O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mapa Mundi - Treino

Iniciado por Xogum, 13/10/2017 às 23:49

13/10/2017 às 23:49 Última edição: 15/10/2017 às 19:20 por Xogum
Saudações.  :bruxo:

Bem meus amigos, voltei a pouco tempo mas não quero usar isso como desculpa, quero resultados. Então passei o dia me aquecendo, e após tirar um pouco do ferrugem brabo que está proliferado em minhas habilidades simplistas, eu lhes trago um mapa mundi bem simplesinho feito no photoshop. A princípio seria o mapa que eu pretendo usar para o meu projeto, mas como é só um teste e um treinamento para tentar por as coisas em ordem, descartarei essa hipótese.

A intenção é aumentar o meu nível de designer, que pra ser honesto é praticamente amador. Afinal os cheats obscuros que a gente aprende por ai não contam totalmente como base :P e base base mesmo eu não tenho, nunca estudei a fundo e nem tenho condições pra um curso, por isso vou tentando aprender de pouquinho em pouquinho com os recursos que estão ao meu alcance (isso não é uma reclamação, jamais)

Com isso, antes de ir para o meu tormento maior que é fazer uma title screen com uma logo decente e equilibrada (coisa que eu nunca consigo fazer, exceto se for uma tela game over kkkk) eu decidi ir pegando mais leve, como um mapa mundi mais simples, depois passar para uns menus ou telas de informações/interação, coisas bem simples mas que vão aguçar a coisa sabe ? :3

Humildemente lhes peço vossas críticas e conselhos, para que eventualmente eu consiga aumentar o nível da minha forja. Esta que estou sempre tentando ampliar, fazendo um pouquinho de cada coisa em diferentes áreas.

A imagem está nas dimensões padrões de TitleScreen do VXAce 540x416
Mapa
Spoiler
[close]
extra
Spoiler
O KingGerar (bruxão de kaer maker) conseguiu me motivar (e ele nem sabe disso) a tentar brincar com pixel art novamente, porque caraca, as artes desse cara são assustadoramente incríveis! parabéns pro geraldo rei  :clap: hauhas! enfim, ta bem leve, sou uma negação em pixel art, mas espero que gostem também :3 e se quiserem avaliar também, caso não dê problema por esse extra aqui \o/ fiquem a vontade :P

A que eu achei que deu certo
Spoiler
[close]

E as que geralmente saem -qq
Spoiler
[close]
[close]

Atualização* 15/10/17
Levando em consideração as críticas que recebi e tentando por isso em ordem junto com as ideias que vão surgindo e transbordando, tentei fazer novos mapas, o mapa 2 eu não curti muito após uma reflexão ao final do processo. E o 3 eu até gostei, mas acho que ta precisando de algo  :sera:
Mapa Teste 2
[close]
Mapa Teste 3
[close]

14/10/2017 às 06:59 #1 Última edição: 14/10/2017 às 07:24 por Corvo
*
544x416
[close]
Não sou a pessoa certa para avaliar, visto que não entendo de design, mas posso tentar. Primeiro, a fonte do nome do oceano é uma das que eu nunca recomendo para mapas. Ela é muito extravagante para uma informação que é apenas complemento. A cor que usou nela também não colaborou muito, eu quase não enxerguei. As texturas que usou eu também achei fortes, principalmente as do terreno. Isso pode não ser necessariamente ruim, mas me incomodou um pouco. Mesmo o estilo que você adotou sendo simples, o mapa ficou um pouco vazio. A parte superior esquerda tem muito espaço sobrando. Talvez uns risquinhos sinalizando a água ou os típicos desenhos de barcos e monstros possam ajudar, mas também teria de detalhar um pouco o terreno para balancear.

As p.as estão bacanas. Na área errada  :grr:, mas bacanas. Eu tiraria aquela textura das paredes dos prédios para tentar deixar a imagem mais limpa, mas eu não entendo de pixel art também. O mago eu não considero totalmente p.a. - ele não me engana com esse efeito na arma - mas - e esse comentário está cheio de "mas", ficou muito bom também.

