Aulas de Ruby

Iniciado por Sotelie, 24/02/2017 às 02:11

24/02/2017 às 02:11 Última edição: 13/11/2017 às 22:13 por Alisson
[box2 class=purple title=◆ Introdução]Eu havia mencionado que faria umas aulas de programação pro pessoal, e já venho aqui deixar o tópico preparativo.
As aulas que serão postadas aqui serão de Ruby. O intuito é fazer elas o mais curtas possível, sem enrolar muito e indo direto ao assunto.
Aproveite para tirar suas dúvidas sobre as aulas aqui também.[/box2]
[box2 class=purple title= ◆ Aulas Básicas]

[/box2]
[box2 class=blue title= ◆ Aulas Intermediárias]

[/box2]
[box2 class=black title= ◆ Aulas Avançadas]

[/box2]
[box2 class=purple title= ◆ Progresso nas Aulas Básicas]
  • Variáveis
  • Operações com Variáveis
  • Condições
  • Case e Métodos
  • Argumentos dos Métodos
  • Return
  • Arrays
  • Introdução às Classes
  • Variáveis de Instância
  • Herança das Classes
  • Super
  • Alias
  • Attr
  • Loops
  • Módulos
  • Hash
  • Eval
[/box2]
[box2 class=blue title= ◆ Progresso nas Aulas Intermediárias]
  • Sprites e Bitmaps
  • Áudio
  • Scenes
  • Janela
  • Janela de Comandos
  • Janela Selecionável
  • Sprite Animado
  • Each
  • Script - Sound Test
  • Partículas
[/box2]
[box2 class=purple title= ◆ Progresso nas Aulas Avançadas]
  • DataManager
  • Notas do Database
  • Expressões Regulares
  • Bitwise Operators
  • Math
  • File
  • Zlib
  • Win32API
  • Fiber
[/box2]

24/02/2017 às 02:51 #1 Última edição: 24/02/2017 às 02:59 por Selitto
Muito legal, vou acompanhar, e tipo tem como gravar umas aulas focando na programação do maker, tipo palavras reservadas que só tem no maker. Como por exemplo eu posso ser um mestre em Ruby, mas nunca ter visto o rpgmaker, não teria dificuldades de certo modo também? Vejo aulas de Ruby, mas não vejo falar da programação do próprio maker.

Claro que sim, assim que chegar a hora e eu tiver ensinado as coisas necessárias, estarei ensinando coisas sobre como criar janelas, sprites, scenes e até mesmo estarei ensinando como criar scripts para o maker em si. Mas até lá, vou ensinando o básico pra não acabar ensinando as coisas pela metade ^^

Já peguei meu tilibra (46 folhas) o/ Só aguardando o início

A próxima aula está prestes a sair, fiquem de olho :D

24/02/2017 às 17:27 #5 Última edição: 24/02/2017 às 17:31 por Alisson
Segunda aula lançada. Na próxima estaremos aprendendo a fazer condições, como if, else e elsif.
Nesta aula eu tive alguns probleminhas com o timing das coisas, me perdoem ;-;

24/02/2017 às 17:38 #6 Última edição: 26/02/2017 às 11:20 por Joseph Poe
Ainda não consegui assistir pela carroça, vulgo celular.

Edit:
Aulas excelentes! Para quem não tem noção nenhuma o/ estão bem claras.
Na segunda, quando você começa a explicar sobre as operações, não coube na tela o que você digitou no script, mas ficou bem explicado. Eu é que tenho problemas sérios com números. Para fazer contas simples eu preciso de gráficos, desenhos haha

Muito boa sua proposta! irei assistir suas aulas em breve! ^^

Poe: Haha' imagine a minha na hora de editar. É uma tristeza.

bruno: Eu agradeço, se tiver qualquer dúvida, não hesite em questionar aqui :)

Opa!me atrasei um pouco pro inicio das aulas. :T.T: :T.T:
Assisti as duas primeira e foi muito fácil de entender tudo ensinado.
Estou animado pra próximas aulas alisson sensei :lol:

A aula de condições está pronta, galera!
Se tiverem alguma dúvida, basta deixarem aqui.

E acabamos de aprender um truque muito bom para não precisar colocar condições dentro das condições dentro das condições do evento. Dúvida: Se eu precisar fazer algo semelhante ao último exemplo, funciona se escrever todo o código no "Chamar Script"?

Fui mexer no gerador e fiz bagunça. Estou reinstalando o maker para testar essas aulas :x

Tudo o que aprendemos nessa última aula funciona perfeitamente no chamar script.
Caso for usar switches e variáveis, você pode usar $game_switches[número] e $game_variables[número] durante as condições para checar diversas coisas sem precisar fazer várias condições.

A propósito, no comando de condições, não sei se repararam, mas há uma opção de "script" nele. Vocês podem usar aquilo também :)

Aula número 4 lançada com sucesso.
Nesta aula, aprenderemos o uso do Case e teremos uma pequena introdução aos métodos.

28/02/2017 às 15:48 #14 Última edição: 28/02/2017 às 15:52 por Joseph Poe
Opa! Só passando para continuar os estudos.
Case então é um modo de aplicar várias condições à uma mesma variável, certo? E sobre os métodos, entendi porque sempre ficam separadinhos nos scripts, prontos para serem chamados o/

Moço. Disponibiliza esse videos para download haha Meu aTubeCath* não está funcionando.