O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

4 Mapas para avaliação

Iniciado por Hermanngui, 22/11/2013 às 11:12

22/11/2013 às 11:12 Última edição: 22/11/2013 às 11:19 por Hermanngui
Olá a todos!

Dei uma estudada sobre mapeamento para aperfeiçoar meus mapas.

Abaixo, quatro mapas que eu fiz depois de ter estudado um pouco.

Gostaria de saber:

O que vocês acharam?
O que há para melhorar?

Uma loja que vende magias:
[hs width=128 height=96]http://i1329.photobucket.com/albums/w548/mrschnitz23/Mapa_Loja2_zps86884ee4.jpg[/hs]
Uma casa simples:
[hs width=128 height=96]http://i1329.photobucket.com/albums/w548/mrschnitz23/Mapa_Casa2_zps46416f55.jpg[/hs]
Uma pequena estalagem:
[hs width=128 height=96]http://i1329.photobucket.com/albums/w548/mrschnitz23/Mapa_Inn1_zpse9640a39.jpg[/hs]
Uma loja que vende poções e itens variados:
[hs width=128 height=96]http://i1329.photobucket.com/albums/w548/mrschnitz23/Mapa_Itens1_zps863bcbdd.jpg[/hs]


Agradeço a todos que comentarem. (se é que alguém vai comentar.. :rick9: )
"Designer e Eventer. Manja um pouco de mapeamento e está aprendendo Pixel Art."


Meu projeto está passando por uma remodelagem, aguardem atualizações!!! (clique na barrinha pra ver o projeto)



Infelizmente é uma coisa que eu sempre digo e vou dizer denovo

Por que mapas tão grandes no rpg maker vx/ace?

Eis o resultado disso, o mapa fica muito vazio, os gráficos do RPG Maker vx/ace são pequenos, fazer mapas
gigantescos como esses, só deixam o mapa vazio e sem vida, para seus mapas ficarem bons, tente diminui-los
mais, nesses mapas ai seria bom no mínimo diminuir o tamanho pela metade, parece muito, mas
os resultados te garanto que ficarão melhores.

Boa sorte.  :XD:

Citação de: SimonMuran online 22/11/2013 às 11:30
Infelizmente é uma coisa que eu sempre digo e vou dizer denovo

Por que mapas tão grandes no rpg maker vx/ace?

Eis o resultado disso, o mapa fica muito vazio, os gráficos do RPG Maker vx/ace são pequenos, fazer mapas
gigantescos como esses, só deixam o mapa vazio e sem vida, para seus mapas ficarem bons, tente diminui-los
mais, nesses mapas ai seria bom no mínimo diminuir o tamanho pela metade, parece muito, mas
os resultados te garanto que ficarão melhores.

Boa sorte.  :XD:

Então.. A ideia é não usar tiles do rtp mesmo... (Tanto que usei Inquisitor para a casa e Mack para os demais)
Mas eu entendo o que você diz sobre reduzir o tamanho dos mapas.
Infelizmente, não dá pra reduzir pra metade (afinal, o tamanho mínimo do Ace é 17x13 tiles)

Quanto aos tamanhos utilizados:

O Inn - 19x15 tiles (eu gosto dessas bordas escuras)
A Casa - 17x13 tiles
Loja de Magias - 22x15 tiles (é, essa foi a que eu achei a pior)
Loja de Itens - 22x17 tiles (era maior, acabei não me ligando sobre o espaço negro excessivo que eu tinha deixado)

Obrigado por comentar Simon!
Vou alterando, só vou esperar mais comentários! :)
"Designer e Eventer. Manja um pouco de mapeamento e está aprendendo Pixel Art."


Meu projeto está passando por uma remodelagem, aguardem atualizações!!! (clique na barrinha pra ver o projeto)



Não vejo mapas grandes como um problema, desde que sejam corretamente planejados. E isso de "mapa vazio" eu acho que afeta muito mais mapas externos que internos. In natura, é complicado a ausência de flores, folhas, troncos, pedras e etc, já que ela "pede" isso. Num mapa interno, por outro lado, isso não é tão necessário. Por mais estranho que seja, pode haver uma casa de proporções enormes, mas incrivelmente vazia e não mobiliada. Mas é só minha opinião. xD

Enfim, vamos aos mapas:

O primeiro: A estrutura da casa ficou estranha. Tente deixar o esqueleto mais proporcional. Parece que o arquiteto que a deveria planejar faltou no dia e os pedreiros fizeram como acharam melhor. Quanto aos objetos espalhados, eu particularmente não gostei da posição da maioria, mas não vou implicar como isso. Pode ser mal gosto do dono do estabelecimento, mesmo, haha. O que não ficou legal foi aquele tapete ali, principalmente na parte abaixo do balcão. Outra coisa que vale falar é aquele char grande de costas não combina com o RTP. Ao menos não achei.

O segundo: A estrutura aqui já está melhor. Eu só ajeitaria a quina inferior direita. A divisão dos cômodos ficou legal, também. Gostei dos tiles usados. Esses chars combinam mais com eles do que com o RTP. Os objetos foram bem distribuídos. No geral, ficou legal. Na minha humilde opinião, esse foi o melhor mapa dos quatro.

O terceiro: Estrutura novamente estranha, porém gostei da disposição dos objetos. Ficou bem legal. É um INN simpático. Ah, e novamente: esses chars não combinam com o RTP. Fora isso, ficou bacana.

O quarto: Estrutura estranha. A forma como as estantes foram dispostas não me agradou. Ao invés de colocá-las todas numa fileira só, poderia dividi-las em grupos de fileiras, por exemplo. E até que gostei daqueles dois balcões ali.

No geral, até que ficaram bons, Hermanngui. Precisa melhorar, naturalmente, mas está no caminho certo. Continue postando os mapas que fizer para que possamos ver a sua melhora. \o

Um grande abraço e boa sorte,

Kazuyashi.




22/11/2013 às 13:37 #4 Última edição: 22/11/2013 às 13:39 por eros2
1) Espaços vazios e estrutura da casa estranha. Quanto mais espaço, mais coisa precisará colocar para ficar coerente, principalmente em uma loja que geralmente tem bastante objetos. Elimite aquele cômodo inferior vazio. e tente diminuir o mpa de uma modo geral. Não tenha medo de fazer uma planta da casa simetrica, deixa as aleatóriedades para a natureza. Outra coisa, as colunas que você colocou não fazem sentido. É melhor deixar uma abertura no balcão, ou então deixá-lo todo fechado mesmo.

2)Pode ser besteira, mas.... fogão a lenha em piso de madeira? isso nao é perigoso euhehhuehuehu de resto, apenas diminua mais o tamanho da casa.

3) de um modo geral, está bom, apenas elimine um pouco o espaço vazio na metade inferior do mapa, e tente deixar as paredes mais simetricas.

4) Novamente, espaço vazio. Tente também dividir melhor as estantes, criar um padrão, elas não está muito agradáveis dessa forma.

Não vou entrar muito em detalhes pois já
falaram quase tudo.Uma dica,tente deixar com menos objetos repetitivos
assim seu mapa fica menos enjoativo.Outra coisa,mapas pequenos no
Rpg Maker Vx Ace ficam melhores.Mas estão bom no geral.Parabéns.
Prazer, Terror dos Modinha