Vejo que você optou pela simplicidade, gosto muito de simplicade e sobre o visual eu sou meio suspeito de falar por que gosto de todo material de RPG que pareça meio rústico, a textura do seu mapa está excelente; a paleta ficou perfeita e aquela Rosa dos Ventos deu uma cara de mapa de navegação. Só tive uma pequena ressalva.
1- A frase World Map não combina com os nomes dos locais, primeiro pela fonte que está ideal em World Map mas parece mais atual nos nomes dos locais, seria ideal manter um padrão; outra coisa ainda é que World Map e Village estão em inglês e alguns dos nomes dos locais em português (ilha/Mãe), novamente seria bom padronizar, ou tudo em inglês ou tudo em português.

No mais ficou show de bola.

Citação de: Corvo online 14/10/2017 às 06:59
*
544x416
[close]
Não sou a pessoa certa para avaliar, visto que não entendo de design, mas posso tentar. Primeiro, a fonte do nome do oceano é uma das que eu nunca recomendo para mapas. Ela é muito extravagante para uma informação que é apenas complemento. A cor que usou nela também não colaborou muito, eu quase não enxerguei. As texturas que usou eu também achei fortes, principalmente as do terreno. Isso pode não ser necessariamente ruim, mas me incomodou um pouco. Mesmo o estilo que você adotou sendo simples, o mapa ficou um pouco vazio. A parte superior esquerda tem muito espaço sobrando. Talvez uns risquinhos sinalizando a água ou os típicos desenhos de barcos e monstros possam ajudar, mas também teria de detalhar um pouco o terreno para balancear.

As p.as estão bacanas. Na área errada  :grr:, mas bacanas. Eu tiraria aquela textura das paredes dos prédios para tentar deixar a imagem mais limpa, mas eu não entendo de pixel art também. O mago eu não considero totalmente p.a. - ele não me engana com esse efeito na arma - mas - e esse comentário está cheio de "mas", ficou muito bom também.

*
Obrigado, quase acertei kkk :wow:
[close]
Muito obrigado corvo, realmente o que você diz faz sentido, fico muito grato pelo conselho e pela observação. Vou trabalhar nisso com mais cuidado, pesquisar umas referências de mapa, só para tentar me entrosar mais no assunto e ir aperfeiçoando aos poucos. Ainda tenho muito que aprender, mas vou dar o meu melhor para fazê-lo de uma forma produtiva  :XD: quanto as fontes essas eu vou ter que separar um tempinho especial, porque sinceramente eu não tenho muita noção de que tipo de fonte se encaixa bem em certas ocasiões, já as texturas e saturação eu vou tentar deixar mais suave, pra ser honesto eu tive um pouco dessa impressão de estar bem forte, mas como já tinha visto isso em algumas coisas antes tentei não encucar muito, mas pode deixar que eu vou levar tudo o que você disse em consideração e melhorar essa técnica! obrigado  :ok:


Citação de: Vixen online 14/10/2017 às 10:27
Vejo que você optou pela simplicidade, gosto muito de simplicade e sobre o visual eu sou meio suspeito de falar por que gosto de todo material de RPG que pareça meio rústico, a textura do seu mapa está excelente; a paleta ficou perfeita e aquela Rosa dos Ventos deu uma cara de mapa de navegação. Só tive uma pequena ressalva.
1- A frase World Map não combina com os nomes dos locais, primeiro pela fonte que está ideal em World Map mas parece mais atual nos nomes dos locais, seria ideal manter um padrão; outra coisa ainda é que World Map e Village estão em inglês e alguns dos nomes dos locais em português (ilha/Mãe), novamente seria bom padronizar, ou tudo em inglês ou tudo em português.

No mais ficou show de bola.

