O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aulas de Ruby

Iniciado por Sotelie, 24/02/2017 às 02:11

Fico feliz de saber disso, haha'
Nota-se que ainda teremos mais uma aula desse tipo, então até lá desejo boa sorte para o que quer que estejam fazendo :)

Passando apenas para parabenizar-lhe pelo trabalho que vem fazendo.
Me recordo ainda hoje de quando você havia iniciado as aulas e mal podia esperar para finalmente poder fazer a aula de Sound Test. Que conquista, hein?  Você chegou lá e já é hora de dobrar a meta. hehe'
Parabéns, essas aulas são mais do que excelentes. É o tipo de coisa que dá brilho nos olhos de ver que ainda existe, com tanta qualidade, no cenário maker.


Aula 27 lançada com sucesso.

14/07/2017 às 16:19 #108 Última edição: 18/07/2017 às 15:58 por Corvo
Opa, mais uma das boas. Agora o sr.[user]Alisson[/user] começa a revelar seus segredos. Até pesquei como acessar os arquivos na pasta do jogo o/

Edit: Fui fazer umas experiências e deu um errinho aqui:

Erro
[close]

A linha em questão é justamente essa:

class Particle < Sprite


Só para constar, estou mesclando essa aula com o Scene_Title original para fins acadêmicos.  :sir:

Achei as aulas muito boas!
Principalmente por serem bem objetivas e não ficar de muito lenga-lenga pra quem já conhece programação, acho que o importante mesmo seja talvez detalhar um pouco mais nas especificidades do RGSS3, mas no geral estão muito boas principalmente pela clareza e objetividade. Parabéns!

[OFF TOPIC]
Algo que tenho sentido muito falta e não encontro em lugar algum é uma espécie de documentação detalhada do RGSS3 e que apresente todas as variáveis globais, etc. Sei lá...


Acesse meu blog: bbfcmaker.wordpress.com

Citação de: Baby..Face online 03/08/2017 às 16:53
Algo que tenho sentido muito falta e não encontro em lugar algum é uma espécie de documentação detalhada do RGSS3 e que apresente todas as variáveis globais, etc. Sei lá...

Algo como isso: http://www.rubydoc.info/gems/rpg-maker-rgss3/1.02.0

Citação de: Kyo Panda online 03/08/2017 às 17:01
Citação de: Baby..Face online 03/08/2017 às 16:53
Algo que tenho sentido muito falta e não encontro em lugar algum é uma espécie de documentação detalhada do RGSS3 e que apresente todas as variáveis globais, etc. Sei lá...

Algo como isso: http://www.rubydoc.info/gems/rpg-maker-rgss3/1.02.0
Eu já tinha visto essa documentação antes...

Porém essa documentação achei muito crua não detalha algumas coisas, nem tem as classes já implementadas de: Game_*, ou Windows_*, etc...

Não tem as variáveis globais padrões, etc...
Até o momento a melhor solução que encontrei é ler todo o código e tentar entender mesmo, além de acompanhar aulas e tutoriais.

Mas valeu


Acesse meu blog: bbfcmaker.wordpress.com

Eu agradeço, Baby..Face o/
Nestas futuras aulas eu estarei entrando mais a fundo no RGSS3, mesmo que precise incrementar a listinha no tópico principal.
Por falar nisso, ultimamente estive criando uma espécie de documentação decente pra ele. Se tudo der certo, devo lançar futuramente.

Aula 28 lançada o/
Chegamos nas aulas avançadas (ou não tão avançadas assim).

Agora sim.  :malvado:
Já começou bem. Esse script é o único no qual eu nunca fucei no Ace. E sobre a aula: seria possível salvar e carregar dados em um arquivo que não seja o arquivo padrão? Por exemplo, tua sugestão de um jogo de cartas. Digamos que o jogador queira compartilhar seu baralho com outros jogadores sem repassar seu progresso no jogo. O que seria mais fácil? Modificar esse script para criar novos tipos de arquivos de save ou criar um arquivo na pasta data pelo script / sistema de cartas, como todo bom samaritano faz?

E aproveitando que toquei no assunto, dúvida aleatória: é possível manipular os arquivos da pasta data pelo "Chamar Script"? Por exemplo, criar um arquivo e carregá-lo quando necessário.

25/08/2017 às 14:31 #115 Última edição: 25/08/2017 às 14:36 por Alisson
Sim, é completamente possível.
Para ler e carregar arquivos do projeto, é recomendável usar os métodos load_data e save_data, pois eles carregam dados de projetos encriptados.

Você pode usar eles em qualquer lugar, até mesmo em chamar script.

Spoiler
"Gole de Metal" aehuaehae
[close]

Agora para ler arquivos que não sejam *rvdata (como txt, dat, bin, etc...), é preciso usar um certo fix:
Spoiler
class << Marshal
  alias :rename_me_load :load
  def load(port, proc = nil)
    rename_me_load(port, proc)
  rescue TypeError
    if port.kind_of?(File)
      port.rewind 
      port.read
    else
      port
    end
  end
end unless Marshal.respond_to?(:rename_me_load)

Recomendo que renomeie o alias rename_me_load para algo que não vá causar incompatibilidade :)
[close]

Com isso você pode carregar qualquer arquivo usando load_data, mesmo em projetos encriptados.

É possível fazer um sistema de múltiplos idiomas ou save global só com isso.




Obs: Para salvar em uma pasta dentro do projeto, use os / no nome do arquivo.
save_data(dados, 'Data/meus_dados.rvdata2')

Essas aulas tão me ajudando muito, obrigado por postar!

Citação de: Alisson online 25/08/2017 às 13:22
Aula 28 lançada o/
Chegamos nas aulas avançadas (ou não tão avançadas assim).

Uhuuuuuuu! Em breve vou continuar meus estudos de RGSS3  :XD:
Essas aulas são sempre muito bem-vindas pra nos aprimorarmos! Valeuzão Alisson, mais uma vez sobre aquela ajuda que tu me deste no tópico de Plantão de tira-dúvidas de RGSS em breve vou testar e comento lá! Valeus!


Acesse meu blog: bbfcmaker.wordpress.com

Aula 29 lançada.

14/11/2017 às 11:15 #119 Última edição: 14/11/2017 às 11:27 por Corvo
 :math:


Se é possível pegar qualquer dado pelas notas, seria possível enfiar uns microcódigos também? Por exemplo: determinado item só vai executar um comando nas notas ao ser usado, certo? Dá pra colocar uma condição verificando o id do usuário pra resolver o maior problema das equipes do RM? (Saber quem usou o quê em quem):math:
É, dá pra fazer por eventos, mas no caso de habilidades não funciona. O RM primeiro executa os cálculos da habilidade e a animação pra depois verificar se a mesma possui algum evento comum ou efeito especial.


Não fomos abandonados. :*-*: