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Projeto da Semana 4 Respostas | 868 Visualizações

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Alisson
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Projeto da Semana
Online: 02 Out 2017, 17:11
Projeto da Semana #1

O Projeto da Semana é um periódico que visa apresentar e avaliar os jogos dos membros da comunidade, ou jogos de comunidades afora. Tanto jogos completos quanto projetos em desenvolvimento podem ser selecionados, no entanto o último precisa de no mínimo uma demo.



O projeto selecionado foi Wychwood, do membro BillyKharles. É um jogo de Terror/Mistério feito no RPG Maker XP.


Por AlissonWychwood conta a história de um estagiário de investigação que decide explorar por conta própria a floresta de Wychwood, que aparentemente é um local assombrado, de acordo com os rumores.
A história do jogo é curta e contada de maneira tênue. Ela consegue deixar o jogador confuso em certas partes, principalmente na introdução.
Os personagens do jogo possuem pouca profundidade, e me deparei com certas contradições em algumas de suas ações.

No jogo você explora o cenário procurando itens ou qualquer outra coisa que lhe permita prosseguir, isso enquanto é perseguido por certas criaturas que supostamente deveriam assustar o jogador.
Agora percebe-se o esforço na ambientação, O jogo possui uma seleção de trilhas que foram usadas sabiamente. O silêncio e liberdade de exploração certamente se destacam no projeto.

Os cenários possuem erros de passabilidade ou outros problemas de iluminação durante transições, mas nada que impeça o jogador de prosseguir.

Por CorvoMapeamento: Nota-se que o autor teve certo cuidado com os cenários. Porém, belos gráficos não são o suficiente para bons mapas. Além das falhas na passabilidade, há algumas incongruências na ambientação. Exemplos disso são as áreas de vegetação cujo terreno é demasiado limpo. Outro ponto a ser citado é a mistura de idiomas. O nome, possivelmente derivado do inglês - o que não é problema. Porém, uma vez que o jogo em si está em português, vários detalhes deviam ter sido traduzidos como um espalhafatoso "HELP" sanguinolento marcado no mapa.

Enredo e Jogabilidade: Temos aqui um típico terror norte-americano. O enredo começa mal por passar muito tempo na introdução. O jogo não é sobre um padre e um ritual satânico, é sobre um detetive investigando o assunto. Só se percebe isso após alguns minutos de jogo. Tratando-se da narrativa, não dizer do que a obra trata logo no início é um erro grave.

Há muitos infodumps* com informações que poderiam ser melhor utilizadas em outros momentos. É o erro comum de contar e não mostrar. As transições de cena do início ocorrem cedo ou trade demais. Não há construção de personagem, vale ressaltar. A jogabilidade é como a de RE onde as pessoas frequentam lugares dos quais, teoricamente, morrem de medo apenas para perder suas anotações e cartas esporadicamente. Como não poderia faltar, jumpscares despontam esporadicamente com variações na intensidade.

*"Vomitar" informação apenas para mostrar que ela existe.
« Última modificação: 13 Out 2017, 01:39 por Alisson »




Alisson
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Projeto da Semana #2
Resposta 1 Online: 13 Out 2017, 02:29
Projeto da Semana #2

O projeto selecionado foi Despertar de Aharoni, do membro Senaka. É um jogo de Ação/Aventura feito no RPG Maker XP.


Por AlissonDespertar de Aharoni chega a ser um jogo divertido, mas com o passar do tempo suas falhas começam a ficar mais evidentes.
Para rodar o jogo é necessário ter o RTP do XP instalado, o que me dificultou um pouco pois não tinha acesso ao XP no momento. Sem falar que é necessário instalar o jogo, e eu não sou muito fã de instaladores em jogos de RPG Maker por uma certa razão (isso é tão relevante quanto sistemas de loading que não carregam nada e só consomem tempo). Chega a ser inconveniente para alguns que não possuem permissão de instalarem o jogo em um computador público ou compartilhado também. De qualquer forma não chega a ser um problema enorme caso você esteja disposto a baixar dependências para rodar o jogo.