Poxa Vixen muito obrigado  :wow: eu vou tentar equilibrar as coisas e deixar a textura assim como o equilíbrio geral do mapa mais suave e adequado, mas vou tentar fazer de uma forma que agrade a todos, ou pelo menos o maior número de pessoas possíveis. E isso que você citou, realmente, ou vai ou racha como diria minha mãe kkkkk bem, sendo bem honesto com você eu tenho uma queda pelos nomes em inglês, acho que fica mais charmoso, mas por outro lado eu como brasileiro tenho obrigação de valorizar nossa língua que sinceramente, é extraordinária. Então vou acabar optando por deixa-lo em português, mesmo que eu utilize alguns nomes esdrúxulos e inventados, a nossa língua será representada com dignidade  :ok: e quem sabe eu consiga ampliar o meu inglês ou arrumar alguma ajuda, pós projeto poderá haver uma versão em inglês  :XD:

Mas é isso ai galera, muitíssimo obrigado a vossas críticas (isso se aplica a você que postou depois também, caso você venha a existir kkk) vou com certeza levar em consideração tudo o que vocês disseram e tentar melhorar minhas habilidades, com o tempo a forja irá upar de nv! haha! obrigado gente  :*-*:

Citação de: Xogum online 13/10/2017 às 23:49
[...] O KingGerar (bruxão de kaer maker) conseguiu me motivar (e ele nem sabe disso) a tentar brincar com pixel art novamente, porque caraca, as artes desse cara são assustadoramente incríveis! parabéns pro geraldo rei  [...]


Em um tópico de comentários tão longos, pretendo não me prolongar tanto  :ded:

Primeiramente um rápido comentário sobre as PAs, pois, além de estarem na área incorreta, não é o foco do tópico. Achei elas legais, principalmente a segunda, acho bacana esse visual meio sketch, só imagino que seja bem difícil criar composições grandes nesse estilo, como cenários, pois fogem aos costumes de PAs num geral. Quanto à do Batman, ficou maneiro e melhorias viriam com mais treino. Melhor escolha de cores, mais consistência das formas e aproveitamento do espaço delas... é só manter-se ativo nisso.

Quanto aos mapas, o último eu achei um pouco melhor, muito disso pela fonte escolhida. Tenha cuidado com o contorno das áreas costeiras, ela está serrilhada, e além disso, está uma cor bem escura se comparada à da área territorial. Isto é certo, mas não precisa ser tão mais escuro, porque em casos que o texto precisa estar por cima dese litoral, se a cor for muito escura, atrapalhará na leitura.

Citação de: King Gerar online 29/10/2017 às 09:59
Citação de: Xogum online 13/10/2017 às 23:49
[...] O KingGerar (bruxão de kaer maker) conseguiu me motivar (e ele nem sabe disso) a tentar brincar com pixel art novamente, porque caraca, as artes desse cara são assustadoramente incríveis! parabéns pro geraldo rei  [...]


Em um tópico de comentários tão longos, pretendo não me prolongar tanto  :ded:

Primeiramente um rápido comentário sobre as PAs, pois, além de estarem na área incorreta, não é o foco do tópico. Achei elas legais, principalmente a segunda, acho bacana esse visual meio sketch, só imagino que seja bem difícil criar composições grandes nesse estilo, como cenários, pois fogem aos costumes de PAs num geral. Quanto à do Batman, ficou maneiro e melhorias viriam com mais treino. Melhor escolha de cores, mais consistência das formas e aproveitamento do espaço delas... é só manter-se ativo nisso.

Quanto aos mapas, o último eu achei um pouco melhor, muito disso pela fonte escolhida. Tenha cuidado com o contorno das áreas costeiras, ela está serrilhada, e além disso, está uma cor bem escura se comparada à da área territorial. Isto é certo, mas não precisa ser tão mais escuro, porque em casos que o texto precisa estar por cima dese litoral, se a cor for muito escura, atrapalhará na leitura.

Opa! desculpa a demora Gerar, só vi agora kkkk
Poxa man muito obrigado, pode deixar que eu vou tentar praticar mais P.a, to segurando um pouco ainda porque tenho arrumando outras coisas primeiro, indo devagar e deixando as complicações por último kkkk a próxima vai ser no lugar certo :P

Sobre os mapas, obrigado pela dica. Vou tentar ver isso melhor, eu ainda fico meio perdido pra encontrar uma harmonia entre as cores e escolher uma boa fonte é um antigo dilema, mas uma hora aprendo :P