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Guarda funcional-4 direções

Iniciado por Rawen, 03/04/2016 às 18:09

03/04/2016 às 18:09 Última edição: 04/04/2016 às 19:01 por ManecBR3
"Hey cara, você não acabou de lançar um tópico horrível sobre mapeamento?"
Sim... Fui eu... :rick8:
Mas hoje eu tô maluco e vou postar mais um sobre eventos!
:wow: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :wow:

Obs: Este evento conta com um bug, retratarei no final do tópico.

Ele é nada mais nada menos que um guarda que olha nas quatro direções e te pega quando você passa na frente dele!
Vamos lá!
Recomendo isso para melhor entendimento dos eventos:
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Obs: o tópico citado acima não é meu.
Vamos começar?
-Abra a guia de eventos do seu maker (Pressionando "F6").
-Agora clique em gráfico e selecione o guarda:
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Foi simples né? Vamos à parte complexa!!!
Ignore o guarda por enquanto! Clique em aplicar e saia do evento dele!
Crie quatro eventos vazios:
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Tá, beleza, e agora?
Entre em um dos eventos e vá na parte de condições, clique em switch e escolha a 1:
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Faça o mesmo nos outros eventos, mas coloque números diferentes, nessa foi a 001, nos outros 4 coloque 002;003;004.
Pronto?
Agora coloque em todos a condição de ínicio como "ao tocar jogador":
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Ok, faça isso em TODOS.
Próximo passo:
Coloque em todos a seguinte mensagem(opcional):
"Saia daqui, você não tem a permissão para andar por esse local"
ou algo parecido:
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E agora, tio?

Bom, coloque um TP(teleporte) para a entrada do mapa, isso é de sua opção, se quiser colocar outra punição...
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Faça isso em todos.


Agora lembra do guarda?
Voltemos à ele, mais uma vez.
Agora coloque:
Mover evento/esperar/60 frames/virar a esquerda.
Logo abaixo coloque controle de switch 001, faça isso com o seguinte padrão:
esquerda-001;cima-002;direita-003;baixo-004.
Se não entendeu me pergunte depois, ok?!



Se você fez tudo corretamente seu guarda está pronto!
Lembre-se de colocar o evento do guarda em processo paralelo
Adição: é possivel determinar o nivel a visão do guarda, colocando os eventos enfilerados, fazendo com que ele te pegue ao passar à um determinado número de tiles à frente deles!
Me perdoem por esquecer de citar isso.
E obrigado,[user]speed[/user] por me lembrar!

O bug é:
Se você já estiver na frente do guarda quando ele virar ele não vai te pegar.


É isso gente!
Espero ter ajudado!
Abração, Manec.
:ok: :wow: :XD: :clap: :ok:

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:blink:

03/04/2016 às 22:16 #2 Última edição: 03/04/2016 às 22:31 por Alisson
Citação de: hategum rpg online 03/04/2016 às 18:32
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:blink:
Pra mim n funciona kkk, eu até tentei...
Juro mesmo.

Para postar uma imagem, basta inserir ela dentro do seguinte código:
[img]coloca o link aqui[/img]

Recomendo que faça o upload delas no Imgur, abra a imagem em uma nova guia e copie o link.
Qualquer coisa é só perguntar.
Ah, e felizmente o hategum poupou um belo trabalho o/

Citação de: Alisson online 03/04/2016 às 22:39
Para postar uma imagem, basta inserir ela dentro do seguinte código:
[img]coloca o link aqui[/img]

Recomendo que faça o upload delas no Imgur, abra a imagem em uma nova guia e copie o link.
Qualquer coisa é só perguntar.
Ah, e felizmente o hategum poupou um belo trabalho o/
Eu fiz isso...
Mas aqui n funcionou.
Tomara que da próxima vez eu consiga :XD:

 Olá.
Não precisa de todo esse trabalho com switchs para fazer o guarda funcionar nas 4 direções, logo que ele funciona em todas as direções que você tocar nele. Mas para fazer com que ele funcione de uma forma diferente em cada uma das direções você pode fazer assim:
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Dai evita que você tenha que fazer vários eventos  :XD:

Citação de: Speed online 04/04/2016 às 13:33
Olá.
Não precisa de todo esse trabalho com switchs para fazer o guarda funcionar nas 4 direções, logo que ele funciona em todas as direções que você tocar nele. Mas para fazer com que ele funcione de uma forma diferente em cada uma das direções você pode fazer assim:
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Dai evita que você tenha que fazer vários eventos  :XD:
O objetivo aí é fazer o alcance do guarda configurável, ou seja, você pode escolher o número de tiles que serão a "visão" do guarda.
Mas realmente, dessa forma também é bom. :XD: