O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Organização de seu Projeto

Iniciado por Rawen, 03/06/2017 às 13:38

[box class=news]


DICAS PARA A ORGANIZAÇÃO
DE SEU PROJETO


Você sabe o que é organização? Sabe o quanto ela importa? A organização é a base para dar vida a um projeto, seja sozinho, seja em grupo: a organização é importante. Existem diversas formas de se organizar, cada pessoa tem a sua própria; você deve encontrar o método que melhor lhe caiba e usá-lo da melhor forma possível, segui-lo a risca, fazer todo o possível para não 'avacalhar' com seu método de trabalho.

[box class=plainbox]O quanto...?[/box]


Tenho certeza de que você já se pegou num momento de um projeto, seja um jogo ou não, onde não sabia como continuar ou com que continuar, certo? Você pode ter parado pra pensar e visto a quantidade de coisas diferentes para se fazer e, sem saber por qual começar, fez de forma desorganizada e que pode ter falhado. Um exemplo simples disso é: Configuro o banco de dados ou crio o sistema de pescaria? Depende da situação, mas a conclusão pode ser essa: Faça aquilo que menos gosta primeiro e se desanime no caminho, faça aquilo que mais gosta primeiro e se depare com um desânimo enorme para fazer a próxima parte — talvez até desanimando no meio do caminho, sabendo o que virá logo depois. "Mas Manec, isso é uma atitude infantil e ilógica". Não, não é. Gosta de trabalhar no seu projeto, mas sempre vai haver algo que desgoste, por isso, equipes são tão importantes. Você pode gostar de mapear e não saber programar, ter preguiça de aprender ou até mesmo achar difícil demais. É por essas causas que a organização é tão importante.

Por isso, comecemos.

[box class=plainbox]Sua Rotina de Trabalho:[/box]

Já pensou em fazer isso? Criar uma rotina para se trabalhar? Bem, isso é muito simples: basta criar metas para a semana e distribuir, de forma realista — levando em conta seu tempo livre — a execução de cada uma delas. Faça intervalos de pelo menos 15 minutos à cada 40 minutos, assim o trabalho se torna menos cansativo. Nesses 15 minutos, você pode fazer algo que queira, ouvir alguma música, ver vídeos, xingar no Tweeter, jogar algo rápido ou conversar em algum chat da internet. É interessante distribuir as atividades baseado nisso:


"O que farei?"

Aqui você deve dividir suas metas para a semana, o que pretende fazer? Vai focar num assunto só? Má ideia, que tal fazer coisas variadas para evitar ao máximo o enjoo e falta de vontade? Vamos fazer uma lista de exemplo para continuar:

•Programar os inimigos da zona West Jungles;
•Construir o cenário 5B da West Jungles;
•Programar o sistema Next Jungle King da West Jungles;
•Finalizar os mapas da West Jungles;

Bem, temos uma lista simples para ser usada, digamos que os sistemas ali sejam feitos por eventos, o que levaria a menos tempo gasto com eles, dependendo do mesmo. Nesse caso, suponhamos que seja um sistema simples de Caça de Insetos, ok?




"Como começar?"

Uma boa ideia é se organizar do mais complexo ao mais simples, nesse caso. Temos pausas durante as atividades, por tal, devemos supor que tudo seja menos enjoativo. Por isso, vamos começar do mais complexo ao mais simples, tentando diminuir a carga de atividades conforme a semana. No meu caso, o segundo item é o mais simples, trata-se da criação bruta de um mapa, ou seja, o mapeamento geral dentro do maker, ele será a última coisa que faremos. Ali, o mais complexo é a criação do sistema por eventos, por isso, iniciaremos com ele. No dia seguinte, se ainda não, concluiríamos o item anterior. Depois seguiríamos para o primeiro item, a construção de inimigos. Nesse caso, o mais simples não vai ser o último porque, para fazer o último item, o segundo e o terceiro devem estar concluídos, por isso a variação.

Para resumir...

Podemos começar, com esse método, as atividades de mais para menos complexas, com excessão das atividades que logicamente devem vir depois de uma outra: como a iluminação de um mapa, que deve ser feita depois do mesmo.

