O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ruby_Aula 1 .>Enter

Iniciado por Enter, 28/12/2014 às 02:59

28/12/2014 às 02:59 Última edição: 03/01/2015 às 22:50 por Enter
Привет
Se for repassar o guia, dê os devidos créditos ao criador: Enter
Dou inicio a esse espaço para uma aula de linguagem Ruby.
Requerimentos:
Ter lido algum livro ou artigos que ensinem a lógica geral de linguagens de programação;
Ter instalado Ruby no seu computador.
Material referência usado para essa aula: Beginning Ruby - Peter Cooper
Mensagem do dia: As dúvidas é que te locomovem.
[box2 class=titlebg title=Aula 1: Como criar uma classe]

Ruby é uma linguagem orientada a objetos e se você realmente quer criar alguma coisa com programação OO você precisará saber, antes de tudo, como criar uma classe.

Exemplo: "Fulano quer criar um programa de computador, esse programa armazenará dados de pessoas..."
Resolução: Ok, então o que me foi dado nessa descrição é que o programa vai ter que ter objetos de pessoas (=classe).
É claro que cada pessoa é de um jeito, possuem informações diferentes. Mas, para algo ser uma pessoa ela precisará ter informações que se encaixem nos atributos requeridos do que nós humanos entendemos como significado de pessoa.

Uma pessoa tem: Nome, idade, sexo, cor... ( = atributos)
Uma bola tem: tamanho, cor... (=atributos)

Abra o irb prompt e digite:

Na linha 1, digite e tecle enter  class Pessoa   
[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/B0lrRon.png?1[/hs]
Na linha 2, digite e tecle enter  attr_accessor :nome, :idade, :sexo
Na linha 3, digite e tecle enter  end

O que eu preciso saber, até agora?
A sintaxe para criar uma classe na linguagem ruby é:
class NomeDaClasse
os atributos: attr_acessor :nomeDoAtributo
e end termina a classe.
Essa é a sintaxe, cada linguagem tem seu modo de fazer as coisas, assim como linguagens humanas: inglês, espanhol... tem sua própria gramática.

É retornado nil, pois o codigo criado na classe pessoa não pede para retornar nenhum valor.


"Agora, que o primeiro conceito/classe foi criado dentro desse novo universo(programa|RUBY), o programador quer criar uma pessoa nesse universo - essa pessoa é um Profeta".
Resolução: Ok, esse novo universo já sabe o que é uma pessoa, agora eu posso criar uma a partir dessa definição. É semelhante a um formulário com campos a serem preenchidos...

Sintaxe: NomeDaVariavel/Instancia = ClasseQueElaÉ.new

Então vamos digitar no irb prompt do Ruby:

Profeta = Pessoa.new

O que eu preciso saber, até agora?

O Profeta é uma pessoa

Essa linha acima, cria uma nova instancia da classe, é um rótulo/nome para usar na criação de uma instancia Pessoa.
É uma variavel.

A linha com uns números que é mostrada após você instanciar a classe é a resposta do Ruby, apenas representa uma referencia interna que o ruby assinou para a nova Pessoa no universo/programa.


Agora, like GOD, vamos preencher o "formulário"(atributos precisam ter valores) invisível e dizer como é o profeta que foi criado.

Digite e tecle enter Profeta.nome = "Karen"

Digite e tecle enter Profeta.idade = 20

Digite e tecle enter Profeta.sexo = "Feminino"



Agora verifique se o RUBY entendeu o que você disse a ele, pedindo-o para printar algum atributo (você escolhe) no seu irb.

Digite e tecle enter puts Profeta.nome

O puts faz parte da sintaxe do Ruby para printar.
Você está printando o atributo nome da instancia Profeta que é uma pessoa.



[/box2]
Task:

Treine a criação de classe no Ruby, pelo menos 2 vezes para seu cérebro acostumar-se com a sintaxe da linguagem.


E se essa é sua primeira vez programando, não se preocupe muito em relação a decorar os comandos, preocupe-se somente com uma coisa: fazer o que você idealizou!.

Olá Enter sou novato aki no forum gostaria muito de aprender ruby com vc p min poder utilizalo no proprio rpg maker para jogos e tals. se vc poder me ajudar. estou na aula 1 agora. pf quero muito aprender ruby. e outras linguagens desponiveis para usar no rpg maker. mais essas sao depois se poder me ajudar manda msg p min saber e tbm me add no zap (88) 93269140  :ded:

Enter, gostei dessa aula!

Já programei em Python, Visual Basic e um pouco em C+.

Gostaria de um lugar ou uma apostila para fazer um curso completo, de preferência em português, quem conhece?

Abraços!