O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre Pirataria

Iniciado por jom650, 16/04/2017 às 14:45

Bom estou aqui criando meu debate sobre, a pirataria! bom qual a opinião de vocês sobre isso?
Minha opinião VVVVVV
Spoiler
eu pirateio, e concordo com isso, mas se eu trabalha-se e ganha-se dinheiro, eu compraria (talvez)
[close]
Assinado: Jom650
Spoiler
Spoiler
Spoiler
Spoiler
Spoiler
Spoiler
Spoiler
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
[close]
[close]
[close]
[close]
[close]
[close]
[close]

16/04/2017 às 15:30 #1 Última edição: 16/04/2017 às 20:46 por Corvo
Seu tópico é bem... direto? Seria legal expor alguns argumentos, mas enfim:

Sou contra. Criar algo dá trabalho, demanda tempo, além de capacitação. Independente do que seja, alguém se esforçou para criar e merece algum retorno. Antes, admito que usei o RPG Maker pirateado, baixava músicas e etc, mas mudei totalmente de opinião quando fiquei do outro lado. Publiquei, há tempos, um texto em uma coletânea de determinada editora. O assessor era amigo meu, logo confiei o texto sem contrato e não recebi um centavo.

Entretanto, eu não teria me interessado pelo RPG Maker se não tivesse usado os piratas por anos à* fio.  Não teria comprado as músicas que gosto se já não tivesse ouvido todas. A pirataria é um meio de divulgação e criação de público poderoso, mas vale lembrar que Edgar Allan Poe morreu na miséria, assim como sua esposa. Então, sou do time que realmente apoia - comprando - o que gosta. Assim que meu livro for lançado, vou fazer o possível para tirar o maior número de e-books piratas do ar, embora tenha de lançar um com preço acessível para compensar.

Sou contra. Como um desenvolvedor, tenho uma boa noção do quão trabalhoso é a criação de uma obra, independente do que ela se trata.
Ultimamente evito bastante usar conteúdo sem obter legalmente, geralmente recorro à freebies ou desenvolvo meus próprios recursos e/ou código/programas.
No entanto, eu nunca teria conhecido a indústria de jogos se não fosse pela pirataria, nunca teria jogado meus jogos favoritos se não fosse por ela também. Porém, sempre que eu puder estar comprando algo, eu compro. Este simples ato dá um valor maior ao produto, principalmente meus jogos favoritos que possuo na steam, sou muito orgulhoso de ter comprado todos eles, e ao mesmo tempo tenho apreço e carinho pelo trabalho finalizado que me foi entregue.

Se você possui condições de comprar algo, faça. Caso não possua, faça assim que puder.

Eu sou parcialmente contra, se um dia você construir algo ao menos pela metade você vera o quão trabalhoso foi e que precisa ao menos ser recompensado de acordo, ainda mais rpg maker, se para criar um jogo nele e muito trabalho, imagina ter criado uma engine capaz de criar qualquer jogo já pensou nisso?
Só que o preço do rpg maker MV pelo menos está bem amargo, então com a incerteza se você vai usar muito um programa ou conseguir terminar um jogo (á que 90% das pessoas que tentam criar um jogo no rpg maker acaba desistindo) acaba virando usar o software ilegal
Mas tudo tem um porem, se você esta trabalhando contestamente com a engine, começo fazer parte do seu dia a dia seu projeto esta caminhando de forma continua, ao ponto de dizer que já fez 60% do jogo, nesse caso acho que já passou da hora de compra-lo por que ele alcançou seu objetivo a você

Acho a pirataria uma coisa comum no nosso país, o país tem muitos impostos e o preço das coisas na maioria das vezes é quase um estupro, é óbviu que se eu tiver dinheiro eu vou comprar o produto original, mais como nem sempre é o caso eu só tenho acesso graças a pirataria, se não fosse ela eu não teria tido alguns video games, rpg maker, etc...

É como os colegas acima já disseram. Pirataria é algo legal? Sim e não. É legal para as pessoas com menores oportunidades e que  se não fosse por ela[pirataria] nunca teriam acesso a muitas cosias que gostam. Já do outro lado, obviamente, é nada legal para quem teve o suor de fazer tal coisa que foi pirateada e espera um bom retorno de seu trabalho, claro, sem falar que isso é uma prática ilegal.
A situação é complicada, sei que é errado, mas não sou contra pirataria. Já não basta um país com tanta desigualdade, onde alguns podem e muitos ficam a ver navios, ainda temos que dar conta dos preços das coisas aqui, que como disse o dodoop, são um verdadeiro estupro no nosso bolso.
Acredito que, para tornar a prática o menos desrespeitosa possível, deve-se dar uma forma de reembolsar o autor do teu produto pirateado o mais rápido que der, assim que você obtiver condições. E, geralmente, é assim que faço. Usei o RMVXAce pirata por mais de 5 anos e nunca tive problemas com isso, nem mesmo terminei um único projeto sério,  mas foi um verdadeiro orgulho quando finalmente pude comprá-lo na Steam e não me arrependo nem um pouco disso, mesmo podendo ter continuado a usá-lo pirata.
A gente faz isso mas sabe que é errado.
Para finalizar, cito o exemplo do novo Zelda, jogo que eu estava louco para jogar, louco mesmo. Me dispus a muita coisa para poder jogá-lo, mas eu não havia o video-game, seria uma verdadeira facada pagar video-game + jogo de umaúnica vez, ao menos para mim que não tenho condições lá tão boas, minha escolha foi comprar apenas o video-game e piratear o jogo através de um desbloqueio. É uma verdadeira falta de respeito com a produtora do jogo, mas eu iria ficar chupando dedo por muito tempo se não fizesse isso. De toda forma, mesmo já tendo zerado, já estou juntando meus centavos para que possa comprar o jogo,nem que seja em mídia digital, embora essa obra-prima mereça a física.  :aiaiai:
[close]


17/04/2017 às 14:55 #6 Última edição: 17/04/2017 às 15:00 por Seki
Confesso que também faço isso, uso os produtos piratas até que eu tenha a grana para comprá-los. Não sou contra a pirataria e nem totalmente a favor, pois, de fato, é um assunto controverso (mas sou totalmente contra "pirataria remunerada" ou seja lá como se chame quando alguém vende um produto pirata por um preço menor ao invés de distribuí-lo livremente na internet etc). Mas,  um outro ponto bom da pirataria que merece ser citado é que você pode utilizar dela para realmente ver o que você está comprando antes de fazê-lo. Quantas vezes vocês já compraram um jogo/produto e depois se arrependeram da compra porque não era o que esperava?

 :pare: Eu abomino e tenho nojo da pirataria  :=p:, mas entendo seu lado, o problema eh q em nosso pais
as taxas de importação são tão altas somados ao impostos q tds pagamos produtos como games e softwares são muito caros, não q defenda a pirataria mas se vc puder faça o  melhor possivel pra comprar o jogo,nao deixe os produtores do seu amado game na mão, empresas falem por pirataria,softhouses tbm,produtos são descontinuados e a industria fica mais fraca :T.T:, se vc for lançar o jogo comercialmente compre a engine pelo menos.  :uu:
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

É uma grande controvérsia, porque a pirataria torna produtos acessíveis àqueles que não tem a condição de realmente estar apoiando o desenvolvedor pagando (o que muitas vezes é um absurdo de caro. Provas são o BF1 e TW3 que um amigo ficou louco pra comprar mas não tinha dinheiro).
Mas também acaba prejudicando os desenvolvedores.. Eu tenho um colega na faculdade que fez um app e publicou, nada muito especial (era um app de organizar e-books se não me engano, não lembro o preço). O que aconteceu foi que algumas pessoas compraram e logo disponibilizaram o .apk para download grátis, ele acabou tirando o app de circulação porque odiou ter o app praticamente roubado.. Mas eu uso muitos programas piratas, inclusive o RM, photoshop, windows.. A questão crucial é o preço inacessível dos programas ex: RMMV = 136R$, RMVXA = 126R$..
Eu digo sempre, se eu tivesse dinheiro eu compraria com orgulho, fazia questão de comprar outros produtos também, não só do RM.. Em 2015 eu não estava na faculdade ainda, então  o dinheiro que eu ganhava trabalhando eu comprava alguns jogos, gastei mais de 400R$ nas promoções de natal da Steam, Origin e Uplay.. Mas agora o pouco que eu consigo (pouco mesmo porque são só alguns bicos) não dá pra nada..

O post foi bem instigante, todos que ler vão querer dizer algo!
Quem sabe...

Olha, dizer que a pirataria é errado é meio óbvio, não acham? É crime no mundo inteiro, então é consenso geral de que é errado. Outra, ter ou não ter dinheiro para poder comprar o produto original, justifica a pirataria? Claro que não justifica ... porque se justificasse, bom aí a falta de dinheiro pode justificar muitas coisas erradas, desde pirataria até roubo, até latrocínio...

Acho que o que as empresas e desenvolvedores deveriam pensar é em formas de ganhar mais pelo produto sem necessariamente contar com o dinheiro das vendas. É tipo como funciona com músicos e acredito com cinema também, a fatia da renda deles em venda de DVD's é mínima se comparada aos shows e cinema, patrocínios e propagandas. Esse deve ser o caminho dos jogos também. Acredito que hoje as empresas calculam o valor dos seus produtos já com a margem de pirataria inclusa, consequentemente quem está pagando pelo seu produto pirata é a pessoa que comprou o produto original, entende? Então jogar um Zelda pirata não está empobrecendo a Nintendo, mas isso justifica a pirataria? Claro que não.

Enquanto for crime e errado, vai ser crime e errado e ponto. O que se pode discutir é legalizar a pirataria e alterar a forma dessa empresa ganhar dinheiro em cima do produto sem contar com a receita de vendas.

A coisa muda de figura quando falamos de desenvolvedores indies e tal, aí realmente é bem difícil de se conseguir um patrocínio ou uma forma diferente de se ganhar em cima do produto que não seja a venda direta...

17/04/2017 às 18:20 #10 Última edição: 17/04/2017 às 18:22 por Ellye
Na minha opinião e na minha educação:
Se você quer algo, mas não tem dinheiro para comprar, você larga mão ou fica passando vontade.

Também já vi que grande parte do povo que usa do pseudo-argumento de: "só pirateio porque é caro demais" ignoram completamente as oportunidades de comprar quando o produto está barato, convenientemente.

Sou bastante anti-pirataria e acho que o fato de precisar dizer isso é bem besta. É tipo precisar dizer "sou anti-roubo". Era pra ser algo óbvio e padrão.

Bem, se for procurar justificativa do porquê isso acontece, vão ter que ser buscadas raízes beeem antigas, da época em que tinha-se consoles piratas, como o Dynavision era se comparado ao Nintendinho, por exemplo. E por muito tempo, essa era a única forma do Brasil ter acesso à essas mídias, vez que, mesmo nos EUA as coisas já chegavam dois ou três anos atrasadas. Veio o PS1 que facilitava ainda mais a cópia de jogos por qualquer um que tivesse um computador, já que o CD era uma mídia extremamente barata, e daí pra frente a pirataria meio que já cresceu paralelamente ao consumo de jogos aqui.

Porém, o comportamento das empresas mudaram, e hoje, principalmente com as mídias digitais, é muito fácil ter acesso à esse entretenimento. Além disso, o Brasil não é mais um país ignorado nesse mercado. Jogos mesmo dublados hoje em português são uma realidade, o que demonstra um reconhecimento daqui por parte das empresas.

Todavia, isso não aconteceu por muita gente estar pirateando os jogos e, com isso, muitos estarem jogando. Muita gente acha que piratear é uma forma de protestar por preços altos e pela desconsideração das empresas, quando isso só afasta ainda mais o olhar das empresas. O que acontece é que, cada vez, mais gamers estão tomando consciência e pagando pela mídia, e é isso que faz com que as empresas enxerguem um potencial mercado e os jogos saiam localizados e disponíveis em lojas aqui.

Os jogos não são baratos, de fato, mas considerem que tu não precisa comprar dez jogos por mês. Um bom jogo vai te proporcionar muitas horas de diversão e pagar por esse valor por ele vai fazer querer aproveitá-lo bem. A pirataria é tão fácil que muitas vezes baixamos um conteúdo que sequer abriremos uma vez na vida, e é esse mau costume que deve ser erradicado: a mania de querer ter mais e mais jogos como se fosse jogar todos ao mesmo tempo. Além disso, cada vez exigimos das desenvolvedoras mais qualidade, melhores gráficos e desempenho, e elas o fazem, só que colateralmente isso gera custos, então é óbvio que essa qualidade vai ter um valor agregado.

Um bom exemplo que está acontecendo agora é o de Black Desert Online. O jogo gerou um hype muito grande ante seu lançamento, há uns dois anos atrás, porém, houve IP Block para a América Latina. Ainda assim, muita gente baixou pirata e usou VPN para conseguir acessar. Só que ao ser lançado no mercado norte-americano, a maioria dos jogadores preferiu comprar o jogo naquele servidor e manter-se usando VPN por necessidade. Vendo esse mercado, a Red Fox irá abrir um servidor voltado para a comunidade latino-americana, ou seja, descartando a necessidade de VPN, justamente por enxergar que há um público para isso. Se todo mundo tivesse permanecido jogando pirata, eu duvido muito que isso aconteceria.

Agora, voltando ao RPG Maker, creio que o mesmo aconteceu ao lançamento do MV. Aos que se lembram, a tradução do VX Ace fora feita pelas comunidades, e desta vez, desde o lançamento o MV já veio em português. Ainda que porcamente, é um reconhecimento da empresa, e ela ainda abriu um espaço para acertar essa tradução (que não sei porque diabos demora tanto).

Vale lembrar que a pirataria não é restrita daqui. Isso deve rolar pelo mundo todo, e acredito que na Rússia possa ser até proporcionalmente maior, pela política de lá não dar muita credibilidade a direitos autorais. Então a justificativa de impostos não é válida, é somente a mais conveniente à nossa realidade.

Citação de: Seki online 17/04/2017 às 14:55
[...] Mas,  um outro ponto bom da pirataria que merece ser citado é que você pode utilizar dela para realmente ver o que você está comprando antes de fazê-lo. Quantas vezes vocês já compraram um jogo/produto e depois se arrependeram da compra porque não era o que esperava?
Eu até concordaria com isso há uns quinze anos atrás. Hoje tem-se o youtube, que duvido muito que exista um jogo que não haja gameplay por lá.

Citação de: BOL-Spoderman online 17/04/2017 às 15:54
[...] Provas são o BF1 e TW3 que um amigo ficou louco pra comprar mas não tinha dinheiro). [...] Mas eu uso muitos programas piratas, inclusive o RM, photoshop, windows.. A questão crucial é o preço inacessível dos programas ex: RMMV = 136R$, RMVXA = 126R$. [...]
Mas aí tu deu exemplos bem distintos, se é que entendi bem as siglas. Battlefield 1 saiu por quase R$ 500,00 e a Eletronic Arts já é meio que conhecida por ser mercenária. Eu confesso que até faz-me rir esse valor, mas acho que o mais correto seria simplesmente não jogar o jogo, ou simplesmente esperar por uma promoção. Que foi o que fiz em relação ao segundo exemplo: The Witcher 3. Esse, por outro lado, saiu por R$ 190,00 e eu te falo que valia cada centavo, também crendo que ser o jogo mais premiado da história justifica isso. Zerei ele com 100 horas de jogo e mesmo assim fazendo quase que somente as missões principais, porque vou zerar novamente pela rejogabilidade do jogo ser bem permissível. Mas, se ainda assim, achasse que não valia a pena, fizesse como eu, que esperei um ano que comprei ele por R$ 50,00 em promoção na Steam.
O mesmo para os RPG Makers. O MV ganha 50% de desconto em promoções, o VX Ace ganha 90%, ficando por R$ 12, então é só ter paciência.

É uma situação delicada e respeito a opinião de cada um, mas na minha opinião a pirataria é 50/50, ou seja, depende muito da situação.
Por exemplo, no boom da internet no começo do século, eu era 100% a favor da pirataria como forma de acesso a material inacessível, principalmente para quem morava em cidade do interior. Músicas, animes, jogos que eu JAMAIS veria lançados comercialmente eram facilmente conseguidos via Emule ou ICQ, não existia a opção "se", ou pirateava ou ficava sem, portanto eu era 100% a favor. Hoje essa justificativa não é tão aceitável devido ao fato de você ter muito mais acesso â compra de midia digital, mas ainda sou a favor quando se trata de produtos inacessíveis, como por exemplo, filmes fora do circuito comercial que não vão para o cinema, e nem são lançados em DVD/Blu-Ray por aqui, o mesmo vale para alguns jogos que não são nem lançados em inglês comercialmente.

Hoje eu prefiro comprar o produto original, mesmo por que as funcionalidades e garantias são necessárias, diferentes de produto pirata, mas ainda assim utilizo da pirataria em alguns casos, visto que os impostos incidentes,principalmente em produtos de tecnologia, são incrivelmente abusivos aqui no Brasil, eu acabo enxergando isso não como contravenção mas sim como um protesto.

Como dizer que a pirataria é 100% ruim quando o próprio governo utiliza da mesma legalmente. A quebra de patentes que gerou a criação dos genéricos é basicamente uma pirataria, travestida de auxílio social. Ora, se a justificativa era da inacessibilidade da população ao remédios frente aos preços abusivos cometidos pela máfia dos laboratórios, por que não utilizar a mesma justificativa com os preços discaramente altos em outros produtos? Por que eu deveria arcar com os "direitos econômicos" exorbitantes de um cantor, sob o manto dos impostos, quando o mesmo utiliza de leis de incentivo fiscal quando  promove seus shows?

O ideal ao meu ver é que a empresa torne seu produto tão atrativo a ponto de a pirataria acabar por não ser tão interessante. Por exemplo, no PS1 a pirataria de jogos era altíssima, eu mesmo nunca tive um jogo original no PS1, já no PS3 era possível sim piratear, mas para isso seu console ficava extremamente restrito, não atualizaria os jogos, não conectaria na PSN, etc. Eu tinha a escolha.

Pra não ficar em cima do muro, nos meus precitados 50/50 eu assumo, hoje no Brasil e nas condições atuais, sim, eu sou completamente a favor; o dia que tivermos um mercado justo e minimamente acessível para cada fatia da população, eu mudo de ideia.

Eu só faço quando quero saber de um jogo funciona bem no meu PC e a que tipo de configurações consigo correr o jogo, a moda de não existir mais demos é uma bosta e maior parte das vezes os requisitos postos pelas desenvolvedoras vão longe da realidade.

Citação de: makergame2000 online 22/04/2017 às 12:06
Eu só faço quando quero saber de um jogo funciona bem no meu PC e a que tipo de configurações consigo correr o jogo, a moda de não existir mais demos é uma bosta e maior parte das vezes os requisitos postos pelas desenvolvedoras vão longe da realidade.

realmente, isso da raiva,  os caras colocam os requisitos minimos lá em cima
lembro q antigamente os produtores colocavam os RM realmente no minimo msm.
Dava pra confiar :T.T:
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc