O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

ADVENTURE CREATOR SG

Iniciado por leandroserpa, 25/06/2016 às 23:18

25/06/2016 às 23:18 Última edição: 26/06/2016 às 08:17 por leandroserpa
Fala pessoal,

meu nome é Leandro e estou aqui para divulgar uma ferramenta que desenvolvi.

[box2 class=titlebg title=ADVENTURE CREATOR SG (ACSG). (V.Beta mas totalmente funcional)]É uma ferramenta MAKER para criar games nos moldes da velha escola de RPG'S em primeira pessoa, pseudo 3D, baseado em grid e combates por turnos, além de aventuras fantásticas, histórias interativas, novelas virtuais e etc... Tudo isso sem ter que digitar uma linha de código sequer e completamente em português. Após o trabalho concluído poderá exportar o resultado que rodará em todas as versões do Windows, do 98 ao 10. Ele já vem com um monte de recursos prontos(maioria originais) e gratuitos para uso pessoal ou comercial para você rapidamente começar a montar seu jogo.

Ela é GRATUITA para quem desejar usar. Mais abaixo estará  disponível o link para download, algumas screens e um jogo completo feito com a ferramenta, mas antes deixem eu ressaltar algumas coisas.

Criei recentemente o Laboratório SG, que é uma nova sessão da SERPA GAMES para disponilizar ferramentas gratuitas e originais de GAME DEV que desenvolvi. Para saber mais acesse:
http://www.serpagames.com.br/labsg/post.php?post=posts/destaques/destaque0.txt&tipo=news&dt=

Quem puder se cadastrar no fórum lá disponível também seria muito legal. Provavelmente não deve ter nenhum registro ainda, pois fiz a atualização a uns 5 dias e não divulguei nada ainda. Eu pretendo disponibilizar outras ferramentas, engines e libs que desenvolvi ao longo destes mais de 15 anos trabalhando com jogos, mas só o farei se existirem pessoas interessadas e envolvidas. Devo ressaltar que o cadastro no fórum é muito importante, mas não obrigatório. Entendam, estou procurando pessoas esforçadas e criativas, que pensam fora da caixa, por isso minha chamada neste site ao qual respeito muito e vejo que borbulham jovens e alguns um pouco mais antigos individuos que CRIAM verdadeiramente e não ficam apenas em teorias. 
Então juntem-se a mim!  :urra:

Do mais, eu espero que prestigiem meu trabalho em: www.serpagames.com.br

[/box2]

[box2 class=titlebg title=DOWNLOADS E INFOS]MAIS DETALHES E DOWNLOAD DO ACSG AQUI:
http://www.serpagames.com.br/labsg/post.php?post=posts/destaques/destaque1.txt&tipo=news&dt=

GAME COMPLETO FEITO COM O ACSG:

Uma breve descrição sobre o jogo e o link para download aqui:
http://www.serpagames.com.br/labsg/post.php?post=posts/destaques/destaque2.txt&tipo=news&dt=

Se quiser baixar logo o game na página dele na itch.io aqui:
https://serpagames.itch.io/toabm[/box2]

[box2 class=titlebg title=ALGUMAS SCREENS:][hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen1.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen2.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen3.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen4.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen5.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen6.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen7.png[/hs]
[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen8.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/screen9.png[/hs]
[/box2]

A você que chegou até aqui, gostaria de prestar meus agradecimentos.

Peço perdão aos moderadores do fórum e do portal Centro Rpg Maker caso o post tenha ficado muito grande. Mas eu precisava expor tudo isso para ficar claro minha proposta. Também fiquei um pouco na dúvida se este era o local certo para realizá-lo.

Forte abraço a todos!

Leandro Serpa de Oliveira

Achei bem legal, valeu por compartilhar.
Ah sim, prazer em conhecê-lo  :XD:
-Abraços do Manec, até*

Excelente iniciativa, mas acredito que essa beta devia vir com um manual. Veja os problemas que encontrei. Primeiro, ao baixar o aplicativo, o antivírus explodiu. Nenhum problema grave até aqui, já que o Avast não é totalmente confiável. Então o aplicativo foi instalado, OK. Mas ao criar um novo projeto, a engine desaparece. Sua mensagem diz que o jogo está sendo carregado e que nenhuma janela vai aparecer. E de fato, não aparece. Reinicio a engine e tento novamente. Dessa vez tento usar o comando "Carregar" no arquivo que foi criado. E nada. Nadinha mesmo. Reinicio a engine uma segunda vez. Tento criar um segundo projeto, tomando cuidado de olhar bem o diretório. Nada de novo. Mas, depois de algum tempo uma janela com os dizeres "Jogar" e "Sair" aparece. Não vejo nada além disso. Nenhum ícone onde eu possa editar qualquer objeto. Clicando em "Jogar", ocorre um crash, provavelmente pelo fato do projeto estar vazio. No seu site não encontrei nenhum tutorial a respeito. Apesar destes problemas, me interessei pela engine e gostaria de esclarecer este problema para uma melhor avaliação. Bom dia.   :D

Saudações!

