O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogo trava por um instante e depois retorna?

Iniciado por Myzhuk, 20/07/2017 às 15:59

Olá bom dia, boa tarde, boa noite!

Bem, voltei com meu antigo projeto depois de um tempo pausado, e vou transferi-lo para o RPG Maker MV. Entretanto me deparei com um pequeno problema. No computador aqui de casa quando se abre o game vez ou outra o jogo trava por um curto período, tipo uns três segundos, e retorna em seguida. Isso é muito incomodo.....xd

Venho perguntar se existe alguma solução, porque até agora pesquisei muito e não consegui encontrar nada c.c

20/07/2017 às 16:08 #1 Última edição: 20/07/2017 às 16:47 por Corvo
Bom, isso pode ser porque o MV é meio pesadinho. Acontece aqui também e, nesse caso, o jeito é tolerar. Claro, ajuda se você optar* por uma tela de título simples e uma resolução não muito grande. Aqui trava até se eu abusar do iconset.

Citação de: Corvo online 20/07/2017 às 16:08
Bom, isso pode ser porque o MV é meio pesadinho. Acontece aqui também e, nesse caso, o jeito é tolerar. Claro, ajuda se você optar* por uma tela de título simples e uma resolução não muito grande. Aqui trava até se eu abusar do iconset.

Nossa mas então, eu baixei uma DEMO com diversos plugins visuais e continua a mesma coisa. Ele trava, três segundos depois volta, mesmo com um projeto recém criado...

Não sei mais o que fazer, queria permanecer com ele mas pelo visto não vai ter jeito.

Mas o que está travando é o programa ou a execução do jogo? Se for o jogo, quando isto está acontecendo?
Porque, no início da execução, por padrão, aparece uma imagem mostrando que o jogo está sendo carregado, isto para que os arquivos utilizados pelos sistema estejam prontos quando necessários. O mesmo acontece ao tu entrar uma primeira vez em cenas, ela carrega os recursos utilizados.

Dependendo de quando isso acontece, pode ser este processo, que vai variar conforme a disposição do disco, processamento e memória da máquina.

Parece ser sintomas de um memory stutter, ou um travamento de memória. Geralmente isso acontece quando um grande número de objetos na memória estão sendo descartados e o seu PC não possui espaço na memória ou poder de processamento o suficiente para manter o jogo rodando. Assim que o descarte termina, o jogo procede normalmente.

É bem comum em jogos que requerem grandes recursos do PC, por exemplo, tenho um desse a cada 2 horas no Dark Souls 3. Qual seria a quantidade de memória no seu PC?

Citação de: King Gerar online 21/07/2017 às 07:53
Mas o que está travando é o programa ou a execução do jogo? Se for o jogo, quando isto está acontecendo?
Porque, no início da execução, por padrão, aparece uma imagem mostrando que o jogo está sendo carregado, isto para que os arquivos utilizados pelos sistema estejam prontos quando necessários. O mesmo acontece ao tu entrar uma primeira vez em cenas, ela carrega os recursos utilizados.

Dependendo de quando isso acontece, pode ser este processo, que vai variar conforme a disposição do disco, processamento e memória da máquina.

Acredito que seja exatamente nesses momentos. Acontece raramente ao teletransportar de um mapa e com frequência ao terminar uma batalha.

Citação de: Kyo Panda online 21/07/2017 às 08:40
Parece ser sintomas de um memory stutter, ou um travamento de memória. Geralmente isso acontece quando um grande número de objetos na memória estão sendo descartados e o seu PC não possui espaço na memória ou poder de processamento o suficiente para manter o jogo rodando. Assim que o descarte termina, o jogo procede normalmente.

É bem comum em jogos que requerem grandes recursos do PC, por exemplo, tenho um desse a cada 2 horas no Dark Souls 3. Qual seria a quantidade de memória no seu PC?

Meu PC tem 4GB de RAM, mas acredito que não seja o problema. A RAM permanece bem baixa, e não sofre alterações. Já o uso de CPU fica em 23%, e no momento dos travamentos sobe do nada para 100%... retornando logo após.

Eu utilizo a versão 1.4.0, fiquei sabendo que a 1.5.0 teve melhora em relação a memória. Mas como não vou arriscar comprar o programa o jeito é esperar um crack para a 1.5.0.

22/07/2017 às 00:07 #6 Última edição: 22/07/2017 às 00:15 por iJackBoy
Cara seu sistema é 32x ou 64x?
Dependendo da versão ele só utiliza uma parte dela. No meu caso eu estou com uma de 32x, tenho 6GB e ele só utilizar 2,49 ou algo assim.

*quando eu instalei a versão 32x, tinha um burro em meu corpo.
JS > ALLs

Citação de: iJackBoy online 22/07/2017 às 00:07
Cara seu sistema é 32x ou 64x?
Dependendo da versão ele só utiliza uma parte dela. No meu caso eu estou com uma de 32x, tenho 6GB e ele só utilizar 2,49 ou algo assim.

*quando eu instalei a versão 32x, tinha um burro em meu corpo.

Minha versão é 64x! Putz...

A quantidade de memória não influencia muito nessa jogada. O principal culpado é o número de objetos na memória. O MV não foi muito bem pensado nesse aspecto, logo há uma má gerência de todos os objetos que entram na memória. Com isso, toda vez que o sistema inicia um flush, milhares de objetos precisam ser processados para o despejo e isso joga o processamento lá no alto.