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Parallax e interferências na tela do jogo.

Iniciado por andrewzoka, 17/09/2017 às 23:04

17/09/2017 às 23:04 Última edição: 21/09/2017 às 01:45 por andrewzoka
Ando percebendo que ao utilizar um mapa parallax, horas fica dando uma interferência parecido com uns riscos na tela,
horas fica dando essas travadinhas igual ao vídeo que gravei a baixo, in game. Alguém sabe como resolver isso? Isso realmente me incomoda muito.


Harus Game is coming.
https://www.indiexpo.net/pt/games/harus
© 2020 copyright.


O vídeo não funciona. :(
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Arrumei o link, estava errado D:
dá pra perceber beeem de leve as travadinhas no vídeo, mas no jogo é bem perceptível.

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Essa travadinha pode ser por causa do desempenho mesmo. Mapas com muitos eventos e efeitos de iluminação podem pesar. Sobre linhas, não consegui ver nenhuma no vídeo. Se você fala do que eu penso que fala, geralmente ocorrem erros quando um parallax está em loop, mas a imagem dele em si não foi criada de modo a permitir o efeito. Logo uma espécie de linha se forma onde a imagem termina e recomeça.

Eu andei apagando alguns eventos e mesmo assim persistiu no problema, isso acontece desde o inicio do game, se eu por exemplo, colocar para ele começar o jogo naquele mapa que o problema ocorre, já é quase nada perceptível. Será que sweet ativos podem prejudicar também? Tô tentando resolver isso mas tá difícil.

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Eu também não vi nada no vídeo além de ter percebido que o deslocamento da imagem parece um pouco impreciso, com umas tremidinhas. Geralmente é algum problema de desempenho, como o Corvo já citou. Mas, pode ser que seja qualquer outra coisa.
Isso só acontece nesse projeto ou em qualquer outro que você crie? Que método utiliza para fazer o mapa parallax?


Para um switch causar isso ele deveria ligar um evento em processo paralelo gigantesco ou programado incorretamente, logo acho que é quase impossível ser esta a causa. Como o [user]Revali[/user] disse, é só nesse projeto?

18/09/2017 às 19:03 #8 Última edição: 18/09/2017 às 19:06 por andrewzoka
Eu ia citar que as vezes, até mesmo o próprio mapa sem parallax acontece isso também, aquelas falhas de "risquinhos" que aparecem na tela. Sim já aconteceu em um outro projeto meu aqui, mas é um mapa extremamente pequeno com no máximo 4 eventos nele, estranho né? Mas nesse caso, acontece uma vez que outra, não sempre.
Bom, eu estava suspeitando do script de travar a parallax, porque mesmo travando, o sistema me parece que tenta mesmo assim movela e o script impede, por isso as vezes fico pensando, será que é por isso?!

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Se puder, responda minha segunda pergunta.


Citação de: Revali online 18/09/2017 às 19:05
Se puder, responda minha segunda pergunta.
Foi mal, esqueci da pergunta. Eu utilizo o photoshop pra edição do mapa parallax. Para colocar no jogo eu uso da forma tradicional que todos os mapas parallax são inseridos:



Uso também o script Parallax Lock, as vezes suspeito dele.

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Humm, então você deveria fazer alguns testes tentando relacionar o problema com o método que tem usado para fazer os mapas. Já experimentou usar alguma outra versão do script que suspeita? 

Se mesmo assim de nada resolver, você poderia tentar alterar o método que usa para criar os mapas. Existem alguns outros.


21/09/2017 às 01:45 #12 Última edição: 21/09/2017 às 11:59 por Corvo
Acredito que não seja o photoshop o problema, acho que é algo relacionado a própria engine, o script não deve ser, se não teria mais gente reclamando disso. Acho que vou deixar por assim, não é algo que vá me atrapalhar tanto, mas vamos lá, segue o baile :D Obrigado pela ajuda.

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Eu não me referia ao programa que você usa para fazer o  mapa e sim o método que usa para inseri-lo.


Acho que tem mais a ver com o desempenho.
No caso essas tremidas aí são as mesmas que tenho com o MV aqui XD (Só que pior as minhas, já que eu vejo os tiles se movendo .-.)

Tente dar uma refinada nos códigos dos eventos, scripts, etc. Que afetem o mapa.

Você usa alguma coisa, além de por o mapa em parallax e o script de fixar? (Efeitos do KHAS, pictures extras por cima, etc)

PS: Também acho que possa ter a ver com o tamanho da tela do jogo também, caso não seja os padrões 544x416 ou 640x480.