Uma proposta bem interessante! Parabéns pela iniciativa!

Farei o cadastro lá sim...e aguardo novidades sobre os pontos levantados com muita propriedade por [user]Joseph Poe[/user].

Desejo sorte e sucesso na empreitada!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

26/06/2016 às 21:39 #4 Última edição: 26/06/2016 às 22:29 por leandroserpa
Olá Pessoal,

Muito obrigado pelas boas vindas e pelo feedback.

ManecBR3, prazer em lhe conhecer tb. :ok:

Romeo, obrigado pelo incentivo e pelo cadastro lá no fórum. Depois vou passar lá! Me diga se vc teve o mesmo problema do Joseph.

Joseph, obrigado pelo teste e feedback, é disto que estou precisando no momento, e se não se cadastrou lá no fórum(ainda não passei lá hoje), seria uma boa. Mas vamos lá:

Ele vai sim com um manual completinho, mas você não conseguiu passar da tela de criação para abri-lo, e isso é preocupante. Sobre o Avast, bem, estamos falando do avast kkkkk.

É possível que o Avast tenha bloqueado alguns arquivos na instalação, assim, desative momentaneamente o avast na instalação e até criar um projeto e começar a editá-lo, apenas para eliminarmos esta opção. Caso tenha sido este o problema, não esqueça de criar uma excessão para o diretório do ACSG no avast.

Agora, se instalou o ACSG em arquivos de programas, desinstale e instale fora dele. Preferencialmente no que é recomendado pelo instalador. Como o programa copia arquivos de lá pra cá em alguns momentos, é preciso permissões especiais em registro para manipular arquivos desta pasta os quais eu não passo no instalador para não ficar algo muito intrusivo para o usuário. Feito isso, execute o acsg como administrador. Veja se isso resolve!

Antes de mais nada, deixa eu explicar como funciona a criação de um novo projeto. É importante ressaltar que para criar um novo projeto, você sempre utilize os atalhos criados pelo instalador e depois clique em novo projeto. A partir dai uma mensagem será exibida e indicará que os arquivos necessários de seu projeto serão copiados para a pasta especifica. (Se possível me mande uma screen desta mensagem). O que ele faz aqui é copiar todos os arquivos da pasta 'padrao'(este é o nome da pasta, ela esta no diretório de instalação do ACSG) para a pasta de seu projeto. Eu uso a API do próprio windows para esta cópia, então provavelmente você verá os arquivos sendo copiados.

Após a criação, é informado que o projeto será carregado.(Me confirme se foi exatamente neste passo o erro). Então você conseguiu criar o projeto, mas não conseguiu carregá-lo. Foi isso ?

CitarMas, depois de algum tempo uma janela com os dizeres "Jogar" e "Sair" aparece

Bem, partindo da idéia que você está usando sempre os atalhos criados e não tentando executar direto pelo diretório de instalação, isto jamais deveria acontecer. Acredito que você clicou em cima do executor.exe...este arquivo é apenas para criar seu game ao final, ou para testá-lo pelo editor.

Se nada disso funcionou, vamos tentar fazer o processo manual:

1)Vá na pasta de instalação do ACSG.
2)Copie a pasta PADRAO para algum outro lugar(copie apenas, não mova)
3)Após copiá-la abra a pasta e execute o arquivo Adventure_creator.exe
4)Clique em Editar Projeto
5)Veja se vai abrir o editor agora.

Se possível, tenta me enviar o máximo de screens dos erros que está tendo, e as configurações de seu PC (Não esqueça de confirmar se o S.O é 32 ou 64 bits). Blz ?

E se nada disso resolver, vamos continuando a tentar até conseguirmos!

Forte abraço!


Fala Sky,

Muito obrigado pela força! :urra:

Lembre-se que é a versão Beta, se encontrar algum problema não deixe de me falar com o máximo de detalhes possível. O Feedback é muito importante neste momento.

E dentro de suas possibilidades cadastre-se no fórum lá tb.

Forte abraço!

Agora sim, consegui. Mas espere? Maldição, a CryEngine é mais simples que essa engine!
Haha, brincadeiras a parte, cara. A edição do database é muito boa. Um tanto trabalhoso ter de editar "casa por casa", mas essa é uma boa opção para um jogo complexo. E o layout é um pouquinho confuso, até se achar todos os botões. Ainda não consegui criar um mapa jogável, mas gostei bastante do sistema. Assim que o manual sair, me envie. Me inscrevo no fórum assim que tiver um tempinho.

27/06/2016 às 21:22 #8 Última edição: 27/06/2016 às 21:34 por leandroserpa
Fala Joseph,

Que bom que conseguiu!

Meu amigo, antes de mais nada, muito obrigado pelo seu interesse e feedback.

Cara, vai por mim, é mais simples do que parece. Questão apenas de costume. Parte desta aparente complexidade na edição dos mapas, amplia bastante o alcance do que se pode fazer.

Amigão, o manual completo esta ai! Logo de cara, quando você abre o editor tem uma tela de boas vindas, certo? Acho que você não desceu a barra de rolagem.kkkkk... desça ela e você terá acesso ao links do manual e quando desejar voltar ao índice clique em Main Pag em cima.

Veja as imagens:

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/tuto1.png[/hs]

[hs width=320 height=240]http://www.serpagames.com.br/labsg/media/acsg/tuto2.png[/hs]

E sim, a interface para a criação das páginas/salas ficou cheia. Minha idéia foi colocar todas as opções em uma tela, de "cara" mesmo, tentei colocar da forma mais organizada possível. Tinha certesa que assustaria um pouco, mais depois de algumas "futucadas" tudo começa a fazer sentido. Precisando , estou aqui para ajudar e peço-lhe que persista e você entenderá mais a fundo a proposta e começará a criar os mapas rapidamente.

Mas me diga, qual das soluções você usou para ela funcionar ? (Isso é importante para que eu saiba o que aconteceu e se necessário corrigir o erro.)

Tendo interesse das pessoas e se meu computador permitir  :XD:, posso até mesmo fazer um tutorial em video. Mas peço-lhes que não tenham medo de se aventurar na ferramenta. E joguem o jogo completo feito com ela. Ele demonstra um pouco do que o ACSG pode fazer.


Forte abraço!

28/06/2016 às 15:43 #9 Última edição: 28/06/2016 às 17:32 por Joseph Poe
     Sinceramente, não faço ideia do que fiz para funcionar. Em um momento, a tela inicial dizia "Iniciar Projeto" (ou alo parecido), além dos comandos carregar e sair. Em outro momento, o comando "Iniciar" foi substituído por "Editar Projeto" e no topo da janela, em uma pequena aba de texto havia o nome da pasta do projeto. De toda forma, vou esmiuçando aqui. Sobre esse tutorial, mea culpa. Vou investigar cada palavra  retorno o feedback.

Já me cadastrei.

BUGs Encontrados:
Spoiler
Quando instalei a engine, um ícone foi criado no menu iniciar e outro na área de trabalho. Observei que se eu abrir a engine por este(s) atalho(s), ao clicar em "Carregar Projeto", a janela vai se fechar e não vai tornar a abrir. Logo, para criar um projeto preciso criar o mesmo pelo comando "Iniciar", depois só é possível carregar o jogo pela pasta do mesmo abrindo o "Adventure_creator"

A janela de criação de mapa é bem precisa. O fato das paredes serem geradas automaticamente é bem prático, mas no início é um demônio, pois é difícil se localizar mesmo com o minimapa. Com a prática isso pode melhorar, acredito. E pelo fato de eu não ter conseguido testar um mapa jogável ainda, uma dúvida: para a parede ser gerada é necessário que haja um objeto nela? (Janelas e etc)

Quase todas as janelas estão com problemas no tamanho. Na janela de criação da "casa", por exemplo, minha resolução não me permite ver o botão "Salvar", logo é impossível criar um único mapa jogável. Minha resolução é 1366x768. Para que o usuário não precise modificar a resolução sempre que for usar a engine, sugiro deixá-la em fullscreen ou ao menos tornar as janelas redimensionáveis.

Ao criar uma nova classe, é preciso criar um arquivo .txt para habilitar suas habilidades? Caso este arquivo seja gerado automaticamente, o erro foi meu.

Ao editar o database, sempre que excluo algum objeto (item, classe, inimigo), a imagem referente a ele também é excluída da pasta, obrigando o usuário a importá-la novamente.



[close]
Bem, estes foram meus problemas iniciais. Continuo testando.
Spoiler
Obs: Acho melhor você criar um tópico para dúvidas ou bugs no seu fórum, ou vamos lotar o CRM com nosso canal de mensagens. :D
[close]

28/06/2016 às 23:29 #10 Última edição: 28/06/2016 às 23:35 por leandroserpa
Fala amigão,

Vamos lá...

RESPOSTA AOS BUGS ENCONTRADOS.
Spoiler
CitarSinceramente, não faço ideia do que fiz para funcionar. Em um momento, a tela inicial dizia "Iniciar Projeto" (ou alo parecido), além dos comandos carregar e sair. Em outro momento, o comando "Iniciar" foi substituído por "Editar Projeto" e no topo da janela, em uma pequena aba de texto havia o nome da pasta do projeto.

Então, está certinho, é assim mesmo! Ao aparecer Editar Projeto significa que seu projeto já está carregado.É só clicar neste botão e começar.

CitarQuando instalei a engine, um ícone foi criado no menu iniciar e outro na área de trabalho. Observei que se eu abrir a engine por este(s) atalho(s), ao clicar em "Carregar Projeto", a janela vai se fechar e não vai tornar a abrir. Logo, para criar um projeto preciso criar o mesmo pelo comando "Iniciar", depois só é possível carregar o jogo pela pasta do mesmo abrindo o "Adventure_creator"

Bem, abrir um projeto em um primeiro momento pode demorar um pouco, pois ele gera os index das casas. Depois ele abre rapidamente. Será que você está aguardando o suficiente?
Hum...Vou estar verificando isso aqui. Respondo lá no fórum depois dos testes.

CitarA janela de criação de mapa é bem precisa. O fato das paredes serem geradas automaticamente é bem prático, mas no início é um demônio, pois é difícil se localizar mesmo com o minimapa. Com a prática isso pode melhorar, acredito. E pelo fato de eu não ter conseguido testar um mapa jogável ainda, uma dúvida: para a parede ser gerada é necessário que haja um objeto nela? (Janelas e etc)

Não! Não é necessário ter um objeto. Lembre-se, para não surgir dúvidas, que você poderá criar 3 tipos de "paredes", normal, falsas, invísiveis.

CitarQuase todas as janelas estão com problemas no tamanho. Na janela de criação da "casa", por exemplo, minha resolução não me permite ver o botão "Salvar", logo é impossível criar um único mapa jogável. Minha resolução é 1366x768. Para que o usuário não precise modificar a resolução sempre que for usar a engine, sugiro deixá-la em fullscreen ou ao menos tornar as janelas redimensionáveis.

Sabia que isto poderia acontecer.kkkkk. Eu tive muita dificuldades em tentar achar um padrão, na época que estava iniciando este projeto, quase todas as telas ainda tinham formado 4:3...vou ver o que posso fazer a respeito. Cara manda uma imagem de como está aparecendo para você, preciso ter uma idéia visual. Manda lá no fórum para gente não intupir este post aqui no CRM.rsrsrsrs .

CitarAo criar uma nova classe, é preciso criar um arquivo .txt para habilitar suas habilidades? Caso este arquivo seja gerado automaticamente, o erro foi meu.

Não precisa criar nada. O certo é ele fazer isto tudo automático. Após criar a classe, as skills básicas são criadas/copiadas e associadas a classe que criou. Isto para lhe dar uma base para que você crie suas próprias skills.

CitarAo editar o database, sempre que excluo algum objeto (item, classe, inimigo), a imagem referente a ele também é excluída da pasta, obrigando o usuário a importá-la novamente.

Mas é assim mesmo que se deve proceder para não sobrecarregar seu projeto de recursos que não irá usar. Veja bem, para os inimigos existe a separação entre recursos e entidades. Deletar o recurso automáticamente vai deletar as imagens e aúdio. Deletar as entidades somente deleta o inimigo criado e não seus recursos. E novamente, assim deve acontecer. Para itens e classes não existe esta distinção, recursos e o ativo em si. Ao deletar um item, deleta sua imagem e tudo o mais. No caso do item para facilitar, existe a opção de duplicar o item. Use ela para criar itens com a mesma imagem. Tudo isso é feito para que você use realmente o que vai precisar. Então só delete coisas quando tiver certesa do que deseja fazer. Aqui não trabalho como o rpgmaker com um rtp separado...na verdade o "rtp" ta dentro do seu projeto e você deve gerenciá-lo a sua maneira. Isto é feito para não existir uma obrigação de instalar um rtp para jogar um jogo e para incentivar que as pessoas criem seus próprios recursos. Nada impede de você criar tudo que quiser e ao final do seu projeto, deletar o que não serve mais.

Forte abraço!

NOTE: Vou colocar esta resposta lá no fórum tb!
[close]

Pessoal,

a chamada aqui foi feita. Por favor, continuem a mandar mensagens por aqui se assim desejarem. Mas dúvidas e erros recomendo que mandem no fórum do Laboratório. O link está no inicio do post.

Como disse, preciso da ajuda de vocês para ir melhorando a ferramenta. É óbvio que de "cara", ela ainda deve ser polida (Apesar de já gerar resultados satisfatórios). Mas preciso que os interessados participem, assim como o Joseph que tem muito me ajudado. A ferramenta pode ficar exatamente como vocês desejam(claro, levando em conta a proposta da própria), mas para isso, eu preciso da opinião de vocês.

Forte abraço!