estrela.

Se ambos os planetas forem de fato confirmados, o sistema CVSO 30 será o primeiro a hospedar tanto um exoplaneta detectado pelo método de trânsito quanto um exoplaneta detectado por imagem direta.

Especulações

Os pesquisadores ainda estão explorando como um sistema tão exótico se formou em um "curto" espaço de tempo, já que a estrela tem apenas 2,5 milhões de anos.

Uma das hipóteses é que os dois planetas interagiram em algum momento no passado, se "empurrando" e acabando em suas atuais órbitas extremas.

No futuro, os astrônomos acreditam que a imagem direta será mais usada para descobrir mundos alienígenas – até agora, poucos foram detectados desta forma. A maioria dos 3.300 e tantos exoplanetas confirmados foram encontrados através do método de trânsito pelo telescópio espacial Kepler, da NASA.

Conforme a tecnologia melhora, entretanto, a imagem direta pode até mesmo fornecer as primeiras evidências convincentes de vida alienígena. [HypeScience]




15/06/2016 às 22:08 #4 Última edição: 15/06/2016 às 22:19 por CDCyoshi
Sinceramente, não acho que está notícia pode ser verdade, tipo, além de poucos, não tem sites confiáveis apresentando a notícia e de grande parte, são apenas sites sensacionalistas copiando e colando a noticia, creio que ela deveria estar no mínimo no site da nasa.


Fiz uma pesquisas mais a fundo e achei a origem da noticia no site da ESO (https://www.eso.org/public/brazil/images/potw1624a/), porém não achei nenhum site confiável que confirma a tal descoberta alienígena...
♦Gifts♦

Se o HypeScience e o Space.com não são confiáveis o suficiente pra ti, posso citar essa notícia do The Verge. Além disso, não posso fazer nada.

É sempre bom trazer uns offs de vez em quando, gosto de trazer pra mudar o assunto de vez em quanto, e quem sabe até trazer novas ideias para quem quer escrever um roteiro novo.

Citação de: vico online 16/06/2016 às 01:16
Se o HypeScience e o Space.com não são confiáveis o suficiente pra ti, posso citar essa notícia do The Verge. Além disso, não posso fazer nada.

É sempre bom trazer uns offs de vez em quando, gosto de trazer pra mudar o assunto de vez em quanto, e quem sabe até trazer novas ideias para quem quer escrever um roteiro novo.
Creio que me precipitei um pouco, mas ainda acho meio estranho tal noticia não ter sido muito divulgada e o site ESO (Que descobriu isso) não ter falado nada.
♦Gifts♦