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Como criar uma arma de absorção no RPG Maker MV

Iniciado por Kerazzk, 13/01/2018 às 20:01

13/01/2018 às 20:01 Última edição: 13/01/2018 às 20:07 por Caster

[box2 class=green title=Vamos dar início ao tutorial!]
Olá, desenvolvedores. Têm se alimentado bem? Hoje ensinarei como criar uma arma de absorção, no estilo Espada de Sangue do Final Fantasy V. Esta arma, ao atacar, causa dano, porém este dano é convertido em HP para você. É realmente uma arma muito versátil, não? Vamos aprender.

Krile atacando com a Espada de Sangue em Final Fantasy V
Fonte: https://lparchive.org/Final-Fantasy-V-Advance/Update%2045/

Este tutorial foi feito para ser simples, e fácil de ser entendido, até mesmo para os novatos na engine. De qualquer modo, caso não tenha compreendido algum ponto do tutorial, ou tenha alguma dúvida, deixe como resposta para este tópico.

Para isto, você precisará do plugin WeaponSkill, que já vem em seu RPG Maker MV, e está na sua lista de plugins de certeza. Para você que não sabe como ativá-lo, ensinarei rapidamente.

Na barra de ícones na região superior, você poderá encontrar duas peças verdes de quebra-cabeça, clique neste ícone.


Após isto, abrirá uma janela, o Gerenciador de Plugins. Clique duas vezes num espaço vazio para adicionar um novo plugin.


Outra janela será aberta. Clique no botão abaixo de "Nome:" e selecione o plugin WeaponSkill.


Feito isso, clique em "OK", e pronto! O plugin já estará funcionando.

Agora, vamos criar a arma que será utilizada. Vamos ao Database. Crie sua arma como preferir, customize-a como quiser, selecione o ícone, nome, atributos, animações e todo o resto. Assim que sua arma estiver pronta, vamos criar uma habilidade, que será referente a aquela arma. Creio que entenderá o motivo depois.

Primeiramente, copiaremos a habilidade de Atacar, normalmente a primeira do database. Para isto, clique na habilidade de Atacar, e aperte Ctrl + C para copiá-la. Você também pode utilizar o botão direito do mouse e clicar em "Copiar" se preferir.


Após isto, cole a habilidade num slot vazio, apertando Ctrl + V, assim, ficarão duas habilidades de ataque. Você também pode utilizar o botão direito do mouse e clicar em "Colar" se preferir.

Agora, clique na segunda habilidade de ataque, a que foi copiada e colada, e vamos fazer as alterações. Veja o campo onde está escrito "Danos" e modifique o tipo de "Danos HP" para "Drenagem HP".


Muito bem, a habilidade está pronta. Agora, verifique o número que está atrás do nome da habilidade que modificou, como 0001, 0002, por exemplo. Agora, vamos voltar à arma que criamos. Vá em "Nota". Nesta caixa, colocaremos o código abaixo:

<skill_id:0>


No caso, você deve substituir o número 0 pelo número de sua habilidade visto anteriormente, no exemplo:
Se sua habilidade for de número 0005, coloque <skill_id:5>
Sua sua habilidade for de número 0015, coloque <skill_id:15>
E por aí vai...


Feito isso, clique em "OK" e está pronto. Para testar a funcionalidade da sua arma, basta dar a arma ao jogador por algum evento, e entrar numa batalha. Lembrando que você não deve testar isto no teste de batalha na seção de tropas, o plugin provavelmente não funcionará lá. Teste apenas no modo de "Teste de Jogo". O resultado será este:

A mesma quantidade de dano que o inimigo sofre, é o que o aliado recuperará.

Como isso funciona?

Este plugin, irá substituir a habilidade de ataque normal, quando você utiliza uma espada normal, para uma habilidade especifica, apenas quando você utiliza aquela espada. Ou seja, quando você utiliza a espada de absorção, ao invés de utilizar o ataque normal, o jogo utiliza a nossa habilidade, que é de absorção.

Quaisquer dúvidas, sugestões, ou alguma outra coisa, mande uma resposta. Bem, é isto, até a próxima.
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