O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Influência sonora em jogos

Iniciado por Noble, 29/03/2014 às 18:23

29/03/2014 às 18:23 Última edição: 02/05/2014 às 15:29 por Lotmaker
Influência sonora em jogos
Qual o poder que a música e os efeitos sonoros tem sobre vossos Games?

:linha2:

[box class=windowbg2]Assim como as cores influenciam psicologicamente nas emoções de uma pessoa, uma música em determinado gênero pode nos transmitir amor, tristeza ou ânimo e pode nos fazer realizar ações diferentes dependendo do simples fato de estar a ouvindo ou não.[/box]

:linha2:

Já foi comprovado por pesquisas, não existe parte do cérebro que é voltada para a música, ela se apossa de todo o cérebro humano que se modifica em reação ao som. Levando isso em conta, a música escolhida para uma cena de um jogo deve expressar exatamente o que está se passando, isso causa um grande impacto no jogador que o joga, lhe dando uma determinada emoção em uma situação como 'A morte de um personagem amado' ou 'A história triste de rejeição do antagonista principal'. créditos: Blogdofavre

As vezes a música não consegue (ou consegue) o que quer, nos fazendo ficar nervosos em algumas partes, como em um jogo de corrida, onde com isso acabamos colidindo o veiculo após perder o controle ou um jogo de luta, quando acabamos perdendo pela agitação exagerada de uma música. Vocês podem ligar seus videogames agora para testar.

Mesma coisa com novelas e filmes, qual seria a graça sem nossas amadas trilhas sonoras? As músicas e sons são escolhidos rigidamente para criar um efeito que influencia muito a quem está assistindo. Vou colocar em exemplo a trilha sonora do filme 88 minutos:

:linha2:


Há outras que eu deveria citar aqui, como a música de Titanic que é outro bom exemplo.


Tanto no RPG Maker quanto em qualquer outra Engine de criação de games é possível colocar uma música para tocar em qualquer segundo, no passar de um momento para outro, de um mapa ou semelhante, imediatamente o cérebro reage, com isso nos dando uma impressão diferente do que irá acontecer.

Se a música estava calma e melodramática e derrepente se torna agitada, podemos prever uma batalha ou a aparição de algum vilão em uma cena.

E, mesmo uma música tendo que combinar com uma cena, ela deve combinar com o tempo do jogo, afinal, não faz sentido uma música eletrônica nos tempos medievais ou vice-versa.


[box class=randomquote]Fulano diz: Agora uma pergunta, onde é que os efeitos sonoros entram?[/box]

É fácil, existe a possibilidade de os efeitos sonoros se unirem à uma música, como os sons dos pássaros e dos lagos junto a um belo som de uma flauta numa floresta, os sons de *clock* ao de um violino numa 'torre do relógio', e o normal que é os sons tocarem numa ação: Imaginem um inimigo sendo atingido pelo herói com uma espada, a roupa se rasgando e sangue jorrando (no banco de dados do RMVXA você pode ouvir diversos sons que combinam perfeitamente com a ação na aba de Animações)

Enfim... Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e, espero que tenham curtido a matéria.
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

02/05/2014 às 18:56 #1 Última edição: 02/05/2014 às 19:11 por Lotmaker
                Wind, matéria bem completa cara, mandou bem. Eu compartilho do pensamento. Ficou bem preenchida, deu até um exemplo. Po, com filmes também são fodas. Sempre que eu ouço uma música em um filme, ou qualquer que seja, eu já mentalizo um mapa de RPGMAKER e uma cena rolando. Tipo essa música, minha favorita, em trilha sonora

EDIT: Já está no portal.
Spoiler
[close]
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.


Zombie  Misty!

By:Zombie

Ótima matéria, gostei da quantidade de coisas importantes que disse com poucas palavras a música pra min e algo em um jogo importantíssimo por isso ultimamente tenho estudado sonosplatia enfim bons exemplos que a música ou efeitos sonoros fazem a diferença em qualquer tipo de mídia é essa :



esses são filmes que a música fez toda a diferença tanto que os filmes são lembrados só por elas.

uma dúvida vc num tinha saido do forum?
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

Sim, que bom que curtiu, e caramba, como essa matéria demorou pra ser postada o.O
É a mesma coisa comigo XD por causa disso que comecei a praticar sonoplastia, tentar passar alguns sentimentos pela música virou minha paixão. Eu nunca tinha ouvido essa música aí não, mas achei muito interessante.

As trilhas sonoras que curto muito, minhas favoritas pra valer é a de Jumper (filme) e a do jogo Heavy Rain

Spoiler

[close]

Valeu aí pelo comentário e apoio c:
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Citação de: Windshock online 03/05/2014 às 12:37
Sim, que bom que curtiu, e caramba, como essa matéria demorou pra ser postada o.O
É a mesma coisa comigo XD por causa disso que comecei a praticar sonoplastia, tentar passar alguns sentimentos pela música virou minha paixão. Eu nunca tinha ouvido essa música aí não, mas achei muito interessante.

As trilhas sonoras que curto muito, minhas favoritas pra valer é a de Jumper (filme) e a do jogo Heavy Rain

Spoiler

[close]

Valeu aí pelo comentário e apoio c:
Malz a demora xD, é que como estávamos reordenando lá na equipe e precisávamos de gente para revisar e tudo mais, acabou levando todo o tempo :(
Mas parabéns pela matéria, a música é tudo x)