O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Design] GIMP - Explosão de Fogo

Iniciado por K-ae, 01/05/2013 às 17:09

Como não tenho o maker aqui não sei se o fundo deve ser branco, transparente ou whatever, mas ensinarei a criar um efeito de fogo. Demorei um pouco para encontrar um balanço neste efeito, então recomendo que sigam a risca as recomendações do tutorial, e apenas depois de entender bem com o efeito funciona tentem modificar a sua preferência. Vamos lá.




Preview:


Crie um novo projeto com as dimensões desejadas "Ctrl+N", se não me engano no RMXP as dimensões são 800x600, enquanto no RMVX são 640x480, eu usarei no tutorial as dimensões 640x640.

Usando a ferramenta Fill Tool "Shift+B", preencha a camada de preto. Crie uma nova camada e selecione a ferramenta Paintbrush "P", escolha um brush "Soft Brush", que constitui de um círculo com bordas suaves:


Escolha a cor Vermelho e pinte um círculo nesta camada (camada 2):


Mude a cor novamente para um tom entre o laranja e o amarelo:


Pinte a parte de dentro do círculo com esta nova cor, crie um certo equilíbrio entre o vermelho e o laranja desta forma:


Mude novamente a cor, agora para um total amarelo, porém mais claro:


Pinte variadamente o centro, não precisa ficar perfeito:


Clique Alt+R seguido por B e então G, para aplicar um Gaussian Blur com as seguintes configurações:


Sua imagem deve ter ficado assim:


Crie uma nova camada, pinte-a de preto, em seguida clique os seguintes comandos: Alt+R, R, C. Escolha a opção "Difference clouds..." e configure da seguinte forma:

Deixe esta camada em "Overlay".
(sim, o nome da ferramenta é Difference Clouds, mas no título estará escrito Solid Noise)

Crie mais uma camada, pinte-a de preto e use o comando Ctrl+Shift+F, isso abrirá a janela de Difference Clouds novamente, mas desta vez utilize as configurações em 16px:

Deixe esta camada também em "Overlay", então reduza a opacidade para 50%:


Crie mais uma camada, pinte-a de preto, e desta vez utilize os comandos Alt+R seguido por N, escolha a opção HSV Noise, configure desta forma:

Deixe esta camada em overlay.
O resultado deve ser este:


Utilize os comandos Alt+R, B, M. Na janela de configuração do Motion Blur, configure desta forma:

O resultado:


Agora basta você diminuir a opacidade a sua preferência, recomenda deixar entre 30-70%:
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.