O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula Mapeamento - #3 Interiores

Iniciado por Makers, 01/12/2014 às 16:44



[box2 class=blue title=Introdução]Mais uma das nossas aulas pra animar seu domingo. Hoje, o tio vai falar sobre a criação dos interiores. Antes de mais nada, caso não tenha visto as aulas antigas basta clicar aqui -- > Aula I / Aula II. Agora vamos pra aula![/box2]

[box2 class=blue title=#Etapa 1 - Começado!]
Uma das primeiras coisas antes de começar a fazer o mapa é fazer o que eu já disse nas outras aulas. Que é? Isso mesmo, imaginar o que terá no mapa.

:linha3:

Imaginando a Cena

No nosso caso o mapa será a casa de um casal de senhores ( adoro fazer mapas para idosos ). Esse casal é simples e humilde, tendo uma casinha pequena contendo pouca coisa, apenas o necessário para viverem.

Com essas informações podemos começar o mapa;



Spoiler
[close]

:linha3:
[/box2]

[box2 class=blue title=#Etapa 2 - Divisões]
Acima você pode notar que eu já fiz o chão onde será cada cômodo, assim fica mais fácil de dividir e separar a casa. Lembre-se, se você diferenciar o tipo de chão em cada cômodo da casa, irá dar um ar mais realista e diferente, demonstrando que realmente o jogador está em "outro ambiente".

Agora é aqui onde nós fazemos as divisões de onde será cada coisa da casa. No mapa eu coloquei onde será o que, pra ficar mais fácil de entender. Fica assim:


:linha3:

Onde será o que?

Spoiler
[close]

:linha3:

Depois de ver como eu distribui os cômodos da casa vamos colocar as paredes de forma que elas não fiquem todas "chupadas" no final da tela. Ficando assim:

Spoiler
[close]

Notaram? O mapa ficou certinho, sem nenhuma das paredes estar grudadas nas bordas do editor. Uma dica que dou é que sempre faça o seu mapa 2x2 a mais do que você pretende, por exemplo, quero fazer um mapa de 20x20, usando o que falei faça ele 22x22 e no editor vá ajustando conforme o necessário.

:linha3:[/box2]

[box2 class=blue title=#Etapa 3 - Utilizando o Espaço]
Quando se termina a faze das divisões das paredes, iremos pra parte bem importante, que é quando nós começamos a colocas a mobília na casa. Essa parte é importante, pois você deve estar ciente que o jogador tem que ter espaço para andar e para poder "conversar" com os npc's que ali residem.

Pensando nisso, faça sempre cômodos com um espaço bom, para que o jogador possa andar mais tranquilamente pelo mapa principalmente em áreas muito importantes. Veja abaixo um exemplo:


:linha3:

Exagero/ Falta de Espaço

Spoiler
[close]

:linha3:

Consegue notar? O mapa está muito cheio, sem espaço pro jogador andar mesmo tendo um tile aqui e ali vai ser muito complicado andar e se comunicar com npc's ai, que por sinal também ocupam espaço no mapa.

Aproveite da Grade pra evitar essas problemas que são frequentes :blink:
[/box2]

[box2 class=blue title=#4 Etapa - Decorando a Casa]
Essa na minha opinião é a parte mais divertida, onde nós decoramos a casa colocando os móveis. Mas lembre-se, não podemos colocar demais afinal tudo em excesso faz mal no caso fica feio e simétrico as vezes.

Com isso em mente devemos decorar parte por parte... cômodo por cômodo, evitando assim problemas com espaçamento. Vamos começar com a cozinha primeiro e ir passando para os próximos;


:linha3:

Cozinha
Spoiler
[close]

Nada de especial, apenas o básico mesmo. Temos a pia, fogão o armário com itens da cozinha mesmo e algumas panelas penduradas ( que pra quem não sabe tem no Tile C  :=p: ) e uma mesa ali no canto pra vovozinha fazer suas guloseimas.

Vamos pro armazém!


Armazém
Spoiler
[close]

Esse era fácil. Geralmente os porões, só-tons e armazéns tem bastante coisa perto uma da outra e o espaço pra se andar é bem pequeno ( exceto em locais como armazém de distribuição de alguma coisa, onde tem entrada e saída de caminhões com cargas... mas isso não tem haver ). Mas como o armazém é de uma casa simples, não podemos exagerar.

Próximo, quarto!


Quarto
Spoiler
[close]

Essa parte é onde temos que deixar com um espaço um pouco maior, devido ao fato de ser um quarto e as pessoas precisam de um pouco de espaço para poder se locomover dentro do mesmo. Assim, apenas coloquei o que era realmente necessário, e para não ficar muito vazio coloquei o detalhe de uma mesinha ali no canto com algumas peças e um livro.

O último, a entrada!


Entrada
Spoiler
[close]

A entrada precisa da maior parte do espaço livre, afinal é onde todo mundo tem que passar, sendo assim, precisam de espaço. Eu coloquei a mesa do jantar e alguns enfeites na parede, o que não atrapalha a passagem. Poderia ter sido adicionado mais alguma coisa ali, como uma cadeira daquelas de rei de madeira, mas preferi não colocar.

:linha3:[/box2]

[box2 class=blue title=Etapa Final - A Vida²]
Quando terminar seu mapa, coloque os npc's pra ver como eles ficam no mapa. Teste eles colocando-os para andar numa frequência baixa claro, mas coloque. Ah, no nosso mapa tem pouca vida devido ao fato do mapa ter sido feito para um casal de idosos que tem apenas um gato. Enfim, no final seu mapa ficará mais o menos assim:

:linha3:

Finalização

Spoiler
[close]

:linha3:[/box2]

[box2 class=blue title=Créditos]
A mim, [user]Makers[/user][/box2]
Prazer, Terror dos Modinha

02/12/2014 às 12:55 #1 Última edição: 02/12/2014 às 14:33 por Lymeraiton
Legal a aula,eu gostaria de saber se tem uma média que geralmente é usada em mapas de interiores é 22 x 22?
E portanto fazer um mapa maior que esse seria mais situacional?

Citação de: Lymeraiton online 02/12/2014 às 12:55
Legal a aula,eu gostaria de saber se tem uma média que geralmente é usada em mapas de anteriores é 22 x 22?
E portanto fazer um mapa maior que esse seria mais situacional?

Depende da casa que você for fazer. Mas eu geralmente crio uma média pra determinados tipos de casa. Tipo, uma casa rica é 30x30 ( apenas um exemplo ), uma casa mais simples é 22x22.

Você que tem que criar isso, mas geralmente é bom não exagerar no tamanho, exceto se for uma mansão ou um castelo.

Se o mapa que pretende fazer pede um tamanho maior, então assim seja, cada situação pede um tamanho.

Muito obrigado pelo comentário, achei que ninguém ia comentar :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Citação de: Makers online 02/12/2014 às 13:45
Citação de: Lymeraiton online 02/12/2014 às 12:55
Legal a aula,eu gostaria de saber se tem uma média que geralmente é usada em mapas de anteriores é 22 x 22?
E portanto fazer um mapa maior que esse seria mais situacional?

Depende da casa que você for fazer. Mas eu geralmente crio uma média pra determinados tipos de casa. Tipo, uma casa rica é 30x30 ( apenas um exemplo ), uma casa mais simples é 22x22.

Você que tem que criar isso, mas geralmente é bom não exagerar no tamanho, exceto se for uma mansão ou um castelo.

Se o mapa que pretende fazer pede um tamanho maior, então assim seja, cada situação pede um tamanho.

Muito obrigado pelo comentário, achei que ninguém ia comentar :ok:

Ah entendi e também pode ser situacional.Valeu  :XD:

Ótimo tutorial, Makers, como todos os outros. Para quem está começando a mapear, ou pra quem já tem um certo nível mas quer melhorar, esse material é ouro! Muito bom mesmo!

Ótimo tutorial.
sorry, não vai ter dica do tio alisson nessa edição

Eu sou o único que coloca paredes do lado de fora? xD
Anyway, parabéns, fico feliz que tenha criado um índice e que complete essas aulas o/
(esperando o dia em que 'cê vai ensinar 'sse povo a panomapear)

Citação de: eros2 online 02/12/2014 às 16:55
Ótimo tutorial, Makers, como todos os outros. Para quem está começando a mapear, ou pra quem já tem um certo nível mas quer melhorar, esse material é ouro! Muito bom mesmo!

Muito obrigado amigo, espero que minhas aulas estejam sendo
de grande ajuda pro pessoal.

Valeu  :ok:


Citação de: Alisson online 02/12/2014 às 17:15
Ótimo tutorial.
sorry, não vai ter dica do tio alisson nessa edição

Eu sou o único que coloca paredes do lado de fora? xD
Anyway, parabéns, fico feliz que tenha criado um índice e que complete essas aulas o/
(esperando o dia em que 'cê vai ensinar 'sse povo a panomapear)

Aff, queria tanto uma dica T_T

Valeu tio Alisson, eu em breve trarei sobre uma aula de cavernas mas não sei quando
irei começar a fazer sobre parallax.

Mas prometo que tentarei fazer sim  :XD:
Prazer, Terror dos Modinha

@topic

Boa aula! Também seria uma boa colocar uma escada e o armazém no porão ou organizar a casa com corredores, como são as nossas por aqui. Só umas ideias que surgiram.

@Alisson

Eu também coloco paredes do lado de fora! HUAHUAH
Às vezes eu esqueço e tenho que aumentar o mapa pras paredes caberem
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


Citação de: Van online 03/12/2014 às 12:06
@topic

Boa aula! Também seria uma boa colocar uma escada e o armazém no porão ou organizar a casa com corredores, como são as nossas por aqui. Só umas ideias que surgiram.

@Alisson

Eu também coloco paredes do lado de fora! HUAHUAH
Às vezes eu esqueço e tenho que aumentar o mapa pras paredes caberem


Dicas são sempre muito bem vindas, e essa ideia ai é legal. Muito obrigado pelo comentário, realmente fico feliz de saber que estou ajudando  :ok:
Prazer, Terror dos Modinha