O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre a Criação de Templates para Personagens e Respectivas Paletas

Iniciado por Corvo, 24/07/2017 às 11:02

Há algum tempo estou tendo problemas na criação de um template para personagens. Gostaria de saber quais dicas os senhores e senhoras teriam sobre o assunto. Quais os segredos que você não encontra no Google? Desde proporção até a paleta. Vejam bem onde eu me meti na busca do template perdido:

Por algum motivo, mesmo que eu redimensione o sprite diversas vezes, acabo pixelando algo menor que o pretendido. Sim, eu uso grades para me guiar, mas elas não tem feito bem o seu trabalho:
[close]
Este aqui eu até gostei, embora também tenha ficado pequeno. Não tenho ideia de como o detalharia e animaria com tão curto espaço:
[close]
Já este, ficou tão dolorosamente desproporcional que achei impossível criar os braços sem que se parecessem com troncos ou gravetos. Olhando a cabeça, poderia ser o Adam Sandler:
[close]
Para economizar letras, o resto das tranqueiras:
[close]
"Ah, você precisa de referências."
Estou cheio delas e meu pixel art continua grotesco
[close]


Aproveitando o tópico: Sobre as paletas, essas tirinhas coloridas foram as melhores que consegui. Me recuso a utilizar paletas de terceiros enquanto eu não conseguir a minha  :grr:
[close]

eae man blz? primeiro vc tem q ver para qual engine vai usar, e assim fazer o tamanho correto do pixel art,(aq so to falando do pixel art de personagens), depois trabalhar em cima dele.Nao fazer ele grande e depois diminuir.Comece pegando sprites q tenham certa semelhanca e fazendo mudanças, e vá mudando até fica ao seu gosto,pode parecer estranho e amador,mas acredite até profissionais gabaritados fazem isso! Isso se chama referencia, com o tempo vc usara cada vez menos.
Sobre palletas minha dica eh vc criar as suas, mas nao se preocupe muito com isso.
Hj em dia o nosso limite de cores eh tao grande q isso nao eh um problema sério como já foi um dia.
Sobre seu trabalho ainda tá muito básico, tem q treinar mais,pega essa ótimas refrencia q vc postou e veja como eh o frame-a-frame delas , vc verá q apenas alguns pixels pode dar um sensação de movimento grande,grande exemplo disso eh os charssets do rpg2k como o odiado alex.
espero ter ajudo
ate++
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

24/07/2017 às 17:56 #2 Última edição: 24/07/2017 às 18:00 por felipefalcon
A dica é... não se prenda a referências XD

Eu ao menos... nunca fiz um template olhando outro template. (No caso de um original)
Mas pra começar é bom ir editando já existentes. (Já editei muito template do RTP pra deixar mais a minha cara XD)

Pegue um template do RTP mesmo, pelado e vai aumentando o tamanho do corpo, braços, etc. Uma hora se vai começar a perceber um estilo que fica proporcional e combina legal XD

PS: Outra dica é fazer formas, todos os originais que fiz, eu fiz o corpo como retângulos primeiramente, etc.


PS²: Cara esses templates aí que você fez estão extremamente pequenos. Se 32x32 do RTP do VX Ace já é pequeno, vendo esse seu :v

PS³: A paleta se preocupe depois, pode usar uma padrão do maker se quiser pra começar, depois que terminar tudo você pode troca-las para ver se fica melhor.
A paleta do RPG Maker VX Ace (Characters) é essa aqui.
  

[user]Cristiano Sword[/user] Realmente, estão bem minúsculos. Sabe que editar as referências nem me passou pela cabeça?  :facepalm: Obrigado pelas dicas o/
[user]felipefalcon[/user] Eu estou começando com formas mesmo haha. Costumo misturar triângulos com retângulos, talvez isso esteja me atrapalhando. A ideia é seguir o padrão de proporção de um tile e meio de altura, seja qual for a engine, mas sempre acabo reduzindo haha. Vou dar uma estudada (esticada) nos templates do VX aqui. Obrigado o/

É muito relativo quando vc pinta um template, uma grande ajuda para tal seria fazer a lineart com a cor mais escura que você tiver e depois for iluminando de acordo com a direção da luz. Isso evita um pillow shading e deixa seu sprite muito melhor.

Eu também aconselharia você usar mais cores e ir mudando elas de acordo com a luz e sombra. Mas isso, só se for realmente necessário. Um sprite pode sair bonito com 2 ou 20 cores ou com 2 ou 20 técnicass - depende muito do caso. Além disso, percebi que você muda muito de uma cor pra outra. Porém, não sei se faz parte do estilo.

Refiz o seu sprite com o que falei acima. Como eu ainda tô aprendendo pixel art eu posso ter feito errado, não sei se posso dizer que tá 100% certo nem nada, mas enfim. haha



Recomendo pesquisar e ir praticando, pois só isso pode ajudar. É normal que nossos sprites saem ruins no começo \o

Citação de: Snowcacau online 30/07/2017 às 17:49
[...]

Opa, obrigado o/
Cara, eu sou muito burro por não ter tentado isso antes. Digo, o lineart. Com certeza isso vai me ajudar a manter uma proporção não muito grotesca. Sobre as cores, é porque eu não entendo muito de harmonia mesmo  :ded: