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A Jornada do Herói

Iniciado por Ven, 05/07/2016 às 13:53

05/07/2016 às 13:53 Última edição: 05/07/2016 às 13:58 por Ven



Você já assistiu ou leu O Hobbit e Harry Potter?
Se sim, talvez você já tenha percebido que nos dois existe uma certa coincidência de acontecimentos, um roteiro parecido que contém personagens, cenários e outros elementos diferentes.

O Protagonista está vivendo seu cotidiano, tudo é normal e monótono para ele. Inesperadamente essa rotina é quebrada, acontece um chamado. O Protagonista é incapaz ou não quer se envolver ao que ele está sendo solicitado, mas ai acontece um encontro, surge alguém que irá guia-lo à aventura que foi chamado. Com esse alguém o protagonista decide que irá adentrar em um novo mundo, ele aceita o chamado. Ao aceitar o chamado o protagonista aceita um desafio e com isso acontece boa parte de sua aventura, ele enfrenta testes, adquire aliados e inimigos. Com um tempo o protagonista se aproxima do seu destino e com isso a tensão da história começa a aumentar. Ele então passa por uma provação, o maior teste de todos. Passada essa provação, o protagonista conquista a recompensa da mesma. Conquistado seu objetivo, o personagem faz o caminho de volta para seu mundo normal, mas antes disso ele deve resolver um problema secundário que ainda estava pendente. Resolvido todos esses acasos o personagem retorna a sua vida cotidiana, porém ele está transformado, ele não é mais a mesma pessoa.

Associe este pequeno resumo as histórias de O Hobbit e Harry Potter, você será capaz de ver uma grande semelhança entre seus roteiros, suas bases são iguais. Essa base se chama A Jornada do Herói e hoje veremos os seus 12 passos!

[box class=plainbox]O que é a Jornada do Herói?[/box]
Antes de qualquer coisa é mais do que importante vocês entenderem o que é essa Jornada do Herói e quem foi seu criador!

A Jornada do Herói ou Monomito, como alguns chamam, é uma base de roteiros muito usada em diversos filmes, jogos e até mesmo livros. Podemos citar Pixar, Disney, J.R.R Tolkien entre outros ilustres autores usuários dessa fantástica e bem sucedida base.

Seu criador é ninguém menos que Joseph Campbell, o autor de O Herói de Mil Faces, publicado em 1949.

Campbell já afirmou que nem toda história se encaixa em seu modelo. Romances muitas das vezes acabam usando alguns dos passos e retirando outros, isso é necessário para se criar uma boa história e não ficar inventando firulas desnecessárias e isso nos leva a uma segunda observação, não é necessário fazer o uso das doze etapas para se conseguir um bom resultado, afinal, estamos falando de uma base.

[box class=plainbox]Como funciona?[/box]


Este gráfico mostra o ciclo da base da Jornada. Ela começa no Mundo Comum do herói e termina em seu Retorno com Elixir.

[box class=plainbox]Os 12 passos da Jornada[/box]
Vamos ao ponto então! A Jornada do Herói é dividida em 12 simples passos, ela pode ser usada em qualquer tipo de roteiro. Seja de filmes, jogos ou livros. Irei apresentar a vocês cada passo detalhadamente.



1. Mundo Comum


Aqui é o inicio de toda a história, nessa parte o herói ainda se encontra em sua rotina, que é nada mais nada menos que o seu cotidiano. Nessa parte é mostrado o seu dia a dia, por exemplo:

"Dilan acorda e arruma seu quarto, ele cuida de sua higiene pessoal, toma seu café e segue para a escola. Na escola ele estuda, conversa com seus colegas, estuda mais e volta para sua casa. Ele almoça, joga Cross Fire a tarde inteira, janta e finalmente vai dormir."

Isso é um exemplo de um cotidiano, uma rotina pessoal que muitos levam.



2. Chamado à Aventura


Após ser mostrado o cotidiano no herói ele recebe um chamado para uma aventura, por exemplo:

"Dilan acorda para mais um dia, mas ao sair em sua porta ela se depara com um carro parado em sua calçada, ao se aproximar ele vê que era seu tio Marcos que o convida para ir acampar nas montanhas dos arredores da cidade vizinha, ele queria ir explorar uma caverna que continha um Cristal Brilhante muito valioso."

Aqui ele recebeu a proposta.



3. Recusa ao Chamado


O Chamado da aventura deve ser recusado, ou pelo herói não querer participar ou porque existe algo que o impede de participar, qualquer uma das duas opções são válidas, por exemplo:

"Dilan porém diz que não poderá ir com o tio, pois ainda era terça feira e ele tinha aula pelo resto da semana."

Essa etapa consistem em apenas o herói recusando um chamado.



4. Encontro com o Mentor


Nessa parte o herói terá um encontro com alguém que será seu guia. É definido um motivo para o personagem aceitar este chamado, esse motivo pode ter sido causado pelo mentor ou não, por exemplo:

"Dilan acaba levando uma baita surra na escola, o líder do time de futebol estava afim de judiar de algumas pessoas por diversão e escolheu logo o pobre garoto, ele volta nervosa para casa e com isso liga para seu tio dizendo que mudou de ideia, ele aceita a proposta. O Tio imediatamente segue até sua casa, Dilan pula no banco traseiro e os dois saem juntos para sua grande aventura nas montanhas!"

Como podem ver, neste caso o que causou a mudança foi um personagem secundário que quebrou a rotina do herói, fazendo com que ele aceitasse o chamado e fosse junto ao seu mentor, que no caso é o tio dele, ele será a pessoa que o guiara nessa aventura.



5. Travessia do Limiar



Aqui o personagem irá ingressar em um novo mundo, algo diferente, por exemplo:

"Dilan e seu tio chegam finalmente nas montanhas, olhando ao seu redor ele vê diversos animais diferentes, além de alguns conhecidos mas com cores diferentes, belas árvores grandes o cercavam além de uma bela paisagem da cidade vizinha."

Tudo no caso do exemplo é novo para o personagem, são novas experiências, coisas que ele ainda não conhecia ou nunca viu.



6. O Ventre da Baleia


Essa é a etapa em que ocorre boa parte da história, os principais fatos, a real trama e o decorrer da aventura. Ela se divide em três passos onde o herói irá fazer amigos, inimigos e enfrentara alguns testes, por exemplo:

"Enquanto o tio Marcos foi montar a barraca, Dilan decidiu ir explorar um pouco o bosque da montanha. Ele começou a correr para ir depressa e sem prestar muita atenção tropeçou em uma pedra e caiu em um lago, ele acabou prendendo sua perna e começou a gritar por ajuda. A Sorte do menino foi muito grande, uma garota que estava por perto o ouviu e conseguiu socorre-lo, ele a agradece e a boa menina se apresenta como Lisa. Os dois vão andando e ela conta que vem ali de vez em quando com sua mãe e seu irmão para acampar, ela o leva até sua tenda para curar alguns ferimentos que ele fez. Chegando em sua tenda Dilan se depara com Pedro, o valentão do time de futebol que havia dado uma surra nele no mesmo dia, ele então descobre que ele é irmão dela. Ele ficou bem desconfortável com aquela situação mas não fez nada, ficou quieto na sua para não causar problemas. Quando Lisa terminou de ajuda-lo já era noite e ele precisa voltar até seu tio, ele se despediu e seguiu bosque adentro. Tudo estava muito escuro e pouco ele podia enxergar, ele se queixava de ter esquecido sua lanterna na bolsa dentro da barraca. Caminhando no escuro ele se deparou com olhos vermelhos ao lado de uma árvore e dali surgiu uma estranha cobra com olhos maiores que o comum, ele começou a correr e correr, o medo do animal lhe picar e ele não conseguir voltar corria em seus pensamentos. Depois de algum tempo ele despistou o animal e conseguiu achar o caminho de volta."

Como puderam ver ele fez uma amiga, um inimigo já conhecido mas que não foi dada tanta atenção virou um personagem importante e enfrentou um teste no meio da noite fugindo de uma cobra.



7. Aproximação da Caverna Oculta


Essa é a parte em que o herói tem seus êxitos em outros desafios e testes que acontecem, o que acaba levando-o para perto do final de sua jornada, por exemplo:

"Dilan e seu tio saíram da tenda ao meio dia e foram explorar uma caverna, que era o objetivo desde o inicio! O Tio estava a procura de um Cristal Brilhante, os dois passaram por lutas com aranhas e alguns desafios que a caverna oferecia, como enigmas e armadilhas."




8. Provação Suprema


O Herói está muito próximo ao seu objetivo, apenas um ultimo desafio, um ultimo teste e ele o alcançara, a provação final deve ser o teste mais difícil, é o clássico vida ou morte! Por exemplo:

"Dilan e seu tio finalmente chegaram na ala procurada, mais alguns passos e o Cristal estaria em suas mãos, porém, quando seu tio se apoderou do cristal uma armadilha foi ativada, a passagem foi fechada e espinhos surgiram nas paredes, dos dois lados elas vinham fechando, prontas para leva-los a morte! O Desespero tomou conta, Dilan começou a hiperventilar e de tanto andar procurando por algo ele acidentalmente pisou em algo que desativou a armadilha."

Essa parte normalmente é composta por momentos épicos, que levam o herói ao sufoco ou até mesmo um dos participantes à morte!



9. Recompensa


Com o teste finalizado, o chefe derrotado ou a armadilha vencida o herói irá ganhar sua tão esperada recompensa, a recompensa por ter concluído seu objetivo! Por exemplo:

"Dilan quase desmaiou quando viu que tudo havia sido resolvido, os dois haviam sobrevivido! A Missão dos dois estava completa, seu objetivo eles haviam terminado e sua recompensa era o valioso Cristal Brilhante."



10. Caminho de Volta


Com os objetivos completos é hora do herói retornar para sua casa, para sua rotina e sua vida, mas ainda não é o término!

"Com tudo concluído os dois decidiram voltar, desmontar a barraca e seguirem para suas casas e assim eles fizeram. Saíram da caverna, caminharam sobre o bosque e seguiram até o local de acampamento para fazer as malas do seu retorno."



11. Ressurreição


Nessa parte ocorrera um outro teste, algo secundário que ficou para trás e será lembrado agora como um problema que deve ser resolvido!

"Os dois desmontaram sua barraca e ali seguirão, guardarão tudo no carro e começaram o caminho de volta. Dilan olhando pelo retrovisor reparou que havia alguma coisa no banco traseiro e quando se deu conta do que era soltou um grito, a cobra que o tinha perseguido no outro dia voltou! Ela estava dentro do carro, assustado o tio parou o veiculo imediatamente, a cobra voou pelo vidro que se espatifou, afinal, era uma cobra de grande porte. Rapidamente ele acelerou e saíram daquele local."



12. Retorno com Elixir


Com todos os testes completos, desde os principais ao secundários e sua recompensa em mãos é hora de findar a história. Esse fim deve mostrar os benefícios ou as consequências deste retorno. O herói pode voltar transformado, diferente do que ele era ou voltar com algo / alguém que causa tais mudanças, por exemplo:

"Os dois retornaram em paz, salvos e com seu premio em mãos. Dilan levou-o para a escola no dia seguinte, todos vendo aquilo virão como ele era alguém valente, Pedro que enchia seu saco virou seu amigo e Lisa sua namorada. Essa é uma aventura que ele irá guardar por toda a sua vida."

[box class=plainbox]Concluindo[/box]
Essa é a longa jornada de um herói e a longa jornada que enfrentamos também quando vamos escrever uma história, enfrentamos diversos desafios, lutas e provações, mas sempre devemos manter a fé em nosso coração, com ela nós alcançaremos nosso objetivo e voltaremos recompensados e transformados.



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Nos vemos na próxima matéria!
  :XD:
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Bela matéria, heim, senhor Ven?
-Abraços do Manec, até*

Adorei a matéria Ven! Adoro ler essas dicas que ajudam em como melhorar o roteiro. Vi um vídeo uma vez que também falava da jornada do herói e de umas etapas parecidas com essas. E agora pensando, de fato muitas histórias são feitas nessa base. Enfim, um bom texto, parabéns!

Spoiler
Ven, nesta frase: "Os dois desmontaram sua barraca e ali seguirão, guardarão tudo no carro e começaram o caminho de volta" acho que os verbos seguir e guardar deveriam ser seguiram e guardaram, igual os demais verbos, não?
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Boa, Ven! Isso pode ajudar muita gente ao criar seu esqueleto de roteiro para iniciar um jogo, geralmente poucos elaboram isso em etapas e vão mais nos trancos e barrancos mesmo, mas sem dúvida um passo-a-passo pode ajudar aqueles com maiores problemas de escrita.

Pra mim essa Jornada do Herói não tem erro, é aquela receita de bolo de vó que sempre vai ficar boa, já que é de chocolate e tem uma cobertura gostosa. MAS tem muitos bolos melhores por aí, só que pra fazer esses bolos a receita não é lá tão simples e precisa de uns condimentos a mais ahuaha

Acho que de uns tempos pra cá essa visão do herói tem mudado um pouco, já fez muito sucesso e ainda faz, visto os seus próprios exemplos (O Hobbit, etc...), mas tá perdendo um pouco de espaço para histórias mais verídicas, onde personagens tem suas qualidades e defeitos e fazem cagadas, o maior exemplo sem dúvida é Game of Thrones e seus trocentos personagens que uma hora são mocinhos e outra hora são vilões.

Pessoalmente, eu prefiro mais uma trama com plot twists cabulosos, são roteiros que me prendem mais, mas não tenho dúvida que levando pro RPG Maker, qualquer "Jornada de Herói" desde que seja bem feita, já traz diversão pra caramba.

Prevejo futuras matérias sobre escrita criativa por aqui...
Grande Ven! A Jornada do Herói é um clássico, sem dúvida. Hoje em dia temos várias estruturas, muitas são construídas a partir de outras; e grande parte dessas tem uma pontinha da Jornada de Campell. Ainda funciona. E mesmo nos enredos mais complexos, se você observar cada personagem e seu enredo individualmente, vai encontrar alguns tópicos dessa estrutura.
Acho que sua próxima matéria será Como a Poética de Aristóteles Pode Melhorar Seu Roteiro.

Ótimo texto, Ven. para quem precisa de uma luz na área de enredo vai ser um belo quebra galho. é uma pena que muitos enxergam esse modo de construção como ago muito "cliché", tanto que quando ouvem que suas histórias estão dentro deste padrão, logo dão um jeito de modificar achando que significa algo ruim. acho que a jornada do herói sempre estará presente em obras da cultura pop, não tem muito como fugir. é uma formula fácil de trabalhar e que dá muito certo caso seja feita com cuidado. a inserção de um plot twist, ou um mind blown por exemplo, é uma maneira de "quebrar" a jornada ou fazê-la esperar um pouco mais antes de prosseguir com a evolução do personagem central.

Bela matéria Ven.
Você deu belos exemplos em 'Os 12 passos da Jornada'. Sou péssimo em desenvolver uma história, principalmente um héroi(protagonista), eu já tinha dito aqui no fórum que acabo criando coisas de mais e acabo me perdendo em finalizar.
Esse tópico me ajudou com certeza.

Gostei da materia. Ahco que realmente ajuda bastante os roteirista.

Como um aspirante a criador de histórias, eu cheguei a ler o "O herói de mil faces" do Campbell, e devo dizer que essa matéria resumiu muito bem todo conteúdo que o livro tem.

Qualquer um que quiser entender mais sobre a estrutura de uma História de herói clássica deveria procurar saber sobre o monomito.

Ven, você fez uma matéria muito boa, e pode acreditar que está ajudando muita gente mostrando esse conteúdo aqui.


Parabéns e sucesso cara.  :ok:
:rickas: :rickas: :rickas: :rickas:

Excelente! Esta matéria vai me ajudar muito :XD:
  Bom trabalho Ven :ok: 

Passar bem. ~Virgyl