O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aumentar a frequência de frames na animação de movimento

Iniciado por heitorx, 04/09/2017 às 13:52

Oi pessoal, estive ausente por um tempo porque tive uns problemas pessoais e problemas com meu projeto tambem, acabei perdendo tudo :facepalm:, o que me forçou a trocar o VX pelo MX.

Eu salvei alguns sprites MACK, mas o tamanho era pequeno então aumentei, e reparei que a animação de movimento deles era muito lenta :sera:

Tem algun jeito de eu aumentar a frequência de frames na animação de movimento? NÃO QUERO ACELERAR O MOVIMENTO EM SI, só a ANIMAÇÃO (frequência )

A animação é dada por intervalo de frames. Tipo, a cada determinado número de frames o sprite do personagem é mudado para o próximo. Porém, o que complica alterar este intervalo é que ele não é um valor fixo, mas sim um valor que alterna conforme a velocidade do character. A função com o cálculo é a animationWait do Game_CharacterBase:

Game_CharacterBase.prototype.animationWait = function() {
    return (9 - this.realMoveSpeed()) * 3;
};


A função retorna a quantidade de frames que devem ser esperados para trocar de sprite. Por exemplo, um evento com a velocidade 4 e não correndo:

(9 - this.realMoveSpeed()) * 3
(9 - 4) * 3 = 5 * 3 = 15

A cada 15 frames o sprite muda. Acho que o melhor elemento a se trocar, nesse caso, seria o 9 por um algarismo de menor valor.

Entendo, mas onde tá o arquivo q eu tenho que alterar?  :derp:

Usa este plugin. Por padrão, limitei o valor mínimo a 6, pois, abaixo deste número, os valores podem surtir efeito inverso ao desejado.

Citação de: King Gerar online 04/09/2017 às 16:21
Usa este plugin. Por padrão, limitei o valor mínimo a 6, pois, abaixo deste número, os valores podem surtir efeito inverso ao desejado.

obrigado :ok:

06/09/2017 às 16:00 #5 Última edição: 06/09/2017 às 16:14 por Corvo
 Então, no meu tópico anterior eu tinha dúvidas em como fazer a animação de movimento ser mais rápida, agr eu tô com problemas relacionados ao plugin  :humpf:

O problema é q o plugin q me foi passado não faz as frames passarem, ao invés ele faz o char ficar travado na frame inicial,tipo, se eu for pra direita ele fica com as pernas travadas q nem na capa do Abbey Road.

Eu tentei aprender a fazer plugins, mas sem sucesso, será q alguém podia me ajudar? :ded:

(Desculpa n ter avisado no outro tópico mesmo, mas é q qnd percebi o problema o tópico já tinha sido travado)

Passei sua mensagem para cá por se tratar do mesmo problema. Quando isso acontecer é só você pedir a alguém para que destranque seu tópico.  :ok:


E bom, como você configurou o plugin? Sobre os frames estarem travados, verifique se o comando "Direção Fixa" não foi ligado em algum dos eventos.

éééééeééé... sobre isso :seei:, eu meio q só copiei o plugin e comecei a mexer na cópia até alguma coisa diferente acontecer, então eu pesquisei alguns tutoriais básicos mas ainda n entendo algumas coisas do plugin, :._.:

eu to planejando faze uma maratona de videoaulas hj de noite, pra n precisa incomodar mais ninguém, então se eu precisar de mais ajuda eu aviso.

06/09/2017 às 17:09 #8 Última edição: 06/09/2017 às 17:23 por Corvo
Bom, querer aprender é sempre uma atitude louvável, mas não é incomodo algum responder dúvidas aqui no fórum. Dei uma testada aqui e de fato o plugin congela os movimentos no frame central de cada charset. Porém, a velocidade dessa animação você edita no rpg_objects. Fica na pasta js do seu projeto. Mais precisamente nas seguintes linhas deste arquivo:



Se você substituir o 3 por valores menores, a animação acelera e vice-versa. Para ser honesto eu não sei que tipo de problema isso pode causar no seu projeto, mas ao menos a alteração é mínima e fácil de resolver se bugar muita coisa. Caso editar isso, desative o plugin.

07/09/2017 às 16:06 #9 Última edição: 07/09/2017 às 16:37 por Corvo
blz  :derp:, vou tentar fazer isso e depois dou um update no oq aconteceu.


é parece q finalmente deu certo :XD:

Obrigado pela ajuda.