O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Bloqueio Criativo

Iniciado por Ds, 24/11/2017 às 23:29

24/11/2017 às 23:29 Última edição: 25/11/2017 às 01:03 por Allann Dsr!
Depois de uns anos sem escrever, acabei fazendo a matéria abaixo para poder praticar e ir voltando aos poucos. Espero que gostem, é uma matéria bem simples mesmo escrita só por hobby.





Imagem  de fundo retirada do google

Em certas ocasiões da nossa vida, nos deparamos com diversos fatores que nos fazem perder o caminho e foco dos projetos que estamos trabalhando. Sejam problemas pessoais, profissionais, acúmulo de tarefas e responsabilidades, essas ocasiões acabam afetando o nosso lado criativo, fazendo todo nosso talento e potencial ser ofuscado e se tornar limitado, impedindo o nosso progresso. Esse efeito é conhecido por muitos como bloqueio criativo (ou writer's block).


Para começar a falar sobre bloqueio criativo, vamos primeiro a uma rápida passagem sobre o que é criatividade.


"Inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc." - Google



Lendo a definição do pai Google, percebemos que criatividade é uma coisa que pode ser aprendida e não é algo exclusivo de um grupo de pessoas, além de ser algo que você pode realizar obtendo inteligência naquele determinado assunto. Já o bloqueio criativo é algo que barra o seu lado criativo e te impede de ter ideias novas para continuar seus projetos e pode durar dias, meses, e em casos mais extremos, anos. A falta de inspiração também pode ser associada ao bloqueio criativo, já que, ainda de acordo com o Google, inspiração é definida como "Pessoa ou coisa que inspira, estimula a capacidade criativa."

Querer uma fórmula mágica para resolver o problema ninguém vai ter disponível, mas sabendo talvez uma das possíveis causas, pode ajudar você a encarar novamente os seus projetos e até mesmo reavivar algumas ideias que estavam esquecidas por falta de criatividade. Então aqui vai algumas dicas para ajudar nesses momentos de tortura e aflição de um artista:



Veja um filme, série, desenho

Ver algo na TV pode ajudar a combater a falta de inspiração e fazer novas ideias fluírem na sua mente. Não fique com vergonha de criar uma história parecida com daquele filme novo que lançou no cinema, diversos artistas se aproveitaram de ideias novas e já existentes para criar as suas.



Descanse e durma

Por mais que você esteja atrasado com aquela imagem que você prometeu fazer o mais rápido possível, relaxar e ter um bom sono pode ajudar a recuperar sua força criativa. Isso porque as vezes esquecemos que o cansaço do corpo não é só físico e também mental, por mais que nos sintamos revigorados e cheios de energia, nossa mente fica saturada e em momentos esgotada.



Saia da rotina

Sair da rotina é umas das coisas que podem ajudar. Todos nós sabemos que tudo em excesso faz mal, principalmente repetir as mesmas ações todo santo dia. Sair da rotina pode ajudar trazendo novas ideias, criando outras perspectivas que você não viu antes por estar sempre focado nas mesmas tarefas. Sair da rotina não é tão difícil como muitos pensam. Uma ida ao cinema depois daquele dia de trabalho cansativo, uma caminhada, sair para tomar um sorvete acabam quebrando a mesmice do dia e ajudando a renovar as ideias.



Não seja perfeccionista

Vamos lembrar que estamos sempre em constante aprendizado, então não tem problema se você fez algo e ele não estava de acordo com que muitos esperavam. Lembre-se que existem gostos diferentes e seu estilo pode não chamar atenção de todos. E se você fez um trabalho considerado excelente e logo depois um mediano, não fique para baixo por causa disso. Grandes artistas fizeram obras de artes e logo em seguida não repetiram tal feito, mas isso não tirou a credibilidade deles. Se valorize e lembre-se que você também pode errar e acertar em cada progresso.



Admire outros trabalhos

Olhar outros projetos ajuda a ter ideias, pois você verá criações e inovações que você nunca talvez tenha tido contato, ou achava que aquela tal coisa não poderia ser feita daquela maneira. Além de ajudar a conhecer mais pessoas e compartilhar experiências que tragam inspirações construtivas para seu projeto.



Alegre-se

Faça o que gosta de fazer. Muitas vezes deixamos o estresse, ansiedade e nossos problemas ficarem maiores que nossa felicidade. Então, seja feliz e tenta estar sempre de bom humor assim você trabalha com mais confiança, e se você estiver confiante, seu desempenho será melhor, é só pesquisar e ver por si próprio os estudos que comprovam isso.




Essa pode não ser uma fórmula mágica como eu disse antes, mas são dicas simples e que muitos deixam passar batido e que podem ter efeito em grande escala na hora de você criar algo e ajudar você quando tiver um bloqueio e achar que tudo está perdido e se desestimular.

Me vejo obrigado a concordar com o caro amigo Steve, digo, Allann. Acho que a melhor forma para se "ganhar" criatividade é consumindo cultura em geral.

Agora me deixe contar uma pequena historia de minha vida. Quando eu era criança bem pequeno gostava de jogar os jogos de tabuleiro, os clássicos e alguns outros que vendiam em bancas de jornais e costumavam ser carinhos também, meu pai nessa época não tinha dinheiro pra comprar esses "brinquedos caros", então ele dando uma olhada nos jogos do meu primo que tinha os jogos resolver fazer um de papel, uma cartolina e caneta para criar o tabuleiro, papeis serviam como cartinhas de ações e com um dado comum e tampas de caixa de pasta de dente para simbolizar os jogadores no tabuleiro, ele criou um jogo pra mim. Até aquele momento eu não sabia que podia criar, ele pegou ideias que já existiam e com o recurso que ele tinha fez algo novo.

Eu não tenho vergonha de contar essas coisas porque eu me diverti muito com aquilo e aprendi cedo que podia criar meu próprios brinquedos, muitos anos depois descobri o RPG Maker. O que digo é, temos que estimular a criatividade, existem varias formas e fontes diferentes. 
Hammer Strike

Olá, Sr.Allann. Vou te poupar do vídeo dessa vez. Vamos lá.
         Por aqui o pessoal já conhece bem minha opinião sobre "bloqueio criativo". Mas o [user]King Gerar[/user] levantou um ponto interessante aqui. As pessoas confundem não estar disposto com bloqueio. Criação em geral é um hábito difícil de ganhar e fácil de perder. Da mesma forma como você pode não se dispor a começar - ou retomar - uma rotina de exercícios diários, você pode não se dispor a criar.

         Mas eu não acredito em bloqueio. Não existe nada impedindo as pessoas de criar, nesse estado elas raramente tentam. Muitos ficam aguardando pela moça sobre a qual também escrevi uma matéria - vide tópico do comentário citado - o que se torna uma desculpa para não ter o trabalho de tentar. Para estar disposto a trabalhar a pessoa precisa se sentir bem, logo suas dicas são excepcionais. Mas nem sempre teremos o humor de um monge tibetano. Eu defendo o seguinte:

Está triste? Crie.
Está feliz? Crie.
Está P#!0? Crie.
Está cansado? Durma, mas anote o que estava fazendo porque é quase certo de que você vai se esquecer.

         Finalizando: não acreditar em bloqueio criativo me faz nunca cair nele. Por falta de tempo, também estou sem escrever desde o início do ano, mas isso não me impedirá de completar cinco mil caracteres qualquer hora dessas. De toda forma eu gostei das dicas. Aguardo mais matérias suas por aqui. o/

Eu concordo com o Poe, no comentário acima.

Também acredito que tentar se forçar a ter inspiração é um grande inimigo dela. Você torra a cabeça procurando métodos e acaba se afastando do primordial: o seu trabalho. Mas essas dicas que tu deu ajudam à conseguir se inspirar. Ótima matéria, cara ^^

E Felipe, é uma história muito bonita. Quando eu era menor, costumava criar histórias com os brinquedos que eu tinha. Já estávamos numa época em que as pessoas tinham PC e estavam jogando Diablo por aí´, mas eu não tinha. Então, nessa época, desenvolvi o meu gosto para com a criação. Eu pegava brinquedos completamente diferentes, inanimados, e inventava alguma coisa em cima.
Não tive amigos interessados em RPG quando eu era mais novo, então acabei puxando isso pra hoje, já que eu jogo com algumas pessoas na internet. Acho que o ser humano sente necessidade por contar histórias.