O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Earbleed Machine

Iniciado por Cronus, 06/03/2016 às 00:23

06/03/2016 às 00:23 Última edição: 06/03/2016 às 19:23 por Cronus

Acho que o nome é apropriado, então porquê não né?

Bem, eu não sou músico mas sempre tive interesse em aprender composição e tentar fazer música. Vez ou outra eu tento fazer alguma coisinha pra passar o tempo ou até pra usar em algum jogo de game jam. Tenho feito musiquinhas toscas desde 2012 usando o Pxtone, que é um programa bem básico de criação de áudio voltado pra chiptunes. Mais recentemente eu tenho usado o Beepbox que é um programinha que roda direto no browser, também bem simples e focado em chiptunes, mas que gosto de usar por ser bem prático. Apesar deeu geralmente fazer coisas em estilo 8-Bit, o PXTone te deixa usar qualquer tipo de sample e por isso tenho umas musiquinhas um pouco diferentes (tipo a Welcome ali de cima).

Enfim, sempre tive vergonha de compartilhar as minhas músicas porque faço tudo de ouvido e sem conhecimento teórico, até tentei aprender mas eu não tenho muito saco. Apesar disso acredito que entre uma porcaria e outra possa ter algo remotamente ouvível por aí.

Como o nome do tópico sugere, talvez seus ouvidos sangrem. Recomendo ouvir com cautela.




Beepbox
Essas são musiquinhas que fiz no Beepbox, a maioria delas são as mais recentes. Tentei organizar a playlist por ordem das que acho mais decentes primeiro. Muitas dessas eu fiz com o intuito de usar em algum jogo, que acabou não sendo feito. Outras foram só pra passar o tempo mesmo.

Spoiler


Amber Flower
Eu também fiz essas no Beepbox, mas como fiz as 3 pro mesmo jogo achei relevante deixar separadas.

Spoiler


PXTone
No geral as músicas que fiz no PXTone são as mais velhas, a maioria delas tem mais de 2 anos. Essas eu já tinha no meu Soundcloud há muito, tenho bem mais só que vou deixar pra postar outra hora (talvez). Algumas dessas foram feitas com algum jogo em mente, outras foram feitas só por fazer mesmo.
No geral essa lista deve contar as faixas que oferecem mais risco ao bem estar dos seus tímpanos.

Spoiler


Por enquanto é isso aí, talvez eu poste mais algumas pseudo-músicas antigas ou atualize o tópico caso eu faça alguma nova. Gostou? Odiou? Seu cérebro derreteu? Deixa um comentário aí =)

06/03/2016 às 02:28 #1 Última edição: 06/03/2016 às 02:46 por Blut
o beepbox lembra a OST do Megaman; 2 e X
marcantes, na minha opinião

a velha era NES

só não imaginava que o nome era chiptunes

06/03/2016 às 16:49 #2 Última edição: 06/03/2016 às 16:51 por Cronus
Citação de: Blut online 06/03/2016 às 02:28
o beepbox lembra a OST do Megaman; 2 e X
marcantes, na minha opinião

a velha era NES

só não imaginava que o nome era chiptunes

Há muitos jogos indie modernos que ainda usam chiptune por ser uma alternativa barata e/ou estilosa. Entre os meus favoritos na memória recente estão Shovel Knight, Undertale e Castle in the Darkness. Também tem uns artistas que gosto bastante nesse estilo de música, como FlashyGoodness e Jayster (que recomendo mais do que qualquer coisa que tá nesse tópico, obviamente).

Faltou comentar algo sobre o tópico, mas valeu :­)

Você faz bastante uso de notas "tencionadas", combina com a maior parte dos seus trabalhos. A seção do Amber Flower foi que mais gostei, ficou bem definido o objetivo delas, embora acredite que a primeira theme ficaria melhor com menos tensão para um som mais "límpido". A ideia de conexão entre elas seria: inicio, desenvolvimento e clímax. Num contexto narrativo esse inicio estaria um pouco distorcido, para dois desenvolvimento e um clímax...Tudo coisa chata e técnica para se pensar aarrrh buscando me aperfeiçoar nisso mas pode contar com essa minha singela opinião. Não sei trabalhar muito com chiptunes(ainda) mas posso afirmar que fez um trabalho muito bom aqui!

ps.: Lol esse Beepbox é confuso e trabalhoso '~' mas vou tentar a sugestão com mais paciência depois
Gifts: Mistyrol | [

Cronus além de ser um ótimo maker é músico, ai sim haha!
Gostei muito também das Tracks da Amber Flower, elas tem um estilo que me agradaram bastante! Muito legal as sounds, eu cheguei a usar o PXTone a um tempo atrás, mas não consegui me adaptar a ele, isso me levou a ir para o FLStudio, mas enfim, ótimos trabalhos.  :XD:

07/03/2016 às 20:31 #5 Última edição: 07/03/2016 às 20:35 por Cronus
Strato: Wow, obrigado! É bom poder ter uma opinião de alguém que tem experiência na área e entende do assunto. E pois é, como as músicas do Amber Flower eu fiz com o intuito de usar no mesmo jogo, dá pra ver que tentei manter algumas características entre elas. Entendo perfeitamente ao que se refere a respeito da progressão lógica e concordo que a primeira deveria ser um pouco mais limpa, e nesse caso talvez ficasse melhor sem a percussão. Acho que só não pensei muito nisso na hora porque eu fiz ela antes das outras, e ainda não sabia direito onde usaria ou até mesmo se eu faria mais. Mas se tivesse a chance de voltar e refazer, iria seguir o conselho.
Sobre o Beepbox, pior que acho bem simples de usar. Tenho certeza de que assim que aprender os básicos você vai conseguir fazer umas coisas bem legais com a experiência em composição que você já tem =)

Ven: Obrigado! Mas eu não sei se posso me considerar músico de alguma forma, haha. Pior que até hoje não tentei o FLStudio, que imagino ser o software mais usado. Como esses que uso são grátis e bem simples, acabei optando por eles mesmo. Tenho interesse em usar o FL pra ver o que saí, então quem sabe qualquer hora eu dê uma olhada nele.