O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sideview vs Frontview (sistema de batalha)

Iniciado por Akkain, 27/02/2017 às 18:47

27/02/2017 às 18:47 Última edição: 04/03/2017 às 18:19 por Skyloftian
ok centro eu sei que sou chato com essas perguntas então é a última por um tempo.

Tô numa parte do meu projeto que eu já tenhos todas as ideias e tiles necessários, roteiro completo e tal mas não tenho um sistema de batalha. Eu amo os sbs (sideview battle systems) mas não consigo montar um. geralmente seria fácil mas eu vou ter que criar tudo do 0 por que meu jogo se passa em tempos modernos, não tem muitos sprites disso sem copyright por aí. bom eu não quero ter uma equipe nem gastar com isso, ou seja vai ficar um trabalho meio porco, mesmo se eu me esforçar. então o que vocês acham melhor, Sideview feito por um iniciante ou o sistema padrão do maker mesmo?
(p.s também to usando o VX então não dá pra por os battlers chibi do mv [também acho eles feios])

ufa. desculpem pelo textão.

Sinceramente... não gosto de frontview, acho mais interessante uma batalha em que você vê os protagonistas, mas se estiver muito difícil pra você pode pedir minha ajuda, estou trabalhando em um sideview então estou mexendo muito nesse sistema de batalha.
Espero ter ajudado. :ok:

Então, de modo cru, eu não agrado de nenhum dos dois, talvez um pouco mais da batalha lateral, mas ainda assim bem pouco.
Acho que, independente da escolha, é bom tu procurar alguns incrementos, que dinamizem mais a batalha e a torne mais legal.
Já que o visual tende a não ser um dos pontos de destaque da batalha, tente compensar isso em mecânicas, e por fim, o
esqueleto da batalha não será tão importante assim.

Pelo que sei o holder permite os battlers dele serem usados para uso comercial:

https://animatedbattlers.wordpress.com/terms-of-use/

Se não é pra uso comercial, então tem uma lista enorme de battlers disponíveis na internet, por exemplo esses:

http://p3x774.web.fc2.com/

Então minha opinião é side-view xD, acho muito mais bonito visualmente.

Meu estilo favorito sempre foi tático, o que me faz amar a série Neptunia.
Tenho agonia quando se trata de front-view, mas chego a curtir bastante side-view quando bem feito.

É, eu ia falar Side-View...acho que é o que a geral prefere.

Mas se tu tem problemas com sprites não acho que uma batalha Front-View vá fazer alguém abandonar teu game, claro desde que tu faça direitinho e não use o padrão do RPG Maker em tudo. Tipo, os joguinhos de Pokémon usam batalha front-view e é divertido pra carajos.

Tem add-ons de batalhas em primeira pessoa que são bem legais e deixam ela bem mais dinâmica e divertida, além disso o essencial é saber manejar bem a dificuldade dos adversários e os ataques que tu vai usar.

Agora, se tu me falar que vai utilizar de 90% do que já vem pronto na database do RPG Maker, aí pode ter certeza que vai dar ruim.

04/03/2017 às 17:42 #6 Última edição: 04/03/2017 às 17:49 por Akkain
Citação de: MaxuelZanus online 27/02/2017 às 19:14
Sinceramente... não gosto de frontview, acho mais interessante uma batalha em que você vê os protagonistas, mas se estiver muito difícil pra você pode pedir minha ajuda, estou trabalhando em um sideview então estou mexendo muito nesse sistema de batalha.
Espero ter ajudado. :ok:

valeu pela opinião e pela oferta mano, mas não quero que ajuda agora, obrigado por se oferecer <3

Citação de: King Gerar online 03/03/2017 às 07:41
Então, de modo cru, eu não agrado de nenhum dos dois, talvez um pouco mais da batalha lateral, mas ainda assim bem pouco.
Acho que, independente da escolha, é bom tu procurar alguns incrementos, que dinamizem mais a batalha e a torne mais legal.
Já que o visual tende a não ser um dos pontos de destaque da batalha, tente compensar isso em mecânicas, e por fim, o
esqueleto da batalha não será tão importante assim.
tô ciente que vários games fazem uso do frontview bem, dinâmico e fica bem legal, obrigado pelas dicas aí de qualquer jeito, tá salvo aqui suas palavras sr.

Citação de: Raizen online 03/03/2017 às 10:57
Pelo que sei o holder permite os battlers dele serem usados para uso comercial:

https://animatedbattlers.wordpress.com/terms-of-use/

Se não é pra uso comercial, então tem uma lista enorme de battlers disponíveis na internet, por exemplo esses:

http://p3x774.web.fc2.com/

Então minha opinião é side-view xD, acho muito mais bonito visualmente.

então raizen não dá pra usar nenhum desses sprites, por que eu teria que editá-los e tal, já tenho todos meus personagens desenhados, vai ficar estranho um jogo com colegiais e no sistema de batalha aparece um guerreiro com espada e escudo  :O_O: mas obrigado pelos links e sua opinião.

Citação de: Alisson online 03/03/2017 às 17:02
Meu estilo favorito sempre foi tático, o que me faz amar a série Neptunia.
Tenho agonia quando se trata de front-view, mas chego a curtir bastante side-view quando bem feito.

entendido :P
Citação de: Uhtred online 03/03/2017 às 17:35
É, eu ia falar Side-View...acho que é o que a geral prefere.

Mas se tu tem problemas com sprites não acho que uma batalha Front-View vá fazer alguém abandonar teu game, claro desde que tu faça direitinho e não use o padrão do RPG Maker em tudo. Tipo, os joguinhos de Pokémon usam batalha front-view e é divertido pra carajos.

Tem add-ons de batalhas em primeira pessoa que são bem legais e deixam ela bem mais dinâmica e divertida, além disso o essencial é saber manejar bem a dificuldade dos adversários e os ataques que tu vai usar.

Agora, se tu me falar que vai utilizar de 90% do que já vem pronto na database do RPG Maker, aí pode ter certeza que vai dar ruim.

mesma coisa que eu disse pro king, sei que não fica tão ruim se não for mal feito. obrigado pelas dicas, de verdade.

----------
Tô analisando aqui como fazer um sistema de batalha que eu consiga fazer os gráficos sozinho, talvez optando por um front-view, que é o que está nas minhas capacidades. mas é sempre bom saber da opinião dos mais experientes.

tl;dr
nao ligo vou fazer frontview msm por que sou preguiçoso

O importante não é nem se a batalha é de frente ou de lado, se ela mostra ou não os personagens , mas sim que ela seja profunda o suficiente para apresentar mecânicas que não deixem o jogador entediado após uma ou duas batalhas.
Então, se preocupe com dar profundidade ao sistema de batalha e não com a sua estetística.  Não que a estetística não seja importante, mas mais vale uma batalha interativa e divertida, que uma monótona e bonita.