O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Avaliem minhas ideias

Iniciado por Felipe_Bob, 08/02/2015 às 08:37

08/02/2015 às 08:37 Última edição: 08/02/2015 às 09:50 por Felipe_Bob
Galera, primeiramente boa tarde.

Desde criança conheço o RPG Maker, inclusive já criei alguns jogos durante minha infância (nada muito elaborado). Com o passar do tempo me distanciei. Me arrisco a dizer que os raros contatos com o RPG Maker que tive nos últimos 8 anos foram motivados por lampejos de criatividades, tentei criar alguns projetos, mas não dei sequência e acabaram restritos apenas a pensamentos, nem chegando ao papel. Hoje vejo o RPG Maker uma ferramenta para desenvolver minha criatividade, que ficou perdida no decorrer desses anos. Vou expressar algumas ideias que tenho e gostaria da avaliação de vocês:

Obs: Como não pensei ainda em nomes, irei me referir ao protagonista por "Joãozinho".

______________________________________________________________________________________
Ideia 1:
O Mundo:

     A história se passa em uma realidade medieval, semelhante à descrita em qualquer livro de história, porém com algumas diferenças básicas:
1. Existência de magia.
2. Existência de "entidades divinas".
3. O ensino não é dominado pela Igreja e nem restrita a nobreza, todas as crianças podem frequentar escolas (muito ruins), onde se aprende a ler, somar/subtrair, além de um conhecimento superficial sobre história e geografia.
A Magia:
     O uso da magia se restringe a duas possibilidades: raros artefatos ou pactos com alguma "entidade".
O enredo:
Início: (10% do jogo)
      A primeira cena do jogo revela Joãozinho vendo sua mãe ser assassinada na frente de seus olhos, na época era uma criança de 9 anos e não podia fazer muita coisa para ajudá-la.
     27 anos se passam e Joãozinho, que havia se tornado um arqueólogo, vaga pelo mundo com um objetivo misterioso. No início do jogo temos apenas duas pistas sobre a motivação de nosso protagonista:
1. Está ligada a morte de sua mãe.
2. Não é vingança.
      O início do jogo foca nas tentativas de Joãozinho de alcançar seu objetivo. Para isso ele visita o mundo dos mortos por alguns minutos por meio de magia, profana alguns túmulos, realiza alguns rituais, ajuda alguns "líderes religiosos", porém tudo é em vão (uma ou dessas tarefas fazem parte do jogo, a maioria fazem parte do passado e são apenas citadas em alguns diálogos durante o jogo).
Meio: (60% do jogo)
      O objetivo de Joãozinho é revelado ao jogador: o mesmo busca uma forma de trazer sua mãe de volta a vida, por isso roda pelo mundo com esperança de que alguma das inúmeras lendas que contemplem tal assunto seja verdadeira.
      No início as buscas eram por esperança de que a pessoa que mais amou em toda sua vida lhe seja devolvida, porém com o passar do tempo as lembranças da mãe foram diminuindo, assim como a lógica de toda sua jornada. Hoje Joãozinho nem tem mais tanta certeza do porquê disso tudo, porém esse tem sido o único sentido de sua vida até o momento, não é tão simples dar um ponto final, desistir lhe daria uma sensação de vazio, se sentiria incompleto.
     Depois de tantas tentativas em vão, o mesmo se rende ao fato de que seu maior temor é real, a lenda mais famosa, entretanto a mais perigosa e utópica, seria sua única opção: "Só a Morte tem total controle sobre as almas que cruzam esse mundo em direção ao mundo dos mortos, e vice versa".
     Dessa forma Joãozinho foca todos os seus esforços em capturar a "Morte", para isso ele deve buscar os itens certos, desenvolver as habilidades necessárias e adquirir conhecimento suficiente.
     Durante essa "parte" da história uma dúvida é deixada no ar... muitas vezes duvidamos da verdadeira intenção de Joãozinho... Ele realmente tem esperança de conseguir completar esse feito? Ou seria apenas uma redenção? Joãozinho ainda acha possível rever sua mãe depois de tantos anos? Ou nosso protagonista teria apenas aceitado que existem coisas na natureza que estão fora de nosso alcance e embarcar nessa missão, quase suicida, seria uma forma honrada de encerrar sua jornada?
      Para ser sincero também não sei a resposta (kkkk)... Tudo irá depender do final. Já tenho algumas ideias, mas ainda não sei qual irei usar.
Fim: (30% do jogo)
    Ainda estou pensando sobre essa parte. Na pior das hipóteses ele vence a Morte e revive sua mãe, ou morre e passa a viver com ela no mundo dos mortos. Talvez também Joãozinho consiga salvar sua mãe e percebe que a mesma não se enquadra mais nesse mundo, muita coisa mudou em todos esses anos que ela esteve morta e ela não consegue se adaptar ao mundo, tanto quanto ele não consegue se adaptar a ela, no fim ela acaba implorando para que o filho mate-a novamente. Nesse caso a morte da mãe seria justificada como um simples assalto ou próprio pai de Joãozinho a teria matado ao descobrir um adultério.
     Também estou trabalhando em um fim mais surpreendente que envolva ainda a aparição do padrasto de Joãozinho (nesse caso, seu verdadeiro pai já teria morrido antes de Joãozinho nascer), que nunca mais tinha sido visto por nosso protagonista desde que sua mãe foi morta. O mesmo teria matado "a pessoa que mais ama" devido a um ritual para uma das "entidades divinas".
______________________________________________________________________________________

Ideia 2:
O Mundo:

     Universo onde existem dois planos: o mundo humano e o mundo dos monstros. Existem apenas duas maneiras de se cruzar a barreira que separa esses mundos: através de "buracos" na barreira, que existem em algumas localidades específicas, ou acompanhado de pessoas que tem o poder de transitar entre os planos. Essas pessoas são conhecidas como "transportadores".
O enredo:
Início: (5% do jogo)

      Joãozinho, mesmo não sendo o soldado mais indicado do exército, se torna guarda costas oficial de um duque, devido à influência de sua família. Certo dia o duque é assassinado e a culpa cai sobre os ombros de Joãozinho, o mesmo passa ser o mais procurado da região, rejeitado até por sua família.
Meio: (75% do jogo)
      Joãozinho foge e busca asilo em um grupo de mercenários conhecido como "A Irmandade". Esse grupo é uma organização que, em troca de dinheiro, combatem os monstros que cruzam a barreira. No caso, algumas decisões irão afetar nas habilidades do grupo, porém a história continuará a mesma. Ex: Um fazendeiro rico foi mordido por um lobisomem e pagará muito para obter um objeto que dizem ser a única cura para licantropia. Na busca por esse objeto o personagem principal é também mordido e terá que decidir se venderá o item para o fazendeiro em troca de MUITO dinheiro, ou ficará com o amuleto para si.
Fim: (20% do jogo)
    Joãozinho e seu grupo descobre que eles foram manipulados pelo líder da Irmandade. Os monstros e humanos que eles derrotavam durante a maioria das missões eram peças chaves para que seu líder atingisse seus objetivos políticos que envolviam exterminar a barreira se sagrar o comandante dos dois mundos.
______________________________________________________________________________________

Pessoal, tenho que sair, por isso a segunda ideia foi um pouco mais resumida.
Ah, aproveitando o tópico, 3 perguntas:
1) Qual o sistema de combate vocês me indicariam para a Ideia 1? Afinal Joãozinho é um arqueólogo com uma idade já avançada para a época medieval (com a "medicina" da época, não se vivia tanto). Até tenho intenção de fornecer a ele alguns artefatos mágicos, porém não acho que uma batalha por turnos (onde os personagens frequentemente são atingidos pelos golpes) seria o mais indicado.
2) Na Ideia 2, quando um dos personagens se tornar um lobisomem, é possível fazer com que o mesmo ataque aleatoriamente tanto amigos quanto inimigos?
3) Estou cogitando usar o Celtx para me auxiliar na escrita, ouvi dizer que é útil para escrever roteiros de filmes... Ele também é recomendado para jogos? Ou é uma ferramenta desnecessária?

Espero que comentem, alguma dessas histórias tem futuro? Vocês jogariam algum desses jogos? Dicas, sugestões, ideias e correções são sempre bem vindas. Desde já agradeço a ajuda.

Obs: Embora quando criança eu tenha usado o RPG Maker 2003, para fazer o novo projeto pretendo usar o VX Ace.

Valeu galera, abraço