O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Duvida com Parallax

Iniciado por C4NIBAL, 28/11/2017 às 03:19

28/11/2017 às 03:19 Última edição: 28/11/2017 às 12:24 por Corvo
Galera estou começando a aprender sobre parallax, e fiz um simples mapa aqui. unica coisa que deu errado foi a hora de passar em baixo das arvores.



eu acho que eu errei na hora de colocar as arvores. pois coloquei tudo na mesma imagem e devia ter feito um layer só pra elas. alguém pode me ensinar a como resolver isso?

Para parallax você deve criar duas imagens. Uma contendo o terreno do mapa - você também pode incluir partes de construções e qualquer objeto que vá bloquear a passagem do jogador. Esta imagem você mostra como panorama do mapa, use isto para evitar erros. Na segunda imagem você coloca todos os objetos que estão acima do jogador- também utilizando isto para evitar erros. Este é um excelente tutorial que pode te dar mais detalhes.

Valeu corvo, belo tutorial!!

só fiquei com uma duvida, que nesse tutorial o cara também não explica.

Beleza, eu já desfiz o erro das arvores ( separei elas do fundo, e criei outra imagem só pra elas)

A duvida ta na parte em que eu coloco a propriedade do terreno (aonde o jogador pode ou não passar). No caso das arvores, o jogador pode passar dos lados mais não em cima do tronco da arvore, então essa parte que o jogador não poderá passar tem que ficar junto na imagem do terreno? ou posso deixar tudo na camada das arvores e depois bloquear a passagem no maker?

te pergunto isso, pq se tiver que deixar os troncos na imagem do terreno, vai dar um trabalhão pra editar :/

Mesmo fazendo o mapa em panorama você precisa configurar um tileset pra ele. O mais comum é escolher imagens transparentes e configurar tiles passáveis e não passáveis normalmente. Então use os dois tiles pra configurar a passabilidade de todo o mapa. Eu costumo colocar os objetos não passáveis já na imagem do terreno pra agilizar, mas aí é com você.