O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Entrando no Mundo do RPG de Mesa

Iniciado por LoboShow, 09/02/2013 às 00:46

09/02/2013 às 00:46 Última edição: 09/02/2013 às 00:51 por lobozero






  O RPG de Mesa é, nada mais, nada menos, do que um RPG movido somente(na maioria das vezes) a imaginação de seus jogadores.  Você só precisará de papel e caneta, nos mais complexos dos RPGs, um livro de regras e talvez até dados.  Se você é desses que já ouviu falar de RPG de Mesa e sempre quis se aventurar por esse mundo, está no lugar certo, pequeno padawan.

  Sou RPGista a 4 anos, e jogo RPG de Mesa a 3.  Não sou nenhum veterano de guerra nem nada, mas o conhecimento que tenho pelo assunto irá ajudar vocês que estão querendo iniciar nesse Mundo cheio de aventuras e emoções.
 
Citar
Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
  Tirando essa citação da Wikipédia, vemos perfeitamente o conceito de RPG de Mesa.  Você assume um papel de personagem (seja ele um Elfo, Gnomo, Orc, Minotauro, etc.).  Então, junto com os outros personagens, vocês formam um grupo de aventureiros vivendo várias aventuras (ah vá, sério?).  E é esse grupo que cria narrativas colaborativamente (que palavra dificil).  E para não virar uma bagunça essa narração conjunta, temos o Mestre de jogo, ou simplesmente Narrador.  É ele que comando os outros NPCs (já devem saber o que é), o mundo a volta dos jogadores e o que irá acontecer depois de certa ações dos mesmos.  E para o Narrador (que agora sabemos que tem altos poderes, é como um Deus) não esculachar os jogadores, existem RPGs com Regras.  Mais abaixo irei falar sobre eles.
  Entenderam o conceito de RPG já, né? Então vamos continuar.

  Bom, já sabemos o conceito de RPG e tudo o mais.  Mas realmente, como funciona o processo todo? Digo, como é uma partida de RPG de Mesa? É dificil? Tem que ter um PC muito bom? Então, o que eu digo é uma coisa: Além de ser um RPG de MESA, não precisa ser necessariamente jogado em uma mesa (lol).
  Para se jogar do modo tradicional (em uma mesa, na cama ou seja lá onde, com amigos também), é preciso de pessoas, arranje um amigo ou três, tanto faz.  Mas e se na minha cidade/bairro/rua/favela não tiver RPGistas, o que eu faço? Simples, use a internet.  Hoje em dia temos RPGs de Fórum, RPG via Email, RPG via chat e tudo o mais.  Recomendo que baixem a ferramenta chamada RRPG Firecast.  Ela é uma ferramenta especificamente criada para se jogar RPG de Mesa.  Lá tem dados, chat, tabuleiro, possibilidade de conversar via microfone e tudo o mais.  Clique aqui para mais informações.

  Mas lobo, você não explicou como se joga RPG de Mesa! Calma ae pequeno bico-de-luz.  Acredito que a melhor forma de aprender algo, é vendo um vídeo, sério.  Vou poupar palavras e vou deixar alguns um vídeos abaixo de pessoas jogando RPG de Mesa.  Se ainda houver dúvidas, pode deixar nos comentários.
Spoiler


Como vemos acima, para se jogar RPG não tem idade, classe social ou seja lá o que for.  Você pode jogar com a sua avó, com o seu primo, com o seu neto, com o seu filho, com o seu dragão, enfim, se páh até com a sua namorada.
[close]



  Regras de RPG e Tipos de RPG
  Como eu citei acima, alguns RPGs tem regras.  E essas regras geralmente vem em livros, chamados de Guias ou simplesmente de Livro de Regras.  Antes de escolher qual livro comprar/baixar, primeiro você deve saber qual tipo de RPG prefere jogar: Quer jogar um RPG Medieval? Que tome D&D!; Quer jogar algo relacionado a Terror (Vampiros, Lobisomens, Anjos, Magos...)? Que tome Storytelling/Storyteller (mundo das trevas)!; Quer jogar um RPG baseado em animês/mangás? Que tome 3D&T!; Quer jogar um cyberpunk ou qualquer outro gênero que não citei?; Que tome pentada GURPS!
  Mas lobo, preciso mesmo seguir esses "guias" para jogar RPG? É claro que não! Esses guias só foram criados para auxliarem os RPGistas.  Neles contém regras de como os jogadores devem agir em cenas de ações, por exemplo.  Como eles devem rolar dados etc. 
  Não vou colocar nenhum link de Livros de RPGs, se quiserem, procurem no Google pelo nome (posso garantir que todos têm para download na internet).

  Acho que é isso.  Já mostrei como se joga RPG, o que são as Regras e tudo o mais, esqueci de alguma coisa? Hum, acho que não.  Se quiser um artigo bem mais completo, visite a Wikipédia no artigo de RPG.



  FAQ - Perguntas frequentes
Spoiler
  -Lobo, onde você recomenda que eu jogue RPG via internet?
SÓ o que eu recomendo é que jogue via RRPG Firecast, não existe plataforma melhor.  Recomendo que não perca tempo em fóruns também, pois perde toda a dinâmica do jogo (minha opinião).

  -Lobo, quer jogar RPG comigo?
Não.

  -Lobo, se eu tiver dúvidas posso te encher de MPs e responder esse tópico?
Sim.

  -Lobo, por que você odeia piratas?
Não odeio piratas, só odeio o INumpad.
[close]

Ótima matéria, lobo. Assim como a outra, essa
está impressionante. Parabéns, e espero que continue
assim! (Eu ri lendo esse FAQ aí, heuheuehuhue)

  Owo, que bom que gostou cara, e obrigado por ter lido a matéria. ;D

  Espero que seja útil para os que estão começando.

09/02/2013 às 15:45 #3 Última edição: 04/12/2016 às 10:47 por NumPaD
Erro 404!
A mensagem não foi encontrada!

  E olha quem fala, o que cara que tem zilhões de amigos! asopdkapsokdpasokdasodk

  E tipo, eu recomendei que jogassem RPG de Mesa online só quem não tem amigos que gostem de jogar na vida real, leia com mais atenção.  =x

Cara, eu curto muito jogar RPG de Mesa. Tanto quanto na vida real quanto na internet. Mas eu e meus amigos ainda preferimos na internet (até porque vivemos longe, xD). No entanto acabamos falando pelo Skype, hehe.

Espero que o tópico faça o pessoal começar a admirar esse tipo de RPG, que é tão divertido quanto um jogo digital.
E falando em jogos digitais, uma coisa que curto muito - principalmente no Tibia - é fazer roleplay. Muito maneiro, xD.

Curti o tópico, Lobo. Good work!

Abraços!



fear is the mind-killer

  Ha, obrigado pelo comentário, FilipeJF.  E que bom que gostou do tópico. ^^

  Sim, e acredita que o REAL objetivo dos jogos digitais é fazer Roleplay? É que com o tempo o pessoal foi "perdendo" esse espirito, e então foi ficando algo mais, digamos, virtual. xD