O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando uma HUD simples em 4 passos!

Iniciado por MayLeone, 26/11/2012 às 19:20

[box class=titlebg2]
Introdução:
[/box]
Estes dias o membro Clif, me pediu um sistema de HUD por eventos. E eu fiz com um método que eu conhecia desde 2010, um método simples de um tutorial do Makson.
Só que a maneira dele de criar HUDs, só era possível com uma variável que armazena o Hp e HP max. do herói, mas se por exemplo, quisemos criar um sistema The Sims, onde o jogo tem barras de fome, sono, e etc... teremos que nos limitar no HP e MP do herói.
Mas não, estou trazendo um método meu, com base deste tutorial, aqui para vocês,e com isto você poderá fazer quantas HUDs quiser.

[box class=titlebg2]
Passo 1:
[/box]
Primeiro, crie o gráfico da sua HUD como desejar, mas guarde o número de sua largura.
No meu caso a largura da minha HUD é de 130.

Agora crie um gráfico com o mesmo tamanho. Mas este será o fundo da sua barra, que quantos mais você vai perdendo HP, mais essa barra vai aparecendo:
Spoiler
[close]

Importe as imagens da sua HUD para a pasta pictures do seu projeto.
Agora, em eventos comuns, você deixa a condição de inicio em processo paralelo, e cria uma switch qualquer para este evento, eu coloquei o nome desta switch de ''~~HUD~~''.
Agora crie uma variável com o nome de "Var_Divisão" e iguale à 100:
Spoiler
[close]

Feito isto, feche a aba de eventos comuns, e crie um evento no mapa em processo paralelo, com os seguintes comandos:
Opção de switch ~~HUD~~ ON.
Agora crie uma nova variável com o nome de "Variável_1" e iguale à 100.
Depois, é só colocar um comando "apagar evento temp." e pronto, seu evento deve estar assim:
Spoiler
[close]

[box class=titlebg2]
Passo 2:
[/box]
Agora, volte à aba de eventos comuns, e crie uma nova variável com o nome de "Y_Variavel_1"
Na constante você deixará o valor desejado para a coordenada Y da sua hud no mapa, no meu caso eu deixei zero:
Spoiler
[close]

Feito isto, crie uma nova variável com o nome de X_Variavel_1, e em operando, vá em "variável" e escolha a variavel: "Variavel_1":
Spoiler
[close]

Dê ok.
Agora com a variável X_Variavel_1, você a multiplica pela largura da sua HUD.
Para fazer isto, em operação você marca o símbolo (*) da multiplicação, e em constante você coloca o tamanho da largura da sua HUD, a minha tem largura de 130:
Spoiler
[close]

[box class=titlebg2]
Passo 3:
[/box]
Agora, com a variável "X_Variavel_1" novamente, você irá dividi-la pela variável "Var_Divisão".
Para fazer isto, com a variável "X_Variável_1" você marca a opção com este símbolo (/) que é o de divisão, na opção operação, e em operando indo na opção "variável" você seleciona a variável "Var_divisão":
Spoiler
[close]

Dê ok.
E novamente com a variável "X_Variavel_1", você irá subtraí-la pelo valor da largura da HUD (no meu caso 130):
Spoiler
[close]

Feito tudo isto, você irá chamar o comando "mostrar imagem" e irá selecionar a imagem do fundo da sua HUD, no meu caso a imagem branca.
Na coordenada Y você deixa a constante igual à que você deixou na variável: Y_Variável_1, eu por exemplo deixem ambas em zero:
Spoiler
[close]

Agora, chame outro comando de mostrar imagem (nº2) e selecione a imagem da sua HUD.
Em "especificar" você marca a opção "por variável" e lá, você coloca as variáveis X_variavel_1 e Y_variavel_1:
Spoiler
[close]
Seu comando de evento, no final deverá ficar assim:
Spoiler
[close]

[box class=titlebg2]
Passo 4:
[/box]
Configuramos a HUD em si, mas ainda falta fazer com que possa-se diminuir o valor da variável "variavel_1" na HUD.
Para fazer isto, apenas de teste, você cria um NPC no mapa, que ao falar com ele a variável "variável_1" diminua em 10:
Spoiler
[close]

E para aumentar, crie outro NPC no mapa, porém agora a constante da variável "variavel_1" irá aumentar em 10:
Spoiler
[close]

Certo, agora sua HUD aumenta e diminuí conforme você falar com o NPC no mapa.
Mas, ainda há um problema!
Quando você aumenta a sua HUD ao máximo, e depois mais ainda, a imagem da barra da hud sai de dentro da imagem base (a img branca).

Para acabar com este problema, crie um evento em processo paralelo no mapa, para bloquear isto.
Em comandos de eventos, coloque uma condição com a variável "variável_1" e deixe a constate da mesma em 110, e coloque a opção "igual a ":
Spoiler
[close]

Dentro da condição, você coloca a opção de switch ~~HUD~~ em OFF, e coloque para a variável: ''variável_1" diminuir 10:
Spoiler
[close]
Depois, coloque para que a switch ~~HUD~~ fique ON novamente.
Seu evento deverá estar assim:
Spoiler
[close]

Agora, neste mesmo comando, repita este processo, porém, na constante da variável, dentro da condição, você deixará em zero, e na opção "menor":
Spoiler
[close]

Dentro da condição você coloca a switch do evento comum da hud em OFF, e depois coloque para que a variável "variavel_1" fique igualada à zero:
Spoiler
[close]

Coloque para que a switch ~~HUD~~ fique ON novamente e dê ok.
Se evento deve estar assim:
Spoiler
[close]

Isto tudo foi feito para que a variável da constante da HUD não fique negativa.

Acabamos nossa tutorial, agora é só testar para ver se funciona!
E você poderá fazer quantas HUDs quiser, usando este método, basta substituir as imgs, e as variáveis da constante, e coordenadas X e Y.

[box class=titlebg2]
Considerações finais:
[/box]
Espero que tenham gostado deste tutorial!
Se restar alguma dúvida, baixa a demo em anexo, onde eu criei mais de uma HUD com este tutorial.

Créditos: MayLeone pelo tutorial e novo método;
Makson pelo método.

Aprendi >.<
Dá ultima vez eu havia travado no 4 passo.É bem util e fácil, Obrigado May.
Só faltou a demo em anexo.



"Cloud-Sama"
-> Sdds rpg maker.
@Alisteroterrivel

É a única coisa que eu nunca tive saco para aprender como fazer com eventos, e agora não mais. Ajudou bastante, muito obrigado mesmo May.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death


Citação de: IIxyzu online 27/11/2012 às 14:00
Aprendi >.<
Dá ultima vez eu havia travado no 4 passo.É bem util e fácil, Obrigado May.
Só faltou a demo em anexo.

Que bom que ajudei, é sempre bom trazer conhecimento!

Citação de: B.loder online 27/11/2012 às 14:31
É a única coisa que eu nunca tive saco para aprender como fazer com eventos, e agora não mais. Ajudou bastante, muito obrigado mesmo May.

Opa! Agora até HUD dá pra fazer facinho, né? He he... obrigada.

Citação de: Nandik online 27/11/2012 às 14:36
Ai tem mais de 20 passos U.U, de qualquer modo, é um ótimo tutorial(Propaganda enganosa)!

Passos = Etapas, e não literalmente passos.

Entendo, de qualquer modo, vai me servi e muito, eu fazia HUDs com uma burocracia que... bom, pior que assina uma lei no Brasil. Valeu por postar!