O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O RPG - SaGa

Iniciado por Misty, 31/08/2014 às 19:33

31/08/2014 às 19:33 Última edição: 17/02/2015 às 18:32 por Raizen
SaGa





A série



   Não tão conhecida no ocidente, a série SaGa é reconhecida por sempre manter a liberdade de exploração do jogador, assim como um roteiro não linear, o que diferencia a série dos demais títulos que são lançados pela mesma empresa desenvolvedora, a Square Enix (antiga SquareSoft).

  A série teve início em 1989, com plataforma para o antigo Game Boy, criação do produtor executivo de videogames Akitoshi Kawazu, desde então, teve diversas continuações, essas partindo do Super Nintendo até o PlayStation 2. Atualmente existem nove títulos na série SaGa, juntamente com ports e remakes.



O início de tudo



   Em um tempo onde o Game Boy  da Nintendo estava começando a ganhar o seu espaço devido a popularização do conhecido game Tetris, a presidente da SquareSoft na época, Masashi Miyamoto, ordenou que uma equipe de desenvolvimento criasse algum jogo para o console portátil, e foi nesse momento que Kawazu e seu companheiro de equipe, o designer Koichi Ishii sugeriram que fosse desenvolvido um RPG, dando assim início ao game Makai Toshi SaGa, lançado posteriormente no ocidente como The Final Fantasy Legend, o primeiro game portátil da companhia.

  Segundo Kawazu, a dificuldade do gameplay deveria ser a principal diferença entre as séries SaGa e Final Fantasy. Devido a mesma companhia desenvolver ambas as séries, existem muitas comparações entre elas e, como argumento, a liberdade de não seguir um roteiro linear é sempre utilizado para defender as diferenças entre as séries, mas ainda assim existem várias referências sobre Final Fantasy na série SaGa, possivelmente um dos motivos para o primeiro game ter sido nomeado de The Final Fantasy Legends no ocidente.



Do topo ao solo



   Tornou-se muito popular no Japão, com a maioria dos seus títulos vendendo cerca de um pouco mais de 1 milhão de cópias, totalizando em março de 2011, mais de 9,9 milhões de cópias vendidas. Por outro lado, a popularidade da série no ocidente não foi tão grande assim, e foi criticada em diversas matérias.

  O ponto mais citado em suas críticas foi a liberdade excessiva dos seus títulos, dizendo que a jogabilidade aparentemente experimental, e a total liberdade do jogador de explorar o universo com pouquíssimas direções ou narrativas para seguir.

  Chegou até a mesmo a ter um de seus títulos citados em um artigo publicado em 2004 pela revista oficial da PlayStation nos Estados Unidos. A matéria, intitulada como "Overrated/Underrated", citou o título da série Unlimited SaGa como um jogo que arruinou a série SaGa em sua transição para o PlayStation 2.



Os títulos



   Viveu na sombra da série Final Fantasyno ocidente até o lançamento do seu terceiro título, Final Fantasy III (SaGa 3: Jikuu no Hasha, em japonês), lançado em 13 de Dezembro de 1991, depois disso a Square resolveu deixar de lado as comparações e lançar um título que se sustentasse por conta própria, lançando então o seu quarto título, em 28 de Janeiro de 1992, dessa vez nomeado de Romancing SaGa.

  Foram lançadas mais duas continuações de Romancing SaGa que permaneceram somente no Japão, não recebendo um lançamento no ocidente. Foi em 11 de Julho de 1997 que foi restabelecido o lançamento dos jogos no ocidente, com o seu novo título, SaGa Frontier, que está no top 3 de títulos mais populares da série.

  Depois de SaGa Frontier, apenas mais três títulos novos foram lançados. Nesse meio tempo, houveram muito remakes e ports para outro consoles, até mesmo para celulares. O último título, lançado em 12 de Setembro de 2012, Emperors SaGa não foi recebido como esperado.



Considerações Finais



   Atualmente, os planos da Square para série é lançar novos ports de seus antigos títulos, mas o lançamento de novas séries baseadas nesta franquia não estão sendo planejadas nesse momento. Em uma entrevista para a 4Gamer, Kawazu deixou no ar um possível lançamento de um novo título ou mais um port, em comemoração aos 20 anos da série em Dezembro de 2014.

  Essa matéria é uma simples explicação sobre o mundo dessa série que tinha tudo para dar muito certo, mas as experiências mal feitas por sua companhia levaram, aos poucos, a série em direção ao seu fracasso. Todas as informações aqui neste tópico são básicas, aqueles que tiverem mais interesses sobre a série, podem acessar o site oficial. Espero que tenham gostado, até a próxima.

Algumas Imagens
Final Fantasy Legend II
[close]
SaGa Frontier
[close]



 Interessante essa franquia que eu nem fazia ideia de existir, ou passou batido mesmo.
Pelo o que descreveu, me parece é algo bem interessante na questão de liberdade que o jogador pode ter, o problema de uma franquia de jogos é que uma hora ela acaba perdendo a graça se não inovar como acontecia com alguns jogos.

Uma pena não ter ido muito bem, pois me parece bom pelo site oficial que você passou.

Boa matéria Mistyrol, sobre esse RPG meio que esquecido (por mim talvez?). Muito bom, espero conhecer novos RPG's.

2010 ~ 2016 / 2024

Nem acredito que essa geração ta no poço do inferno. Coisas como essa me fazem querer ir chorar ali no cantinho escuro
do quarto  :T.T:
Essa série é demais, junto com a Série Seiken, marcaram a infância de muita gente. Admito que não conclui nenhum jogo da série, mas sempre curti a mesma e já joguei os jogos do SNES. Queria achar o Minstrel Song, tho, a ost dele me encanta.
Fico puta como a SE fez merda com essa série, e o pior é que esta merda de empresa money whore não deixa nem fan medias de alto porte como filmes e jogos 3d serem lançados por fã. Decepcionante, revoltante.
Queime no inferno, Square. (Funfact: They don't give a fuck to my complaints-rere).
Bom Post Misty!
Gifts:
Danti | Misty


Estou completamente surpreso que pesquisar SaGa Frontier só trás a esse tópico na crm inteira, tirando um comentário que eu fiz em outro tópico, e umas outras coisas não relacionadas. É uma série tão interessante, e eu acredito que muitos criadores poderiam tirar proveito de coisas como o Free Scenario System de SaGa Frontier, que conta sete histórias completamente diferentes (com chefões finais e protagonistas completamente diferentes) passando-se no mesmo mundo.

É realmente um jogo e uma série que precisam de um pouco mais de amorrrrrrrrrrrrr
Lembrando que irá sair um jogo novo da série esse ano :D


Revivendo pra vocês NÃO ESQUECEREM DESSA JÓIA ;_;