A trilha sonora do jogo não se encaixa muito bem. Muitas seleções não combinam entre si e, como um amante de trilhas sonoras, isso me decepcionou um pouco. O volume de algumas músicas está alto demais em comparação aos demais sons do ambiente. No entanto percebe-se um pouco de cuidado ao selecionar as músicas, então parabenizo o autor por isso.

A variedade de personagens é ótima de se ver, principalmente se o criador tomar o cuidado de desenvolver cada um deles. No entanto me incomoda alguns personagens tomarem ações ou falarem de maneira que não condizem com suas idades. Nota-se alguns erros de português aqui ou ali, mas nada que atrapalhe de entender.

O mapeamento pode ser melhorado bastante, existem muitos mapas com espaço mal aproveitados e certas falhas em passabilidade. A ambientação do jogo no entanto, está bem trabalhada e ajuda a compensar estes erros.

A história é confusa e é contada sem construção ou atenção aos eventos. É realmente difícil entender o que está acontecendo ou se identificar com qualquer personagem justamente por isso, e esse é um problema grave em um RPG, onde o foco principal é a interpretação de papéis. Existe muito diálogo que poderia ser completamente ignorado.

E falando em diálogos excessivos, isso é um problema para o sistema de batalha do jogo, visto que muitos diálogos em um jogo de ação não dão muito certo (Soul Reaver 2 é um belo exemplo disso).
O jogo possui um sistema de batalha hack n' slash. Eu devo dizer que fiquei um tanto decepcionado com os inimigos que derrotei. Alguns foram fáceis demais ou difíceis quando não deveriam ser. O balanceamento do jogo peca em alguns momentos, fazendo com que o jogo mude de um Zelda casual para um Dark Souls incomum constantemente.
Eu senti aquela falta de estratégia para derrotar os inimigos. Mesmo jogos com ação excessiva como God of War, Bayonetta, Drakengard 3 ou NieR: Automata possuem diversos inimigos que não podem ser derrotados apenas esmagando botões, e isso é o que senti falta nos inimigos. Uma inteligência artificial mais trabalhada cairia bem, o Xas é capaz de muito mais.
Mas isso não deixa o jogo menos divertido, pelo contrário. Ele é bem divertido, e para a maioria dos jogadores, isso é o suficiente.

Em uma conclusão, o jogo possui uma ótima proposta. Espero que as críticas aqui ajudem o autor a melhorar mais o jogo, pois ele possui bastante potencial.

Por CorvoO primeiro ponto a ser observado é o tamanho do projeto. São 138MB excluindo o RTP - do RPG Maker XP -  cujos arquivos ainda sim são necessários para o projeto. Não é preciso procurar muito para descobrir o motivo: sonoplastia. Somente a pasta Audio possui 70MB. Ignorando o tamanho, nota-se que a trilha sonora, em maior parte, está completamente fora da proposta do jogo. Não no ponto da construção e apresentação das cenas, mas no estilo mesmo. Além disso, há vários erros gramaticais nas mensagens do jogo.

Enredo: Joguei a DEMO por um bom tempo e logo percebi que não fazia ideia do que estava acontecendo. A introdução mostra uma cena que, até onde vi, parece completamente irrelevante para o início do projeto. Inclusive poderia ser considerada como parte de um roteiro completamente diferente do que o jogo apresenta.

Mapeamento e Jogabilidade: A HUD incomoda bastante pelo tamanho, problema que o autor já solucionou como apresentado no tópico. Há alguns bugs quanto ao ABS escolhido, onde o mesmo é desligado antes de determinada cena e não é reiniciado após a mesma, permitindo que o jogador transite em áreas repletas de inimigos sem poder se defender de seus ataques. O mapeamento pode melhorar. Há espaços vazios em todos os mapas ao mesmo tempo em que há áreas muito detalhadas. As falhas na passabilidade são poucas, porém existem.

