O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RMXP] Sistema de Pulo | Leap Event | Jump Event

Iniciado por Crixus, 30/06/2014 às 03:45

30/06/2014 às 03:45 Última edição: 21/01/2020 às 15:40 por Crixus
Veja como o sistema funciona por esse vídeo:
https://youtu.be/1oFuL13UtLI

Esse sistema é baseado no jogo Mario & Luigi: Superstar Saga e foi a pedido do membro da MRM Knight Light.



TAGS: Leap, Jump, Mario & Luigi

Eu não fiz com os gráficos do jogo do Mario & Luigi para evitar que o usuário se confunda.

Tutorial:
O sistema todo em si é prático e de fácil customizável, eu vou explicar por etapas como funciona e como usar.
  • Para ativar o sistema ligue a Switch 0001: Sistema de Pulo, em qualquer evento de dialogo ou explicação durante o jogo desative essa Switch para que o sistema não afete a lógica do jogo.
  • Após testar o sistema delete o evento 3 de mapa, INICIAR SISTEMA.
  • A animação do pulo e da queda são duas "animações de batalha" (Battle Animations), o personagem do jogador é a sombra.
  • Quando o jogador cai sobre um inimigo ele reinicia o pulo possibilitando causar mais danos nos inimigos.
  • Devido a animação de batalha o gráfico do personagem pode ser visto atrás de qualquer obstaculo, então como é um sistema para jogos mais comuns evite colocar obstáculos muito altos.
  • Para usar o sistema você deve copiar o mapa "MAPA BASE" para criar o jogo em cima dele.
  • Eu criei apenas 5 inimigos, era 1 na versão anterior postada na comunidade MRM.
  • Cada inimigo tem as próprias variáveis e switch.
  • São 5 variáveis para cada inimigo, sendo 2 para coordenadas, 1 para o HP e outras 2 para customização do sistema ou futuras e improváveis atualizações da minha parte.
  • A única Switch usada é para impedir que o dano no inimigo seja executado múltiplas vezes num único pulo.
  • Não foi usada qualquer script ou modificação no RGSS, tudo foi feito por eventos.

Eventos Comuns:
  • Nos eventos comuns existem 3 eventos que você pode ou deve chamar (Call Event).
  • ANI-Pulando: Esse é a animação do personagem pulando, para criar situações simuladas fora do sistema, tipo forçar o personagem se mover e pular em algum lugar.
  • ANI-Caindo: Animação para concluir a anterior.
  • Reset-Monsters: Esse evento deve ser usado em toda troca de mapa, de preferencia antes do Evento de Teletransporte, esse evento deve ser alterado caso você aumente o número de inimigos no sistema.
  • ANI-Dano: Este evento é a animação de dano no personagem causado pelos monstros.

Monstros (inimigos):
  • A primeira página tem o dano que o monstro causa no personagem, se quiser dificultar para o jogador basta remover a condição da Switch "0002:Pulando" e fazer o dano todo fora.
  • Para causar algum dano real no jogador é necessário criar, isso eu não fiz por que pode variar muito dependendo do tipo de jogo que você vá fazer em cima desse sistema.
  • A página 2 é ativa somente quando o personagem estiver caindo para acertar o inimigo em questão.
  • A página 3 é ativa se acertar, o monstro então muda sua aparência para algo tipo como se levasse algum dano e soma o dano no HP do mesmo.
  • A página 4 é ativa pela quantidade pré-definida de pulos necessários para destruir (matar) o monstro ou inimigo.
  • Se for fazer um chefão use um do inimigos já criados, mas remova o "Apagar Evento Temporário" (Delete this Event) e substitua por uma Switch padrão que seja da história do jogo, assim o mesmo não voltará a aparecer.

Ficou muito bacana Tanatos. Deu até vontade de fazer um jogo A'la Mario brothers. Acho que nunca tinha visto um sistema assim no maker haha. Valeu por disponibilizar.



Sempre tem um maluco pra comentar nesses tópicos, vou te contar viu! (kkkk)

Obrigado Cezar, realmente eu preferia entender alguma coisa de Rgss para fazer o gráfico se mover e se manter atrás das prioridades mais altas.

Putz que loucura! *-*
Gostei muito da ideia do sistema, e é no mínimo inovador! Eu também nunca vi um sistema desses, e de fato deve ter sido muito trabalhos ter arquitetado ele .-.
Parabéns pela engenhoca e obrigado por disponibilizar Tanatos! :D
.

02/08/2014 às 02:17 #4 Última edição: 14/03/2019 às 23:02 por Crixus
Na realidade a idéia era tão óbvia e de certa forma fácil que eu tinha certeza que algum daqueles fan games de Mario&Luigi Super Star Saga feito em Rpg Maker XP já tivessem feito isso, porém não encontrei nenhum.