[box class=plainbox]Seu Local de Trabalho:[/box]

Essa parte é um pouco menos informativa e mais sugestiva. Como deixar o ambiente no qual estou mais agradável?


Evitar ao máximo os ruídos é importante, além de ser extremamente indesejável, atrapalha e muito seu desempenho.

Ouvir música enquanto trabalha é divertido, principalmente músicas animadas — não se aplica muito a textos a última palavra, afinal, fazer um texto de terror ao som de Baby Metal não é dos mais recomendados.

Diminuir o trabalho no verão, o calor é insuportável. Além disso, temperaturas altas podem atrapalhar seu desempenho, assim como, ou pior, que os ruídos.

Durante os intervalos, não fazer algo que possa te levar a 'querer mais', como um episódio de anime ou sério onde esteja ocorrendo um clímax. Nem preciso dizer qual é o motivo, preciso?

Caso se canse, pare. Se forçar vai criar um maldito e odiável Bloqueio Criativo. Sério. Não faça isso. Se se cansar, espere ter vontade novamente para voltar com sua rotina, mas não se engane, procrastinar não é das melhores coisas.

[box class=plainbox](• ◡•)/[/box]

Concluímos então que a organização é um dos fatores mais úteis na hora de se trabalhar. Dessa organização tiramos um trabalho mais saudável, menos cansativo e mais agilizado. Espero que o texto tenha lhe sido útil e de boa leitura. Até mais.

[/box]

Pô, muito boa.  :clap:

Citar[...] ver vídeos, xingar no Tweeter, jogar algo rápido [...]

Vou criar um desse só para incorporar isso na minha rotina. Seguindo essa linha, posso sugerir um tema para matérias futuras? Se sim: procrastinação. Fale dela mais tarde, claro.

Citação de: Manec online 03/06/2017 às 13:38
[...] Durante os intervalos, não fazer algo que possa te levar a 'querer mais'[...]
Concordo com toda matéria, mas não concordo mais do que concordo com este ponto. Tudo começou quando conheci o canal da Mikannn, mika com três 'enes' no final, e ela especula e explica coisas de Game of Thrones, e falar sobre essa série é o suficiente pra me desvirtuar de todo o resto do mundo. Minto para mim mesmo justificando que isso pode agregar e me dar mais ideia para meu projeto, mas, terminando o vídeo, pouco lembro do que vi. Pode ser que isso termine quando assistir todos. E assista novamente para lembrar...  :sera:

Enfim, foi-me recomendado recentemente fazer essa lista de tarefas também. Até então eu tinha algo similar, mas em grandes proporções, como: terminar a batalha ou o sistema X. Mas, pensando bem, não há como estipular o tempo que esses sistemas vão levar, existem muitas variáveis a interferir, e é por isso que listas com pequenas missões são mais funcionais. Bons pontos e boas recomendações.

Obrigado, Poe ^-^ sim, procrastinação realmente é algo a se discutir, se não abordarem esse tema antes e eu me achar na capacidade, escrevo sobre  :XD:

É exatamente isso, Gerar, acho que é uma característica em comum entre pessoas que usam a internet  :medo:

Nossa! Concordo com tudo!
Eu perco foco muuuuuito facilmente. Ainda mais que trabalhar na frente do pc é tão fácil vc se perder. Um alt+tab aqui, outro ali, uma respostinha no Facebook aqui, uma matéria sobre a E3, e voi lá: Perdi o que estava fazendo!

Adiciono uma tática que funciona comigo: Quebrar todas as demandas, em demandas cada vez menores e fazer uma lista no papel. Por exemplo:
Se hoje tenho que criar os gráficos do "Bosque da pedra vermelha". Eu divido minhas tarefas em:
- Fazer 2 Árvores.
- Fazer 3 Pedras.
- Fazer um coelho.
- Fazer 2 Arbustos.
- Fazer estrada.
- Animar folha voando.
- Animar Coelho.

Cada vez que uma é concluída eu tenho que ir com a caneta e riscar o item. A sensação de riscar o item e tão boa que me dá vontade de continuar e riscar todos. XD

E muita música na orelha claro. (também gosto de ouvir podcasts).

Ótimo artigo. Parabéns  :clap:

Valeu ^-^ Realmente, trabalhar com algo na frente do PC é bem complicado, sempre tem algo pra nos distrair  :medo:
Enfim, teu método é simples, mas bem útil. Dividir as coisas em tarefas pequenas dá uma sensação de que fazemos menos quando, na verdade, estamos fazendo mais :D

14/06/2017 às 17:42 #6 Última edição: 14/06/2017 às 17:47 por ~Vici
~Matéria simplesmente pft.
Nem preciso dizer que concordo com absolutamente tudo.

Eu sou daqueles que não consegue se fixar em uma coisa... sempre estou viajando em outro mundo, sendo em casa enquanto estou criando algo e PRINCIPALMENTE no trabalho, que não é uma boa coisa, ehhe. Ambos fico na frente do pc por horas e horas. Mas é algo que gosto de fazer.

Mas para isso não acontecer, eu costumo marcar um tempo para tomar um café/lanchar com o pessoal do trampo/casa ou
passear por ae...

No trampo, eu mecho com VBA (mais pra frente, pretendo apanhar aprender Ruby ) e um conselho que dou na hora de programar: ouça aquela música com uma garrafa xícara de café  :XD:


Concordo com o artigo.

Minha maior perda de tempo sem dúvidas é o youtube. Geralmente entro pra colocar uma música e quando me dou conta já estou por horas lá. É muito complicado para mim lidar com isso.

Já tentei me organizar colocando pequenas tarefas ou objetivos para um dia ou semana, mas acho muito complicado seguir um roteiro a risca. Nem sempre estou disposto a fazer aquilo que havia determinado anteriormente, ou as vezes, nem dá mesmo. Ainda sim, acho que esse talvez seja o melhor método pra quem quer fazer um trabalho organizado e de certa forma previsível.

Se você é uma pessoa que se distrai muito facilmente, acho que a melhor coisa a se fazer caso deseje trabalhar no projeto em determinado momento sem perder nenhum segundo é desligar a internet. As vezes em que tive mais criatividade e disposição, fazendo algo de qualidade e organizado para meu projeto, foram quando eu estava de férias sem nenhuma preocupação na cabeça e em um local sem acesso a internet. Diga-se de passagem, foi maravilhoso o que consegui fazer naqueles dias.


Vici - Sim, eu também me perco muito. Que bom que gostou ^-^ às vezes a gente acaba ficando tempo demais por aqui, mesmo. Dar umas pausas do PC é bom sim.

Sky - O troço do YouTube acontece muito comigo também kkk eu já cheguei a desligar a internet algumas vezes, às vezes ajuda sim, principalmente eu, que sou bastante distraído.

Muito boa essa matéria. Estou planejando, há um bom tempo, colocar pra frente um projeto novo, que já tem um rascunho de roteiro e alguns mapas básicos desenhados à mão, e a organização é um fator que estou planejando. Eu tenho um projeto parado, o primeiro mesmo, que eu fiz muita coisa nele, muita coisa mesmo, algo que seria pequeno, pois era o primeiro, acabou crescendo e vi que estava algo enorme, acabei desanimando dele, depois veio o evento de natal do condado. Eu não quero simplesmente largar o projeto, pois gosto da historia criada nele, mas se eu tivesse planejado melhor ele, não teria ficado no meio do caminho.

Com um punhado de areia, eu mostrarei o terror a vocês...


Olá ex melhor redator do mundo, passou a ser um moderador em...
Bem lavamos noz:
-Adorei oque lhe propôs a escrever, adorei tudo, isso é um guia básico/profissional de como você não ficar sem ideias e de como manerar em seu percentual.
Alias, faz tempo que eu não vejo essa parte do fórum bombando, que bom que tomou a iniciativa Manec, fico feliz por isso  :clap:
Espero um novo tópico nessa área  :wow:
No mais é só isso, tchau!

Minha técnica é EXATAMENTE  a mesma do Nikorasu, principalmente quando se trata de trabalhos grande  e repetitivos (que no meu projeto calhou de ter muuuuuuuuuuuuito). Eu quebro o que tenho que fazer em partes menores, completando as partes pequenas sinto que finalizei algo, e isso me motiva a fazer outra, e outra, e outra.
Atualmente trabalhando num sistema de mensagens, repassar todas as do jogo tem sido desgastante, mas eu divido "hoje vou fazer as mensagens só do mapa tal" ou "só do evento tal", e como é pequeno, termino rápido, e não desanimo visto que fiquei com a sensação de que estou evoluindo na finalização do projeto.
Ótima matéria e assunto!

Excelente tópico.  :wow:

Organização, distribuição de tarefas, objectivos,  brainstorm... em qualquer bom projecto tem essas qualidades espalhadas pelas várias fases do projecto.  E às 'fases'  do projeto refiro-me:


  • Análise - Estudar o que já anda no mercado
  • Conceito - Dar os primeiros "riscos" no papel, não nos photoshop's nem rpg maker's

  • Planeamento(Planejamento) - Estudar como fazer tudo e mais alguma coisa (e aqui a Organização que o Manec fala é bastante importante), objectivos, planear como fazer e em quanto tempo

  • Desenvolvimento - Pôr as mãos à obra (finalmente  :uu:)
  • Implementação - Aplicar, neste caso, ao PC/Consola/Smartphone
  • Avaliação - Receber feedback
  • Distribuição - Prepará-lo para o consumidor final

CitarJá pensou em fazer isso? Criar uma rotina para se trabalhar? Bem, isso é muito simples: basta criar metas para a semana e distribuir, de forma realista

É importante reforçar isto porque maior parte das pessoas (inclusive eu, que também já agi da mesma forma) começa sempre pela parte de desenvolvimento , que é a parte em que criamos os nossos personagens, os nossos scripts, os nossos mapas (whatever).  E ao saltar-mos  os três passos  (análise-conceito-planeamento)  que são tão ou mais importantes que o próprio desenvolvimento acabamos por baralhar as ideias e o desenvolvimento deixa de ter foco e sentido.
E eu sei que é difícil ganhar esse hábito (para mim foi  :uu:) , mas tem de ser feito.

Antes de criar um tileset, escrevo num caderno (exemplo):

CitarO que é?
Uma cidade moderna
Como faço?
Com estradas, passeios, postes, casas e carros e vou faze-lo no Photoshop
Qual o tamanho?
Vou precisar de ter 10 espaços para ter o tile completo. Vou fazer os cálculos e  vou precisar de pelo menos 1000x1000px.
Estradas
Cada via ocupa um bloco de forma a ter um Charset de carro a ocupar esse mesmo.  Preciso de um tile com o Alcatrão sem marcas, um tile com a linha branca da separação da via, um tile com os estacionamentos e um tile com a linha do STOP marcado no chão.
Sinais/Postes
Um tile com o sinal STOP, um tile com sinal Proibido, um tile com sentidos obrigatórios (frente, virar à esquerda, virar à direita, inversão de sentido de marcha)....

E com isto percebi que afinal  vou precisar de mais 10 tiles do que tinha na ideia então vão ser 20 espaços = 2000x2000px (exemplo!) posso corrigir no papel enquanto que no Photoshop era difícil remediar.

Finalidade
Este tile set vai servir para pequenas cidades com poucas casas térreas. Estradas com uma via em cada sentido e de uma só via.

E com isto eu poderia escrever mais 50/70/100 paragráfos com detalhes sobre aquilo que vou fazer antes de o fazer, quanto mais detalhe, melhor. Assim o desenvolvimento torna-se objectivo e com seguimento. Dá-me tamanho prazer depois chegar ao photoshop e criar isto tudo daquilo que foi planeado antes. O produto sai naturalmente e não ocupo a cabeça com ideias e misturas delas porque já foi feito o brainstorm anteriormente.

Nota-se que os projectos são bons quando há informação com qualidade. E isto acontece quando é bem planeado e bem organizado :ok:

Bons projetos
Fui...