O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Duvida com Parallax

Iniciado por C4NIBAL, 28/11/2017 às 03:19

28/11/2017 às 03:19 Última edição: 28/11/2017 às 12:24 por Corvo
Galera estou começando a aprender sobre parallax, e fiz um simples mapa aqui. unica coisa que deu errado foi a hora de passar em baixo das arvores.



eu acho que eu errei na hora de colocar as arvores. pois coloquei tudo na mesma imagem e devia ter feito um layer só pra elas. alguém pode me ensinar a como resolver isso?

Para parallax você deve criar duas imagens. Uma contendo o terreno do mapa - você também pode incluir partes de construções e qualquer objeto que vá bloquear a passagem do jogador. Esta imagem você mostra como panorama do mapa, use isto para evitar erros. Na segunda imagem você coloca todos os objetos que estão acima do jogador- também utilizando isto para evitar erros. Este é um excelente tutorial que pode te dar mais detalhes.

Valeu corvo, belo tutorial!!

só fiquei com uma duvida, que nesse tutorial o cara também não explica.

Beleza, eu já desfiz o erro das arvores ( separei elas do fundo, e criei outra imagem só pra elas)

A duvida ta na parte em que eu coloco a propriedade do terreno (aonde o jogador pode ou não passar). No caso das arvores, o jogador pode passar dos lados mais não em cima do tronco da arvore, então essa parte que o jogador não poderá passar tem que ficar junto na imagem do terreno? ou posso deixar tudo na camada das arvores e depois bloquear a passagem no maker?

te pergunto isso, pq se tiver que deixar os troncos na imagem do terreno, vai dar um trabalhão pra editar :/

Mesmo fazendo o mapa em panorama você precisa configurar um tileset pra ele. O mais comum é escolher imagens transparentes e configurar tiles passáveis e não passáveis normalmente. Então use os dois tiles pra configurar a passabilidade de todo o mapa. Eu costumo colocar os objetos não passáveis já na imagem do terreno pra agilizar, mas aí é com você.

Beleza, man ultima duvida, o formato das imagens. O fundo pode ser JPEG, tem algum problema se eu deixar as arvores em jpeg tmb?? ou tem que ser png?

Isso eu nunca testei. Sempre uso png por ter mais qualidade e menor tamanho. Se funcionar e o resultado ficar legal, não tem problema.  :sera:

Beleza, valeu corvo ajudou dms man! Pode fechar ai!!

eu to usando o fundo jpeg pois no photoshop da pra deixar a qualidade muito boa da imagem.