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Vamos aprender! - Aba Inimigos

Iniciado por Shephiroth, 21/11/2013 às 01:15

21/11/2013 às 01:15 Última edição: 21/11/2013 às 01:23 por Shephiroth






[box class=windowbg2] O projeto Vamos aprender! foi criado na intenção de ajudar e auxiliar na hora da criação de um game. O projeto também faz parte do One Winged Angel Labor, e a principio constará com tutoriais simples e básicos, passando aos mais dificeis e avançados. Procurarei criar tutoriais variados e diferentes do convencional, tentarei explicar como funciona muitas partes do maker que muitos não sabem, e os que sabem não ensinam, ou deixam essa parte passar batida. Bem vamos ao que interessa?
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[box class=catbg2]Inimigos[/box]
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Compatibilidade: RMVXAce
Dificuldade: Iniciante
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FAQ
O que são Inimigos e o que é a Aba Inimigos?
R- Inimigos, são os monstros/guerreiros que vão contra seus ideais, e você terá que batalhar contra eles (dãr), na aba inimigo você pode criar/editar os inimigos que terão no seu jogo!

O que eu posso fazer nessa aba?
R- Pode criar basicamente tudo em seu inimigo, desde nome, imagem representante dele, os atributos, etc...
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Vou tentar agora, listar todos os comandos possíveis nessa aba de edição, e dar alguns exemplos de uso.

Spoiler
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  • 1 - Box Inimigos - Aqui fica a lista de todos os inimigos já criados. O Ace por padrão já vem com 30 inimigos criados, mas você pode criar mais usando o botão "Número Maximo..."
    Para que serve?
    Serve para Armazenar e Organizar todas os inimigos criados, podendo assim dar maior controle para o criador.


  • 2 - Configurações Básicas: Nome e Gráfico - Aqui você pode alterar o Nome do inimigo e seu Gráfico.
    Para que serve?
    Também serve para organizar seus inimigos, podendo assim identificar com mais facilidades inimigos diferentes. O gráfico será o que irá aparecer no momento de batalha, caso o maker use o sistema de batalha padrão, a imagem escolhida aqui irá aparecer. Para adicionar mais imagens (denominados Battlers) você pode deve coloca-las na pasta Graphics>Battlers. Lembrando que ela deve estar em PNG.


  • 3 - Atributos: HP Máximo - Aqui você define o HP Máximo para seu inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você define o HP do seu inimigo, o HP (Hit Points) representa a vida de seu oponente, quando o HP chegar a 0 seu oponente é derrotado.


  • 4 - Atributos: MP Máximo - Aqui você define o MP Máximo para seu inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você define o MP (Magic Points) de seu inimigo, o MP serve como combustível para que você/seu inimigo possa utilizar magias. Na tradução direta significa Pontos de Magica. Quando chegar a 0 você/seu inimigo fica impossibilitado de conjurar algumas magias.


  • 5 - Atributos: Ataque - Aqui você define o Ataque de seu inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você define a força dos golpes de seu inimigo, quanto maior for esse atributo, mais fortes serão os golpes do seu oponente, e mais HP (Hit points) ele irá tirar de você! OBS: O valor desse atributo não é direto, ou seja, se o ataque do seu inimigo for 40, isso NÃO significa que ele vá tirar 40 de HP. Existe uma conta por trás disso.


  • 6 - Atributos: Defesa - Aqui você define a Defesa do seu inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você define a força da defesa do seu inimigo, isso irá influenciar os golpes desferidos contra ele. Claro, existe uma conta por trás disso, contendo sua força de ataque, força de defesa dele, e outros atributos...


  • 7 - Atributos: Ataque Mágico - Aqui você define o Ataque Mágico de seu inimigo.
    Para que serve?
    Assim como a força de ataque, a força de ataque Mágico, influência na força das magias do seu inimigo! Porém também contem uma conta para definir os valores.


  • 8 - Atributos: Defesa Mágica - Aqui você define a Defesa Mágica de seu inimigo.
    Para que serve?
    Assim como a força de Defesa, a Defesa Mágica influência na defesa de seu inimigo contra suas mágicas.


  • 9 - Atributos: Agilidade - Aqui você define a Agilidade de seu inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você define a Agilidade de seu inimigo, a Agilidade influência na porcentagem de erro de seus golpes, ou seja, influência na velocidade de seu inimigo, quanto maior for a velocidade dele, mais rápido serão seus golpes, e ele conseguirá desviar mais rápido também.


  • 10 - Sorte -Aqui você define Sorte de seu inimigo.
    Para que serve?
    A sorte de seu inimigo, influência diretamente em status anormais, simplesmente isso.


  • 11 - Recompensa - Aqui você pode definir a Recompensa que irá ganhar ao derrotar o inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você pode definir a recompensa que será pega automaticamente assim que você derrotar seu inimigo (Fazer o HP dele chegar a 0). Você pode definir uma recompensa em dinheiro (unidade monetária do jogo), e Experiência (XP). A Unidade monetária, é importante para que você possa comprar equipamentos e itens posteriormente, e a Experiência é importante para que você possa upar seu Level (lv) e ficar mais forte, para enfrentar inimigos mais foderosos.


  • 12 -Itens - Aqui você define um Item como recompensa.
    Para que serve?
    Assim como as recompensas em dinheiro e experiência, aqui você define Itens que serão "dropados" do inimigo assim que ele for derrotado (seu HP chegar a 0).


  • 13 - Ações - Aqui você define as Ações de seu inimigo.
    Para que serve?
    Aqui você define quais golpes, magias e Habilidades que seu inimigo terá.


  • 14 - Traços - Aqui você define Habilidades especiais e outras condições para seu inimigo.
    Para que serve?
    Essa opção é bem complexa, entenda melhor clicando Aqui.


  • 15 - Notas - Aqui você definir uma Observação em seu inimigo.
    Para que serve?
    Não muito importante, apenas para uma observação ou algo do gênero, e também para anexar alguns Scripts...

    [/box]
    [box class=catbg2]Observações finais[/box]
    [box class=windowbg2]Pronto  :phew:
    Espero que não tenha sido cansativo de ler tudo isso, e espero que tenha ficado direto e intuitivo. Se alguém tiver alguma dúvida basta perguntar. Algumas informações foram espelhadas na aba Ajuda do proprio Maker. As imagens estão em Preto e Branco propositalmente para que fiquem mais leves[/box]
    [box class=catbg2]Créditos[/box]
    [box class=windowbg2]- A mim Shephiroth, por criar e dispor o tutorial.
    - E a você por estar lendo este tópico![/box]
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11/03/2017 às 16:46 #1 Última edição: 11/03/2017 às 16:48 por skrot21
Tem como mudar os inimigos e os sprites deles ? ou só da pra utilizar aqueles parados mesmo ? pois não consegui encontrar uma maneira de mudar os sprites de batalha dos inimigos, só fica uma imagem... Pois minha intenção é usar sprites nos vilões da mesma maneira que usarei nos "heróis".
OBS: RPG MAKER MV