O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O Erro que destruiu o meu projeto.

Iniciado por Werner, 04/09/2017 às 20:15

04/09/2017 às 20:15 Última edição: 04/09/2017 às 21:26 por Corvo
Boa noite a todos!

Estou pasmo até agora.
Estava trabalhando no RPG Maker MV normalmente, daí fiz uma pausa e desliguei o PC.
Quando o religuei, cerca de umas duas horas depois, abri o programa e, do nada, ele passou a exibir a seguinte mensagem: "Não foi possível ler o arquivo Actors.json."
De início pensei que seria um bug do programa, daí fechei e reiniciei o PC, mas o problema persistiu. Daí imaginei que o arquivo poderia ter sido corrompido, então criei um novo projeto para servir de "Defaut" de arquivos e testei. O jogo teste abriu normalmente, então substituí o arquivo defeituoso na intenção de salvar o projeto original. Iria perder os arquivos de atores, mas poderia refazê-los sem muito trabalho. Porém o problema passou a aparecer para TODOS os outros arquivos .JSON, sim, testei UM POR UM.
Quando substituí os arquivos originais pelos arquivos padrão, o jogo abriu normalmente, mas se deixasse os arquivos padrão no lugar, não seria mais o jogo original, teria que recomeçar do zero! Foi então que percebi que o problema era sério.
Retornei os arquivos originais para seus devidos lugares, mas o programa persiste na mesma mensagem. Abro o jogo "Defaut" para verificar e abre normalmente. Mas o jogo original, nada. Como estava com algumas semanas de produção, alguns mapas e sistemas já estavam prontos, bem como muitas sequências de animação, não fiz backup do projeto em outro lugar. Apenas as sequências em bloco de notas que uso para construir as animações.
Gostaria de saber se perdi meu projeto pra sempre ou se existe alguma forma de recuperá-lo.

Desde já, agradeço a atenção.

Sem backup é realmente difícil dizer. Eu não conheço nenhum programa que recupere os arquivos corrompidos do RPG Maker, mas se serve de consolo, isso acontece frequentemente. Não são poucos os membros que perderam ANOS de trabalho por causa desse erro. Dê uma procurada por vírus que possam estar corrompendo seus dados, só por garantia. E bom, ao menos serve de aprendizado: sempre faça backup.

Muito obrigado Corvo pelo rápido e excelente suporte, não perdi muita coisa, pois tenho anotado fisicamente muitos detalhes. Só que quando o trabalho se perder assim se torna um tanto desanimador. Mas com o que tenho aprendido aqui com vocês e buscando fontes de pesquisa em outros bons lugares com certeza chegarei no mesmo ponto em pouco mais de uma semana, pois agora sou mais experiente e já sei como resolver muitos dos problemas que, por vezes, havia me deixado empacado. Vamos começar agora do jeito certo!

De toda forma você fez o procedimento certo. Quando isso acontecer, teste arquivo por arquivo até descobrir onde está o erro. Com sorte nem tudo se perde.  :ok: