O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tips and Tricks - Janela de Depuração

Iniciado por Ven, 19/03/2016 às 17:59

Tips and Tricks
Janela de Depuração



Olá pessoal! Depois de um bom tempo sem criar um tópico aqui, trago mais uma vez o Tips and Tricks!
Hoje quero dar uma dica a vocês e ensinar a como usar a Janela de Depuração, pelo menos o que eu sei fazer nela, claro.

Bom eis o meu exemplo, eu criei um evento, nesse evento vou ativar uma Swicth de extrema importância para o jogo, mas, eu não sei se essa Switch está ligando ou se está ligada, como saber isso ? Usamos um simples comando via Chamar Script e a Janela! Vamos lá então, vou mostrar meu exemplo e através dele vocês vão se definindo, indo mais a fundo e etc.




Antes de tudo, pra usar a Janela de Depuração é necessário saber o que é ela e como ativa-la, pra ativar vocês vão fazer o seguinte:

No seu RPG Maker, vá nas opções lá de cima, vá em JOGO e clique em Janela de Depuração.

Spoiler
[close]

Ao ativa-la ela ficara com esse clique que vocês virão!
Teste seu projeto, olhe agora:

Spoiler
[close]

Pode ver que temos uma outra janela, ela é como um Prompt de Comando, só que do RPG Maker, ela serve para  dar informações, se é que posso dizer assim.




Agora vamos ao meu exemplo, criei um evento em Processo Paralelo, nele coloquei uma condição, caso a tecla X seja pressionada será ativada tal Switch:

Spoiler
[close]

Ótimo! Mas e agora, como vou saber se está funcionando, se o RPG Maker está lendo as informações do evento e se ele está ativando a minha Switch ? Vamos fazer o seguinte, vá na aba 3 e clique em Chamar Script, copie e cole esse código:

p "Está funcionando!"


Bom, ali onde está escrito - Está funcionando! - Você pode modificar ao seu gosto, será a frase que irá aparecer na Janela mostrando que está funcionando, que o RPG Maker está lendo aquele evento, coloque a frase que quiser entre as aspas!

O p é a chave pra tudo isso, não pode ser retirado, ele indica o comando PRINT, ele é responsável por criar a frase, por printar o que você colocou entre as aspas.

Spoiler
[close]




Certo, só resta agora testarmos e vermos se está tudo funcionando corretamente!

Spoiler
[close]

Como podem ver, apareceu ali na minha Janela o comando após eu ter apertado a tecla correspondente, ou seja, isso indica que o maker leu meu evento, se ele leu ele ativou a minha Switch. Legal né ?

Vocês podem usar esse comando para várias outras funções, faça dele seu amigo, vai te apoiar e ajudar bastante!




Bom é isso gente, espero que ajude vocês e que vocês tenham gostado.  :XD:

É muito bom para aqueles que querem fazer coisas por eventos. Por exemplo, muitas das vezes você pode querer saber qual o valor de uma certa variável na hora de executar e saber se ela está recebendo valores de forma correta.
Ótimo tip, Ven! Vai ajudar bastante a galera aí o/

Haha, bom lembrete Alisson! É aquele esquema, se você souber usar e pensar as possibilidades são infinitas!
Essa da variável nem passou na minha mente, ótimo lembrete.

Obrigado pelo apoio.  :XD: