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Duvidas e pedidos sobre eventos e etc

Iniciado por Saiko, 10/06/2017 às 18:32

10/06/2017 às 18:32 Última edição: 16/07/2017 às 18:41 por Corvo
Olá, eu estou criando um jogo e preciso de ajuda com algumas coisas e se possivel me mandarem tutoriais ou scripts interessantes pra minhas seguintes perguntas, coisas que eu não consegui achar por nada e duvidas que não conseguir achar respostas  :T.T:
se me ajudar eu vou por nos créditos quando terminar o jogo, e obrigado por responder se tiver algo errado me avisa

Spoiler
[box2 class=titlebg title=Eventos]1. Tem como fazer limitação para o personagem? Como por exemplo, fulano se aproximou de um mapa bloqueado e a mensagem de texto diz "Você não pode ir por ai" e ele se afasta e só pode prosseguir depois de cumprir certa tarefa?

2.Sistema de hora e dia e noite personalizado, eu procurei muito mas alguns não me agradaram e alguns eu achei eram de hora real e do computador, quero fazer meu proprio tempo

3. Fazer o evento parar de repetir varias vezes, por exemplo o personagem checa a caixa de correio e tem escolhas de sim ou não, ele escolhe sim e diz que não tem nada dentro e quando aperta na caixa de correio de novo aparece uma mensagem dizendo "Eu já chequei e não tem nada dentro" ao inves de repetir a mesma coisa de checar e só desbloquear depois de fazer uma missão no jogo?

4. Missões ou pluzzes? como por exemplo o personagem precisa de uma pá para cavar então ele tem que procurar o objeto e cavar para completar essa missão

5.Limite de corrida, acho que essa não precisa de exemplo mas seria algo como depois do personagem correr depois de um tempo ele parar e apenas andar e aparecer mensagem de aviso que ele está muito cansado

7.Bicicletas, eu procurei muito e sei que é simples por que precisa apenas de um grafico da bicicleta e tal mas eu não achei e será que se eu colocar o personagem vai sumir? Invisivel na bicicleta?  :^(

8. Objetos das missões ou outro no chão?  e depois sumir quando ele pega?

9.e finalmente, tem como fazer personagem ter como configurar o horario para algumas coisas? tipo no horário X o personagem precisa trabalhar?

10. essa é a ultima eu juro:  Tem algum problema criar um jogo usando apenas o mapeamento por Parallax?[/box2]
[close]

"Mentes cegas, olhos cegos"
Visite minha ideia de jogo!

Ok, vamos lá:
Spoiler
1. Tem como fazer limitação para o personagem? Como por exemplo, fulano se aproximou de um mapa bloqueado e a mensagem de texto diz "Você não pode ir por ai" e ele se afasta e só pode prosseguir depois de cumprir certa tarefa?

Sim. Basta incluir o evento de bloqueio e uma segunda página. Esta só será ativada quando o switch X estiver ligado. Ligue-o assim que o jogador concluir a tarefa.


2.Sistema de hora e dia e noite personalizado, eu procurei muito mas alguns não me agradaram e alguns eu achei eram de hora real e do computador, quero fazer meu proprio tempo.

Para um sistema de maior controle, sugiro que faça por eventos. Em geral, usa-se variáveis e o comando Esperar. Como este.

3. Fazer o evento parar de repetir varias vezes, por exemplo o personagem checa a caixa de correio e tem escolhas de sim ou não, ele escolhe sim e diz que não tem nada dentro e quando aperta na caixa de correio de novo aparece uma mensagem dizendo "Eu já chequei e não tem nada dentro" ao inves de repetir a mesma coisa de checar e só desbloquear depois de fazer uma missão no jogo?

Mesma coisa. Ligue um switch em cada opção. Crie uma nova página no evento que tenha como condição o switch desejado e configure como preferir.

4. Missões ou pluzzes? como por exemplo o personagem precisa de uma pá para cavar então ele tem que procurar o objeto e cavar para completar essa missão

Não entendi essa questão, mas é possível fazer os dois. Existem condições que verificam se o jogador possui determinado item. Este tutorial tem uma passagem rápida sobre isso.

5.Limite de corrida, acho que essa não precisa de exemplo mas seria algo como depois do personagem correr depois de um tempo ele parar e apenas andar e aparecer mensagem de aviso que ele está muito cansado

Também dá para fazer por eventos, mas nesse caso é mais prático usar um script.

7.Bicicletas, eu procurei muito e sei que é simples por que precisa apenas de um grafico da bicicleta e tal mas eu não achei e será que se eu colocar o personagem vai sumir? Invisivel na bicicleta?  :^(

A questão aqui é editar os gráficos. Use um editor de imagens para colocar o personagem na bicicleta.

8. Objetos das missões ou outro no chão?  e depois sumir quando ele pega?

Outra vez a mesma questão dos switchs. Página do evento do item no chão > página em branco ao pegar o item.

9.e finalmente, tem como fazer personagem ter como configurar o horario para algumas coisas? tipo no horário X o personagem precisa trabalhar?

Isso depende diretamente do seu sistema de tempo. Se você incluir horas nele, fica fácil. Em todo caso, eu sugiro que você leia estes tutoriais antes. Principalmente sobre variáveis e condições.

10. essa é a ultima eu juro:  Tem algum problema criar um jogo usando apenas o mapeamento por Parallax?

Problema nenhum. Você só vai ter mais trabalho para configurar a passabilidade dos mapas e, certamente, o jogo ficará bem mais pesado. Mas problema não tem.
[close]
:D

Citação de: Corvo online 10/06/2017 às 18:48
Ok, vamos lá:
Spoiler
1. Tem como fazer limitação para o personagem? Como por exemplo, fulano se aproximou de um mapa bloqueado e a mensagem de texto diz "Você não pode ir por ai" e ele se afasta e só pode prosseguir depois de cumprir certa tarefa?

Sim. Basta incluir o evento de bloqueio e uma segunda página. Esta só será ativada quando o switch X estiver ligado. Ligue-o assim que o jogador concluir a tarefa.


2.Sistema de hora e dia e noite personalizado, eu procurei muito mas alguns não me agradaram e alguns eu achei eram de hora real e do computador, quero fazer meu proprio tempo.

Para um sistema de maior controle, sugiro que faça por eventos. Em geral, usa-se variáveis e o comando Esperar. Como este.

3. Fazer o evento parar de repetir varias vezes, por exemplo o personagem checa a caixa de correio e tem escolhas de sim ou não, ele escolhe sim e diz que não tem nada dentro e quando aperta na caixa de correio de novo aparece uma mensagem dizendo "Eu já chequei e não tem nada dentro" ao inves de repetir a mesma coisa de checar e só desbloquear depois de fazer uma missão no jogo?

Mesma coisa. Ligue um switch em cada opção. Crie uma nova página no evento que tenha como condição o switch desejado e configure como preferir.

4. Missões ou pluzzes? como por exemplo o personagem precisa de uma pá para cavar então ele tem que procurar o objeto e cavar para completar essa missão

Não entendi essa questão, mas é possível fazer os dois. Existem condições que verificam se o jogador possui determinado item. Este tutorial tem uma passagem rápida sobre isso.

5.Limite de corrida, acho que essa não precisa de exemplo mas seria algo como depois do personagem correr depois de um tempo ele parar e apenas andar e aparecer mensagem de aviso que ele está muito cansado

Também dá para fazer por eventos, mas nesse caso é mais prático usar um script.

7.Bicicletas, eu procurei muito e sei que é simples por que precisa apenas de um grafico da bicicleta e tal mas eu não achei e será que se eu colocar o personagem vai sumir? Invisivel na bicicleta?  :^(

A questão aqui é editar os gráficos. Use um editor de imagens para colocar o personagem na bicicleta.

8. Objetos das missões ou outro no chão?  e depois sumir quando ele pega?

Outra vez a mesma questão dos switchs. Página do evento do item no chão > página em branco ao pegar o item.

9.e finalmente, tem como fazer personagem ter como configurar o horario para algumas coisas? tipo no horário X o personagem precisa trabalhar?

Isso depende diretamente do seu sistema de tempo. Se você incluir horas nele, fica fácil. Em todo caso, eu sugiro que você leia estes tutoriais antes. Principalmente sobre variáveis e condições.

10. essa é a ultima eu juro:  Tem algum problema criar um jogo usando apenas o mapeamento por Parallax?

Problema nenhum. Você só vai ter mais trabalho para configurar a passabilidade dos mapas e, certamente, o jogo ficará bem mais pesado. Mas problema não tem.
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:D

Ahh obrigado <3 você realmente me salvou, meu deus  usar switch é tão obrigatório e eu tentando fugir ao máximo disso, disseram que é muito complicado mas acho que vou ter que aprender tudo isso também, muito obrigado pela resposta! está resolvido :^D

"Mentes cegas, olhos cegos"
Visite minha ideia de jogo!

Nem é tão complicado. Veja bem, um switch é, literalmente, um interruptor. Você liga, a luz acende. Desliga, ela apaga. Com variáveis é a mesma coisa. Não importa o que você estiver fazendo, o conceito é o mesmo:

Quando X tiver o valor Y, Z acontece.