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Harmonia in Game

Iniciado por Ven, 17/11/2015 às 18:54

17/11/2015 às 18:54 Última edição: 17/11/2015 às 18:59 por Ven
Por: Ven



[box class=titlebg]Introdução[/box]
Algumas pessoas já devem ter notado que games Bons, sempre, sempre possuem uma boa Harmonia por dentro, suas músicas combinam com o mapa e dão aquele ar de "Não quero nunca sair daqui", hoje eu queria passar alguns conceitos para aqueles que ainda não alcançaram essa Harmonia e explicar um pouco, já agradeço ao nosso Colega Sky, que me ajudou contribuindo com sua opinião na matéria  :XD:

[box class=titlebg]Como alcançar a Harmonia in Game ?[/box]
@Skyloftian, eis aqui a opinião e dica para ter a Harmonia em parte dos mapas:

"Para um mapa ser bom ele não precisa de muita coisa, apenas um pouco de dedicação da parte de quem o fez. O importante não é seguir padrões ou normas de mapeamento e sim saber o que está fazendo. Você pode fazer o que quiser, desde que esteja seguro, de que consegue representar todos esses desejos em um mapa. Se uma pessoa consegue isso, ela consequentemente terá feito um bom mapa. Harmonia é algo relativo, é como eu já disse, basta saber representar a sua ideia de forma sucinta".
Uma opinião bem interessante por sinal, agradeço muito ao caro Sky que cedeu de seu tempo à me ajudar.

Agora eu quero dizer entre ambos, Harmonia em Mapas e músicas:

"Elementos, posições e muito mais! A Combinação de um mapa bem feito, com boa iluminação, objetos bem posicionados, simetria correta e com gráficos bonitos, dão a grande sensação de conforto, você se sente bem ao andar por aquele mapa, o tamanho dele também influencia, mas um mapa tão bonito e bem feito desses, sem uma boa música que combine com seu tema e tudo que a nele, ele simplesmente virá algo sem vida, um Cenário, qualquer cenário, seja de jogos ou filmes, ele deve ser composto 50% de Objetos, iluminações (O mapa) e 50% de uma Música, mas ela deve combinar!"

[box class=titlebg]O Processo[/box]
O Processo funciona da seguinte maneira:

Tamanho => Objetos => Posicionamento => Iluminação => Mapa => Fundo Musical => Efeitos Sonoros

Ou seja, você define o tamanho do mapa, escolhe os objetos, posiciona eles, cria a iluminação, temos o mapa, por fim adicionamos o clima musical correto, os Efeitos Sonoros darão mais harmonia, eles devem combinar com as musicas do jogo e com o mapa, isso é muito importante também!

[box class=titlebg]Finalizando[/box]
Talvez pareça um tópico simples, mas eu achei interessante explicar um pouco desse assunto, peço que analisem e pensem neste método e procurem achar sempre essa harmonia, ela é um dos pontos que vai dar a emoção ao jogo, que vai trazer a vontade de jogar o seu jogo!
Espero que tenham gostado dessa maneira, agradeço novamente ao @Skyloftian, que me ajudou nesta matéria com sua opinião  :ok:

That's All~

Uma coisa que não tem como não ressaltar é o quanto a música afeta a ambientação de um mapa.

Exemplo mais fácil: Pokemon Red/Blue.

O jogo, obviamente, tinha um tileset extremamente limitado. O que diferenciava uma cidade de outra era a quantidade de casas e a maneira como eram posicionadas, fora uma ou outra construção mais única. Bom exemplo, em geral, de como simplesmente mudar o posicionamento das coisas já afeta a harmonia.

E as músicas. Cada cidade tinha sua música, e elas tinham um efeito enorme em afetar o "clima" da cidade.

Por exemplo, o clima eerie e creepy de Lavender Town devido à música:
https://www.youtube.com/watch?v=JNJJ-QkZ8cM

Compare com o tema de Celadon, a cidade do casino:
https://www.youtube.com/watch?v=yyDTx0Nn2-k

Tente imaginar o resultado se as músicas fossem invertidas.

Citação de: Ellye online 18/11/2015 às 20:10
Uma coisa que não tem como não ressaltar é o quanto a música afeta a ambientação de um mapa.

Exemplo mais fácil: Pokemon Red/Blue.

O jogo, obviamente, tinha um tileset extremamente limitado. O que diferenciava uma cidade de outra era a quantidade de casas e a maneira como eram posicionadas, fora uma ou outra construção mais única. Bom exemplo, em geral, de como simplesmente mudar o posicionamento das coisas já afeta a harmonia.

E as músicas. Cada cidade tinha sua música, e elas tinham um efeito enorme em afetar o "clima" da cidade.

Por exemplo, o clima eerie e creepy de Lavender Town devido à música:
https://www.youtube.com/watch?v=JNJJ-QkZ8cM

Compare com o tema de Celadon, a cidade do casino:
https://www.youtube.com/watch?v=yyDTx0Nn2-k

Tente imaginar o resultado se as músicas fossem invertidas.

Hmm, um pouco difícil de imaginar, mas interessante esse seu comentário!  :XD: