O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Título do seu Jogo

Iniciado por Nandikki, 03/02/2016 às 20:04

03/02/2016 às 20:04 Última edição: 05/02/2016 às 20:52 por Nandikki
  Desenvolver jogos consiste em criar mundos, pessoas, heróis, histórias e dar vida a nossa imaginação. Ao pensar nisso imaginamos logo as batalhas que virão pela frente, as missões no meio do jogo e até aquele vilão que dará um baita trabalho aos futuros jogadores. Mas muito de nós tem que concordar que antes de começarmos a fazer as batalhas, trabalharmos nos vilões e escrever as missões, o primeiro desafio já é arrebatador: qual será o título do jogo?




   Escolher um bom título não é uma tarefa fácil. O nome de seu jogo pode refletir o tema que o game abordará. Pode-se optar também por nomear o seu jogo baseado em um importante lugar que há nele, uma cidade ou um reino, por exemplo. São interessantes também títulos que remetem a um importante acontecimento que ocorre no jogo. Alguma frase marcante dita por algum personagem ou, ainda, algo relacionado ao herói principal.

   Há diversos modos de se escolher um bom título. Tenha em mente que o nome do projeto será um fator importante na sua divulgação. Não é muito interessante divulgar um jogo chamado "Em busca das cinco estrelas de cálice do jardim do castelo imperial". Além de sensato, busque que seu título seja marcante.







O nome do seu jogo pode ser o nome de algum herói importante da história, ou até mesmo de um Deus. Outras características do herói também podem ser atribuídas ao título, como seu poder ou sua raça.

Exemplos: Code Geass; Mirai Nikki; Naruto; Os Jovens Titans

O nome do seu jogo pode representar um lugar marcante, como uma cidade, um reino, um rio, uma montanha ou algo assim.
                                                                                                                                             

Exemplos: CSI Miami/New York; Ravenswood; Gotham

Pense em como outros desenvolvedores nomearam seus jogos, isso atiçará sua criatividade e o fará mais inspirado. Pense em grandes títulos que o marcaram.

Exemplos: Shadow of the Colossus; Mortal Kombat; Fallout; To The Moon; League of Legends; Counter Strike.

Peça sugestões para amigos, eles podem ser uma ótima fonte de ideias. Mostre um pouco da história e da essência do jogo para eles. Lembre-se que o título do seu jogo deve soar bem ao ouvido alheio, mas sobretudo deve agradar ao seu criador.




   O idioma do título também é um fator a ser levado em consideração. Há muitos projetos inteiramente em português com um título em inglês ou outro idioma. Geralmente seus criadores o escolhem por serem mais charmosos, mas nem todo mundo pensa assim.

[box2 class=black title=Para Vifibi]
Embora não tenha nada contra o uso de línguas estrangeiras quando apropriado dentro da história -- dizer diferente seria, afinal de contas, hipocrisia -- acredito que o uso deve ser justificado, e não deve ser só para 'chamar atenção.' Até porque, muitas vezes quem usa tais títulos não sabe usá-los corretamente e só demonstra sua ignorância na língua.
[/box2]

[box2 class=red title=Para King Gerar]
Acho viável um título em inglês quando jogo também for inglês, ou se o título for o nome de algum personagem ou algo com o mesmo nome in game. Mas se o jogo for totalmente em português, e não for nenhum dos casos que citei, não vejo motivo para (o título) ser em inglês.
[/box2]

Usar um título em inglês por fins estéticos demostra falta de criatividade e até mesmo de desinteresse por sua própria história (a do jogo). Não há real necessidade de americanizar seu título, ainda mais se seu público inicial for falantes da língua portuguesa.



Lembre-se que o título do seu jogo será como a identidade ele. Tenha em mente formular um título diferenciado dos do que se vê no mercado, isso o ajudará a fazer com que seu jogo seja encontrado mais facilmente na web, além de ter mais chances de marcar positivamente seu público.

Fazer uma lista de palavras que compõem a essência do seu jogo é útil para ajudá-lo a definir o título. Você pode testar diferentes combinações de palavras (de preferência que mantenha o sentido) e até usar sinônimos delas caso o resultado não o agrade.

É importante frisar que nem sempre o título precisa ser algo que existe, pode ser uma palavra do seu próprio universo, ou até mesmo uma palavra qualquer. Mas é bom ressaltar que deve-se ter muito cuidado ao escolher títulos desta maneira.



Nand, você e o Ludo são minha salvação haha! Seus tópicos são muito bons, muito bacana.
Sempre, sempre e sempre me ferro na hora de criar um nome, sempre acho muito difícil, mas cara, isso é um ótimo tópico de ensino. Muito bom, continue assim cara  :XD:


Acho que eu já havia dito antes, mas digo novamente.
É uma bela materia e com toda certeza vai ajudar bastante gente. É um problema recorrente e comum o momento de nomear um jogo e vejo que muita gente tem dificuldade nessa hora. Mas é algo que só aparenta complicado, no final das contas é só um nome, nada de tão difícil. Tenho certeza de que essa bela metia vai dar uma luz pro pessoa que ta passando por essas dificuldades bobas, que muitas das vezes chegam a irritar.
Parabéns Nandikka. ;)


Essa aqui foi um ótima matéria!
Um dos maiores problemas que enfrento na criação de histórias é nomear tanto a história quanto alguns personagens, e como aqui dito, um título faz muito a diferença.

Parabéns pela matéria!

Citação de: Skyloftian online 03/02/2016 às 23:28
Acho que eu já havia dito antes, mas digo novamente.
É uma bela materia e com toda certeza vai ajudar bastante gente. É um problema recorrente e comum o momento de nomear um jogo e vejo que muita gente tem dificuldade nessa hora. Mas é algo que só aparenta complicado, no final das contas é só um nome, nada de tão difícil. Tenho certeza de que essa bela metia vai dar uma luz pro pessoa que ta passando por essas dificuldades bobas, que muitas das vezes chegam a irritar.
Parabéns Nandikka. ;)

Oh sir, obrigado pelas palavras.

Citação de: Rhit online 04/02/2016 às 18:08
Essa aqui foi um ótima matéria!
Um dos maiores problemas que enfrento na criação de histórias é nomear tanto a história quanto alguns personagens, e como aqui dito, um título faz muito a diferença.

Parabéns pela matéria!

Estamos juntos o/


Ótimo tópico, eu estava mesmo pensando sobre como nomear meu projeto  :XD:

Tópico interessante, mas acho que faltou alguma dica que fosse ser mais palpável.
Também acho que faltou você mencionar os títulos de pouco sentido que passam
a ser compreensíveis uma vez que dentro da história. Um exemplo seria "o dia depois
de amanhã" que só faz sentido quando aplicado no contexto.

De qualquer forma, minha principal dica seria:
1. Abra o word.
2. Escreva todos os títulos que conseguir pensar que façam algum sentido pra sua historia,
seja usando o nome de algum personagem ou lugar ou whatever.
3. Releia o que escreveu e tente bolar um nome novo levando tudo em consideração.

A propósito, deixar aqui um link para um "gerador" de nomes que eu uso muito.
http://www.adazing.com/book-title-generator/
Os nomes e tudo mais saem em inglês, mas acredito que funcionam muito bem
como fonte de inspiração na hora de criar seu próprio título.

Sobre títulos em inglês:
Use se quiser, mas se não há um motivo, tenha certeza de que existe um bom título
com o mesmo sentido, mas em português, esperando para ser encontrado.

No mais, bom tópico, acho que essa discussão é sempre interessante, especialmente em fóruns
voltados para a criação como este. Da próxima vez, só acho que seria melhor ter mais texto e menos imagens.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Sim sim, concordo, acho que dá até para fazer uma 2.0 dessa matéria com mais informações e dicas (afinal a matéria é de Fevereiro de 2016 :p).

  Acredito que se preocupar tanto com o título do jogo já é demais. Depois de tanto tempo nessa indústria de criação de jogos que se chama fóruns de RPG Maker, aprendi a focar no jogo em si e os tópicos, nomes, imagens, ficha técnica do personagem (lol) fica pra depois.

  Não entendo qual é a dificuldade de olhar para o roteiro e dar um nome para ele. Soooo, para quem tem essa dificuldade toda, é uma boa matéria. Parabéns Nandikki, uma pra deus ver.

Bem que deus poderia ver também outras mais recentes :p acho que estão relativamente melhores. Sobre o deixar para depois,realmente seria o ideal (eu acho) mas pelo menos eu não consigo, a vontade de dar nome pra tudo e pra todos fala mais alto. É quase um vício.

meus amigos querem q o nome do meu jojo seja ''Lucas Adventure Morreu'' mas eu quero que seja ''Guerra elemenal''

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu sempre deixo pra nomear um projeto apenas quando termino, pq eu penso que n faz sentido dar um nome antes de ter certeza sobre do que vai se tratar do jogo, o que de importante vai acontecer nele, etc.