O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ocupações na rede estadual

Iniciado por Dark4000, 12/04/2016 às 00:53

Olá amigos. Vocês sabem oq sao as ocupações? Ocupação, resumidmente, é quando os alunos resolvem assumir o controle da escola e ficar por la, como se estivesse "morando", procurando reevindicar alguma pauta. O horario normal para e passa a ter atividades coordenada por alunos e apoiadores.
Tal movimento começou em São Paulo. O Governador de la, queria fechar varias escolas e realocar varios alunos oq iria superlotar ainda mais as salas e os alunos eram contra. O movimento dos secundaristas de lá, inspirou Goiás a se mover contra a militarizaçao das escolas públicas. E agora, o Rio de Janeiro está tendo escolas ocupadas por causa das estruturas precarias, por causa do atraso do salario doa funcionarios estaduais, por causa do saerjinho, por N motivos. O numero já chegou a 27.
Agora a perguta: O que vocês pensam a respeito das ocupações e por quê?
Você achou que teria algo interessante aqui? Huehuehuehue.

Eu moro no Rio e estudo numa escola da rede estadual, e estou passando por isso. Eu realmente não entendo muito disso, mas não tenho certeza se isso está funcionando, pois o que era pra ser uma greve de ocupação está fazendo perdermos muitas aulas e ainda vamos ter o calendário suspendido, mesmo indo pra escola todos os dias. A situação do Rio é diferente da situação de São Paulo, eu penso que uma greve não resolveria (apenas nos prejudica), e sim um ou dois dias de paralisação, manifestações e assembleias, que eu com certeza compareceria. Mas realmente, a situação está precária.
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

18/04/2016 às 18:26 #2 Última edição: 18/04/2016 às 18:31 por ManecBR3
Então...
Na realidade, nunca passei por isso, nem participei nem ocorreu perto de mim.
Mas como sou um nerdão virjão assumido, obviamente fico por dentro de tudo e sei sobre isso.
Na realidade este é um tema que já foi um pouco esquecido pela mídia, estou errado?
Mas fez bem em lembrá-lo!
Isso é mais uma forma de dividir os times... Muitos falam disso apenas pra discutir por que acham divertido, outros por que ficam indignados, outros pra botar lenha na fogueira e outros por gostar de receber/dar opiniões.
Nenhum destes citados está errado. Afinal isso vem do ser humano, nós inconscientemente adoramos discutir e em alguns casos até brigar, mas alguns nem procuram se informar sobre isso.
Temos que ver os dois lados:
-ALUNOS: Geralmente tem motivos, e o mais atual é: A tal reforma.
Acaba que, dificultando para muitos estudantes, pois alguns tem seu acesso à escola dificultado, por morarem longe, a escola não possuir o transporte ou não ter dinheiro para transporte público.
Sem contar que as escolas acabam por ter uma diminuição em alguns critérios, além do despejamento de muitos funcionários.(estes que também, em alguns casos, resolvem expressar-se).
-GOVERNO: Isso realmente facilita pra nossa presidente(não existe presidenta!) que é DILMA bondade intensa(perdão pela piada).
Pense comigo e esqueça o que leu acima:
Temos três escola por cidade; o que antes era dividido, em, de cinco a seis escolas, agora é dividido em uma.
No que isso facilita? exatamente, dinheiro!
"Mas, Manec, isso não é desculpa".
E desde quando nosso governo é justo? E desde quando existe o certo e o errado?
Estas denominações de justiça e bem/mal são criados com base naquilo que VOCÊ acha. Pra isso existe consciência, vai me dizer que ela está errada agora?

Terminando de ver os lados podemos dizer:
Não há solução, oras simples: Temos dois lados, nenhum quer ser prejudicado, o mais forte ganha, e os protesto ora quase, ora nunca, tem utilidade. Eles não prejudicam ninguém sequer os próprios estudantes e cidadãos.
Estes sofrem e muitos inocentes acabam sendo pegos no meio da 'desocupação'.

Então por fim, minha opinião:
"Em minha cidade-um tanto pequena-, este modelo já está aplicado a MUITO tempo, então não sofremos em exatamente nada. Então, não posso dizer que sofri.
Apenas digo algo: Creio que a melhor solução é simplesmente esperar e crer: Perante a LEI, não somos nada contra eles.
Então, devemos lutar de outra forma, protestos tem formas e formas diferentes! Não apenas as hostis, e devemos saber de algo: Perder aulas também é manobra de preguiçoso, e mesmo que não seja o caso de muitos é fato.
Isso prejudica muito mais a VOCÊ do que a eles, por fim concluímos:
Devemos esperar e mobilizar a TODOS, não só a uns poucos estudantes que vão praticar atos que vão difamá-los e que, sem culpa alguma, serão ferrados."

Abraço do Manec, falou e tchau!

18/04/2016 às 20:37 #3 Última edição: 18/04/2016 às 20:56 por Windshock
Olá Manec, eu concordo com tudo o que você disse, essa é a realidade que a gente vive, porém, eu não estou de acordo com dizer que essas manifestações não levam a nada (ou quase nada). Eu estudo na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no centro do Rio, e estou assistindo de perto, já vi umas cinco manifestações (que juntaram pessoas de todas as escolas da rede  Faetec) que a gente conseguiu alguma coisa. O povo consegue as coisas quando vão pras ruas. Mas o que está acontecendo agora (e o que está sendo muito falado) é que está acontecendo uma tal "'greve de ocupação" onde não há 50% das aulas, onde o calendário vai ser suspendido e onde vários alunos faltam por preguiça, mais de 50% dos professores que dizem estar em greve, quando têm de falar com a direção, dizem que não estão, ou seja, realmente, não vamos conseguir nada, apenas ter que ficar até Janeiro estudando e ter várias aulas repetidas. Eu realmente apoio as manifestações, e acredito que a gente consegue alguma coisa, SE, tudo for organizado e pensado.
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.

Citação de: Windshock online 18/04/2016 às 20:37
Olá Manec, eu concordo com tudo o que você disse, essa é a realidade que a gente vive, porém, eu não estou de acordo com dizer que essas manifestações não levam a nada (ou quase nada). Eu estudo na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no centro do Rio, e estou assistindo de perto, já vi umas cinco manifestações (que juntaram pessoas de todas as escolas da rede  Faetec) que a gente conseguiu alguma coisa. O povo consegue as coisas quando vão pras ruas. Mas o que está acontecendo agora (e o que está sendo muito falado) é que está acontecendo uma tal "'greve de ocupação" onde não há 50% das aulas, onde o calendário vai ser suspendido e onde vários alunos faltam por preguiça, mais de 50% dos professores que dizem estar em greve, quando têm de falar com a direção, dizem que não estão, ou seja, realmente, não vamos conseguir nada, apenas ter que ficar até Janeiro estudando e ter várias aulas repetidas. Eu realmente apoio as manifestações, e acredito que a gente consegue alguma coisa, SE, tudo for organizado e pensado.
Realmente, podem haver alguns prós, mas existem tantos contras, que em grande maioria dos casos, acabam por apagar os prós.
Quando o brasileiro se mobiliza ele consegue algo. Somos um povinho difícil  :XD: :XD: :XD: