O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pixel Art - Aula 1- Sombreando Objetos

Iniciado por Phantomx, 04/10/2014 às 02:46

04/10/2014 às 02:46 Última edição: 04/10/2014 às 06:17 por mercia
Depois de uma overdose de chocolate decidi escrever essa aula, pelo que andei vendo os maiores problemas que muita gente enfrenta no pixel art é o sombreamento, caso tenha uma duvida eu posso fazer a próxima aula baseada nela, caso não apareça uma boa a próxima aula vai ser sombra.



A primeira coisa que quero dizer é que quem quer fazer pixel art deve obter um conhecimento ( pelo menos minimo) em desenho já que pixel art é um desenho digital, muitas das regras se aplicam aqui -você vai ver muito disso pela aula.




Vou começar pelo basico - Pillow Shading

Acho que todos já estão carecas de saber o que é pillow shading, é um erro básico de qualquer iniciante na área.
Pillow Shading é um tipo de sombreamento que a luz fica no centro e as sombras vão para as bordas do pixel art, apesar de os desenhos serem 2D, no caso o pixel art, eles tentam "simular" um efeito 3D com as sombras, porem o pillow shading falha miseravelmente para criar essa ilusão já que faz a maioria dos objetos parecer plano ou sem profundidade.

Perceba que na primeira esfera foi feito um sombreamento do tipo pillow, já a segunda eu utilizei uma fonte de luz fictícia no canto direito superior.

No pixel art não é muito recomendado utilizar uma fonte de luz que vem de frente para o objeto, pode fazer a obra parecer amadora ou algo do tipo.





Como você pode ver esse é o esquema de luz em um objeto

- Center light = Posição da luz
- Highlight = Luz refletida para nossos olhos
- Halftones = tons médios
- Core Shadow = sombra mais escura do objeto
- Reflected light = Luz refletida no objeto

Cast shadow e occlusion shadow vou falar melhor na próxima aula.

video que fala melhor sobre isso (o video está em Inglês)



Em formas mais complexas como um rosto humano você sempre deve estudar a anatomia do rosto e entender como a luz se comporta quando apontada sobre ele de diferentes ângulos
Spoiler
[close]

No caso do pixel art comparando com alguem menos experiente ( ou pelo menos tentei simular isso X--X) esse foi o resultado:

A fonte de luz é a mesma das esferas



Essa foi a aula, bem simples mesmo, na proxima vai ficar mais interessante eu prometo  :ok: , recomendo estudar mais sombreamento (procure por tutorias de desenho/pintura) já que é uma parte muito importante para o pixel art e depois de treinar um pouco vocês vão perceber o quanto seus pixel art vão melhorar.

Se querem alguma coisa para auxiliar nos estudos tem isso:

* Na ultima esfera a fonte de luz está atras e um pouco levantada

Caso queira um desafio maior, pegue o rosto que fiz e mude o angulo da luz.

ótima aula! fiz tudo conforme foi proposto na aula, mas não saiu como esperava, aliás saiu muito errado :/ a face tinha algum câncer
de pele não diagnosticado pois havia manchas em todos os lados, acho que preciso treinar mais  :=p:

Enfim fico no aguardo pelas próximas aulas, obrigado por disponibilizar e até!

Esse tutorial é essencial para todo iniciante que quer aprimorar seu Pixel Art. Confesso que eu usava muito Pillow Shading quando comecei, para ter uma ideia olha só esse meu recolor.




Original
Recolor

Foi um dos primeiros Pixel Arts que "fiz", entre aspas porque só recolori. u.u Parabéns pela aula. o/

Citação de: SimonMuran online 04/10/2014 às 05:23
ótima aula! fiz tudo conforme foi proposto na aula, mas não saiu como esperava, aliás saiu muito errado :/ a face tinha algum câncer
de pele não diagnosticado pois havia manchas em todos os lados, acho que preciso treinar mais  :=p:

Enfim fico no aguardo pelas próximas aulas, obrigado por disponibilizar e até!


vish x--x, depois poste aqui, eu posso ajudar a concertar :x

Citação de: mercia online 04/10/2014 às 07:15
Esse tutorial é essencial para todo iniciante que quer aprimorar seu Pixel Art. Confesso que eu usava muito Pillow Shading quando comecei, para ter uma ideia olha só esse meu recolor.




Original
Recolor

Foi um dos primeiros Pixel Arts que "fiz", entre aspas porque só recolori. u.u Parabéns pela aula. o/

Sim o foco das aulas vai ser mais para os iniciantes mesmo, acho que a aula mais avançada que vou escrever provavelmente vai ser de texturas. Muito obrigado o/

Nossa muito legal a aula, vou começar a colocar em pratica.
''Seu corpo pode te deixar atraente,
seu sorriso pode te deixar linda,
mas sua personalidade pode te deixar irresistível''.