O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Senado debaterá sobre Redução de Impostos nos Games!

Iniciado por Geraldo de Rívia, 12/05/2017 às 19:40


Saudações, galera! E aqui estamos nós visualizando sobre... política.

Pois é, algo que por muito tempo geralmente ignoramos ou mesmo recusamo-nos entender, possui uma força muito grande sobre nossa cultura, principalmente quando nossa cultura é um dos mercados que mais cresce no mundo e, consequentemente, cada vez movimenta mais dinheiro.

Como sabemos, um dos grandes empecilhos do desenvolvimento do mercado de jogos aqui no Brasil são os impostos e as dificuldades por eles acarretados ao exercer essa atividade, seja na instituição de um estúdio, na manutenção de uma empresa exterior, como uma representante, ou mesmo no simples comércio do produto final: os jogos. Tais impostos sobre esses produtos, hoje, pode chegar a 72%.

Eis que um legítimo cidadão adentrou o portal e-Cidadania - que é uma plataforma onde qualquer pessoa pode sugerir ideias para projetos de leis e ementas - e sugeriu que estes impostos fossem reduzidos de catastróficos 72% para alegrantes 9%.

E enfim, quatro dias após a postagem da proposta, ela já conta com quase 40.000 votos a favor, contra irrelevantes 84 votos de filhos de Hades. Agora ela é encaminhada para as mãos da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), no Senado, onde lá ela começa a ser discutida para eventualmente se tornar um projeto de lei. Caso ela seja barrada, ela será arquivada, tal como ocorreu com a PL 3450, de 2015, que visava dar aos esportes eletrônicos o caráter de prática esportiva.

Caso queira, você ainda pode manifestar seu apoio votando na proposta clicando aqui.

E então? Perguntar se são a favor é meio retórico porque não há motivos para ir contra. Mas acreditam que essa ideia consegue passar?
Bom, eu considero bom demais, pra não dizer ser um sonho, porém é uma proposta meio gulosa. É uma redução muito grande de 72 para 9%, e acho que isso pode pesar contra. Mas vamos torcer, né!?

Que passe até é possível, mas não com esses 9%. Arrisco dizer que 20 já estaria de bom tamanho, mas não vamos dar a ideia para os nossos queridos engravatados. Não estou muito por dentro do mercado de games em si, mas não é preciso saber muito para ter noção da mudança que isso acarretaria. De toda forma, só veríamos os resultados lá pro começo do ano que vem, creio. Antes tarde que... vocês sabem.

duvido q seja aprovada essa redução , já que o proprio governo aumentou pouco tempo atras, inclusive sobre jogos importados ou vendidos em lojas digitais no exterior(leia-se steam).
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

Interessante a notícia, porém não acho que vão cumprir com isso, as leis do Brasil são muito quebradas, então esses políticos vivem prometendo coisas que nunca irão cumprir, tempo é um recursos valioso e limitado e não gosto de gastar o meu com política Brasileira que só vem decaindo, porém se realmente acontecer seria incrível.