O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de batalha em TCG (Cartas)

Iniciado por MayLeone, 30/11/2012 às 18:57

[box class=titlebg]
Sobre o sistema:
[/box]
[box class=plainbox]
Esse sistema em TCG (trading cards game) está sendo feito por mim: MayLeone na engine RPG Maker XP, com programação à base de eventos e funciona da seguinte forma:

Você possui 12 (doze) cartas em seu baralho, assim como o inimigo.
No inicio da rodada, você tem a possibilidade de ganhar randomicamente uma carta boa ou ruim, basta ter sorte.
Essas cartas possuem dois aspectos:
1º Os pontos: Cada carta possui um determinado ponto (1200, por exemplo).
2º Os poderes: Algumas cartas possuem diversos poderes/efeitos, sobre suas cartas ou as cartas dos inimigos, como por exemplo, aumentar seu ponto de ataque e diminuir o da carta adversária.
Uma carta será sorteada para você à cada rodada, se você não tiver cartas em campo (caso já tenha, ela irá ficar lá até que seja destruída)
Essa sua carta irá ''disputar pontos'' com a carta do inimigo, que também será lançada randomicamente de seu baralho.
No final: Quem tiver mais pontos na rodada presente, levará vantagem, já que a carta mais fraca em questão de pontos será destruída, e não poderá voltar para o seu baralho.
Outro aspecto desse TCG é que assim como em Yu-Gi-Oh, nós teremos pontos de vidas, ou Life Points (LP)
Ambos os jogadores começarão com uma quantia igualada de LPs, porém, no decorrer da partida, quem chegar a 0 LPs primeiro irá ser o perdedor.
Para perder LPs, basta uma carta mais fraca competir com uma carta mais forte do seu oponente. Suponhamos que: Nós temos uma carta com 800 de pontos, e a carta inimiga tem 1000.
Nossa carta irá perder, logicamente, pois 1000 é maior que 800. Então nossa carta de 800 pontos será destruída, e a carta mais forte permanecerá em campo.
Nós vamos supor que tínhamos antes disso, 1500 pontos de vidas. Com toda essa disputa, no final teremos menos 200 pontos de vidas, ou seja, 1300.
Isso porque os pontos perdidos da carta mais fraca, serão descontados dos nossos pontos de vidas.
Irá perder a partida também, quem não tiver mais cartas no baralho para o sorteio.

Agora deem uma olhada no mapa do jogo:



1. Sua carta e seus pontos;
2. Carta do inimigo e seus pontos;
3. Poderes: Descrição dos poderes/efeitos das cartas;
4. Life Points de ambos os jogadores;
5. Make your choice: Primeiro botão: Faz com que a partida se inicie, e a carta inimiga seja revelada.
Segundo botão: Draw: Lhe faz ter a oportunidade de sortear uma nova carta para você, caso você não esteja contente com ela. (À cada vez que você apertar o botão 'draw', você perderá 1000 pontos de vida)
[/box]

[box class=titlebg]
Imagens do TCG:
[/box]
[box class=plainbox]
Database de cartas:


Arena:


Um dos comandos:


Descrição da carta:
[/box]

[box class=titlebg]
O que já foi feito:
[/box]
[box class=plainbox]
• Database de cartas: Com a base que já tenho da primeira carta, poderei fazer das outras da mesma forma;
• Panorama animado;
• Comando do sorteio aleatório;
• Edição de todas as sprites das cartas.[/box]

[box class=titlebg]
O que não foi feito:
[/box]
[box class=plainbox]

• Database das cartas inimigas;
• Descrição dos poderes de todas as cartas;
• Terminar o Database das cartas restantes do jogador;
• Criar os pontos de vidas;
• Criar o sistema de sortear mais cartas, ao apertar em 'draw';
• Criar as animações e efeitos sonoros.
[/box]

Os itens que ainda não foram feitos são fáceis de se resolver, e eu já até sei como fazer, por isso não se preocupem.
Apenas deem sugestões e opiniões sobre o que viu até agora.

Alguns me pediram para disponibilizar um sistema de TCG há algum tempo, e cá estou eu me matando no mesmo, mas eu preciso de sugestões, criticas, opiniões, e o que mais vocês quiserem para poder prosseguir. :/

19/12/2012 às 15:13 #2 Última edição: 19/12/2012 às 15:15 por emerson_gin
Sabe seria legal aumentar a quantidade de cartas tanto em mãos como para a batalha!

Por que, ficou parecendo Pokemon, porém sem HP, ou seja. Esta mais simples que uma Batalha comum, em questões de jogabilidade e diversão, em jogos de cartas quanto mais cartas em jogo mais possibilidade de mudar o jogo de virar o tabuleiro, imagina batalha com um cara que  tenha "A CARTA" mais forte que a sua?
e você depende de que uma carta milagrosamente apareça para ser lançada...

Pelo que entendi foi isto, mais se der posta uma demonstração :D

Vídeo ~~~sabe
JS > ALLs

Yea, sir! Estou pensando em aumentar o número de cartas mesmo! Isso aí.

Obrigada pelo comentário.

Ninguém comenta só porque a May é mulher, machismo aqui u_u

Vamos lá, o sistema em geral me parece incrivelmente interessante, só tenho medo de se tornar complicado para customizá-lo ao seu gosto, tome bastante cuidado com isso May, sei que você consegue fazer basicamente qualquer coisa por eventos, mas terá que tomar também cuidado para deixar claro como você fez e facilitar a customização, um tutorial talvez?

A parte gráfica do sistema também me atraiu bastante, provavelmente o sistema em si será um mini game divertido já. Acho que você não precisa aumentar o número como o cara ali citou, mas deixar o sistema propício para que quem for usá-o consiga criar quantas cartas quiser. No geral, ansioso para ver como ficará.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Resumindo também o que eu quis dizer acima, está faltando a manipulação de campo ou seja: Mais campos ou locais para colocar cartas em jogo n.n!
JS > ALLs

Oh, me lembra bastante Yu Gi Oh! BAM, Para Facebook. Também tem um "Q" de Truco, joguinho de buteco classicão. :XD:

Teoricamente, olhando para as regras e a forma como o jogo corre, não parece um jogo que durará mais de 3 minutos, sendo assim, acho que seria bem utilizável em mini-games, ou um desafio paralelo em qualquer jogo.

Não falarei sobre a adição de efeitos de manipulação de campo, como o B.Loder e o Emerson fizeram, pois gostaria de ouvir de você, até onde pretende levar esse sistema. Digo, pretende transformar isso em algo maior, ou deixara ele com jeitão de mini-game mesmo?