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Mini-game HELP

Iniciado por SoyeR, 24/10/2017 às 15:44

24/10/2017 às 15:44 Última edição: 24/10/2017 às 15:46 por Corvo
Gostaria de fazer um mini game do seguinte tipo, o personagem principal escorregando(sem querer) numa montanha de neve e tendo que desviar de projeteis alguma ideia de como fzer?





Uma ideia: Coloca uma imagem de parallax em looping (subindo), o personagem +- no canto de cima do mapa e vai fazendo eventos subdindo do canto de baixo do mapa XD
  

Então, o Falcon já foi um pouco sucinto na ideia, mas tentarei explanar melhor.

Tu iria precisar do char escorregando, animado ou não, como preferir, e o interessante seria colocá-lo em animação fixa, uma vez que, mesmo movendo-o para o lado, ele deverá manter a animação de estar chiando. Claro que tu pode aproveitar para colocar uma animação dele com uma leve inclinação do corpo para a direção à qual se move, mas aí vai da sua disponibilidade para fazer os gráficos.

Quanto ao mapa, tu teria somente o chão, sem objetos para colidir. Na minha opinião seria melhor fazer segundo a ideia de chiar de cima para baixo, ou seja, o personagem ficaria na parte superior da tela. O pulo do gato fica na mecânica de que ele ficaria parado, podendo mover-se somente para as laterais (obviamente que tu teria que fazer um evento para replicar isso).

Quanto aos obstáculos para colidir, tu pode deixá-los invisíveis no canto da tela e ir posicionando-os quando forem necessários, ou usar um código de Event Spawner para tal (mas eu acho extremamente desnecessário). O evento poderia ficar no canto da tela enquanto um outro faria uma contagem (de preferência degressiva) em uma variável. Quando cegasse a 0, o evento seria posicionado em uma coordenada X aleatória na parte de baixo do mapa e ficaria piscando por uns segundos, para que o jogador entenda que virá um obstáculo dali e então possa desviar. Passado esse tempo, o evento para de piscar e sobe até a parte de cima da tela, onde irá desaparecer. Algo similar à fase do jet ski em Battletoads.

O evento poderia ser ativado ao tocar jogador, e poderia resultar em game over ou diminuir a vida do personagem, conforme for melhor na tua progressão.

E pra cerejinha do bolo, cairia bem uma trilha maneira, like Tomb Raider.

To conseguindo fazer mas estou sentindo um lagzin começar.

Quero colocar uma opção de no minigame o jogador poder pular no espaço, conseguir fazer com o Shift tem como mudar?





Citação de: SoyeR online 25/10/2017 às 01:05
To conseguindo fazer mas estou sentindo um lagzin começar.

Quero colocar uma opção de no minigame o jogador poder pular no espaço, conseguir fazer com o Shift tem como mudar?
Não sei se entendeu direito, o mapa não precisa ser grande, ele só têm de ocupar a tela e estar em looping vertical. Creio que pode até usar um panorama ao invés de tiles, imagino que o desempenho fique melhor, mas, mesmo com tiles, não acho que vá chegar a dar algum problema.

Quanto ao espaço, se refere a um espaço de tempo (tipo, o jogador tem que pular no tempo que o obstáculo se aproxima) ou é um espaço físico, um buraco, do qual o jogador deve desviar? De qualquer forma, há como mudar sim, dependerá de como está fazendo e isso implicará em verificar se ele não está caindo do pulo sobre um obstáculo também.

Sim Gerar eu entendi pode ser pq ta muito rápido a velocidade do personagem.
Ta aqui a configuração da movimentação do personagem. tem outro evento que faz ele sempre ir para baixo. e esse sobrepõe quando uma tecla é pressionada.
a "Troca" ali descobri que se refere ao shift queria mudar e colocar no espaço, como faço isso?








Sim, o [Troca] se refere a shift, mas não o shift tecla, mas sim ao shift função à qual a tecla shift foi atribuída. Se ir no seu rpg_core e dar um Ctrl + F à procura de 'Input.keyMapper', tu vai chegar no seguinte objeto (caso não tenha modificado isto):

Input.keyMapper = {
    9: 'tab',       // tab
    13: 'ok',       // enter
    16: 'shift',    // shift
    17: 'control',  // control
    18: 'control',  // alt
    27: 'escape',   // escape
    32: 'ok',       // space
    33: 'pageup',   // pageup
    34: 'pagedown', // pagedown
    37: 'left',     // left arrow
    38: 'up',       // up arrow
    39: 'right',    // right arrow
    40: 'down',     // down arrow
    45: 'escape',   // insert
    81: 'pageup',   // Q
    87: 'pagedown', // W
    88: 'escape',   // X
    90: 'ok',       // Z
    96: 'escape',   // numpad 0
    98: 'down',     // numpad 2
    100: 'left',    // numpad 4
    102: 'right',   // numpad 6
    104: 'up',      // numpad 8
    120: 'debug'    // F9
};


Se observar, a função shift está ligada à tecla 16, que corresponde ao shift no teclado. Se ao invés de tu usar [Troca], usar [OK], o espaço passará a funcionar, pois como pode ver, a tecla espaço, a enter e a Z funcionam como a função ok. Caso prefira, tu pode substituir o 'ok' à frente da tecla 32 ali por 'shift', assim, a tecla shift e espaço irão estar ligadas à função shift.

Citação de: King Gerar online 25/10/2017 às 10:18
Sim, o [Troca] se refere a shift, mas não o shift tecla, mas sim ao shift função à qual a tecla shift foi atribuída. Se ir no seu rpg_core e dar um Ctrl + F à procura de 'Input.keyMapper', tu vai chegar no seguinte objeto (caso não tenha modificado isto):

Input.keyMapper = {
    9: 'tab',       // tab
    13: 'ok',       // enter
    16: 'shift',    // shift
    17: 'control',  // control
    18: 'control',  // alt
    27: 'escape',   // escape
    32: 'ok',       // space
    33: 'pageup',   // pageup
    34: 'pagedown', // pagedown
    37: 'left',     // left arrow
    38: 'up',       // up arrow
    39: 'right',    // right arrow
    40: 'down',     // down arrow
    45: 'escape',   // insert
    81: 'pageup',   // Q
    87: 'pagedown', // W
    88: 'escape',   // X
    90: 'ok',       // Z
    96: 'escape',   // numpad 0
    98: 'down',     // numpad 2
    100: 'left',    // numpad 4
    102: 'right',   // numpad 6
    104: 'up',      // numpad 8
    120: 'debug'    // F9
};


Se observar, a função shift está ligada à tecla 16, que corresponde ao shift no teclado. Se ao invés de tu usar [Troca], usar [OK], o espaço passará a funcionar, pois como pode ver, a tecla espaço, a enter e a Z funcionam como a função ok. Caso prefira, tu pode substituir o 'ok' à frente da tecla 32 ali por 'shift', assim, a tecla shift e espaço irão estar ligadas à função shift.
Funcionou perfeitamente valeu Gê agora mais uma duvida.
Como faço pra fixar o personagem no topo do mapa ao invés de no meio como na imagem:







Não precisa necessariamente ser o personagem sob teu controle. Uma vez que há um evento externo controlando a movimentação, tu pode manter o personagem no centro da tela, invisível, mas controlar um evento que, este sim, está no topo da tela. Vai complicar um pouco em eventos de colisão, com disparadores Ao tocar Herói ou Ao tocar Evento.
Ou tu pode usar um plugin que permita manusear a câmera, como esse.

Citação de: King Gerar online 25/10/2017 às 12:02
Não precisa necessariamente ser o personagem sob teu controle. Uma vez que há um evento externo controlando a movimentação, tu pode manter o personagem no centro da tela, invisível, mas controlar um evento que, este sim, está no topo da tela. Vai complicar um pouco em eventos de colisão, com disparadores Ao tocar Herói ou Ao tocar Evento.
Ou tu pode usar um plugin que permita manusear a câmera, como esse.

Tentei com o mapa de rolagem mas logo volta pra posição inicial
Tentei com o plugin mas fica muito estranho e dps de um tempo o jogador já passou da câmera (mesmo estando na mesma velocidade e com os movimentos iguais)
O ideal seria em vez da câmera focar na posição do jogador x,y focar em x,y+4. Isso é possível?





Coloca um evento na posição que deseja o foco e coloca ele pra deslocar na mesma velocidade que o jogador, rola?

05/11/2017 às 15:53 #11 Última edição: 05/11/2017 às 18:56 por Corvo
Citação de: King Gerar online 25/10/2017 às 13:16
Coloca um evento na posição que deseja o foco e coloca ele pra deslocar na mesma velocidade que o jogador, rola?

Rola mas a tela fica enganchando como se tivesse atraso em milissegundos ate ficar em posições completamente diferentes


Ainda procuro um modo da câmera ficar fixa alguns Tiles abaixo do personagem de modo que o personagem fique fixo no topo da tela em um mapa "girando" na vertical.