O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Propaganda é a Alma do Negócio

Iniciado por Nandikki, 05/07/2015 às 00:10

   Não adianta passar semanas, meses ou anos trabalhando em um jogo sensacional se ninguém irá vê-lo ou comprá-lo. Por mais incrível que o jogo seja, os jogadores não brotarão do chão ou descobrirão em um passe de mágica o quão bom seu jogo é. A propaganda, portanto, é a alma do negócio.
[box class=titlebg] [/box]




Entre as grandes desenvolvedoras de jogos e os produtores independentes há uma grande diferença em relação à divulgação do jogo. Grandes companhias gastam fortunas em divulgação para poder ver seus jogos sendo comprados. Segundo a Offworld, a produtora de Spore gastou 50 milhões de Dólares na produção do jogo, e 35 milhões na divulgação.

Spore


Gastos com a Produção do Jogo: 50 Milhões
Gastos com a Divulgação do Jogo: 35 Milhões
[box class=titlebg] [/box]

Se nem mesmo as grandes produtoras abrem mão de uma boa divulgação, não espere que jogadores brotem para comprar seu jogo. É evidente que há uma grande diferença entre um produtor Indie e uma empresa como a EA, pois um tem um grande volume de capital disponível para investir e o outro já não tem tanto. Então, após ter lido muito sobre o assunto, separo algumas dicas importantes para vocês que pretendem lançar seus jogos.

A primeira impressão é a que fica. Antes de tentar por em prática seus planos mirabolantes e maquiavélicos de invadir o horário nobre da globo para colocar uma propaganda do seu jogo, você precisará de um bom Trailer. Não um Trailer qualquer, mas um Trailer que responda para o público a seguinte pergunta: por que devo jogar esse jogo? O que ele tem? Que experiência ele pode me oferecer? . Desperte  o artista que há em você e trabalhe em um Trailer que mostre os principais conceitos de seu jogo. Mas lembre-se de mostrar o que de fato há no jogo, pois é extremamente irritante para um público ver um Trailer da Segunda Guerra Mundial e quando baixar o jogo ver a batalha final de Crepúsculo.
Cada um no seu quadrado. Do que adianta ter um mega Trailer pra colocar no YouTube se não tiver também um espaço exclusivo? Antes de partir pro ataque à Globo, invista seu tempo e criatividade em um Blog ou Site para o seu jogo, assim as pessoas e a mídia em geral poderão encontrar informações do jogo em um lugar só, sem ter que ficar perambulando canais de Youtube, Fóruns, Redes Sociais e etc.
Quem tem boca vai a Roma. Um espaço exclusivo e bons vídeos e imagens do seu jogo não são suficiente para fazê-lo bombar, e antes de recrutar os guerreiros para invadir a Globo, utilize-se de sua sociabilidade incrível e ótima persuasão para convencer o público de que seu jogo é demais! Já nas Redes Sociais, procure manter um contato constante e harmonioso com seu público, para que eles possam criar uma empatia pelo jogo e por você. Um bom exemplo dessa arma é a página no Facebook da Prefeitura de Curitiba, você deve conhecer. A página atrai seguidores de todo o Brasil com seu carisma e constante interação com seus seguidores. Vai me dizer que nunca mandou um oi pra Prefs? Essa dica serve para a divulgação de qualquer coisa que você criar, seja jogo ou não.
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Antes de começar a fazer o esquema de invasão à Globo saiba que jornalistas, colunistas e redatores são humanos, e por isso são flexíveis. Manter uma boa relação com eles é essencial para garantir aquelas matérias de fins de mês. A mídia é uma grande arma de divulgação, contudo essa divulgação pode ser negativa, e aqui não tem essa de "fale mal, mas fale de mim".
Seja do povo. Pode ir largando esse pergaminho com o plano de invadir à Globo. Use seu tempo livre para participar de eventos de jogos que estão espalhados pelo Brasil. Participar desses eventos é importante para você se integrar à comunidade Indie e é um bom lugar para divulgar seu projeto. Fuja da preguiça e procure agora mesmo eventos próximos da sua cidade (os principais acontecem em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro). Eventos voltados à cultura Japonesa também são boas oportunidades.
Junto das grandes expectativas vêm as grandes decepções. Não comece a correr para a central Globo de Produções mais próxima. Mantenha a calma. Mantenha a calma na hora de expor seu jogo. Mostrar as coisas cedo demais pode ser um problema. Não dê tudo que tem de uma hora pra outra. Faça como a Valdirene e seja Difícil Dificílimo.
Fuja da preguiça. Com um blog recheado de imagens e trailers de seu jogo, um público inicial e contas nas redes sociais, está na hora de você, err, como diria o Doctor, Run! Run for your life game! Procure fóruns, grandes páginas no Facebook, sites especializados, comunidades estrangeiras, e etc. Divulgue onde tiver vida, onde tiver um público interessado em jogos. Divulgue. Só depois disso você estará autorizado a continuar com seu maquiavélico plano contra a Rede Globo.
[box class=titlebg] [/box]


Dependendo do seu tempo na comunidade você pode lembrar do projeto Boleiros. O que poucos sabem é que o projeto teve mais de 15 mil visualizações nos três primeiros dias depois de postado, e que arrastou em média 200 visitantes únicos por dia durante o período que permaneceu ativo. Não o bastante, o projeto foi suficiente para fazer as pessoas se cadastrarem no fórum apenas para acompanharem ou comentarem o tópico. É inegável dizer que MakerOusado (autor de Boleiros) quadruplicou os acessos diários da comunidade com apenas um tópico (volto a destacar: durante o período que permaneceu ativo). Mas como ele conseguiu tal façanha?

A última dica. Posso afirmar com todas as letras que MakerOusado usou e abusou da última dica desta matéria. Pesquise no Google por Boleiros - Become a Legend, se duvidar. Tem lotes de fotos do projeto dele. MakerOusado divulgou seu projeto em todo lugar onde havia um rabo de saia, e os simpatizantes do projeto também divulgaram, e assim houve uma avalanche. O projeto se popularizou.
[box class=titlebg] [/box]

Não é preciso ser veterano na comunidade para ter conhecido o Inkey University. Diferente de Boleiros, esse foi completado e lançado. Com mais de 33 mil visualizações aqui no fórum, o jogo ganhou proporções enormes, chegando a ser publicado em fóruns, blogs, colunas e canais de jogos Brasil a fora. Talvez nem  autor conheça a real magnitude que o jogo alcançou. No que se refere à reconhecimento, o jogo foi muito bem recebido desde o início. Ganhou o principal prêmio das três principais comunidades da época em que estava sendo produzido (2011 – 2013). Dê uma rápida pesquisada no Google, achará desde matérias nos mais diversos sites até perguntas no Yahoo Respostas sobre o jogo.
[box class=titlebg] [/box]

Então é isso pessoal. Volto a repetir que um ótimo jogo não traz jogadores a tona, é preciso sim divulgar e é sim trabalhoso. Não pense que juntar a grana de fim de mês para comprar um anúncio no Google ou Facebook fará seu projeto bombar. Pode até fazer, mas será temporário. Espero que tenham gostado das dicas, e até logo!

Boa matéria o/

É sempre importante saber divulgar bem, os prováveis jogadores não irão cair do céu, mas de qualquer forma o plano de invasão a Globo não deve ficar fora de cogitação  :lol:

05/07/2015 às 11:16 #2 Última edição: 05/07/2015 às 11:36 por Nandikki
Hello Aerys! Então, não deve ficar fora de cogitação contudo é sempre bom se preparar de uma forma mais simples não? ahuahua. Enfim, obrigado pelo comentário.

 Realmente a propaganda em várias áreas é uma ótima forma de conseguir atrair diversos públicos... Quem nunca divulgou um trabalho ou pequenos trabalhos em fóruns/blogs/colabs estrangeiros, seja alemão, japonês, americano, espanhol, chinês... que ligam ao seu blog? rs

O problema mesmo é conciliar o tempo que você tem para divulgar/interagir periodicamente sem deixar de produzir o seu jogo ou trabalho.

+Gil o/

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 11:16
Hello Erys! Então, não deve ficar fora de cogitação contudo é sempre bom se preparar de uma forma mais simples não? ahuahua. Enfim, obrigado pelo comentário.

Com certeza! uhaueh
Na verdade é Aerys e não Erys, mas de boa  :._.:

Citação de: Vash online 05/07/2015 às 11:26
Realmente a propaganda em várias áreas é uma ótima forma de conseguir atrair diversos públicos... Quem nunca divulgou um trabalho ou pequenos trabalhos em fóruns/blogs/colabs estrangeiros, seja alemão, japonês, americano, espanhol, chinês... que ligam ao seu blog? rs

O problema mesmo é conciliar o tempo que você tem para divulgar/interagir periodicamente sem deixar de produzir o seu jogo ou trabalho.

+Gil o/

Arranjar modos de conciliar esse tempo é uma tarefa também. Por isso que é recomendado um espaço exclusivo, assim levar novidades ao público torna-se mais fácil.

Citação de: ~.Aerys.~ online 05/07/2015 às 11:35
Citação de: Nandikki online 05/07/2015 às 11:16
Hello Erys! Então, não deve ficar fora de cogitação contudo é sempre bom se preparar de uma forma mais simples não? ahuahua. Enfim, obrigado pelo comentário.

Com certeza! uhaueh
Na verdade é Aerys e não Erys, mas de boa  :._.:

Teclado horrível, i'm sorry. I'm so sorry.

 Ótimo texto, e verdadeiro também. Ano passado, eu tava com a maior vontade de jogar um jogo de terror, e de repente eu descobri que ia sair The Evil Within. Tratei de comprar na pré-venda quase um mês antes do lançamento, e depois quando fui jogar era um jogo bem medíocre, mas como a propaganda era boa  :=p:

Citação de: RaphaelTebe online 05/07/2015 às 11:43
Ótimo texto, e verdadeiro também. Ano passado, eu tava com a maior vontade de jogar um jogo de terror, e de repente eu descobri que ia sair The Evil Within. Tratei de comprar na pré-venda quase um mês antes do lançamento, e depois quando fui jogar era um jogo bem medíocre, mas como a propaganda era boa  :=p:

E você provavelmente ficou frustrado com o jogo e dificilmente se levaria a comprar outro jogo da mesma produtora, não? Por isso é importante lembrar:

CitarMas lembre-se de mostrar o que de fato há no jogo, pois é extremamente irritante para um público ver um Trailer da Segunda Guerra Mundial e quando baixar o jogo ver a batalha final de Crepúsculo.

~ Não me apedrejem, eu gostei do final de crepúsculo, que fique claro.

 O pior é que a decepção também é maior pelo fato do jogo ser do criador de Resident Evil E da Produtora de The Elder Scrolls e Fallout :\

As grandes produtoras conseguem fazer o produto se auto-vender, pois é só lançar que a mídia corre atrás dele, e isso somado aos grandes investimentos gera um resultado incrível.

Bem isso mesmo, um exemplo é a Rockstar, se sair qualquer jogo meia boca, mas com o título GTA: VI, já vende pra caralho, esse também é por exemplo o problema da Ubisoft, ganhou confiança e agora que sabe que de qualquer modo vai vender muito, faz jogos "pela metade", cheios de bugs e erros :/

Contudo não temos essa vantagem das grandes produtoras, então faz-se necessário que não cometamos esses mesmos erros. Quem sabe daqui a um tempo a Centro RPG possa a vir se tornar uma grande produtora de jogos, não? Afinal a comunidade auxilia na criação, e se nos empenharmos em nossos projetos, podemos elevar a comunidade.

Excelente matéria Nandikki, passou por todas as etapas conhecidas para uma ótima divulgação.

Eu só acrescentaria dois detalhes:

Persistência - não desistir de uma hora para outra, pois o projeto não chegou aos holofotes na velocidade da luz em que o desenvolvedor imaginava;

Simancol (http://www.dicionarioinformal.com.br/simancol/): não adianta entupir de propaganda um possível "cliente", sufocando-o e automaticamente criando uma distância entre ele e o projeto divulgado. Se o desenvolvedor tem um jogo de qualidade nas mãos, passou por todas as etapas descritas pelo amigo Nandikki, não precisará forçar a barra para que ele seja apreciado e jogado.

Parabéns Nandikki!

Grande abraço!

Tá, tá, quando você vai nos ensinar a invadir a globo?
Pô, ótima matéria, Nandikki. Porém, ao ler me lembrei do Incendiário e seu jogo que eu não lembro o nome (era um jogo católico). Ele ficou fazendo tantos posts do jogo na SRM que todo mundo ficou irritado com ele. :v
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Citação de: Joefather online 05/07/2015 às 16:19
Excelente matéria Nandikki, passou por todas as etapas conhecidas para uma ótima divulgação.

Eu só acrescentaria dois detalhes:

Persistência - não desistir de uma hora para outra, pois o projeto não chegou aos holofotes na velocidade da luz em que o desenvolvedor imaginava;

Simancol (http://www.dicionarioinformal.com.br/simancol/): não adianta entupir de propaganda um possível "cliente", sufocando-o e automaticamente criando uma distância entre ele e o projeto divulgado. Se o desenvolvedor tem um jogo de qualidade nas mãos, passou por todas as etapas descritas pelo amigo Nandikki, não precisará forçar a barra para que ele seja apreciado e jogado.

Parabéns Nandikki!

Grande abraço!

Ótimas dicas, não me esquecerei delas na próxima vez. Obrigado pelo comentário.

Citação de: Dark4000 online 05/07/2015 às 18:39
Tá, tá, quando você vai nos ensinar a invadir a globo?
Pô, ótima matéria, Nandikki. Porém, ao ler me lembrei do Incendiário e seu jogo que eu não lembro o nome (era um jogo católico). Ele ficou fazendo tantos posts do jogo na SRM que todo mundo ficou irritado com ele. :v

Isso porque o Incendiário passou dos limites com o jogo protestante dele. Ele não só divulgou, como impôs. Não aceitava nenhuma crítica, criava um tópico novo toda semana, e etc. Obrigado por comentar Dark!

E quanto ao tutorial de invasão à Globo, fica para a próxima matéria. E sim, tem mais. Muito mais.