Agora, gostei bastante das apresentações, especialmente da que se desenrola no bar/taverna. A animação dos personagens ficou bem trabalhada, simples, sem todos os malditos efeitos especiais que transformam uma caminhada em um videoclipe do Culture Club. Vale lembrar que o XAS também não é o sistema mais fácil do mundo em termos de personalização e parabenizo o autor pelo investimento no sistema.




Alisson
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Projeto da Semana #3
Resposta 2 Online: 30 Out 2017, 20:28
Projeto da Semana #3

O projeto selecionado foi Miku in Wonderland, do membro Pititia12. É um jogo de Plataforma/Fantasia feito no RPG Maker VX.


Por CorvoPrimeiro gostaria de salientar que a criação de instaladores para jogos de RPG Maker é completamente desnecessária. Uma vez que o jogo tem 138MB, tê-lo deixando com a codificação padrão do VX seria mais prático para os jogadores. Se foi por proteção dos arquivos internos, não adiantou muita coisa.

A tela de título é bem trabalhada, embora o cursor seja relativamente lento. O que causa certa decepção ao iniciar o jogo. O sistema de plataforma utilizado não é muito bom, mas como foi feito no VX, creio que não houvesse melhores opções no momento. Agora, para o mapeamento não tem desculpa. O modo como o desenvolvedor organiza os gráficos e os mapas seria o suficiente para mascarar as falhas de passabilidade do sistema.

O roteiro não é o foco do jogo, mas apenas uma costura entre as fases. Logo, não falarei sobre ele. A sonoplastia está fora da proposta, além de ser responsável por mais ou menos 70% do tamanho do projeto - pra variar. Apesar disso, estava tolerável até a primeira fase após a torre, onde o jogo começa de fato. O jogador possui, literalmente, um MP4 para ouvir músicas aleatoriamente durante o jogo. Para que essa função ficasse aceitável, o jogo deveria ser um arcade puro e as músicas poderiam ao menos ter sido adaptadas.




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Projeto da Semana #4
Resposta 3 Online: 08 Nov 2017, 22:06
Projeto da Semana #4

O projeto selecionado foi Lenin - The Lion, criado por João Bueno. É um jogo de Drama feito no RPG Maker MV.


Por AlissonÉ notável o esforço que está sendo depositado neste excelente projeto. Sua introdução foi cativante e a trilha sonora está agradável.
Devo dizer que em algumas áreas o som de passos chegou a me incomodar, creio que devido ao volume ou simplesmente pelo som em si não combinar com o terreno. Mas em certos locais ele foi bem utilizado. O som das mensagens também incomodou um pouco.
Não exagero quando digo que a trilha sonora está realmente agradável. Combina com a ambientação e a proposta do jogo. Não posso dizer o mesmo sobre os efeitos de luzes, digamos que não está combinando com o estilo gráfico do jogo.
Eu joguei a versão em inglês e os textos foram bem elaborados, sem muitos erros, mas já não posso dizer o mesmo da versão em português.
No geral, vale a pena jogar. Seu enredo aborda um tema corajoso, aliás.

Por CorvoBaixei a versão da Demo em português e começo dizendo que alguns termos não foram traduzidos, incluindo o nome. Ao abrir o projeto já notei que o desempenho do mesmo está consideravelmente baixo. E não creio que o problema, nesse caso, seja o MV, mas a programação e o mapeamento do jogo.
          Os mapas interiores estão muito bons, mas os exteriores podem melhorar não só remodelando o ambiente como removendo alguns efeitos desnecessário. A iluminação dos postes, por exemplo, cria um efeito não tão perceptível e seu impacto no desempenho é imenso. Isso porque os mapas são relativamente pequenos. E falando em desempenho, quase me esqueço de perguntar se a tela de "Loading" (não traduzida, veja bem) é realmente necessária. Não é de hoje que alguns desenvolvedores implementam essa função em seus jogos simplesmente por achar que fazer o jogador esperar é legal.
          A caixa de mensagens do jogo está desalinhada com a caixa dos nomes dos personagens e os efeitos aplicados nos textos - somados ao lag - deixa alguns textos quase ilegíveis. E falando um pouco sobre a jogabilidade, não gostei muito de ficar andando de um lado para o outro nos mapas à pedido de dioneias e hienas. Os quebra-cabeças, no geral, precisam de uma melhoria.
          Mas vamos falar das partes boas: o roteiro e os recursos. Os personagens se expressam com um exagero óbvio, mas visto que isso faz parte da proposta do jogo, podemos considerar com um ponto bom. Os diálogos estão ótimos - dada a proposta - e a narrativa segue em uma linha clara. A construção de algumas cenas poderia melhorar, mas são detalhes que não atrapalham a experiência da jogabilidade. É raro ver qualquer tipo de tema ser abertamente comentado em algum jogo, não apenas no cenário do RPG Maker.
          A criação de recursos originais já demonstra grande profissionalismo do desenvolvedor. A qualidade dos mesmos não fica atrás dos de muitos jogos "profissionais". É um ponto que sempre gosto de parabenizar.
« Última modificação: 11 Nov 2017, 13:20 por Corvo »




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Projeto da Semana #5
Resposta 4 Online: 15 Nov 2017, 17:57
Alterações no Projeto da Semana

Quer ter seu projeto avaliado? Envie uma mensagem para O Avaliador contendo o link para o tópico do jogo! O envio da mensagem não garantirá a avaliação do seu projeto, mas aumentará consideravelmente as chances disso acontecer. Lembrem-se de que somente jogos completos ou com Demos serão avaliados.



Projeto da Semana #5

O projeto selecionado foi Sabrina, criado por . É um jogo de Terror feito no RPG Maker VX Ace.


Por CorvoComeço falando do tamanho. 11.5Mb para um jogo que utiliza todos os recursos externos é um tamanho excelente. É exatamente o que se espera de um jogo de RPG Maker. Joguei a versão em português e o termo "Slot" me incomodou um pouco. Uma única palavra que poderia ser substituída por "Arquivo" ou até mesmo "Espaço".

         O mapeamento e a ambientação estão muito bons - embora o áudio tenha ficado alto. Sobre a jogabilidade: os quebra-cabeças do jogo consistem nos típicos mude de mapa e pegue a chave. Uma escolha não muito boa em vista do cenário do jogo. A ação é o pior ponto, de modo a simular uma disputa de força, em várias cenas o jogador é induzido a destruir seu teclado. Há variações mínimas nesse quesito, porém a mecânica é idêntica em todas as cenas.

          O design geral é bom, mas a escolha das fontes nas opções das telas de Game Over e título poderia melhorar. A mesma fonte utilizada na logo não se encaixou bem dentro das janelas de opções. Na tela de Game Over, além da fonte, há um "Você perdeu" bem humilhante - e inútil - um pouco deslocado. O jogador saberá que perdeu ao ver seu personagem sendo fatiado.

          O roteiro é bom, apesar de seguir a linha industrializada do terror japonês - antes que alguém pergunte, isso é diferente de clichê. Porém, fiquei feliz ao ver que o autor não abusou de jumpscares nem de cenários escuros, o que mostra um bom domínio do roteiro, ele sabe o que está fazendo. A construção das cenas é feita com a velha muleta da trilha sonora, o que não é necessariamente ruim. Os diálogos, apesar de forçados, estão bons. Tida a índole do protagonista, acho que são válidos os seus monólogos.

         Finalizando: é um dos melhores jogos dos últimos tempos. São pouquíssimos os pontos negativos - embora a parte das teclas valha por cinco. Foi desenvolvido em um período de tempo relativamente curto e parabenizo o autor pelo excelente trabalho.
« Última modificação: 18 Nov 2017, 13:27 por ∞ »
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