O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida de Rm2k3 sobre criar condição de certo número de itens.Alg ajuda?

Iniciado por Oca_Maru, 19/04/2017 às 16:07

Minha dúvida é a seguinte:No meu fangame de Sonic criei um mapa que chamei  de Special Stage em que você precisa coletar aneís para conseguir um item(no caso a Esmeralda).
Os aneís são da aba common item.Eu os chamei de Power Rings.
Na imagem abaixo mostra o que eu fiz:
Spoiler
Eu criei uma variável chamada Power Rings porque eu queria criar uma condição(Conditional Branch) que se o heroí coletasse 40 aneís ou mais,uma mensagem dizendo "cool" e outra dizendo "Get 80 Rings" e então ele seria teleportado para outro mapa para coletar mais desses aneís,e caso ele conseguisse 39 ou menos ele falharia e seria teleportado para fora do Special Stage e mandado de volta para o mapa que o trouxe para o Special Stage.
Fiz outros 2 Mapas do special stage em que você tem que coletar mais desses aneís e caso conseguisse uma quantidade abaixo do esperado o heroí falharia e seria mandado para fora do Special Stage e que se caso conseguisse 3 vezes ele iria obter um item que chamei de Esmeralda do Caos.
Mas eu coletei todos os aneís do primeiro mapa do Special Stage e ainda assim acabou acontecendo que o Else Handler optou pela opção de falha.
Eu sei que é muita coisa,mas alg me ajuda com essa dúvida.

Aparentemente, você está usando a informação errada na variável. Ela está verificando se um certo equipamento está sendo usado - creio. O correto seria assim: esta condição verifica o valor numérico da variável em questão:
Spoiler
[close]
E na página do evento, fica dessa forma:
Spoiler
[close]
Só lembrando - o que você deve saber - que os eventos dos anéis devem conter o comando abaixo, para atualizar o valor da variável:
@>Control Variables: [ID:Nome da Variável] +=1

É possível zerar o número que a variável armazena?
Porque pretendo fazer outros 6 mapas iguais a esse(no caso,do estágio especial) e seria mais interessante coletar os aneís iniciando do zero.
Por favor me responda!

Claro, tudo é possível, jovem.

Spoiler
[close]

A opção "Set" vai substituir o valor da variável pelo que você definir, ignorando o antigo valor dela. No evento, ficará assim:

Spoiler
[close]

Pronto. Zerada.

Caso esteja começando agora, estes tutoriais sobre variáveis são excelentes ;D

Não tem a menor necessidade de criar uma condição para MENOR e uma dentro da EXCEÇÃO para MAIOR, a EXCEÇÃO já é equivalente a maior.

Mas agora tenho mais uma dúvida:É possível criar condição com itens?
Porque no jogo eu pretendo habilitar certos heroís caso um heroí obtenha por exemplo 7 itens.

1- Bem, existem várias formas de fazer isso. Por exemplo, se você quer verificar a quantidade de um único item que o jogador possui, é mais fácil você definir esse valor em uma variável assim:

Spoiler
[close]

Logo, você usa essa variável na condição:

Spoiler
[close]

2 - Você também pode criar uma condição direta, que verifica se um item está presente no inventário, ignorando a quantidade:

Spoiler
[close]

3 - E por último, você pode definir um item como condição para o evento inteiro. Funciona exatamente como o item 2, mas caso o jogador não possua nenhum item, o evento sequer aparece no mapa:

Spoiler
[close]

Uma das opções da variável de variable operations é permitir que um item só possa ter seu valor setado em uma variável.
Mas eu queria fazer com 7.
Não tem como fazer a  seguinte condição:Se o heroí tiver 7 itens,ele habilita um certo heroí.
Não quero ser chato ou ingrato,mas eu não pretendo considerar apenas um item.Eu gostaria de habilitar certos heroís através de 7 itens.

Citação de: Oca_Maru online 21/04/2017 às 16:13
Uma das opções da variável de variable operations é permitir que um item só possa ter seu valor setado em uma variável.
Mas eu queria fazer com 7.
Não tem como fazer a  seguinte condição:Se o heroí tiver 7 itens,ele habilita um certo heroí.
Não quero ser chato ou ingrato,mas eu não pretendo considerar apenas um item.Eu gostaria de habilitar certos heroís através de 7 itens.

Nesse caso é só colocar as condições dentro de condições, assim:

Spoiler
[close]

Aqui o evento verifica se o jogador possui o item x, depois o item y, e assim por diante. Você pode colocar quantos itens quiser aqui dentro, de forma que o fim da condição esteja dentro da verificação do último item.

Resolveu meus problemas!