O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Matéria] Análise de Mercado com enfoque nos jogos

Iniciado por felipefalcon, 02/04/2017 às 01:55

02/04/2017 às 01:55 Última edição: 02/04/2017 às 08:39 por King Gerar

Muitos desenvolvedores buscam oferecer diversão através de seus jogos como uma forma de levar o entretenimento por meio de gostos pessoais e sociais. Você faz jogos de uma maneira que você se sente confortável e crê que os outros também irão gostar porque você gosta? Ou os faz pensando somente em aproveitar uma "moda" pensando no retorno financeiro que poderá ter? Ambos modos?

O modo que você segue para fazer seu jogo é uma questão tão individual que não é possível ser discutida amplamente (Hobbie ou Profissão?) em um tópico, mas o que todos nós queremos é nos tornarmos reconhecidos por nossos trabalhos e ter, claro, um feedback a respeito dos planos apresentados para o público-alvo.  Assim, uma pesquisa que pode nos trazer algumas outras ideias, até mesmo complementares para a principal, além da leitura de comentários é uma Análise de Mercado.

A Análise de Mercado até então na Administração se trata de uma pesquisa que as empresas fazem para que sua ideia consiga atingir uma massa de pessoas, locais, etc. Com enfoque na verificação de viabilidade da proposta, acima de tudo.  Ou seja, é necessário analisar todo um mercado, como os Clientes que no caso dos jogos serão os jogadores, os Concorrentes que em tradução são outros jogos parecidos com o seu e os Fornecedores, que na proposta atual devem ser todos aqueles que estarão dispostos a contribuir com material para que o jogo dê certo. Assim será possível obter respostas para a melhora do produto e sua viabilidade, que no tema da matéria é o seu jogo.

Partiremos para a exemplificação de cada qual para que seja possível compreender melhor.

[box class=titlebg]
Clientes = Jogadores
[/box]

Em uma apostila do SEBRAE de empreendedorismo é explicado: "Sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Você pode identificar essas soluções se conhecê-los melhor.".

"Sem jogador não há jogo. Os jogadores buscam o jogo que mais têm o poder de prendê-los e ao mesmo tempo na sua procura por este jogo, desejam que todos seus gostos sejam satisfeitos. Se você sabe o que determinada pessoa gosta, você consegue atraí-la."

Existem diversas perguntas que podem ser feitas para saber a reação das pessoas com relação a seu jogo. Se você tem um público grande que espera ansioso por jogar seu jogo, provavelmente você já atingiu a massa que almejava. Porém, saber um pouco mais sobre eles nunca será demais, algumas perguntas podem ser cruciais para manter estes mesmos jogadores mais ligados do que nunca nas suas concepções.

Eu, por exemplo, não gosto da cor amarelo. Se eu visse um jogo com cenários, HUDS, Logo de cor amarelada (Aquele amarelo saturado, sol), a não ser que fosse um pergaminho velho, a minha atenção seria desviada e provavelmente eu sairia da página qual o jogo se encontra. Eu gosto de azul e preto, será que com coisas nesses tons você conseguiria me pegar? Bem, vamos a algumas perguntas que podem ser feitas e suas respostas analisadas com base nos usuários para que seja possível chegar a um meio termo para adequação das propostas...



Algumas perguntas...


Qual a faixa etária das pessoas que jogaram/jogarão seu jogo?
- O tratamento de imagens, textos podem ter que ser adaptados para seu público. Palavrões, imagens pesadas, etc.


Qual a escolaridade?
- Essa pode ser uma pergunta opcional, muitas pessoas não gostam de textos com palavras difíceis de serem compreendidas e até mesmo textos longos.


Qual língua falam?
- Essa pode ser uma pergunta opcional, mas caso tenha interesse em áreas internacionais uma linguagem adicional poderia aumentar o interesse daqueles que já andavam de olho.


Como conheceu seu jogo?
- Muitos conhecem jogos através de outros similares, talvez seja uma oportunidade para analisar a concorrência.


O que a levou a adquirir/jogar seu jogo?
- Se você vende seu jogo, o preço pode ser analisado. Outros detalhes como gráficos outros recursos podem te dar uma visão do que pode ser melhorado.


Outras inúmeras perguntas podem ser feitas, essas foram só algumas das que podem trazer resultados para o que você já pensava em fazer ou deixou de fazer. Conhecer os jogadores é um ponto que se bem avaliado pode lhe agregar mais valor ainda ao seu jogo. Assim, outro polo a se analisar também, são as propostas alheias.

[box class=titlebg]
Concorrentes = Jogos similares
[/box]

Você já parou pra pensar em quantos jogos existem que são parecidos/iguais ao seu? Viu o que fizeram para que fracassassem ou fizessem sucesso?
Analisar a concorrência pode ser crucial para que seu jogo seja superior a todos eles. Um quadro com algumas análises comparativas pode ser interessante. Tanto uma análise escrita ou se preferir uma por notas também para acompanhar.


Exemplo de comparação...
Meu JogoConcorrente 1Concorrente 2
Recursos Gráficos
6
8
9
Recursos Sonoros
4
3
2
Programação
9
6
5
Diversão
4
2
4
...
...
...
...

Adaptando as frases de Chacrinha/Lavoiser: "Nada se cria, tudo se copia."
No caso dos jogos, temos que fazer melhor ou menos à altura da concorrência.

Lembrando que o renome também pode ser levado em conta nesta análise, não é difícil ver jogos amadores mais interessantes que alguns profissionais, mas o sucesso sempre é daquela que já tem um grande público. Afinal, reconhecimento leva tempo e as vezes pode ser recebido por conta da equipe que trabalha naquele projeto.

[box class=titlebg]
Fornecedores = Você, sua equipe ou sócios
[/box]

Um dos pontos mais consideráveis pra alguns jogos.

A importância de uma equipe é tão grande que muitos jogos simplesmente quebram por conta da saída um membro importante qual o jogo era dependente. Já pensou como é difícil estabelecer um padrão gráfico para um jogo indie? Muitas vezes somente uma pessoa toma conta de toda a parte gráfica e a equipe acaba ficando inteira a mercê dela. É de tamanha relevância a composição de uma equipe como um todo amigável e estável para que assim o trabalho siga seu rumo, tenha continuação e não acabe por ser paralisado. Você pode fazer uma tabela se quiser para avaliar a sua própria equipe (se tiver uma), para artistas é bom ter sempre mais de um dando conta do serviço e estes com estilos de arte parecidos, um simples pixel pode abaixar sua nota na tabela antecessora com relação aos gráficos.

Deve-se levar em conta também que se você não possui uma equipe, poderá achar esta análise de pouco consideração. Porém, trabalhar sozinho leva tempo, pode tornar mais lenta a progressão da ideia e todos os trabalhos serão de total responsabilidade do autor se virem a der errado. Mas, em ponto positivo a essa decisão você não terá cobranças, a não ser a de si mesmo. (Uma das justificativas para muitos preferirem trabalhar solo).





Exemplo de organização...
Nome
Funções
JoãoDesenhar gráficos dos cenários, ...
MariaRoteirista das cenas, ...
MariaRoteirista das cenas, ...
RobertaProgramação de Menus, ...
......

Por fim, como mostrado a Análise de Mercado pode ajudar a dar seguimento a uma ideia ou a reformula-la se for necessário e é uma parte essencial para o desenvolvimento de jogos. Tanto a nível amador, quanto profissional. Como irei saber se gostarão do meu jogo de Fadas, com tantos outros no mesmo estilo por aí?

"Mas eu quero fazer um jogo de Fadas, não importa o que digam!"

O risco é todo seu, até hoje nunca vi ninguém fazer um jogo para publicar, ninguém jogar e não receber comentários. Se estou fazendo o jogo de fadinha pra somente eu mesmo (autor) jogar, eu não deveria publica-lo.

Perceba que são três pontos de grande relevância para que tudo dê certo num trabalho, se não tiver jogadores, não há motivos para perder tempo criando o jogo. Se tiver um jogo muito melhor, o jogo não irá conseguir ganhar espaço no local em que foi publicado. E por último, se não há gente competente, não há jogo.



Eaí, já deu uma olhada nos outros jogos? Comparou o seu com eles?
Conte-nos sobre a sua inspiração para conseguir fazer progresso no desenvolvimento do seu jogo e o que pretende ganhar com ele. Fama ou grana? XD





Referências:
Apostila: SEBRAE, Como elaborar um Plano de Negócios.

Link: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f6dba19baaf17a98b4763d4327bfb6c/$File/2021.pdf

  

Achei muito interessante seu artigo e vou procurar colocar em pratica varias assuntos que foram abordados nele !  :clap: