O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mudando a fonte do seu Game

Iniciado por mercia, 07/01/2018 às 20:26

Este tópico não é de minha autoria, o autor original é Cezar, e este tópico foi postado originalmente na Mundo RPG Maker.
Estou repostando aqui porque acredito que tutoriais como esse não podem ser perdidos.


Mudando a fonte do seu game

Do que se trata:


Ja parou para reparar que a maioria dos jogos bons tem um visual personalizado, diferente do padrão que a engine nos impõe? Como fazer isto, por onde começar e até aonde ir? Os tutoriais que irei postar se tratarão exatamente Deste assunto, começando por coisas simples e básicas, até a configuração pessoal de vários aspectos do seu game!

Mudar a fonte do jogo:



Fonte, ou tipografia, é o nome dado ao visual das letras. Existem muitas diferenças entre elas, na forma, espaço, tamanho, e principalmente na aparência. Veja alguns exemplos de diferenças entre as fontes:


Fonte Courier
Fonte Impact
Fonte Times New Roman
Fonte Comic Sans

Como fazer:


Primeiramente, Se certifique de qual engine você está usando, e veja abaixo o que fazer em cada engine:

RPG Maker XP
RPG Maker XP:
Abra o seu projeto, e aperte a tecla F11 para que abra o editor de scripts. Aberto o Editor, Procure na lista de scripts pelo Script Main ( O último da lista ) . Clique nele para ver o código do script. Entrando no script, procure pela linha que possui este código:
$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Arial"

O Nome entre parenteses no final desta linha, é o nome da Fonte que será usada no jogo. Então para alterar a fonte do seu game, basta você digitar ali dentro dos parenteses o nome da fonte desejada para que seu game já comece a usar a nova fonte!
Exemplo: Quero usar a fonte Courier, então eu edito aquela linha do código desta maneira:

$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "comic sans ms"
[close]

RPG Maker VX
RPG Maker VX:
Abra o seu projeto, e aperte a tecla F11 para que abra o editor de scripts. Aberto o Editor, Procure na lista de scripts pelo Script Main ( O último da lista ) . Clique nele para ver o código do script. Entrando no script, procure pela linha que possui este código:

$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Arial"

O Nome entre parenteses no final desta linha, é o nome da Fonte que será usada no jogo. Então para alterar a fonte do seu game, basta você digitar ali dentro dos parenteses o nome da fonte desejada para que seu game já comece a usar a nova fonte!
Exemplo: Quero usar a fonte Courier, então eu edito aquela linha do código desta maneira:

$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "comic sans ms"
[close]

RPG Maker VX Ace
RPG Maker VXace:
Nesta engine será necessário adicionar um novo script para alterar a fonte do game. Acima de Main crie um novo bloco de script adicione a linha que está este código:
Font.default_name = "Arial"

E então trocar o nome que esta entre aspas pelo nome da fonte que quer usar.
Exemplo:

Font.default_name = "comic sans ms"
[close]

RPG Maker MV
RPG Maker MV:
Vá na pasta do seu jogo e aba a pasta de fontes chamada "fonts", abra o arquivo chamado "gamefont", você vai encontrar isso:
@font-face {
    font-family: GameFont;
    src: url("mplus-1m-regular.ttf");
}

O MV só reconhece fontes em formato .ttf, então troque o nome da fonte no script e salve, coloque a fonte nova na pasta "fonts".
Exemplo:

@font-face {
    font-family: GameFont;
    src: url("comic.tff");
}
[close]

Creditos


Cezar: Criação do tutorial
Mercia: Atualização do tutorial com a versão MV

07/01/2018 às 20:32 #1 Última edição: 07/01/2018 às 20:37 por Liger
Ótimo tutorial mercia. Sempre me perguntei como fazer isso. Mas uma dúvida: Se é tão simples assim porque maioria dos projetos tem uma pasta escrito: "Fonts"?


First  :lol:
'-'


13/01/2018 às 00:17 #2 Última edição: 14/01/2018 às 20:53 por Takotale
Gostei muito do tutorial, estava realmente precisando, principalmente agora que o Mundo RPG Maker aparentemente fechou (pelo menos a última vez em que eu visitei o fórum, ele estava fechado).

~Tako

10/02/2019 às 17:08 #3 Última edição: 10/02/2019 às 17:14 por Lunno Maaka
Me desculpe mas o codigo não funcionou. Estou a egine: RPG Maker VX Ace
Faltou colocar as variaveis globais "$".
Eu estava confuso pois sempre que tentava não funcionava... Então fiz uma pesquisa especifica e percebi que esse era o erro.
E também o codigo não estava funcionando tive que colocar dentro do script Main.

Font.default_name = $font_name = "nome da fonte"
Font.default_size = $font_size = 24


Para funcionar deve obrigatoriamente criar uma pasta com o nome "Fonts" na pasta onde esta salvo o projeto e colar a fonte desejada dentro dessa pasta.


Mas de qualquer forma, o seu tutorial me ajudou muito pois eu nem sabia onde e como fazia isto ksksksk.
Aprendi muito, por isso sou grato.
KEL
Viberlux (dev pause)

Na verdade o código da primeira mensagem funciona perfeitamente. É possível que alguma coisa que você incluiu cause incompatibilidade. Vou chutar que o core do Yanfly, pra variar.

Nossa. É tão fácil assim?  :o: Vou favoritar aqui para não esquecer  :XD:

Realmente um tutorial muito útil, meu projeto ficou bem melhor só de trocar a fonte.
G O O D   J O J O