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As Aventuras de Bolinha - Atualizado (13/09/2014) - Demo 2.5 lançada!

Iniciado por Kieran Harris, 19/02/2013 às 15:48

Pra quem ainda segue esse projeto... será que dá certo uma versão em inglês? Já faz um tempo que eu penso no assunto pra ver se eu consigo construir uma fanbase maior pro jogo. No momento eu já estava trabalhando em outro projeto de comédia que será em inglês justamente porque eu quero atrair um público maior, o problema aqui é que eu provavelmente iria ter que alterar várias piadas pra fazerem sentido no inglês ( pra começar eu teria que alterar o nome do Bolinha... sei lá.... "Randy"? ), sem falar nas imagens que eu teria que substituir então não tenho certeza se valeria a pena.
Vou perguntar nas duas comunidades em que o projeto tá postado pra ver que tipo de feedback recebo com isso.

Acho a ideia válida, mas não "pra agora". A meu ver, o ideal é tentar focar ao máximo no progresso do jogo como um todo. Seria mais prático ir trabalhando a versão em português até o fim, pra então, após encerrado o desenvolvimento desta, iniciar a tradução para o inglês.

MAS, ao mesmo tempo, nada o impede de brincar com a ideia e fazer alguns testes. Dependendo de como estiver a sua motivação, até tarefas que parecem super demoradas - como esta - podem ser realizadas em um tempo menor do que o esperado. Digo isso pois mudei o diálogo em todos os baús do meu projeto recentemente, em mais de 400 mapas. Apesar de parecer uma tarefa que iria tomar muito do meu tempo, a brincadeira não levou mais que 1h e 30 min =)

  Faz tempo que não entro no fórum, mas tinha que fazer um repost pra esse jogo maravilhoso!

  Em primeiro lugar, vou te parabenizar, os mapas estão muito bem trabalhados, com tiles variados e ótimos efeitos de mapa! Nem parece que existe limite de tiles (A, B, C, D, E) nesse jogo. A trilha sonora também ficou bem melhor, pois parte das trilhas foram adequadas a um tema mais espontâneo e vivo. É claro, a comédia do jogo é contagiante! Eu gostei da sua prioridade na exploração.
  Por outro lado, achei algumas coisas no projeto meio desnecessárias, como um sistema de banco. Algo meio inútil para o jogador, já que ele pode guardar quanto dinheiro quiser no próprio Menu. Uma opção seria impôr um limite de dinheiro por meio de um evento comum, ou retirar esse sistema de banco. O peso também não me agradou. Não sei se usou todos os arquivos de som, mas seria bom retirá-los antes de fazer o upload. Acredito que alguns MB também seriam de characters inutilizados. As batalhas estão em nível moderado, porém não possuem algo de diferente entre si, seria bom tentar fazer uma jogabilidade diferente para as bosses, para não deixar o jogo muito monótono.
  No geral, o jogo me agradou bastante, está, sem exagero, 100 vezes melhor do que a versão 1.0. Somente algumas coisas que não gostei, mas isso vai de pessoa em pessoa. Espero que você saiba que essa crítica foi positiva, com somente alguns pontos que acho que poderiam ser melhorados. Parabéns pelo seu belo trabalho, e termine esse projeto! :XD:

(tu nunca mais entrou no Facebook pra me avisar :U_U: )




Citação de: Porco do transtorno online 28/10/2014 às 20:23
Pra quem ainda segue esse projeto... será que dá certo uma versão em inglês? Já faz um tempo que eu penso no assunto pra ver se eu consigo construir uma fanbase maior pro jogo. No momento eu já estava trabalhando em outro projeto de comédia que será em inglês justamente porque eu quero atrair um público maior, o problema aqui é que eu provavelmente iria ter que alterar várias piadas pra fazerem sentido no inglês ( pra começar eu teria que alterar o nome do Bolinha... sei lá.... "Randy"? ), sem falar nas imagens que eu teria que substituir então não tenho certeza se valeria a pena.
Vou perguntar nas duas comunidades em que o projeto tá postado pra ver que tipo de feedback recebo com isso.

  Eu acredito que seria uma boa! A comunidade gringa é beem maior que a brasileira, tu receberia muito mais feedback e dicas de experts lá. Aí depende se tu tiver coragem de traduzir todaaas as pictures para o inglês. (lembrando que você deve ter inglês fluente, pois a galera não perdoa pra erros de inglês)
  Recomendo a tu fazer isso só quando a versão Full tiver pronta, para não te dar muito trabalho ou te desanimar.
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo."

