O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Final Fantasy Type-0 - HUD [Ver. 3.0 Adicionada! 28/09/16]

Iniciado por Misty, 10/03/2014 às 03:24

10/03/2014 às 03:24 Última edição: 28/09/2016 às 15:07 por Mistyrol

Introdução: Esse é um sistema simples de HUD sem muita utilidade a não ser o visual. Ele replica completamente o sistema de HUD do jogo Final Fantasy Type-0, com plataforma para Playstation Portable (PSP). Esta é somente a primeira versão dele, para aqueles que conhecem o jogo original e perceberam que estão faltando algumas coisas, não se desesperem, pretendo aperfeiçoar lançando outras versões da HUD.

Informações:
  • HUD de customização média.
  • Muito fiel à HUD original do Final Fantasy Type-0.
  • Mostra além dos números de HP/MP, barras de cores diferenciadas.
  • Também mostra o level do personagem.

Versão 2.0:
  • Mostra o status dos demais personagens do grupo (Party de 3).
  • Caso algum slot de personagem esteja vazio (switch desligada), mostra imagem com status "Vazio".
  • Imagens foram refeitas e melhoradas.

Versão 3.0:
  • Número de switches utilizadas reduzido para um.
  • O sistema reconhece sozinho a posição dos personagens, sem a necessidade de adicionar uma switch para cada personagem, como na versão anterior.
  • Imagens foram refeitas e melhoradas.




HUD Original
[close]
HUD Reproduzida
[close]

NOTA: Só edite a parte funcional do sistema se tiver certeza do que está fazendo. Deixei comentários dentro do sistema para que vocês possam compreender melhor o que cada coisa faz, necessita de um nível médio/avançado para poder editar sem comprometer o funcionamento causando algum bug (erro). Caso não tenha esse conhecimento, edite somente as imagens.

Créditos:

  • Mistyrol - por criar e disponibilizar o sistema.
  • Raizen - pelo script Picture Bug Fix, que corrige um erro relacionado às imagens no maker.
  • King Gerar - pelo template do tópico e por ter me ensinado tudo que sei sobre eventos.
  • Aos criadores de Final Fantasy Type-0.


Download: Aqui!

Bom trabalho, conseguiu reproduzir muito bem a logo da HUD original, mas uma pergunta
é necessária a fonte que você usou na HUD para caso os números dela mude?

Citação de: SimonMuran online 10/03/2014 às 08:39
Bom trabalho, conseguiu reproduzir muito bem a logo da HUD original, mas uma pergunta
é necessária a fonte que você usou na HUD para caso os números dela mude?

Não é preciso ter a fonte. Aqueles números não mostram o valor total do HP/MP e sim o atual, ou seja, se seu HP for 100 e você receber um dano de 20, os números ali mostrarão 80. É tudo feito por imagens, os números também.  :XD:

Muito bem feito, Misty!  :XD:

Testei aqui e funcionou direitinho, e o visual está idêntico ... aliás, nem sabia que FF usava a fonte Visitor ahuahua engraçado isso.

Pode fazer, na segunda versão, uma opção de mostrar a hud no canto superior esquerdo, ao invés do inferior, já que ali ele atrapalha a caixa de mensagens ... coisa básica mesmo, com uma switch e condição no próprio evento dá pra fazer tranquilamente.

Citação de: Uhtred online 10/03/2014 às 18:13
Muito bem feito, Misty!  :XD:

Testei aqui e funcionou direitinho, e o visual está idêntico ... aliás, nem sabia que FF usava a fonte Visitor ahuahua engraçado isso.

Pode fazer, na segunda versão, uma opção de mostrar a hud no canto superior esquerdo, ao invés do inferior, já que ali ele atrapalha a caixa de mensagens ... coisa básica mesmo, com uma switch e condição no próprio evento dá pra fazer tranquilamente.

Obrigado, tio Uht:<3:

Sobre as HUDs serem mostradas na parte debaixo da tela, eu resolvi deixar assim pois queria replicar completamente as originais (FFT-0), e como no jogo original as HUDs são mostradas no canto inferior esquerdo do mapa eu resolvi programá-las assim mesmo.

Quando vi o seu comentário eu já tinha programado a versão 2.0, então essa opção de colocar as HUDs na parte superior ficará para uma possível versão 3.0, infelizmente. Obrigado mais uma vez, e, porque não testa a versão 2.0?  :XD:

Parabéns pelo sistema Mistyrol, sempre fui um grande fã de final fantasy, e esse sistema ficou realmente bem idêntico ao original, realmente um ótimo trabalho.

Abraços


Ficou bem legal, eu normalmente não apoio muito as huds, por serem comuns demais, mas no seu caso tem vários elementos interessantes por eventos, Como os números, leveis e tudo mais.
Parabéns pelo excelente trabalho no sistema, e na versão 2.0 mais ainda *-*

Se eu soubesse desse macete para usar uma variável como nome da imagem a ser mostrada, teria muito trabalho reduzido, poupa inúmeras condições para mostrar a imagem do número referente.

O sistema ficou bem funcional e com poucos códigos, dá para fazer um esquema para apenas calcular a porcentagem da vida quando o HP do herói for alterado e não o tempo todo.

Seria mais interessante, mudar a ordem da HUD de acordo com a formação da party, se a "Deuce" for a líder é mostrado a sua HUD no lugar da do "Eight", por exemplo. Deve ser complicado, mas deixaria a HUD ainda mais funcional e dinâmica.
-

Fizeste um ótimo trabalho Mistyrol!
Sou apaixonado pelo design do type-0, ele inspirou bastante os trabalhos que venho fazendo ultimamente.
Parabéns.

Citação de: Bladechaos online 11/03/2014 às 17:02
Parabéns pelo sistema Mistyrol, sempre fui um grande fã de final fantasy, e esse sistema ficou realmente bem idêntico ao original, realmente um ótimo trabalho.

Abraços

Obrigado pelos elogios, Blade. Final Fantasy Type-0 é meu spin-off preferido da série, pena que não foi lançado aqui no ocidente e fui obrigado a jogar tentando traduzir tudo o que lia em japonês! hahaha  :XD:

Citação de: Raizen online 11/03/2014 às 17:36
Ficou bem legal, eu normalmente não apoio muito as huds, por serem comuns demais, mas no seu caso tem vários elementos interessantes por eventos, Como os números, leveis e tudo mais.
Parabéns pelo excelente trabalho no sistema, e na versão 2.0 mais ainda *-*

Agradeço os elogios, paizão. Eu ainda acho que posso melhorar e muito ela, mas você sabe mais do que eu como a preguiça me persegue!  :noface:

Citação de: Fpr online 13/03/2014 às 10:01
Se eu soubesse desse macete para usar uma variável como nome da imagem a ser mostrada, teria muito trabalho reduzido, poupa inúmeras condições para mostrar a imagem do número referente.

O sistema ficou bem funcional e com poucos códigos, dá para fazer um esquema para apenas calcular a porcentagem da vida quando o HP do herói for alterado e não o tempo todo.

Seria mais interessante, mudar a ordem da HUD de acordo com a formação da party, se a "Deuce" for a líder é mostrado a sua HUD no lugar da do "Eight", por exemplo. Deve ser complicado, mas deixaria a HUD ainda mais funcional e dinâmica.

Agradecimentos ao King Gerar por me ensinar a usar este macete das variáveis.  :blink:
Sim, tem como simplificar bastante a programação e deixá-la menor ainda, mas como disse acima, a preguiça me persegue!

Sobre mudar a ordem das HUDs, eu pensei em fazer isso nesta versão 2.0, mas o problema é que eu ainda não consegui pensar em uma maneira simples de fazer isso sem ter que lotar o sistema de condições, portanto acredito que isso ficaria para uma possível (ou nem tanto assim) versão 3.0, mas de qualquer forma, agradeço os elogios e as sugestões, Fpr:XD:

Citação de: RodrigoAijo online 14/03/2014 às 00:07
Fizeste um ótimo trabalho Mistyrol!
Sou apaixonado pelo design do type-0, ele inspirou bastante os trabalhos que venho fazendo ultimamente.
Parabéns.


O design simplista do jogo é um dos pontos mais altos dele. Obrigado pelos elogios, Rodrigo.

Passando apenas para dizer que uma nova versão foi adicionada!

Agora o sistema reconhece a posição dos personagens por conta própria, então não é preciso adicionar uma switch para cada posição, como era feito antigamente. Com a atualização, você pode mudar a posição dos personagens livremente e o sistema reconhecerá isso, sem que você precise criar novas condições.

- O primeiro personagem da party sempre será o personagem líder (com a HUD maior e com mais detalhes).
- O segundo personagem da party sempre será mostrado na segunda HUD de suporte.
- O terceiro personagem da party sempre será mostrado na terceira HUD de suporte.