O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Me apresentando e ja pedindo ajuda

Iniciado por Djotamaker, 07/04/2017 às 21:40

Ola pessoal! Tudo bem? Espero que sim :>
Meu nome e joão, sou novo no centro rpg maker e na engine em si
Tenho 19 anos e conheci a engine rpg maker vx a pouco tempo e antes de começar a mexer no programa mudei pro ace e começei a trabalhar em um projetinho.
Entretanto tenho duas duvidas iniciais e preciso de ajuda:[1] é possivel fazer com que eventos apareçam em locais aleatorios no mapa em grande quantidade? Por exemplo, algo parecido com ervas daninhas e pedras dos jogos H.M e Stardew Valley? [2] Como faço pra fazer um sistema de compra de edificio onde o mesmo apareça em um lugar determinado pelo player e de ao player a opçao de impossibilitar a construçao em determinados locais?
Qualquer ajuda e valida
Desculpe se estou pedindo muito
Desde ja agradeço

Desculpe, ali em "e de ao player a opçao de impossibilitar a construçao em determinados locais?" Ao invéz de player quis dizer maker

Boa noite, Djotamaker!  :XD:

Vamos uma coisa por vez.
A primeira seria a criação de eventos aleatórios, como ervas daninhas e pedras dos jogos H.M. e Stardew. Esses objetos irão ter qual efeito sobre o jogador? Serão itens usáveis? De cenário? Me respondendo isso entenderei melhor sua dúvida.

Agora indo para o segundo item, que seria criar um local onde se vende construções (casas?) e que caso contrário o jogador não tenha dinheiro suficiente, não poderá comprar/acessar tal construção. Sendo isso é possível criar sim, basta seguir alguns passos, como:

*Crie um vendedor de construções;
*Crie a construção;
*Habilite uma condição de escolha ao conversar com o vendedor (Ex: "Deseja comprar alguma construção? Sim/Não";
*Habilite uma condição de verificar dinheiro caso o jogador responda "Sim";
*Habilite uma condição de verificar se o dinheiro do jogador é igual ou maior ao pedido pelo vendedor;