O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aulas de RGSS | 1° Aula - Lógica, comandos e introdução |

Iniciado por LeonScott, 09/02/2013 às 15:10

Aulas de RGSS | 1° Aula - Lógica, comandos e introdução |


Introdução
Bom, pode não parecer mas eu já estudei scripts por um longo tempo.Nunca criei algo "impressionante" ou "fodastico" como fazem hoje por ai.Porém, acho que tenho um pouco de experiencia no assunto e queria repassar para vocês, que talvez não saibam de RGSS tudo que eu sei.Vamos fazer várias aulas e mostrar diversos comandos e significados de cada coisa, e tentar estudar profundamente sobre o RGSS.Bom, espero que gostem das aulas, agora deixando o papo de lado, vamos começar as aulas!

RGSS!Oque é?
[/size]O RGSS (Simplificado de Ruby Game Scripting System.) é um linguagem de script criada para a criação de jogos feito no RPG Maker.O RGSS é dividido em 3 partes diferentes, um para cada RPG Maker e da seguinte forma:

RGSS - RPG Maker XP
RGSS2 - RPG Maker VX
RGSS3 - RPG Maker VX Ace


Cada um é diferente um do outro, porém com comandos similares.Nestas aulas, estaremos aprendendo o RGSS do RPG Maker XP.

O Ruby (O mesmo que RGSS) é basicamente uma linguagem "case_sensitive".Mas oque diabos é isso Leon? '-'. Bom, uma programação "case_sensitive" é aquele tipo de programação que diferencia palavras minusculas de maiúsculas.Por exemplo, se você criar uma variável:

"teste_de_jogo"

E depois utilizar

"Teste_de_Jogo"

Consequentemente vai haver um erro. Por isso deve-se tomar bastante cuidado ao criar uma palavra no Ruby.

Comandos do Editor de script

Primeiramente para quem não sabe abrir o editor (Algo meio difícil, acho que todos já sabem mas enfim.) existem duas formas básicas:

Apertar a tecla F11
Ir em "Ferramentas" e depois em "Editor de scripts"

__________________________________________________________________________________________________

Antes de começar falando dos comandos importantes do RGSS, vamos primeiro saber mexer nele.Existem várias coisas importantíssimas que o usuário deve saber.

COMANDOS DO EDITOR DE SCRIPT:

  • Ctrl + Shift + F = Faz uma busca de qualquer palavra digitada
  • Ctrl + Shift + ] = Seleciona a próxima palavra
  • Ctrl + Acima/Abaixo = Move a janela e mantém o cursor na mesma posição
  • Ctrl + (+ ou -) = Aumenta/Diminui o tamanho do texto
  • Ctrl + T = Troca a linha pelo cursor de cima
  • Ctrl + I = Coloca o espaço "TAB" real entre as palavras
  • Ctrl + Del = Apaga a palavra próxima inteira
  • Ctrl + J = Adiciona uma nova linha
  • Ctrl + M = Mesma função do Ctrl + J mas ignora qualquer identação
  • Ctrl + Enter = Fecha a janela de scripts
  • Ctrl + ; = Pula de volta uma palavra inteirinha
  • Ctrl + V = Cola um texto copiado/cortado
  • Ctrl + X = Corta o texto
  • Ctrl + C = Copia o texto
  • Ctrl + Z = Desfaz as últimas alterações feitas no script
  • Ctrl + ] = Pula uma palavra inteira
  • Ctrl + [ = Te leva pra ultima linha do script
  • Ctrl + ´ = Te leva pro inicio do script
  • Ctrl + A = Seleciona todo o texto
  • Ctrl + D = Duplica a linha que está no cursor por uma idêntica embaixo
  • Ctrl + F = Este comando é bastante conhecido, procura no script oque for digitado.
  • Ctrl + G = Vai para uma linha especifica no script
  • Ctrl + H = Permite substituir uma ou mais palavras no script
Biblioteca, significado das cores e comandos iniciais

Você já deve ter percebido que quando você abre o editor de scripts, já existem várias comandos prontos.Estes comandos são a biblioteca e o que fazem o RGSS funcionar dentro do RPG Maker.Existem vários objetos que fazem o RGSS funcionar que são:

Scenes
Windows
Data
Game
Sprite
SpriteSet

Entre outros diversos objetos.Ao entrar no Editor de scripts, você também já deve ter percebido que neles existem várias cores.Cada cor dessa representa uma coisa diferente.Vamos estudar isso agora!As cores são:

Azul:Representa as palavras do RGSS ou sintaxe deles.Algumas palavras com def, if, class,etc.

Representa números literais como 1,2,3.


Roxo:Em geral, é a cadeia de caracteres de texto (strings), veremos isso daqui a pouco.

Verde:O verde representa os comentários que são utilizados por você não se perder no script.Eles não são reconhecidos pelo editor e são totalmente ignorados (Falaremos mais sobre isso).

Azul claro :O azul claro representa operadores do script.Falaremos mais sobre isso depois.

Comandos do RGSS - 1° Parte - Comentários, Identificadores e palavras reservadas

Identificadores

Identificador é o nome que damos a uma método, classe, variável,etc.O identificador deve começar por um caractere "Alfanumérico" ou por um "Underscore" também conhecido por "Underline" que é o simbolo "_".

Exemplos:

ruby_teste
aula_de_ruby

Comentários

Os comentários podem não parecer mas são muito importantes
na edição de um script.Ele serve para a pessoa se localizar nele.Os comentários não são reconhecidos pleo sistema e servem apenas como um "Marca texto".

Os comentários são divididos em 2.Os "Comentários de linha" e Os "Comentários de bloco".

Comentários de linha:
Os comentários de linha começam pelo simbolo de "Sustenido" | "#" |

Exemplo de comentário de Linha:

#Isto é um comentário '-'
#Eu sou fod* \o/


Comentários de bloco
:

Os comentário de bloco tem a mesma função do anterior.A única diferença é a de que o "Comentário de bloco" foi feito para várias linhas ao invés de uma.Eles começam com um |" =begin "| e terminam com um |" =end "|

Exemplo de comentário de bloco:

=begin

Comentário de bloco
Teste para a aula de RGSS '-'

Meu email pra quem quiser *-*

lskworks@$hotmail.com

=end


Palavras reservadas

Palavras reservadas são palavras de sintaxe do ruby.As palavras reservadas não servem pra criar variáveis, método ou classes.

As palavras reservadas só faram oque for INDICADAS a elas.Como já foi dito lá em cima, são as palavras de sintaxe de RGSS e tem coloração azul.

As palavras reservadas são:

BEGIN | class | ensure | nil | self | when | END | def |false |
| not | super | while | alias | defined? | for | or | then | yield |
and | do | if | redo | true | begin | else | in | rescue |
undef | break | elsif | module | retry |unless | case | end | next |
return | until


Conclusão

Bom, nesta aula aprendemos sobre oque é o RGSS, os comandos do editor, sobre a biblioteca do RGSS e 2 comandos importantes e que serão de grande ajuda para você!Na próxima aula iremos aprender sobre váriaveis e constante.Ficaremos por aqui e lembre-se de treinar bastante ;D.

Qualquer dúvida, pode perguntar, estou aqui pra tirar todas as dúvidas :D

UMA DICA IMPORTANTE!:Não copie os códigos de outros lugares, copie você mesmo no editor, assim você vai já pegando o jeito da coisa ;D Até a próxima aula gente o/

OBS:Este tutorial é meu, porém, ele foi pego de outro fórum que eu costumava participar.Caso alguém queira ver este tutorial, aqui vai o link:

Arena RPG Maker - Aulas de RGSS | 1° Aula - Lógica, comandos e introdução |

Bom tem umas coisas interessantes, como os comandos no editor de scripts, tem uns MUITO interessantes ai tipo ctrl+shift+F e ctrl+H
Err mas umas coisas, não diga que Ruby é o mesmo que RGSS xD, mesmo que você citou só uma vez isso na aula, já que não é bem assim. Ah e no título está Lógica xD, mas na aula nem tem isso, logo fica meio... estranho ainda mais ser a primeira palavra do título do tópico '-'.
E por último a principal razão do _ ser permitido em nome de variaveis, objetos e coisas afins, é que simbologia não é permitido, justamente porque quase todos os simbolos são usados para outras coisas, como || para or, | comparação, && and, - subtração enfim, como não pode ter espaço entre o nome dos objetos, ficaria ruim nomear alguns objetos como minhacasaazul, e por isso o underline em praticamente todas as linguagens serve como separador, e por isso podem ser usados praticamente como se fosse uma letra minuscula. minha_casa_azul
De resto está bem legal man, boa sorte com mais aulas :D

Onde ficam as aulas de RGSS3? Já procurei feito um condenado, e não acho. =\

Citação de: mask.alves online 16/02/2013 às 02:30
Onde ficam as aulas de RGSS3? Já procurei feito um condenado, e não acho. =\
Pelo que eu vi, a sua dúvida é porque as aulas estão escrito RGSS normal, bom o importante é a linguagem ou seja, qualquer aula aqui desse quadro serve para o Ace, que usa o RGSS3, sabe o importante é o Ruby então todas as aulas mesmo escritas RGSS servem para você aprender a programação u_u.
http://centrorpg.com/aulas-para-rgss/introducao-a-programacao/

I maluco, ta ai o que eu vou estudar no Maker dessa vez...

Se alguma alma caridosa puder me ensinar no Skype agradeço =/

Eeeentão, o que cada palavra reservada quer dizer? e o que cada uma faz???  :o: