O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como ativar/desativar uma Switch automática de um evento diferente? -RPGMakerMV

Iniciado por Daniel M. Neto, 08/02/2016 às 17:03

Como ativar/desativar uma Switch automática de um evento diferente? RPG Maker MV

Como alguns tem problemas ou preguiça de usar Switches normais para ativar/desativar algum evento/evento comum no mapa como completar uma Puzzle ou ligar/desligar um sistema em eventos, etc. e precisa usar uma Switch Automática para ativar/desativar em um evento diferente e não tem essa opção ao criar uma ação em um evento a não ser para o próprio evento. Então eu vim ensinar a como ativar/desativar Switch Automática de eventos diferentes.

Passo 1 - Criando os eventos

Crie dois eventos (se quiser mais que isso) em um mapa:

1 evento que possa ativar a switch automático do evento diferente. (Um botão por exemplo)
1 evento em que um de seus Switches Automáticos seja ativado pelo evento ativador. (Um cristal por exemplo)


O que eu estou planejando é, Que o cristal mude de cor para azul, por exemplo, ao eu apertar o botão.

Passo 2 - Configurando os eventos

Abra o evento do botão.


Insira o comando do evento: "Script" da Aba 3


A janela do Script vai abrir, e então você vai inserir o seguinte script

var key = [MapID, EventID, "A-D"];

Substitua os seguintes valores:

MapID: O ID do Mapa encontrado no topo da janela das configurações do mapa onde está o evento;. (Veja o exemplo de imagem abaixo:)


EventID: O iD do evento em que a Switch Automática será ativada. Mostrada no topo da janela da configuração do evento (veja o exemplo de imagem abaixo)


A-D: A Switch Automática que será ativada/desativada

No caso do exemplo, a configuração vai ficar assim:

Script: var key = [MapID, EventID, "A-D"]

Script do exemplo: var key = [1, 2, "A"];

Depois aperte ENTER para pular para próxima linha,
Em seguida você vai inserir outro script:

$gameSelfSwitches.setValue(key, 0/1);

1: Ativa a Switch Automática
0: Desativa a Switch Automática

Assim finalizando, o script, no exemplo, ficará assim:

EV001

Não esqueça do "=" depois do "key" e do ";" depois que completar uma linha do script.

Então aperte "OK" para confirmar o script e "Aplicar" no evento.

Agora vamos para o evento do cristal e criar uma página nele e inserir a Switch Automática ao ser ativada: (EV002)


Passo 3 - Testando

Posicionando no botão.

Apertando Z para ativar.

Pronto. Você conseguiu aplicar a Switch Automática em um evento diferente.
Simples não?

Se gostou, compartilhe para quem precisa. Deixe sua avaliação! Até mais.


Citação de: Nandikki online 08/02/2016 às 17:29
Switch automática seria Switch local?
Exatamente, é possível ver pelo script, que ele usa "SelfSwitches" que se referem aos switches de um evento, e não do jogo em si.
Writing codes. Writing novels. Writing... Fates.