O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Makers Jam! - VOTAÇÃO

Iniciado por Geraldo de Rívia, 14/10/2015 às 08:47

14/10/2015 às 08:47 Última edição: 14/10/2015 às 14:14 por King Gerar


Makers Jam

» Etapa 2: Votação Tradicional

Após a entrega dos trabalhos, é a vez de escolhermos qual será o vencedor desse grande evento! Poste aqui qual foi seu projeto preferido, você tem duas semanas para avaliar todos, então não precisa ter pressa.




Regras:

  • Comentários neste tópico que não sejam votos serão deletados.
  • Apenas membros que estão participando ou com mais de um mês de registro podem votar;
  • Quem não votar e estiver participando irá perder um voto;
  • É proibido votar em si mesmo;
  • Cada membro deve votar em até dois jogos;
  • O voto precisa ser justificado. Ex: Voto em tal projeto por ele apresentar tal elemento e me convencer em tal coisa...
  • O voto será qualificado quando você postar em um dos tópicos de votação qual jogo é de sua escolha;
  • Independente do fórum que você votar, seu voto só contará em um deles, então de nada adianta votar em um projeto na MRM, um na CRM e outro na Condado;
  • Jogos que não usarem o tema de forma convincente irão perder 3 votos ao final da contagem;
  • Cabe aos organizadores a decisão de resolver eventuais impasses nessas regras;
  • A votação termina dia 27 (duas semanas de duração);




    Dimensional House
    Download


    Gênero:
    Terror,Suspense,Puzzle
    Sinopse:
    Um segurança noturno tem poder de trocar de dimensão,O que ele não sabe,é que ele Abusou demais do poder.
    Engine:
    RPG Maker VX Ace
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    Pixel X
    Download

    Gênero:
    Parkour , Arcade:
    Sinopse:
    Não tem uma historia , mas tipo , no jogo você pode escolher entre 4 personagens e se aventurar entre as fases cujo objetivo é ir até o outro lado  da fase e pegar uma maça depois voltar até o ponto inicial para poder passar de fase , até que ficou bem divertido
    Engine:
    Rpg Maker Vx Ace
    Necessita RTP:
    Não
    Imagem de Prévia:





    Purifique
    Download

    Gênero:
    Ação/RPG
    Sinopse:
    Uma pequena cidade foi tomada por demonios  por algum motivo.
    Você sera um bebe órfão que tera a responsabilidade de limpar o mal
    desta cidade com ajuda de algumas pessoas que estao em outro plano.
    Engine:
    RPG Maker VX Ace
    Necessita RTP:
    Não
    Imagem de Prévia:





    A Floresta
    Download


    Gênero:
    Puzzle, Estratégia por turno
    Sinopse:
    Um garoto deve chegar do outro lado da floresta
    Engine:
    RPG Maker VX ACE
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    The Legacy of The Skruut
    Download

    Gênero:
    Fantasia, Ação, Aventura e Dimensão paralela.
    Sinopse:
    Um garoto vivia sua vida normal, fazendo suas coisas normais até que por um motivo muito estranho é enviado para uma dimensão alternativa com o intuito de ser um dos representantes da Terra para protege-la e impedir portais paralelos no mundo ( essa versão disponibilizada é uma simples demonstração e uma Teaser do jogo, o jogo ''Full'' constará com a continuação desse breve conteúdo adicionando assim um verdadeiro ''Skruut'' no qual planejo por no jogo um sistema de IA ( semelhante ao do LoL ) ( o jogo está open-source, já que todo conteúdo utilizado não é original)
    Engine:
    RPG Maker Vx Ace
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    The Loot Quest!
    Download


    Gênero:
    Puzzle
    Sinopse:
    Nadia, curiosa exploradora acaba por cair nos jogos de Maadjah. Será que você conseguirá vencer os desafios?
    Engine:
    RPG Maker VX
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    Hell-O
    Download


    Gênero:
    Hard Shooter
    Sinopse:
    Um grupo de cientistas estão em busca da construção de uma máquina do tempo. O objetivo era para que o ser humano seja capaz de recorrer os seus erros e aprender a consertá-los voltando ao passado, não impoerta se foi há 5 minutos ou se foi há 80 anos atrás; também para avançar ao futuro e saber mais de como nossa sociedade se transformaria daqui a 1000 anos.
    Após a criação desta máquina, um dos cientistas, Blaze, se voluntariou a ser o cobaia. Só que ao entrar no módulo e iniciarem os testes, a máquina não saiu como planejado.
    Por tentarem romper o espaço temporal, houve um conflito entre as dimensões, ao invés de fazer Blaze voltar 2 semanas antes, ele foi enviado para o Inferno e a máquina do tempo se corrompeu em partes, impedindo de jovem cientista de voltar para a sua dimensão.
    Durante essa migração de dimensões, as personalidades de Blaze entraram em colapso, fazendo com que ele torne muito mau, com sede de sangue e destruição, ou muito bom, tornando uma pessoa medrosa e inofensiva.
    Enquanto isso, o grupo tenta arrumar um jeito de se comunicar com Blaze através do nosso mundo para tentar ajudá-lo a sair do inferno.
    Engine:
    RPG Maker 2000
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    A Invocação
    Download


    Gênero:
    Aventura / Fantasia
    Sinopse:
    Um mago tenta realizar um ritual de invocação junto com seus dois assistentes, mas algo dá errado durante o processo e depois de uma grande explosão ele acorda preocupado com os assistentes e aparentemente desorientado. Ele irá descobrir o que realmente está acontecendo.
    Engine:
    RPG Maker VX Ace
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    The Tester [PROTO1]
    Download


    Gênero:
    Plataforma
    Sinopse:
    O Governo resolvou criar um esquema de bloqueio para um fenda aonde muitos civis estavam indo e acabavam não voltando mais. E agora para não ocorrer mais riscos de pessoas desaparecidas, este bloqueio para fenda foi inaugurado, então contrataram um Testador. Para certifica que o ësquema esteja 100% eficaz.
    Engine:
    Construct 2
    Necessita RTP:
    Não
    Imagem de Prévia:




    Hyper Duck
    Download


    Gênero:
    ação e aventura
    Sinopse:
    Você estava passeando pelas ruas do brikyn, quando vê um pinguin DO OUTRO LADO da rua junto com a sua mãe (mãe do personagem principal), então você atravessa a rua para ver o que está acontecendo, porém o pinguim rapta sua querida mãe, e você vai atrás em um portal dimensional
    Engine:
    RPG maker VX ace
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    Life Line
    Download

    Gênero:
    Mistério, Suspense.
    Sinopse:
    Um garoto acorda, em meio ao nada, não sabe o que está havendo ali.
    Uma voz fala com ele, e agora ele está em um impasse, achar seu assassino em 13 minutos,
    é matar ou ser morto!
    O jogo conta com 3 finais diferentes.
    Engine:
    RPG Maker VX ACE
    Necessita RTP:
    Não.
    Imagem de Prévia:



    Hunter Of Fantasy
    Download


    Gênero:
    Fantasia, Aventura
    Sinopse:
    Nas suas férias Leo decide comprar um jogo, porém não imaginava que poderia ser o personagem principal desse jogo (Hunter Of Fantasy), seus pais são sequestrados pelo Senhor Sem face (Principal vilão do jogo) e para recupera-los ele embarca em uma incrível jornada cheia de Fantasias e Aventuras.
    Engine:
    Rpg Maker VXAce
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    A Lenda de Yara
    Download


    Gênero:
    Medieval/Fantasia
    Sinopse:
    O que acontece quando a Princesa toma o lugar de nosso amado herói?
    Embarque nesta aventura com a Princesa Yara, atrás do nosso querido herói que foi capturado pelo Senhor Negro.
    Engine:
    RPG Maker XP
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    Destroy the OtherSiders
    Download:
    Aqui
    Gênero:
    Tower Defense
    Sinopse:
    Quando aliens muito loucos do outro mundo atacam, é o seu dever defender o mundo da devastação.
    Engine:
    Construct2
    Necessita RTP:
    Não
    Imagem de Prévia:




    Do outro lado
    Download


    Gênero:
    Aventura, Mistério
    Sinopse:
    Um menino acorda em uma montanha sem memória nenhuma e com isso ele tem que descobrir como chegou ali e qual o seu propósito lá.
    Engine:
    RMVXA
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    Joe do Outro Lado
    Download


    Gênero:
    Fantasia e Aventura
    Sinopse:
    Joseph um jovem de 20 anos que tem vários problemas de insonia, passa suas noites lendo livros,
    mas em uma noite nada normal ele encontra uma passagem em um velho espelho da sua casa,
    essa passagem o levará para O Outro Lado.
    Engine:
    RPG MAKER VX
    Necessita RTP:
    Sim
    Imagem de Prévia:




    Vote no seu projeto favorito e que vença o melhor projeto do público maker.
    Parabéns e Boa Sorte aos participantes!



    Apesar do resultado, pode-se dizer que todos estes participantes são guerreiros e verdadeiros makers. Parabéns a todos!
    ~Star Gleen




    Este evento é uma parceria de:


Joguei todos.
Eu gostei bastante do Pixel X, mas devo dizer que meu voto vai para o Destroy the OtherSiders.
Motivo: Ele me lembra pra caramba os jogos da saga Civilization, principalmente um mobile que eu gostava bastante apesar de nunca ter conseguido terminar o jogo. Fazia tempo que não jogava algo no estilo.

14/10/2015 às 13:45 #2 Última edição: 15/10/2015 às 15:57 por Uhtred
Opa, saíram vários jogos ai nessa Jam! To meio ocupado mas depois pretendo jogar todos e então retorno com o meu voto.

Ok, já estou jogando e pretendo escrever um pouco sobre cada e medir cada um pelo meu nível de diversão, claro que vou levar um pouco em conta gráficos e o trabalho que deu criar os jogos, mas da mesma forma que não gosto de jogos profissionais apenas por gráficos, também irei analisar aqui pela minha satisfação em jogar, então:




Spoiler
Dimensional House:
Eu gostei da ideia do sistema de se apertar o botão pra mudar de dimensão, mas ficou bem bugado aqui e uma hora travou geral... não sei se o problema foi o meu PC ou foi pela quantia de eventos rodando juntos (creio que seja isso). O fato é que eu não consegui jogar por muito tempo por conta disso.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 1

Pixel X:
Esse me agradou, mas não passei da primeira fase... talvez eu seja muito ruim, vou tentar novamente, mas gostei da primeira fase. Não curti muito a forma como fez a tela de título, poderia ter polido melhor nessa parte pra deixar mais funcional, pois cada vez que eu morria tinha que ler aquela introdução e só depois podia continuar outro jogo salvo, creio que uma tela de título normal com Iniciar, Continuar e Sair seria mais satisfatória, o autor decidiu "inventar" demais e acabou piorando as coisas.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 5

Purifique:
Ahm...eu não consegui jogar, comecei o jogo e um monstro começou a me atacar sem parar e pior que nem morrer eu consegui huahuha depois abri o editor pra tentar realmente começar o jogo, coloquei o herói no primeiro mapa, mas mesmo assim não rolou o jogo.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 0

Floresta:
Ah, eu morri...e sei lá, jogos assim não me trazem diversão nenhuma, mas como eu disse no início lá, vou avaliar seguindo o meu padrão de divertimento, certamente tem quem goste desse estilo de jogo, mas eu sinceramente não vejo graça nenhuma em ficar lutando contra monstros em uma batalha em primeira pessoa. O ponto positivo foi que o jogo aparentemente até onde eu cheguei não teve nenhum erro, diferente de todos os demais que eu joguei até agora, foi o mais polido.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 3

The Legacy of The Skruut:
Beem, mais um com bugs aqui. Eu sei lá o que aconteceu cara, eu cheguei no labirinto lá, e começou a ter batalhas, juro que joguei uma só e depois fugi de todas, aí no final apareceu uma personagem e deu uns bugs bem doidos e acabou o jogo ahuhahauh sei lá, a história apesar de várias pontas soltas pode ser até boa se melhor trabalhada, e a trilha sonora me agradou bastante, de resto, não vi jogo nenhum aqui.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 1

The Loot Quest!:
Sim, até agora o melhor que eu joguei (estou indo em ordem), achei o jogo bem polido, os sistemas funcionaram perfeitamente e os puzzles, apesar de serem daquele estilo "RPG Maker Puzzle's since 1995", foram bem feitos e funcionais. Senti falta apenas de uma originalidade maior nesses puzzles, mas tá, eu joguei mais de 10 minutos e até que me diverti, morri várias vezes e ao invés de fechar logo o jogo tentei finalizar. Só não terminei porque não peguei a peça do puzzle lá no labirinto infinito (seria o das paredes invisíveis?). Gostei.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 6

Hell-O:
Boa, o que eu escrevi do jogo anterior, sobre ter uns puzzles mais originais eu encontrei nesse jogo aqui! Ótimo jogo, e o início me lembrou muito de um jogo que eu fiz pra Jam do Cronus, usei a mesma história de cinentistas testando uma máquina do tempo e indo parar em outra dimensão, até a máquina era parecida ahuhau mas enfim, o sistema de tiro tá bem legal, mas a dificuldade daquele puzzle em controlar o tiro foi muito grande, só consegui parar uma engrenagem e depois fiquei um tempão tentando controlar o tiro pra parar as outras, infelizmente não consegui passar adiante dessa fase por conta do pouco tempo que tenho, talvez mais adiante eu tente novamente. Mas gostei bastante do que eu vi.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 7

A Invocação:
Olha, não consegui chegar até o final do jogo, e apesar de achar que ele foi bem construído eu infelizmente não tive assim tanta vontade de continuar. Acabei dando game over duas vezes, creio que faltou alguns itens por aí espalhados para recuperar o HP, ou se tiverem escondidos, eu não os encontrei...chega uma hora que quando acaba o MP e não tem mais como lançar magias fica difícil enfrentar todos os monstros. No mais, o jogo como eu disse é bem construído, mas achei ele bem "genérico", sem nada muito atraente e basicamente é um jogo centrado no ABS do Khas, como eu gosto de ABS até me diverti um pouco, mas bem pouco.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 5

The Tester:
É um plataforma, e sendo plataforma a coisa mais importante é a mecânica do jogo, e eu achei meio complicado e ruim o pulo com a tecla D pressionada, sem contar que alguns obstáculos parecer estar lá só pra preencher mais os mapas. Faltou também uma imersão maior, jogo sem som e sem história e apesar de não estar avaliando os gráficos, acho que nesse estilo plataforma eles possuem uma importância bem relevante. Enfim, não cheguei até o final desse também pois me irritei um pouco com o pulo, creio que seria melhor se os mapas e obstáculos fossem melhor trabalhados e tivesse inserido som e melhorado os gráficos.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 4

Hyper Duck:
Ah, é interessante ... eu achei legalzinho, nada tão divertido mas também não é tão ruim. Os gráficos são feios mas diferentes, não decidi ainda se isso é bom ou ruim hauhuah consegui passar da primeira fase e achei a dificuldade boa, já na segunda aonde aparece as garras azuis do além eu não achei o caminho e morri todas as vezes e não tive mais vontade de começar tudo de novo, creio que a possibilidade de salvar entre as fases melhoraria muito isso, seria bem melhor do que os 3 continues. Nada demais, mas me prendeu por um tempo.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 5

Life Line:
Opa, aqui temos um jogo interessante...achei ele muito bem feito, fez um bom uso dos scripts e mudou os gráficos, fez um sistema de celular que apesar de pouca utilidade ficou legal, criou uma história completa e deixou tudo em harmonia. É mais um jogo-história pois não tem muito o que se fazer, mas já devem saber que eu gosto disso, então eu gostei bastante do jogo. Consegui o final verdadeiro mas foi apenas um chute, pois na verdade o único problema que eu achei aqui foi a falta de maiores informações para que o jogador possa descobrir sozinho o que aconteceu, talvez eu tenha pulado alguma parte ou é dessa forma mesmo, não sei...mas acho que faltou aquela pista, algo que intrigasse o jogador, pois até a hora da escolha eu não estava entendendo nada muito bem, ficou um pouco confuso e sem um desfecho tão favorável, na minha opinião. Também achei um errinho na hora de reunir a galera no ginásio, primeiro eu encontrei o Yakihito (não lembro o nome) e depois encontrei os outros, porém tive que ir lá buscar o Yakihito de novo, e a cena se repetiu. Mas enfim, eu gostei, entrou bem no tema.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 7

Hunter of Fantasy:
Well, eu confesso, joguei só até sair da primeira ilha. Como aconteceu com outro jogo da lista, esse não é lá muito o meu gosto, acho que o autor se esforçou e fez mapas mais legais e usou scripts, fez uma histórinha lá e tal mas isso por si só não faz um jogo ser divertido. Eu entrei naquela sala da primeira ilha e começou a brotar inimigos, sendo que só um ataque meu matava o inimigo, mas então pra que diabos fazer isso? Se for pra ficar tendo batalhas padrão do RPG Maker contra inimigos padrão do RPG Maker, eu apenas abro a database e faço batalhas de teste, nem precisa ser um jogo. Ok, eu tive que achar uma serra pra desbloquear uma pedra (???), esse foi o maior puzzle do jogo. Talvez mais pra frente melhore, mas eu não tive vontade de continuar. Sei que foi feito em 3 dias e isso é pouco, e também sei que tem quem goste desse estilo, mas a mim realmente não atrai, peço desculpas ao criador caso tenha sido um pouco grosseiro, mas é o que eu acho.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 3

A Lenda de Yara:
Achei muito semelhante ao anterior, e minha análise é a mesma. Apesar de que esse não tem nem uma história muito aparente, e falta uma música e maiores detalhes pra submergir o jogador. Apenas um sistema do XP de batalha e você tendo que derrotar inimigos e passar de mapas, não me agrada esse estilo de jogo então nem fui até o final dele, talvez pudesse ter mais coisas depois que você encontra o carinha lá, mas é importante que o criador do jogo mantenha o jogador fixo até o final, e o início é o mais importante. Se o começo do jogo for ruim, dificilmente ele vá chegar até o final, e vários dos jogos até aqui pecam bastante nesse aspecto, esse foi mais um deles.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 3

Destroy the OtherSiders:
Sem dúvidas o mais polido de todos, tudo original e bonito, apesar de eu particularmente não ter gostado da música, acho que uma mais agitada cairia melhor aqui. Não sou muito fã desse estilo de jogo e não sei, eu cheguei até a Onda 6, eu tentei liberar a segunda unidade ali, aquela que deveria atirar coisas no inimigo mas por algum motivo ela nunca ficou pronta pra ser usada, então me contentei com o primeiro e uma barreira lá que não adiantava muito, apesar do alto valor de crédito que ela cobrava. Não sei se é um bug ou se ele demora tanto tempo mesmo pra ficar pronto, dá uma olhada nisso aí. Outro fator que me incomodou um pouco foi a demora pra aprontar as coisas, certamente mais adiante as coisas ficam mais rápidas mas o início é meio monótono demais, juntando isso com a música repetitiva me fez dizer "bleh"... Mas eu consegui me divertir sim, e acho que continuando sem ter morrido (sim eu morri) creio que as coisas ficariam melhores.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 7

Joe do Outro Lado:
Uuhhh cara, que baita erro ter deixado o herói com aquela velocidade...tipo, o personagem se arrasta e nem conseguir correr eu consigo. Entendo que deva ter sido um erro, e sei que o tempo foi curto pra fazer o jogo, mas nada que um simples teste não fosse resolver, correto? Eu até gostei do mapa inicial, mas depois veio a historinha lá de fugir de monstros e tal mas andando naquela velocidade fica praticamente impossível de jogar, então eu acabei morrendo e nem tentei mais jogar novamente. E eu sei, o autor do jogo deve estar querendo se matar por cometer um erro desses (se é que foi erro mesmo), mas infelizmente não tem como jogar cara.
:cool: Uhtred Satisfaction  : 2
[close]




Bem, finalmente terminei! Acabei de jogar todos os jogos e fiz comentários em todos, talvez alguns autores não gostem do que eu disse, mas melhor dizer alguma coisa do que nada, certo?

Antes de mais nada, quero parabenizar todos por terem feitos os jogos e entregue eles a tempo, fazer um jogo pra uma Jam é complicado e o cara precisa se programar pra conseguir fazer tudo em tão pouco tempo, eu sei disso porque nunca consegui entregar nenhum jogo a tempo, na verdade até tentei uma vez e enviei mas deu pau no download e fui desclassificado ahuahah e da outra vez eu entreguei depois do prazo e não competi, mas sempre vale a experiência e tenho certeza que todos saem um pouco melhores depois de entregar o jogo, aprendem coisas e etc.

Fiz minhas avaliações sendo bem sincero, poderia ter dado uma nota maior para aqueles jogos que eu não gostei, mas não estaria sendo sincero e acho que a intenção aqui não é passar a mão na cabeça de ninguém, então apenas avaliei seguindo os meus parametros, portanto não fiquem bravos comigo e nem achem que eu sou um idiota que falo mal de tudo, os jogos que eu gostei eu comentei porque gostei assim como os que eu não gostei, são minhas opiniões e eu posso sempre estar errado.

Meus votos vão para Hell-O e Life Line.

Eu também dei a mesma nota para Destroy the OtherSiders, mas por preferência de estilo de jogo optei pelos outros dois.



Mudando de assunto, vejo a galera votando tanto aqui quando em outros fóruns sem nem ao menos testar todos os jogos, eu particularmente acho isso meio sacanagem com quem fez o seu joguinho e entregou ele, por pior que seja o cara fez o jogo e teve trabalho nisso e o mínimo que se espera é que tenham ao menos jogado ele....se teve problemas, tudo bem, agora só não jogar por não jogar é meio sacanagem, na minha opinião.

Eras isso, qualquer coisa se quiserem me xingar, sintam-se a vontade!  :cool:

The Loot Quest! foi o que mais me chamou a atenção. Projeto muito interessante com temática bem legal e atraente. Nada de especial, gráficos bem bonitos ( rtp *-* ) e com temática boa. Meu voto vai para ele!
Prazer, Terror dos Modinha

Ainda estou jogando os jogos, mas to passando pra lembrar que pode votar em 2 projetos!!!
:ok:

Bem meu voto vai para o  jogo Life Line simplesmente é épico esse jogo. :*-*:,mas ainda to bolado não
consegui terminar meu jogo a tempo  :T.T:.mas esse jogo que eu votei merece ganhar. :ok:

Voto no Destroy the OtherSiders, curto muio jogos e TowerDeense! Joguei o jogo e curti pacas  :XD:

That's All~

Nem sabia que tinha um concurso assim rolando, uma pena. Joguei todos os jogos e, sinceramente, não é muito difícil escolher um para votar, a qualidade gráfica dos jogos está bem fraca, e a programação em geral também. Tudo muito simples, tudo muito previsível, se é que podemos colocar dessa maneira.

Entendo que a premissa do jam não é fazer the fucking amazing game of the age, mas, mesmo assim, tem como fazer algumas coisas bem legais em um curto espaço de tempo. Não custa nada dar uma customizada nas coisas, adicionar alguns sistemas simples, modificar a parte gráfica dos sistemas que já estão prontos por aí. É esse tipo de coisa que traz o diferencial, e foi justamente isso que faltou na maioria dos jogos.

Uns e outros se destacam, algumas ideias são realmente boas e, se fossem mais trabalhadas, poderiam render um jogo e tanto. Vale lembrar que é minha opinião a respeito.

Meu voto vai para Destroy the OtherSiders. O jogo é bem simples, mas conta com um sistema bem desenvolvido, gráficos bem trabalhados e, acima de tudo, é ótima para passar o tempo.

15/10/2015 às 11:33 #8 Última edição: 15/10/2015 às 12:02 por Nandikki
Eu não vou baixar nenhum jogo que precise de RTP ou sei lá o que por um motivo bem óbvio: quando você quer baixar um jogo, você quer baixar o jogo e não ter que ficar caçando uma penca de outras coisas pra baixar. Vocês fazem jogos para as pessoas em geral ou só fazem jogos para desenvolvedores de jogos?


O cenário matou todo o jogo. Para criar obstáculos (ou definir o caminho) o criador aloprou e muito nuns troços amarelos giratórios. As mensagens guias que aparecem também estão minimamente trabalhadas.

P.S: o 'th' não pega.
Tudo ótimo, mas senti falta de um guia para saber como diabos mover o espadachim pra tela (não me julguem). Eu demorei a conseguir e até agora não sei como fazer exatamente, só sei que eu aperto em todos os botões do mouse e arrasto e clico etc.


Nada pior do que comprar um produto e não vir o que foi prometido. "Necessita de RTP?: Não" depois "RPGVXAce RTP is required to run this game". O mesmo para Purifique.


Tudo ótimo². O português e a Windowskin podiam ser melhores, assim como a música de Game Over.

Enfim, enfim, meu voto vai para Pixel X e Destroy the Othersides.

Citação de: Nandikki online 15/10/2015 às 11:33
Eu não vou baixar nenhum jogo que precise de RTP ou sei lá o que por um motivo bem óbvio: quando você quer baixar um jogo, você quer baixar o jogo e não ter que ficar caçando uma penca de outras coisas pra baixar. Vocês fazem jogos para as pessoas em geral ou só fazem jogos para desenvolvedores de jogos?

Em defesa de jogos dependentes de RTP, é mais inteligente você ter que baixar o RTP uma vez só e jogar todos os jogos sem problemas do que baixar jogos que incluem o RTP todo várias vezes. O RTP do RMVXA é pesado, e isso significaria baixar vários jogos de 200+MB.
Fora isso, tem o fato óbvio de que esse evento foi postado em fórums que tem "RPG Maker" no nome. É óbvio que os autores vão esperar que os jogadores instalem o RTP pra jogar se já não tem. É esperado que a maioria dos jogadores que vão votar sejam usuários da ferramenta. Não se esqueça que isso é uma Jam de 3 dias, todo mundo quer ser prático pra upar e baixar jogos.




Eu ainda to jogando os jogos e escrevendo minhas impressões de cada um, espero poder dar meu voto em breve.

Só pra constar, terminei minha avaliação e meus votos tão lá em cima...só caso passe despercebido já que eu já tinha postado antes e agora só editei aquele comentário anterior.

Eu já votei lá no MRM, porém vou postar aqui também pra ver se incentiva a galera a votar aqui no CRM também.



Vamos ao feedback dos jogos (em ordem alfabética):

A Invocação

  • A história não é algo que chegue a te prender por muito tempo, mas eu gostei do enredo.
  • Achei muito bacana o jogo de perspectiva que ele usou em espelhar os mapas quando estão em dimensões diferentes. Foi uma boa sacada.
  • Percebi que a colisão é falha, não sei se foi por conta do movimento diagonal, só que tem partes que o herói sempre fica entalado em algum objeto sem ao menos encostar nele.
  • A batalha também não é muito precisa, uma hora você consegue atacar, outra não e o inimigo sempre te acerta. Os danos não são bem equilibrados, você é muito fraco e o inimigo é muito forte então se eu fosse ter que matar todos seria morte na certa. Por isso eu achei mais fácil evitar as batalhas e sair driblando todo mundo, seguindo a história.
  • Reforçando o elemento anterior, já que ele não teria algum item que se recupere, seria legal se tivesse alguns power-ups que deixe você invulnerável por um certo tempo, ou de congelar os inimigos (que seria mais prático com o tempo estipulado pelo evento) ou até mesmo de deixar as magias mais fortes temporariamente. Caso o power-up não teria sido uma boa ideia, que poderia deixar pelo menos o herói regenerando seu HP gradativamente para não fazer com que o jogador desanime de enfrentar todos os monstros.
  • Sempre que eu alternava as teclas rapidamente o script dava um erro crítico e fechava o jogo. Era uma coisa muito aleatória.
São compreensíveis alguns problemas porque o tempo era curtíssimo e às vezes deixamos alguma coisa pra trás. Creio que os elementos que apontei poderiam ser ajustados facilmente se não tivesse tanto compromisso com o tempo, no mais eu gostei de jogá-lo e espero que você faça uma edição definitiva do game. Talvez estendendo o enredo seria interessante, com as colisões e as batalhas operando tudo bonitinho.

A Lenda de Yara

  • Acho que foi o único participante, praticamente, que usou o tema de uma forma, digamos, diferente. Enquanto todo mundo pensou em dimensões paralelas, múltiplas personalidades, ele simplesmente fez uma inversão de papéis, onde é a princesa que salva o herói. Achei isso genial!
  • Tive problemas para descobrir qual era o botão de menu. Daí então que eu descobri que é o Page Up, e na outra build ele já deixou um txt explicando melhor.
  • Tem um bug engraçado nesse menu onde você não consegue sair sem antes minimizar e restaurar o jogo.
  • Na parte da mina, eu acabei travando no teto ao descer uma escada, a heróina/princesa (#mindfuck) ficou agarrada lá e não consegui prosseguir com o jogo.
  • Falta de Soundtrack. Creio eu que o autor acabou não tendo tempo de colocar fundo musical em seu jogo.
O jogo tem um enredo bacana, a intenção foi ótima, só que eu notei que o jogo ficou um pouco vazio. Mas parabéns mesmo assim por ter conseguido concluí-lo em 3 dias.

Destroy the Othersiders

  • A habilidade do autor em pixel art é descomunal.
  • O começo do jogo até que fica desafiador, porém depois da Onda 6 ou 7 por aí, consegui burlar o jogo enchendo a tela com unidades estrategicamente posicionadas, deixando o notebook parado por horas e horas e o jogo continuava rolando, causando um loop infinito. Acho que pra solucionar isso, cada unidade poderia ter uma barra de duração onde um certo tempo essa unidade morria como se tivesse morrido de cansaço. Talvez isso o deixaria mais desafiador e ia prender mais a atenção do jogador.
Não tive muitas observações por ser um jogo bem simples mas não deixa de ser hilário.

Dimensional House

  • A história parecia ser interessante, só que na hora de jogar não tinha nada dentro da proposta do jogo.
  • Não gostei do botão de trocar de dimensão ser o mesmo de ação. Ficou meio zuado quando eu queria ir para outro lugar e tinha que apertar o botão de confirmação. Ficaria melhor se usasse outra tecla e deixava o Z exclusivamente para interação do herói.
  • Tem mapas que o herói corre e outros não.
Esse foi um dos jogos que eu menos gostei. Não prendeu muito a minha atenção. Faltou originalidade. Sinto muito por ser um pouco mais rígido na sua avaliação, leve isso como uma crítica construtiva.

Do Outro Lado...

  • Jogo muito curto, porém objetivo.
  • História boa. O autor parece que se preocupou com a elaboração do enredo.
  • No começo as batalhas são desanimadoras porque os monstros são muito overpower. Tinha vez que eu preferi reiniciar o jogo do que enfrentar o monstro pois eu sabia que eu ia morrer. Depois que o Pessoinha entrou no grupo ficou mais tranquilo.
  • Aproveitou bem cada mapa do jogo.
  • Outro jogo sem soundtrack, exceto nas batalhas. Creio que o autor também não teve tempo de selecionar as músicas e preferiu deixar sem música para não se embananar no resto do projeto com o curto tempo do evento.
Não tenho muito o que falar mais além dos pontos apresentados acima. O jogo foi bem curto, enredo bem explicado. Apenas.

Floresta

  • O enredo até que ficou legal.
Acho que só. O jogo ficou muito manjado, mas não deixa de ser um jogo bom. Foi bem curto e claro, não tenho muito o que falar mais sobre...

Hell-O
Bom, não posso votar em meu próprio projeto. Porém eu fiquei esses 3 dias só com a cabeça no projeto e me esforcei muito pra deixar um jogo redondo e bem conciso. Talvez eu tenha fracassado, mas eu fiquei satisfeito com o resultado do jogo. Não sei aos demais. Sei que muitos não vão querer jogar por causa do RTP do 2000, porém eu gostaria que fizessem o mesmo esforço que eu tive pra instalar o RTP do XP, VX e VX Ace pra avaliar todos.
Espero que as pessoas avaliem pelo jogo e não pela engine que foi utilizada... afinal, o objetivo do evento é exatamente o contrário.

Hunter of Fantasy

  • Achei interessante a história do menino entrar num jogo de tabuleiro e sentir na pele dos heróis daquele jogo. É tipo um jogo dentro de um jogo.
  • O oposto dos outros projetos. O herói é overpower, o cara já começa no Nível 99. Então foi moleza prosseguir o jogo.
  • Infelizmente não consegui zerá-lo porque os eventos travam os movimentos durante a cutscene do final onde eles encontram o Homem Sem-Face.
  • Sistema de estágios/fases deixou o jogo diferente dos demais.
Gostei muito do jogo. A história me prendeu, pena que não consegui zerar por conta do bug. Creio que agora com tempo e calma, tenho certeza que o autor vai caprichar bem caso ele queira fazer uma versão definitiva.

HyperDuck

  • Proposta de mini-game até que legal. Me lembrou Frogger, grande clássico!
  • Soundtrack bacana, mas quase me deixou surdo. Não joguem esse jogo com fones de ouvido! rsrs
  • Um bug bem loko que encontrei: se você encostar no portal pelo lado ele muda de sprite com as letras Yes e No que o autor utilizou na tela de Game Over e por cima ele se transforma em quadrados piscantes. Faltou ajustar o charset ou deixar o evento como gráfico fixo.
  • A colisão dela podia ser melhorada. Tem vez que eu nem chego perto daquelas lâminas que já morro.
  • Essas mesmas lâminas elas não respawnam quando a fase é reiniciada. Não sei se foi intencional ou se passou despercebido, mas pra mim deu impressão de erro.
  • Dificuldade desafiadora. Adoro isso! Certas partes você tem que morrer zilhões de vezes pra entender a lógica pegar o timing dos obstáculos. Eu sempre fui fã de jogos impossíveis e não sei se o seu jogo poderia se classificar de tal forma. Não sei se é porque já estou acostumado com esses tipos de jogos mas consegui zerar de boa com poucas mortes apenas. Se você calcular bem os movimentos você passa tranquilo.
  • Enredo meio non-sense, mas quem liga pra isso? O que te prende no jogo não é a história e sim o desafio de passar cada fase.
Apesar dos gráficos estarem bem undergrounds, foi um dos jogos que mais me diverti. Não sei se é pelo meu apego a jogos hardcore que me atraiu, mas se você fizer uma versão estendida, com certeza vou querer jogar e, provavelmente, gravar um Perfect Run (Gameplays sem morrer) do seu jogo e postar no meu canal do Youtube. Parabéns!

Joe do Outro Lado do Mundo

  • O herói anda muuuuuuito devagar. Isso deixa a jogabilidade um pouco cansativa.
  • Consigo andar sobre o teto e outros problemas de colisão como não conseguir passar por baixo do topo da árvore.
  • Certas partes do mapa me deixou muito confuso do que é a saída, o que era objeto o que não era...
O jogo em si não está muito claro. Começou com uma proposta muito legal e foi desanimando no meio do jogo. Creio que se o autor caprichar com mais calma no jogo ele fará um bom jogo. O que me desanimou mesmo foi a velocidade do herói, quase não consegue se esquivar dos monstros direito por conta disso.


Legacy of the Skruut, The

  • História ficou bem bacana, porém ficou tudo muito confuso.
  • Soundtrack me ajudou a ter o clima do jogo.
Pelo que eu notei, o autor não teve muito tempo para produzi-lo, mas queria participar de qualquer jeito e apostou com a sorte, tanto que o jogo acaba do nada. Até pensei que tivesse morrido e joguei e novo pra comprovar que o jogo realmente acabava ali. Como ele mesmo disse, pretende fazer uma versão definitiva, mais explicativa e melhor. Espero que você continue pois ele tem potencial.

Life Line

  • Só achei estranho o tempo que continua rodando enquanto aparecem as mensagens ou durante a cutscene. Isso te impede que querer prestar a atenção na história porque você quer terminá-lo logo antes que o tempo acabe.
  • A história até que algo que te prende, pois você quer encontrar logo as pistas para descobrir quem será o seu assassino antes que ele te mate.
É um jogo até que legal. Só não consegui acompanhar muito bem o roteiro por causa do tempo que continuava contando enquanto ele explicava as coisas, que acabou me obrigando a sair cortando as mensagens e sair fuçando na raça.

Loot Quest, The

  • Puzzles! Outro jogo que prendeu minha atenção.
  • Armadilhas bem montadas, me dando alguns minutos de estudos para fazer o movimento certo e escapar de todos os obstáculos.
  • Algumas colisões foram injustas. O espinho tinha descido mas ainda sim você é atingido no primeiro frame. A colisão das pedras ficou muito estranha também e ao mesmo tempo compreensível se o autor quis exigir que o jogador faça movimentos mais precisos, mas encostar do lado da pedra e morrer achei um pouco estanho.
Não tem muito a falar porém curti bastante, o pingo de dificuldade imposto pelo autor ajudou a prender o jogador. ainda mais a trollada no final, te forçando a explorar melhor cada sala.

Pixel X

  • Proposta bacana, diferente...
  • A fricção é um pouco bugada, por conta dela você não consegue fazer movimentos rápidos e até não pular quando você aperta o botão de pular ao aterrissar.
  • Os menus ficaram confusos. Continuar você começava o jogo do início e o Sair também iniciava o jogo. Pra dar Load no jogo é uma tremenda burocracia: tem que iniciar o jogo começar, esperar o diálogo acabar, chamar o menu de salvar e ir na opção Load. Isso poderia ser evitado se esse menu de load aparecesse na opção Continuar.
Por conta da jogabilidade falha, acabou me desanimando de continuar a jogar. Todavia o jogo está bem legal, é só trabalhar mais no controle do personagem que não ficou legal. Entendo como é difícil fazer plataforma no RM e o tempo curto não lhe permitiu que fizesse algo mais preciso.

Purifique

  • Epa! Peraí... Mal começou o jogo e já tomei um Awesome Combo no meio da ideia (quem já jogou Killer Instinct vai manjar)? Esperei uma introdução ou então deixar o jogador preparado para a chegada do inimigo.
  • Ok, continuei jogando, quando a barra de HP esvaziou-se, eu simplesmente não morri. Quando eu acerto o inimigo (primeiro tive que apertar todos os botões do teclado pra descobrir que é o A que ataca), tira HP mas a barra dele nem se mexe.
Fiquei 15 minutos esperando por algo, se era pra enrolar, ou se era pra morrer... eu não sei. Só sei que o jogo não passa disso e nem sei como ele veio parar aqui. Não querendo desmerecer o criador, mas acho que ele colocou o jogo de qualquer jeito, no gelado com batata. Se o autor quiser se defender explicando o que se deve fazer na primeira batalha, por gentileza, para que eu possa avaliá-lo melhor pois eu não entendi o jogo.

Depois dessas avaliações meus votos vão para: Hunters of Fantasy e HyperDuck pois foram os jogos que eu mais gostei de jogar, apesar dos bugs, são propostas realmente muito boas e ideias que, se pasarem pra frente, serão jogos muito bem produzidos.

Ufa! Joguei todos!
Meus votos são para:


Life Line
Apresentação do jogo (leia-se tela de título) muito
bem feita, o que dá uma vontade imensa de entrar no jogo
(não se julga um jogo pela Title, mas...)
Eu gostei muito da história do jogo, conseguiu me prender
até o final e jogar outra vez para saber os outros finais
(nem havia pensado em salvar o jogo com a câmera).
E que música envolvente!
Está de parabéns!
Só uma coisinha sobre o mapeamento,
RMDS+ Sample Maps an Passabilities mandou lembranças!
Nos créditos de Mapping, você colocou Skies, poderia creditar
a Enterbrain, frescura minha ou não, pois você editou mapas feitos por eles,
como o Classroom B, o School Entrance e o Gym, os outros
não tem no pack citado acima, creio eu que foi você quem fez!

Repito, está de parabéns pelo jogo!


Pixel X
O jogo em si não tem uma forte razão para ser jogado,
mas esses gráficos me levaram há um passado distante...
Bem bacana um jogo de plataforma feito no maker.


Eu gostei muito de ver os trabalhos entregues, apesar de
muitos estarem infestados por Bug's Bunny,
3 dias é muito pouco tempo para se fazer algo perfeito!
Parabéns à todos que conseguirar entregar seus
jogos!
Acima de tudo, o que vale é o aprendizado que uma
JAM proporciona!
Até mais e espero ver algumas dessa ideias indo em frente!
Abraços!

A Votação termina hoje pessoal, se você ainda não votou, corre porque ainda dá tempo, seu feedback é muito importante para quem está participando