O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Me apresentando e ja pedindo ajuda

Iniciado por Djotamaker, 07/04/2017 às 21:40

Ola pessoal! Tudo bem? Espero que sim :>
Meu nome e joão, sou novo no centro rpg maker e na engine em si
Tenho 19 anos e conheci a engine rpg maker vx a pouco tempo e antes de começar a mexer no programa mudei pro ace e começei a trabalhar em um projetinho.
Entretanto tenho duas duvidas iniciais e preciso de ajuda:[1] é possivel fazer com que eventos apareçam em locais aleatorios no mapa em grande quantidade? Por exemplo, algo parecido com ervas daninhas e pedras dos jogos H.M e Stardew Valley? [2] Como faço pra fazer um sistema de compra de edificio onde o mesmo apareça em um lugar determinado pelo player e de ao player a opçao de impossibilitar a construçao em determinados locais?
Qualquer ajuda e valida
Desculpe se estou pedindo muito
Desde ja agradeço

Desculpe, ali em "e de ao player a opçao de impossibilitar a construçao em determinados locais?" Ao invéz de player quis dizer maker

Boa noite, Djotamaker!  :XD:

Vamos uma coisa por vez.
A primeira seria a criação de eventos aleatórios, como ervas daninhas e pedras dos jogos H.M. e Stardew. Esses objetos irão ter qual efeito sobre o jogador? Serão itens usáveis? De cenário? Me respondendo isso entenderei melhor sua dúvida.

Agora indo para o segundo item, que seria criar um local onde se vende construções (casas?) e que caso contrário o jogador não tenha dinheiro suficiente, não poderá comprar/acessar tal construção. Sendo isso é possível criar sim, basta seguir alguns passos, como:

*Crie um vendedor de construções;
*Crie a construção;
*Habilite uma condição de escolha ao conversar com o vendedor (Ex: "Deseja comprar alguma construção? Sim/Não";
*Habilite uma condição de verificar dinheiro caso o jogador responda "Sim";
*Habilite uma condição de verificar se o dinheiro do jogador é igual ou maior ao pedido pelo vendedor;
*Habilite uma Switch que será ativada caso o jogador possua o dinheiro exigido pelo vendedor;
*Habilite essa Switch a porta de entrada da construção, sendo que ela apenas será aberta caso a Switch estiver ativada;
*Pronto!

OBS: Todo esse processo será feito depois da mensagem do vendedor.

Espero ter lhe tirado a segunda dúvida e aguardo uma melhor explicação da sua primeira dúvida.

Até mais!  :blink:


10/04/2017 às 02:26 #3 Última edição: 10/04/2017 às 02:35 por Djotamaker
Entao tom, sobre os eventos: eles serao itens no cenario interagiveis...bem, como as pedras e ervas daninhas mesmo. O jogador utiliza a ferramenta e esta ativara o evento que se apagara em seguida. Ah! Esqueci de falar que estou usando o xas! Sou meio novo mas estou determinado a aprender tudo o que for necessario para o meu game xD
Sobre o sistema de compra de casa: A idéia e que o edificio so apareça no mapa apos a compra e que o jogador possa escolher em qual local colocar
Acho que isso so e possivel por scripts, mas qualquer ajuda vale :D

Saudações!

Boas vindas ao fórum!

Espero que goste de sua estada por aqui e desejo muita sorte e sucesso no desenvolvimento de seu projeto! Fique à vontade para apresentá-lo aqui no fórum, seja nas Ideias Iniciais, Projetos em Desenvolvimento ou, ainda, em Jogos Completos.

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

eae man, bem vindo!!!


respondendo suas perguntas sim eh possivel fazer no rpg maker esses sistemas
Mas,tente fazer algo mais simples, já q eh novo na area.
A maioria dos iniciantes acaba cometendo um erro calssico q eh tentar começar com
coisas muito complexas, tente ganhar experiencia com projetos simples e va evouindo
apartir deles.

: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

Tu pode fazer a primeira coisa usando uma variável e a função de mudar posição do evento do maker. Posso te falar isso por Mensagem Pessoal.
Quanto as casas, se tu quer fazer abrir a porta, faz como o Tom disse. Caso queria que a casa seja construída, dá pra fazer uma gambiarra por eventos: Cria uma switch pra lugar onde a casa vai ficar — digamos que o jogador possa escolher 3 lugares do mapa para colocar a casa, faça 3 switches (1, 2 e 3) —, depois crie um mapa sem as casas — no caso o mapa original — e mais um mapa para cada posição da casa — no exemplo, seriam 3 mapas —, coloque a casa na posição específica; agora faça as opções pelo vendedor que correspondam com o local no qual tu colocou a casa — EX: "Quer a casa onde?" - "Na praça; no mercado; na praia" —, em cada opção, coloque uma switch diferente — as que você criou anteriormente(1, 2 e 3) —, agora coloque uma condição nos teleportes para dentro do mapa, uma condição de "switch == on" pra cada lugar — 3 no nosso exemplo—, agora coloque o teleporte para o mapa que corresponde. Se não entendeu o que eu escrevi aqui, pode perguntar por Mensagem Pessoal.

No mais seja bem-vindo ao fórum.

13/04/2017 às 19:34 #7 Última edição: 14/04/2017 às 00:09 por Djotamaker
Obrigado pelas boas vindas pessoal!
Entao Manec, me chama no chat do face pra a gente conversar sobre os eventos aleatorios no mapa
Sobre a construçao do edificio: a ideia e dar ao jogador a possibilidade de realizar a construçao em qualquer espaço de um mesmo mapa...tipo naqueles joguinhos de facebook por exemplo
Na loja, quando o jogador selecionar o edificio a ser construido, aparecerá o mapa em questao e o jogador podera realizar a construçao em qualquer espaço deste mapa
Obrigado por tentar ajudar e novamente, desculpe se peço demais