Ei, você, você mesmo! Tá afim de ver um projeto legal? Clica embaixo!


Porra, nem tinha visto que tinha lançado a demo.

Comecei a jogar e só a introdução já me fez perceber que é um projeto bem acima dos demais que estou acostumado, muito bem polida a intro e colocou o toque de humor que eu vi durante toda minha experiência de jogo, um humor leve e bem legal de se ver, nada forçado e sem graça e sim bem escrito e suave.

Teve ótimas sacadas como as (mini) cut-scenes onde aparecem os personagens em zoom e tal, além das animações estarem muito bem feitas também.

Eu parei de jogar porque morri no segundo monstro na floresta, não tenho mais tempo pra continuar mas certamente depois eu voltarei ao save e continuarei jogando, pois realmente achei um jogo leve de jogar, onde tu vai jogando e quando vê passou várias horas jogando ... normalmente, em jogos de RPG Maker que eu joguei, depois de uns 15-30 minutos no máximo eu começo a enjoar e largo de mão (inclusive os de minha criação), isso porque é muito difícil conseguir manter o ritmo e empolgação do jogador, até jogos profissionais pecam nesse aspecto e o seu (ao menos até onde eu cheguei) conseguiu manter minha atenção.

Gostei bastante também que existem locais secretos onde possivelmente, mais tarde no jogo, você possa voltar e descobrir para onde levam ou para que servem, além de ter criado uma ambientação bem diferente do comum, como a cidade do por do sol infinito, isso não é algo que se vê sempre e é bom fugir um pouco daquilo de cidade medieval - vila - castelo - floresta.

Já uma coisa que me atrapalhou um pouco foi que por ter usado bastante mapas em parallax e vários efeitos neles, acabou deixando o jogo um pouco travado aqui, tipo nada que seja impossível de continuar jogando mas me irrita um pouco porque não deixa o jogo fluir normalmente, mas sei que esse é o preço a se pagar para se ter mapas bonitos e diferentes como o que inseriu no jogo.

No mais vou seguir jogando até onde conseguir e caso tenha mais alguma coisa a salientar venho aqui postar, ao extrair a demo eu vi que tem váários mapas, mesmo sendo uma demo, então deve ser uma demo beem longa.

E parabéns, deve ter dado muito trabalho chegar até onde chegou e não ter desistido, é um dos poucos que almejou um jogo grande e está conseguindo chegar lá, só ao lançar uma demo desse tamanho já merece reconhecimento.

Citação de: Ciclope online 28/10/2014 às 20:44
Acho a ideia válida, mas não "pra agora". A meu ver, o ideal é tentar focar ao máximo no progresso do jogo como um todo. Seria mais prático ir trabalhando a versão em português até o fim, pra então, após encerrado o desenvolvimento desta, iniciar a tradução para o inglês.

MAS, ao mesmo tempo, nada o impede de brincar com a ideia e fazer alguns testes. Dependendo de como estiver a sua motivação, até tarefas que parecem super demoradas - como esta - podem ser realizadas em um tempo menor do que o esperado. Digo isso pois mudei o diálogo em todos os baús do meu projeto recentemente, em mais de 400 mapas. Apesar de parecer uma tarefa que iria tomar muito do meu tempo, a brincadeira não levou mais que 1h e 30 min =)

Hmm... sei... o problema também é que pra alterar o diálogo não é só mudar um arquivo de texto, eu teria que ir em todos os eventos e mudar praticamente tudo, o que pode consumir um tempão, mas é... talvez seja melhor esperar a full lançar pra eu pensar em fazer algo ambicioso desse jeito.


Citação de: SuperPig online 29/10/2014 às 11:03
  Faz tempo que não entro no fórum, mas tinha que fazer um repost pra esse jogo maravilhoso!

  Em primeiro lugar, vou te parabenizar, os mapas estão muito bem trabalhados, com tiles variados e ótimos efeitos de mapa! Nem parece que existe limite de tiles (A, B, C, D, E) nesse jogo. A trilha sonora também ficou bem melhor, pois parte das trilhas foram adequadas a um tema mais espontâneo e vivo. É claro, a comédia do jogo é contagiante! Eu gostei da sua prioridade na exploração.
  Por outro lado, achei algumas coisas no projeto meio desnecessárias, como um sistema de banco. Algo meio inútil para o jogador, já que ele pode guardar quanto dinheiro quiser no próprio Menu. Uma opção seria impôr um limite de dinheiro por meio de um evento comum, ou retirar esse sistema de banco. O peso também não me agradou. Não sei se usou todos os arquivos de som, mas seria bom retirá-los antes de fazer o upload. Acredito que alguns MB também seriam de characters inutilizados. As batalhas estão em nível moderado, porém não possuem algo de diferente entre si, seria bom tentar fazer uma jogabilidade diferente para as bosses, para não deixar o jogo muito monótono.
  No geral, o jogo me agradou bastante, está, sem exagero, 100 vezes melhor do que a versão 1.0. Somente algumas coisas que não gostei, mas isso vai de pessoa em pessoa. Espero que você saiba que essa crítica foi positiva, com somente alguns pontos que acho que poderiam ser melhorados. Parabéns pelo seu belo trabalho, e termine esse projeto! :XD:

(tu nunca mais entrou no Facebook pra me avisar :U_U: )




Citação de: Porco do transtorno online 28/10/2014 às 20:23
Pra quem ainda segue esse projeto... será que dá certo uma versão em inglês? Já faz um tempo que eu penso no assunto pra ver se eu consigo construir uma fanbase maior pro jogo. No momento eu já estava trabalhando em outro projeto de comédia que será em inglês justamente porque eu quero atrair um público maior, o problema aqui é que eu provavelmente iria ter que alterar várias piadas pra fazerem sentido no inglês ( pra começar eu teria que alterar o nome do Bolinha... sei lá.... "Randy"? ), sem falar nas imagens que eu teria que substituir então não tenho certeza se valeria a pena.
Vou perguntar nas duas comunidades em que o projeto tá postado pra ver que tipo de feedback recebo com isso.

  Eu acredito que seria uma boa! A comunidade gringa é beem maior que a brasileira, tu receberia muito mais feedback e dicas de experts lá. Aí depende se tu tiver coragem de traduzir todaaas as pictures para o inglês. (lembrando que você deve ter inglês fluente, pois a galera não perdoa pra erros de inglês)
  Recomendo a tu fazer isso só quando a versão Full tiver pronta, para não te dar muito trabalho ou te desanimar.

Eu tirei vários arquivos que eu não estava usando da pasta do jogo, incluindo uns arquivos .psds que eu tinha salvo, e consegui baixar o peso do jogo de 300mb pra 250, eu conseguiria ir até os 200-180 se eu tivesse encriptado ele, mas meu computador fica dando defeito na hora de encriptar o jogo então eu tive que lançar ele open-source. Mas ei... se alguém tiver interesse em abrir o projeto pra ver como as coisas foram feitas... vá em frente.
Ser fluente não é um problema, eu escrevo inglês quase que perfeitamente de modo que eu me sinto confortável pra fazer meu próximo jogo em inglês, sem falar que o diálogo mais "informal" do jogo ajuda bastante na hora de fazer a tradução.
É, eu não entro mais no facebook mesmo... mas se quiser entrar em contato basta ir no meu twitter ou tumblr já que eu entro neles diariamente, se quiser eu posso enviar meu Skype por MP.

https://twitter.com/Pedrovinm
http://pedrovin.tumblr.com/

Citação de: Uhtred online 29/10/2014 às 14:15
Porra, nem tinha visto que tinha lançado a demo.

Comecei a jogar e só a introdução já me fez perceber que é um projeto bem acima dos demais que estou acostumado, muito bem polida a intro e colocou o toque de humor que eu vi durante toda minha experiência de jogo, um humor leve e bem legal de se ver, nada forçado e sem graça e sim bem escrito e suave.

Teve ótimas sacadas como as (mini) cut-scenes onde aparecem os personagens em zoom e tal, além das animações estarem muito bem feitas também.

Eu parei de jogar porque morri no segundo monstro na floresta, não tenho mais tempo pra continuar mas certamente depois eu voltarei ao save e continuarei jogando, pois realmente achei um jogo leve de jogar, onde tu vai jogando e quando vê passou várias horas jogando ... normalmente, em jogos de RPG Maker que eu joguei, depois de uns 15-30 minutos no máximo eu começo a enjoar e largo de mão (inclusive os de minha criação), isso porque é muito difícil conseguir manter o ritmo e empolgação do jogador, até jogos profissionais pecam nesse aspecto e o seu (ao menos até onde eu cheguei) conseguiu manter minha atenção.

Gostei bastante também que existem locais secretos onde possivelmente, mais tarde no jogo, você possa voltar e descobrir para onde levam ou para que servem, além de ter criado uma ambientação bem diferente do comum, como a cidade do por do sol infinito, isso não é algo que se vê sempre e é bom fugir um pouco daquilo de cidade medieval - vila - castelo - floresta.

Já uma coisa que me atrapalhou um pouco foi que por ter usado bastante mapas em parallax e vários efeitos neles, acabou deixando o jogo um pouco travado aqui, tipo nada que seja impossível de continuar jogando mas me irrita um pouco porque não deixa o jogo fluir normalmente, mas sei que esse é o preço a se pagar para se ter mapas bonitos e diferentes como o que inseriu no jogo.

No mais vou seguir jogando até onde conseguir e caso tenha mais alguma coisa a salientar venho aqui postar, ao extrair a demo eu vi que tem váários mapas, mesmo sendo uma demo, então deve ser uma demo beem longa.

E parabéns, deve ter dado muito trabalho chegar até onde chegou e não ter desistido, é um dos poucos que almejou um jogo grande e está conseguindo chegar lá, só ao lançar uma demo desse tamanho já merece reconhecimento.

Pois é né, pode ser que tenha alguns problemas na hora de balancear o jogo, mas depois de 2 ou 3 batalhas você já sobe alguns níveis e fica preparado pra lidar com os monstros, se bem que eu já achava que o "Soco Morteiro" do Chico deixava as coisas fáceis no ínicio rs, mas depois dessa área as batalhas ficam relativamente fáceis, eu fiz a dificuldade de modo a evitar que o jogador precise ficar fazendo grinding, e possa até evitar algumas batalhas no mapa, agora se você quiser participar de absolutamente todas as batalhas de todos os inimigos do mapa você vai trucidar qualquer boss que for enfrentar.
Pois é, tem alguns mapas que deram um lag aqui mas eu não achei tão incômodo assim, do mesmo jeito eu vou ver se tem como maneirar nos efeitos neles.
E pô, se deu, meu próximo projeto em que estou trabalhando é bem mais ambicioso tanto no gameplay quanto nos gráficos, me deseje sorte!

Ih cara, parei em um bug chato.

No castelo do Kubodawa lá na parte de fugir dos fogões, o movimento do Chico ficou todo bugado na hora de passar pelo labirinto, não sei se é proposital ou não - se for ficou muito difícil porque já morri trocentas vezes hauahuha

Vou continuar tentando aqui, até agora o jogo tá muito bom mesmo, tanto é que continuo jogando.




Sobre seu próximo projeto, ser mais ambicioso é sempre bom, ainda mais se tratando de gameplay e gráficos, desejo sorte!

Citação de: Uhtred online 30/10/2014 às 13:17
Ih cara, parei em um bug chato.

No castelo do Kubodawa lá na parte de fugir dos fogões, o movimento do Chico ficou todo bugado na hora de passar pelo labirinto, não sei se é proposital ou não - se for ficou muito difícil porque já morri trocentas vezes hauahuha

Vou continuar tentando aqui, até agora o jogo tá muito bom mesmo, tanto é que continuo jogando.




Sobre seu próximo projeto, ser mais ambicioso é sempre bom, ainda mais se tratando de gameplay e gráficos, desejo sorte!

Hmm eu fui ver e tava normal  aqui, tem como especificar o bug melhor? Fez algo durante o jogo que possa ter causado isso?

Sim, já descobri o motivo...

É que aconteceu isso:

Spoiler
[close]

Tipo, sei lá por que raios tem mais um integrante no grupo, esse "Herói" ali tá na minha equipe, e acontece que na hora que o Bolinha troca de lugar com o Chico pra ele passar pelos Fogões na verdade esse "Herói" (que possui char transparente) fica como líder do grupo, e aí ao invés de controlar o Chico eu controlo esse char que não da pra ver.

Não sei se fiz alguma coisa que não devia até chegar aí mas é esse o problema hauhauha dá uma olhada depois no que pode ser pra na próxima versão tentar arrumar isso, eu vou tentar passar com o char transparente mesmo mas tá meio difícil.

Citação de: Uhtred online 30/10/2014 às 19:38
Sim, já descobri o motivo...

É que aconteceu isso:

Spoiler
[close]

Tipo, sei lá por que raios tem mais um integrante no grupo, esse "Herói" ali tá na minha equipe, e acontece que na hora que o Bolinha troca de lugar com o Chico pra ele passar pelos Fogões na verdade esse "Herói" (que possui char transparente) fica como líder do grupo, e aí ao invés de controlar o Chico eu controlo esse char que não da pra ver.

Não sei se fiz alguma coisa que não devia até chegar aí mas é esse o problema hauhauha dá uma olhada depois no que pode ser pra na próxima versão tentar arrumar isso, eu vou tentar passar com o char transparente mesmo mas tá meio difícil.

Ha, sério? Esse aí é o herói que o jogador começa pra ele ficar transparente no início antes de trocar pro Bolinha e pro Chico.
Pra ajudar, tem alguma idéia de em que parte exatamente esse herói foi adicionado no grupo? Eu posso ter ferrado alguma coisa em algum evento por aí.

Cara não sei, mas acho que já tinha acontecido isso em outra parte do jogo, bem antes ... eu reparei que tinha o tal herói no grupo mas depois ele sumiu, e aí acho que foi voltar pra equipe logo antes lá onde tem que passar por cima dos espinhos que causam ataque cardiaco hauhauha

Tenta corrigir aí, não sei se só aconteceu comigo ou se foi geral, mas aconteceu ... eu até consegui passar pela parte dos fogões mesmo com o char transparente mas agora ele continua como líder do grupo, vou tentando jogar até onde conseguir auhahau

Ps: podia ter usado o modo transperência pro Bolinha desde o início, aí não rolava esse bug aí.

Citação de: Uhtred online 31/10/2014 às 15:15
Cara não sei, mas acho que já tinha acontecido isso em outra parte do jogo, bem antes ... eu reparei que tinha o tal herói no grupo mas depois ele sumiu, e aí acho que foi voltar pra equipe logo antes lá onde tem que passar por cima dos espinhos que causam ataque cardiaco hauhauha

Tenta corrigir aí, não sei se só aconteceu comigo ou se foi geral, mas aconteceu ... eu até consegui passar pela parte dos fogões mesmo com o char transparente mas agora ele continua como líder do grupo, vou tentando jogar até onde conseguir auhahau

Ps: podia ter usado o modo transperência pro Bolinha desde o início, aí não rolava esse bug aí.

Pois é, né... eu também não sei direito o que pode tar causando isso, quando eu jogo normalmente nada acontece e acho que você foi o único a reportar esse bug.
Eu chequei os eventos ao redor do forte mas não vi nada que adicionasse esse herói no grupo.


Mas de qualquer jeito vou colocar o comando pra remover ele, talvez eu deva lançar uma espécie de "patch" e substituir o link de download, pena que diferente do steam o jogador teria que baixar o jogo todo de novo e trocar os arquivos de salvo da pasta.

Pra quem anda se perguntando sobre o paradeiro desse projeto eu sinto dizer que não vão haver atualizações talvez por um bom tempo, eu ando ocupado com várias outras coisas, sejam elas relacionadas à arte ou a outros projetos que eu talvez nem anuncie esse ano.
Se o projeto voltar, vai ser em uma possível versão em inglês com uma boa parte do conteúdo reeditado e reescrito de novo.

Meu caro Pedro!

1º feedback do seu jogo:

:lol:

Me levou às lágrimas logo de cara, imaginei-me dentro do livro Guerra dos Mundos de HG Wells! :)

Logo após lembrei do Tiririca: "Pior que tá num fica!" :) :) :)

Grande abraço!

Bem, zerei a DEMO 2.5 e com 6:20hrs de jogo. O game é bem divertido, conseguiu tirar uma boas risadas me lembrou de quando conheci o RPG maker 2000/2003 que tinha um game chamado A Conta 2 (Acho que ninguém atualmente conhece) que se não me engano nunca foi concluído, era um game mais desbocado que este mas era bem feito também possuía uns sistemas legais pra uma época que não existia scripts.

Acho que deveria ficar mais atento em algumas questões de gameplay, por exemplo na prisão que em um momento tem que pegar uma vara pra poder alcançar o item que esta atras da grade e eu perdi uns bons minutos sem saber o que tinha que fazer simplesmente porque não enxerguei o item no chão, deixar o item piscando talvez já resolva esse tipo de situação. O jogo no geral está bem legal e criativo espero que consiga concluir seus projetos, o fator tempo sempre está contra o maker, Flw até a próxima.
Hammer Strike

vou reviver o tópico aqui!
Rapaz, que jogo bonito ein, meus parabéns pelo trampo, vou baixar depois pra conferir!